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James Stewart, Gary Grant e Katherine Hepburn em "Núpcias de Escândalo", onde a protagonista está em dúvida em três amores. |
Manter um pé no chão nas cenas na cama
Quando se tratava da retratação de homens e mulheres, o Hays Code ofereceu para cineastas duas opções, o homem e a mulher podiam dormir em camas gêmeas de solteiro, ou sempre deixar os personagens com um pé fora da cama, para frear a intimidade. Isso fez surgir o gênero das screwball comedies (comédias sexuais sem sexo), onde as metáforas e a imaginação corriam soltas para contornar as regras.
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"It Happened One Night (1934)" |
Sem escravidão branca
Essa regra é curiosa, já que não há nenhuma menção a proibição de retratação de escravidão de nenhuma raça, exceto a branca. No filme italiano "As Escravas de Cartago (1956)", vemos um filme sério, quase religioso que fala da escravidão de Roma antes de Roma tornar o cristianismo a religião hegemônica, apenas 100 anos depois de cristo, os cristãos ainda eram muito perseguidos.
Ou seja, nesse exemplo, vemos um excelente filme e inclusive religioso que não seria gostado segundo as regra do Hays Code. Outra exemplo de produção que desagradaria o Hays Code seria "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães, adaptado pela Globo e mais recentemente pela Record.
Bernardo Guimarães
Sem silhueta e nudez
Nudez sempre foi coibido e cerceado. Mas na época de poder do código de censura, nenhuma pele extra poderia ser mostrado mesmo. O código proibia até mesmo a transparência nas roupas e materiais que deixavam a silhueta á mostra, chegando a dizer que a insinuação e a transparência era pior ainda do que a coisa toda revelada. Além disso, tirar a roupa era proibido em cena, sendo permitido se apenas for "muito essencial ao plot (estória)"
Proibição de glamorização de assaltos a banco
Aqui a ideia era simples, se o cinema era assistido pelo povo pobre que ia para se distrair, não poderia ser "estimulado" a ter ideias anti sistêmicas como assaltos a bancos ou outras violações da lei que estimulassem imitação por parte da audiência. Essa é engraçada, pois temos já exemplos de filmes que não respeitam essa regra, como no filme American Madness (1932)
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American Madness (1932), de Frank Capra |
Proibição de retratação de relacionamentos entre pessoas de etnias diferentes
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(Katharine Houghton e Sidney Poitier no filme de 1967 "Guess Who is coming do dinner") |
Outro filme que violou essa regra do Hays Code foi "The Bitter Tea of General Yen" de Frank Capra. Apesar de ser um ator europeu, o filme abordava uma aproximação de romance entre um general chinês e uma moça presbiteriana (Barbara Stanwick).
O código em geral não envelheceu bem, e tem até mesmo uma série nova do Ryan Murphy sobre essa época e o Hays Code com Jim Parsons (The Big Bang Theory) e Darren Criss (Glee) e é focado também em mostrar a cultura do assédio em Hollywood e a formação das estrelas, como em A Star is Born.
Coisas simples da vida como dançar ou beijar eram vistas como incitação ao sexo pela dança representar movimentos similares, ou seja, movimentos de dança como o samba, ou as aparições de Carmen Miranda (como showgirl brasileira) eram vistas como ameaças pelo mesmo motivo.
Sem Beijos muito prolongados
Podemos ver como que o beijo no cinema na era clássica era comedido em muitos sentidos, não poderia ter língua e nada disso. Mas ao mesmo tempo, mesmo com a advertência, não há nada específico em relação ao proibição do tipo de beijo.
Nada de caricatura com figuras religiosas
Quem caiu nessa regra e teve o filme todo censurado foi Frankenstein (1931), de James Whale, em uma das cenas do filme, era pra ser utilizada uma cruz, mas foi vetado. Nenhuma forma de retratação negativa poderia ser feita sobre padres, freiras e afins. Essa regra era mais contra os filmes de terror.
Proibido marcar animais e mulheres
Para não achar as regras apenas preconceituosas, esquisitas e sem motivo real, aqui nós vemos uma boa regra de censura, uma que protege os animais. Outra regra era a proibição da venda de mulheres e a venda de "sua virtude" em tela. Também era proibido fazer uso desrespeitoso de bandeiras nacionais, com receio de ofender qualquer país e nacionalidade e ir contra a diplomacia de Hollywood.
Nenhuma doença venérea
O nosso incrível filme "Limite (1931)" já quebra essa regra ao retratar um drama épico onde a garota tem a marca social que a distingue dos outros e fica "a deriva" , no barco por isso.
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