Pular para o conteúdo principal

Sobre o blog

 O Gambiarra Cultural é um blog jornalístico que nasceu em janeiro de 2020, através dos esforços pessoais de duas pessoas: Matheus Bastos, que desenvolveu e editou o site do blog, e Regina Leal, socióloga e colunista. Juntos, decidiram criar um site que pudesse ser canal de livre expressão para a ciência, suas relações com a mídia, com a política e cultural, assim como a relação desses campos para além do senso comum. 


Em nossa primeira graduação (História), sempre nos sentimos desconfortáveis com a versão oficial contada pelos historiadores academicistas, supostamente científicos. A tradição que reifica os documentos e patrimônios não consegue dar conta dos fatos que acontecem e não são registrados.


Entendemos o conceito de Gambiarra como uma forma de "mediação", aplicada geralmente para desviar ou remediar de adversidades. Nosso blog se inspira nessa ideia para fazer um jornalismo independente e progressista em tempos de caos, conservadorismo político, censura na ciência e na educação, buscando assim se livrar das amarras do academicismo e do patrimonialismo que marcam a intelectualidade brasileira. 


História, sociologia, geopolítica, cinema e mídia, tudo em linguagem acessível buscando mediar pessoas e o conhecimento, misturado temáticas com objetivo de entender as redes culturais que ligam tais assuntos. 


Me siga nas redes sociais!

Facebook


Ou siga nossa página no Facebook clicando aqui

Comentários

Em Alta no Momento:

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

A Guerra de um Homem (One Man's War, 1991): Um filme com Anthony Hopkins e Fernanda Torres sobre a ditadura Strossner do Paraguai

Guerra de Canudos (1997): Entre as páginas de Sertões de Euclides da Cunha e as telas do cinema – Uma análise crítica

Um Toque de Sedução (1988): O arquétipo do bodyguy nos filmes e a herança escravista da elite sulista dos EUA



Curta nossa página: