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Esposas Ingênuas (1922): Longa controverso desafiou a censura da indústria americana no contexto de pós-Primeira Guerra


Esposas Ingênuas é um filme mudo de erotismo e drama sobre tramas palacianas dentro do local de Monte Carlo, produzido e distribuído pela Universal Pictures, sob a direção e escrito por Erich Von Stroheim, que interpreta no filme o Capitão da Guarda Imperial do antigo Tsar, Conde Wladislaw Sergius Karamzin. Helen Hughes estrelou como Miss DuPont,  a esposa do americano Andrew J. Hughes, que cai nos golpes do antigo aristocrata russo, membro da Guarda Imperial, que conta que ficou pobre por causa da Revolução de 1917, o marido e DuPont representa a figura do marido americano,  enviado especial para Mônaco e que atrai as atenções da aristocracia decaída que agora vive de golpes. Sendo o segundo filme da sua ideia original "Maridos Cegos" (1919) que fez três anos antes, Esposas Ingênuas é uma inovação que surpreende por seu conteúdo já muito avançado para um filme apenas de 1922 


O filme foi lançado em 1922, sendo o filme mais caro já feito na história até aquele ponto, sendo superado alguns anos depois pelo filme SunriseUm dos atores, Rudolph Christians morreu durante as filmagens, o marido capitão americano da senhorita DuPont, atrapalhando ainda mais a gravação e edição do filme.  


Karamzin utiliza os livros para demonstrar seu ponto de vista, que durante quase todo o filme é obscuro. Essa forma de lição onde o casino Monte Carlo é a representação da social democracia do pós Primeira Guerra, e o jogo é a guerra representada em um dualismo entre o cavalheirismo europeu em decadência, e o também espírito golpistas americanos oportunistas. 


Sendo esse a estrutura central da argumentação em forma de lição. Como em Nosferatu faria depois, a mulher lê "lições" sobre esse debate de perspectivas românticas e filosóficas, tiradas do nome do autor que é o mesmo do diretor do filme e ator do Conde Eric "Von" Stroheim, como lições dele. 



O que é contraditório, pois ele se faz de coitado, como na cena que ele pede dinheiro para sua empregada, quando ele seduz a engana na trama, sendo mais uma das pessoas que ele dá golpe, além do casal americano. Falando sobre temas como traição, vaidade masculina, o filme é sobre um casino onde a aristocracia europeia se reúne para se divertir. 


No fim do filme, Helen percebe o valor de seu marido frente a percepção do de que o Conde Karamzin era falso e golpista, mas já era tarde demais, e a sensação é de escárnio com a "lição aprendida", como um recadinho para os censores que precisam dessa coisa da "ascensão e da queda". Como Karamzin e Stroheim que eram apenas bons moços que queriam por fim demonstrar a corrupção e a enganação das pessoas, em especial das mulheres, como uma forma de lição aos maridos, como "seja romântico com sua esposa" tipo de recado final para justificar a "devassidão" que acusam o filme. Era como se o diretor tivesse planejado o filme em formato de série, mas o estúdio não quis assim. 



O filme foi selecionado para preservação especial no National Film Registry na biblioteca do congresso americano. Foi massivamente editado para ser encurtado. Inicialmente o filme foi pensado para ter horas de duração, o diretor queria fazer uma série para ser exibida em dois domingos, mas o estúdio cortou a ideia. Os convidados foram chamados para maratonar o filme por horas para achar as cenas mais depravadas para tirar do recorte final. Depois de muita briga na Universal, o estúdio decidiu que o diretor não teria direito ao recorte final do filme, tirando ele completamente da mesa de edição. 


O filme custou $1,103,736.38 em 11 meses de filmagens e 6 meses na mesa de edição, cortando 8 horas de filme original, e contratou quase 15 mil pessoas de extras para ambientação. Uma tradicional revista americana de fotógrafos, a Photoplay disse que o filme era um insulto aos ideais americanos e a imagem das mulheres. 


O filme lida com um universo de modernidade, foram utilizadas de formas estéticas que ensejavam uma ambientação de tipo europeias que eram mal vistas pelo pública americano, que era crítica ao ambiente nacionalista e pomposo da Primeira Guerra e isso estava presente no filme. 


Erich von Stroheim era um austríaco que buscava chocar, seu simbolismo era entendido como drástico e ele era ao mesmo tempo odiado e amado pela crítica pela sua escolha simbológica em torno de abordar transgressões em geral. Como o diretor foi visto como o próprio ator de sua ideia, muitos da mídia o atacaram como devasso e seus filmes foram boicotados por considerarem seu conteúdo obsceno para os padrões morais da época dentro da indústria americana de filmes. 




Ele teria uma reputação de "homem que todos adoram odiar" foi gostada pro primeiro filme da série Blind Husbands, que deveria se chamar "The Pinnacle" , que era um roteiro que o diretor havia vendido para a Universal, mas acabou mudando de nome e desagradando o diretor, o filme chocou público em Esposas Ingênuas, que foi o terceiro filme de Stroheim como diretor, seguido de Blind Husbands (1919) e The Devil's Passkey (1920). 


O diretor era associado como um "evil huns", como um cara mal. Sendo os dois ligados em algum nível pela história de Stroheim. Originalmente com quase 8 horas de filme, e pressionado pelos diretores a reduzir para mais da metade do corte, a produção do filme foi para o diretor um pesadelo que ele nunca se recuperou na vida.




O filme conta a história de um homem chamado Conde Wladislaw Sergius Karamzin (von stroheim) que planeja ficar rico dando golpes e extorquindo mulheres ricas. 




Para isso ele conta com a ajuda de suas duas primas que fingem ser princesas, Olga Petchnikoff e Vera Petchnikoff, parceiras de seus golpes.


Em um dos dias, o Conde sai com a senhorita americana para passear, durante o passeio. Eles se perdem em uma tempestade e o Conde carrega a senhorita Dupont para fora do rio enquanto ela está desmaiada, depois nós vemos o casal em uma cabana, junto com uma senhora mais velha, que parece quase uma entidade que observa os dois. 




Enquanto está planejando o golpe na americana, também se envolve com duas mulheres, entre elas a camareira do hotel e Marietta, ainda sendo alguém que planeja um ataque em relação a filha jovem de uma de suas associadas no crime.  Enquanto tenta seduzir a senhorita Dupont, Karamzin coloca um disfarce de família real pomposa para seduzir o provincianismo americano com modelos estética europeia. 




Depois do vexame a volta que o Conde dá com a esposa do americano, a empregada Maruschka, ateia fogo na casa ao perceber que foi abandonada. 




Dessa forma, todos na festa reparam que o Conde e a esposa do americano foram para um dos quartos juntos, senão repararam, o fogo no quarto fez todos perceberem. 



Ao fim do filme, o Conde Karamzin é morto pelo pai da menina deficiente que percebe que ele tentava entrar em sua casa, terminando o filme enterrado no subsolo. Enquanto isso, suas primas são presas por fim como farsantes.



Um biógrafo Richard Koszarski diz por exemplo, que a Universal construiu uma grande fachada do Riviera francesa , localizado na península Monterey, uns 300 quilômetros do oceano pacífico que se parecia com a costa francesa. Para fazer o filme, eles tomaram conta dos estúdios da Universal, sendo a produção prioridade na época. Carl Lemaelle promoveu o produtor de 20 anos Irving Thalberg para ser chefe de produção para conter os excessos de gastos produzidos pelas exigências de Stroheim, que era conhecido como grande perfeccionista.


 Durante essa época, Hollywood chocou a todos com o caso da prisão de Fatty Arbuckle (famoso ator de comédia, o mais bem pago da época), em meio de uma dessas típicas festinhas em um hotel em Beverly Hills que resultou na morte de uma jovem. Dessa forma é compreensível a apreensão em relação ao conteúdo dos filmes.


Por isso que em Esposas Ingênuas, foi feito um extenuante trabalho de edição e censura promovido por exibições fechadas para censores que escolheram as piores cenas para censurar. Stroheim tinha adicionado "Von" em seu nome para ajudar a se promover, como se fosse mais nobre, ou algo assim. Desse modo, alguns concordam que ele próprio era seu personagem no filme. O filme foi censurado também pelo The New York Censorship Board, que reduziu mais ainda o recorte do filme. 


Henri Langlois por exemplo, considera o filme como um dos mais revolucionários já feito, por uma premissa diferente. Ele também foi a pessoa que preservou em 1963, e que fez uma cópia foi feita em 1987. Como parte de uma obra do cinema mudo, a noção do filme é escrita com uma forma de escrever cinema que não existe mais. Ligando imagem ao movimento, e evitando qualquer quebra ou movimento não ligado entre si. Considera que foi um filme que ensinou a fazer um cinema moderno. 


Encarando uma censura pesada, sua sátira era de extrema violência para o padrão da época. Várias cenas caras e complexas foram tiradas do filme, como o Conde sendo comido por um polvo depois de ser dispensado no mar, como também havia uma cena das primas do Conde sendo presas por fim. Acontece que essa cena não está no recorte final do filme. O diretor falou depois que ficou apenas o "esqueleto do filme". Por fim, parece que a mensagem geral do filme pode ser lida como uma interpretação da dualidade de costumes entre os europeus e os americanos. 


A parte do roteiro que a americana é seduzida foi mudado do roteiro original, onde o golpista era soldado alemão, para ser um membro da decaída monarquia russa, dando um tom atual ao filme. Como se dissesse que depois da te revolução, a família real russa que sobreviveu tivesse que viver de bicos, uma perspectiva revolucionária se pensarmos que em 1917 houve a Revolução Bolchevique na Rússia. Não é á toa que Stroheim era influência para Eisenstein e Henri Langlois por exemplo. Mas o que é óbvio é que não ficou evidente, principalmente na época esse carácter.  Esse filme foi de grande importância para cineastas como Jean Renoir e S. M. Eisenstein.


A reflexão de que por mais sujo que fosse a postura do Conde, ele sobrevivia como especialista de jogos de uma sociedade doente. Essa mesma sociedade acostumada com clichês sobre nações e comportamentos em geral, a mesma sociedade americana que lutou contra a Alemanha na Primeira Guerra, mesmos em saber muito sobre a cultura alemã. A mesma sociedade americana que no pós guerra se mostrou preocupada com a evolução 'progressista' que a sociedade precisava dar, as mulheres estavam começando a reivindicar o direito ao voto, e muitas mudanças ocorreram em um mundo que era praticamente rural anteriormente.  


Filme em domínio público:








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