Pular para o conteúdo principal

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Série americana criada por Taylor Sheridan, que foi ao ar em dezembro de 2021 na Paramount+. A série é estrelada por Tim McGraw, Faith Hill, Sam Elliott, Isabel May, La Monica Garrett, Marc Rissmann, Audie Rick, Eric Nelsen e James Landry Hébert. A série é uma prequela da outra série de Sheridan, Yellowstone (2018), e segue a estória da família Dutton e o Rancho dos Yellowstone. Assim, vemos o casal Dutton e seus filhos embarcarem em uma aventura singular pelas grandes planícies, últimos bastiões da América indomada. Eles fogem da pobreza, procurando um futuro melhor na terra prometida de Montana. Shea Brennan (Sam Elliott) tem a tarefa de guiar e proteger o grupo do Texas até Montana


A série segue a geração posterior ao fim da guerra civil americana, uma geração depois da família Dutton ir embora de Tennessee, quando eles se juntam a amigos em uma caravana, junto com imigrantes europeus, ciganos, que juntam suas carroças com todos os seus pertencem e começam a viver juntos para proteção, enquanto tentam chegar em um lugar melhor do território americano. Isso foi o que aconteceu antes da família Dutton se estabelecer em Yellowstone Ranch (perto do parque nacional). 


Shea Brennan é um empregado da agência Pinkerton, e está liderando a expedição, é um capitão que havia servido ao exército da União durante a Guerra Civil americana. Sua esposa Helen e sua filha morreram de varíola pouco antes dele começar a expedição, que pretendia chegar ao Forth Worth, no Texas antes de seguir viagem.



Enquanto estava de luto por sua morte, ele as cremou colocando fogo em sua casa. Ele tenta se matar mas é interrompido por Thomas (LaMonica Garrett). Brennan aparece como um personagem oráculo que avisa das tragédias que o oeste pode ocultar. 



Margaret Durron (Faith Hill) é a esposa de John Dutton, e viaja de Tennessee com seus filhos, e a cunhada Claire, e a sobrinha Mary Abel, em direção ao Fort Worth (onde seria seguro e teria "civilização"), ela começa uma jornada com seu marido James um pouco diferente do que imaginava inicialmente. 


Elsa Dutton é um personagem marcante, e a estória da série é narrada em sua voz, através de sua perspectiva de mundo, que percorre amplo pessimismo, ora misturado com uma pitada de empirismo. Elsa tem 17 anos de idade, grande parte da trama é narrada de acordo com sua perspectiva. Jovem, não disciplinada e inocente, ela aguarda ansiosa pelo pai e pelo começo das expedições, que ela sente inicialmente ser grandes aventuras. 



Elsa se torna mais descrente ao vivenciar tragédias e perdas durante sua jornada. Elsa se torna uma cowboy depois de conhecer seu primeiro namorado, que pastorava com ela. Depois que seu primeiro namorado morre, ela conhece um índio guerreiro Comanche, e depois se casa com ela. 


Prometendo seguir viagem por algumas semanas mais com a família, ela se perde dele, e acaba sendo atacada por um outra tribo, que achou que teria sido o grupo dela que teria matado índios, mas era outro grupo. Dutton teria seguido viagem para achar os homens que teriam matado a família indígena. 



No meio tempo disso, os próprios índios se vingaram atingindo o grupo de Elza, que estava dividido por seu pai estar atrás dos assassinos. Thomas (LaMonica Garrett) era membro do décimo regimento dos Buffalo soldier na época da Guerra Civil americana. 


A missão que tinham os buffalo soldierers era guarnecer as estradas de San Antonio até El Paso e restabelecer a ordem nas áreas onde tinham levantes indígenas, que estavam frustrados com as promessas do governo federal de demarcação de terras. Era uma forma de jogar um grupo político contra o outro (uma minoria contra a outra). O termo que foi utilizado para demarcar grupos vindo do forte de Kansas, acabaram depois designando todos os regimentos negros dos militares americanos, em 1866. 


Thomas que era militar, se aproxima de uma viúva romani (uma cigana) com nome de Noemi. Marc Rissman é Josef, um imigrante alemão casado com Risa e que trabalhou com carpintaria antes de viajar para a América. Ele serve como tradutor aos outros imigrantes europeus. 


Eric Nelsen interpreta Ennis, um jovem cowboy que tem um relacionamento com Elsa. James Landry Hébert interpreta Wade, o cowboy que lidera o grupo. 


Noah Le Gross interpreta Colton, um cowboy experiente que que concorda em ajudar a caravana sem experiência na longa jornada deles. 


Noemi (Gratiela Brancusi) interpreta uma jovem cigana que perde seu marido e está criando dois filhos sozinha. Ela se torna namorada de Thomas. Risa (Anna Fiamora) é uma jovem imigrante que é casada com Josef e se junta ao acampamento em direção ao oeste. Alina (Amanda Jaros), que espera aprender inglês para conseguir se comunicar melhor. Sam (Martin Sensmeier), é um comandante Comanche, leal ao Quanah Parker (a reserva de seu povo), e depois ele se casa com Elsa, a filha dos Dutton. 


Desenvolvimento da série veio quando Taylor Sheridan assinou um contrato de 5 anos com a ViacomCBS, junto com a MTV Entertainment Group, seguindo o sucesso da série Yellowstone, que está disponível no streaming da Paramount+, como também "Mayor of Kingstown". 


A decisão sobre o casting envolveu a audição de Isabel May, que impressionou o criador da série Sheridan, que decidiu dar o papel para ela. 04 de Agosto, de 2021, foi anunciado Tim McGraw, Faith Hill and Sam Elliott se juntariam ao elenco. Por fim, foi escolhido LaMonica Garrett, junto com a estreante Isabel May (que narra grande parte da estória). Depois foi confirmado a participação especial de Billy Bob Thornton, Graham Greene, e Tom Hanks.


Muitos atores reclamaram das temperaturas frias de Montana, Faith Hillse referiu ao sacrifício para ficar uma boa filmagem como "a experiência mais fisicamente e mentalmente desafiadoras que já fizemos", segundo Sam Elliott,  falou ele. Também disse que o resultado final valeu a pena. Apesar de relativamente triste, o final é bem bonito e filosófico, decretando o fim, como uma série de uma temporada apenas, por ser apenas uma visão de como começou a peregrinação para o oeste.


Isabel May discutiu sobre a ideia de autenticidade que Taylor Sheridan queria dar a 1883. Com a ideia de não usar comésticos, ou de não barbear os homens, ele queria tudo autêntico. As mulheres, por exemplo, não começaram a depilar até os anos de 1920. Ele queria esse ângulo de retratação na sua série. Apesar da estória ter fechado, a Paramount quis ordenar mais episódios. 



Depois foi anunciado uma segunda temporada, e aí acabou com uma ideia de sequência chamada 1932, sobre a próxima geração da família Dutton. Então, finalmente uma sequência chamada 1883: The Bass Reeves Story foi anunciada em maio. Sheridan mesmo, considerou seu trabalho de mini série, como uma ideia de um filme de 10 horas com um final, algo equivalente a uma ideia de série limitada no número de episódios. A música da série foi composta por Brian Tyler e Breton Vivian, ambos já tinham trabalhado na série Yellowstone. 


Crítica da série e história dos Estados Unidos no século XIX


Uma grande produção de faroeste moderna, que diferente de muitos vezes, que ás vezes só buscam exemplificar uma noção de moda e arquétipo sobre faroeste, essa produção e outras de Sheridan apostam em uma estética de autenticidade, que busca na história real suas referências. Todo o elenco atua muito e sabe balancear o protagonismo da série. 


A ideia de que o faroeste era apenas o conflito de moda e de poder pelas armas é uma das principais questões evitadas aqui. O realismo da série mostrou pessoas morrendo de febre amarela, de água não fervida (filtrada), e de varíola, por exemplo, como também por conta de doenças das mais diversas (já que não existia vacina ou inoculação nessa época). Como também a questão das mulheres não se depilarem. 


Outra curiosidade é a participação de elementos históricos, como a referência ao regimento dos militares americanos negros (que viviam como juízes de terras em disputas nas reservas e fronteiras com os índios).  Como também é curiosa a participação do ator Tom Hanks (O Resgate de Soldado Ryan/Forest Gump) em um dos episódios participa como um general que conversa com James antes de prendê-lo. Isso porque eles são amigos do casal Tim McGraw e Faith Hill (Os Dutton da série) interpretando o personagem histórico real do General George Meade, pouco antes da Batalha de Antietam. 




A série no fim caiu em certo pessimismo exagerado, que talvez é explicado pela noção inerente de tragédia no oeste. A série aborda como Elsa aprende isso ao começar sua jornada nas estepes, os assentados, lembram os rancheiros. Com o fim da guerra civil americana, no período posterior, houve a finalização do sistema de ferrovias que abriram o país para regiões antes inalcançáveis.



Os assentados brancos surgiam no Oeste, todo o caminho em torno do Mississippi, desde as minas, as fazendas e os ranchos. Os assentados afro-americanos também vieram com a rota do "deep south", junto com a imigração de europeus, como também de chinês. A região chamada "Great Plains" (Grandes Planícies) via a imigração de vários grupos, como trabalhadores chineses que iam trabalhar nas ferrovias. A nova lei de Propriedade havia tornado possível terras através do uso capião. 



Os bisões foram caçados e extintos quase todos, e os fazendeiros tentavam manter a terra adubada para plantar trigo e outros gêneros alimentícios. A indústria de gado (carne) começou a coexistir com a ascensão de postos perto das novas ferrovias, e começaram a prover o mercado de carne para os mercados da região. 



A perda dos animais para caça, e a progressiva chegada dos colonos brancos modificaram a região para sempre, gerando conflito com os índios, que acabavam de ter suas primeiras terras demarcadas. É certo saber que a maioria dos nativos norte americanos foram confinados em reservas em 1880, os assentados brancos ficavam com as terras desejadas, perto de fontes hídricas. 


O cowboy, por exemplo, e sua figura ficaram marcadas na cultura ocidental do fim do século XIX, normalmente associado a ideia de heroísmo. Mas a condição material dos ditos cowboys era tão pouco desejada, sendo parte da população que vivia na margem da sociedade, em tenda s improvisadas e em carruagens que poderiam possibilitar sua fuga de algum lugar. Mostrando que na cultura americana, a ideia de caravana, ou carros como a stagecoach eram muito comuns a parte da população americana que estava em peregrinação em busca da "terra prometida"( como os judeus na bíblia).  


A Lei de Propriedade Rural (homestead Act) foi assinado por Abraham Lincoln no dia 20 de maio de 1862. A chamada conquista do Oeste foi um período expansionista dos Estados Unidos, que teve início com a compra da Louisiana em 1803 e terminou com a compra do Alasca dos Russos em 1867, coincidindo também com o início do período de industrialização dos Estados Unidos. Até então, os Estados Unidos era rural e teve essas políticas na época para estimular a imigração de colonos europeus.  A ideia do 'sonho americano' ocupou 80 milhões de acres de terra, com 600 mil fazendeiros. 



Guia e resumo dos 10 episódios da temporada:


1 - "1883" 


Elsa Dutton assista a um grupo de pioneiros que foi assassinado por um grupo de nativos americanos nas grandes paisagens. Ela mata um, antes de se render. Meses antes, o capitão Shea Brennan crema o corpo da filha e da esposa que tinham morrido de varíola. 



Shea Thomas e Thomas observam enquanto James Dutton matava ladrões que tentavam roubar sua carruagem. Enquanto a família de James, sua esposa Margaret, sua filha Elsa de 17 anos, e seu filho de 5 anos John, e sua cunhada Claire, junto com sua fila Mary Abel. O grupo encontra com imigrantes europeus. Um homem bêbado entra no quarto de Elsa, e é morto pelo seu pai James. Percebendo a vantagem em ter parceria com James, Shea convence James a acompanhar a caravana para Oregon. 



1x02 - "Behind Us, a Cliff"


Em um flashback de 1862, James é confrontado pelo general George Meade (Tom Hanks) depois da perda Confederada da Batalha de Antietam. Já de volta em 1883, Shea contrata dois cowboys Wade e Ennis para ajudar a tocar o rebanho. Enquanto o trêm vai embora tensões ascendem entre americanos e imigrantes europeus. Um grupo de cavaleiros chega perto do trêm e o resultado é uma confrontação, que piora depois de Claire jogar uma pedra no líder do bando. Isso resulta na morte de Mary Abel e de alguns imigrantes também. O grupo rastreia os assassinos até um bar lotado.  Claire atenta contra a própria vida e o grupo continua sua jornada ao oeste. 


1x03 - "River"


Os imigrantes sem experiência com a vida nas estepes do oeste sofrem com diarreias, e com mordidas de cobra. Perto do Brazos River, Shea e James discordam em como cruzar para o outro lado. Shea aponta para ter cautela, e James quer passar mais rápido. Shea descobre que dois imigrantes estavam roubando comida e decide expulsar eles do grupo. Elsa começa conhecer melhor Ennis. James leva John para caçar e permite que Ennis namore Elsa. 


1x04 "The Crossing"


Elsa abraça o estilo de vida de uma cowgirl e vive feliz com Ennis. Thomas oferece ajuda e proteção para Naomi, mas recusa sua oferta de casamento. James e sua família optam por cruzar o rio durante a noite, e tentam ajudar os imigrantes no dia seguinte. Entretanto, a cruzada para o outro lado se prova fatal para os imigrantes que não tinham experiência de nadar. 


1x05 "The Fangs of Freedom"


Com poucos suprimentos depois da carruagem de comida se perder enquanto tentavam cruzar o rio, Josef revela que um ladrão roubou o resto das lojas da região. Shea, Thomas e James confrontam os ladrões, trazem de volta os suprimentos e os expulsa do grupo. Wade informa Shea e Thomas que os bandidos estão ativos na região


Elsa e Ennis transam na estepe, e Margaret acaba assistindo horrorizada de longe. Elsa leva bronca da mãe por "já ser uma mulher", e James dá um soco em Ennis, que proclama seu amor por Elsa. Enquanto isso, um grupo de bandidos cerca e mata aqueles que foram expulsos. Na batalha, Elsa é salva por Ennis, que acaba morrendo em seus braços. Elsa mata quem matou Ennis e entra em uma grande tristeza.


1x06 "Borind the Devil"


Shea tenta animar Elsa que está se luto por conta de Ennis. O grupo para na encruzilhada de Doan, na fronteira do território endígena. Por lá, Shea contrata Colton, um cowboy para substituit Ennis com o gado, e Cookie, um cozinheiro para o acampamento. Thomas compra um espelho para Noemi, que fala que ama ele, e que o presente significa que ele ama ela também. Elsa confronta um par de homens que estava mexendo com ela, e aponta uma arma para um deles, causando uma grande bronca por parte de seu pai, que fala para ela que não se aponta a arma para ninguém sem a intenção real de atirar no fim. Margaret fica bêbada com uma vendedora de uma loja local, e elas conversam sobre a raridade de se ter gelo. Margaret conversa com James e fala o quanto Elsa está mudando por conta da jornada deles. 



1x07 "Lightning Yellow Hair"


Nas terras comanches, os assentados pagam uma taxa ara os índios para cruzar as suas fronteiras. Um dos comanches se apresenta ara Elsa como Sam, o nome que pegou do homem que havia matado sua esposa. Os dois correm com seus cavalos, Elsa ganha e Sam apelida ela com o nome do episódio: "Lightning With The Yellow Hair(raio de cabelo amarelo)". Uma tempestade se aproxima e tornados ameaçam o grupo. Sam e Elsa se refugiam nos braços um do outro. O tornado devasta as carruagens, gado e suprimentos dos assentados. O gado se dispersa por conta da tempestade e é roubado por alguns baderneiros.  Separada de seu pai, Elsa é atacada por esses caras, até Sam e seu parceiro salvarem ela. Eles são mortos com a assistência do cuidador do gado Carles Goodnight. 

 

1x08 "The Weep of Surrender"


O último e marcante episódio começa quando os assentados ficam com o suprimento no menor índice possível, e Shea recomenda encurtar a viagem, e encontrar terra perto de Denver, Colorado. James insiste que ele continuará sua jornada até Oregon, e abre concorrência na liderança com Shea, convidando os outros a ir com ele para Oregon. Enquanto isso, Elsa se liga a Sam, ela mata um bisão e é apresentada para a cultura Comanche local. Eles declaram o amor um pelo outro, apesar d e Margaret demonstrar preocupação com o casamento. Mas Elsa não tem dúvidas e planeja voltar para viver depois em território Comanche. 



1x09 "Racing Clouds"


No território de Lakota, a tragédia se intensifica enquanto Josef é mordido por uma cobra, e sua esposa é jogada para fora do cavalo, deixando ela a beira da morte. Shea, Thomas e James encontram um grupo de mulheres e crianças indígenas assassinadas. Percebendo que eles seriam culpados se não achassem os culpados, eles tentam capturar os assassinos antes. Thomas e James matam os membros da Stock Drowers Association (uma milícia de racistas locais com títulos que matava índios). Os assentados são atacados em Lakota. Elsa atira em um guerreiro Lakota, que atravessa uma flecha em sua cintura. 



Depois de Elsa se recusar a brigar falando as palavras ensinadas por Sam. Colton é obrigado a matar uma mulher que ficou a beira de um ataque depois de ser parcialmente escalpelada. Elsa não tem medicamentos a sua disposição para sarar sua ferida, já que ela seguiu viagem com sua família pobre. James fala para Margaret que Elsa vai morrer. 


1x10 "This Is Not Your Heaven"


Não tem cirurgião para ajudar Elsa, apesar de um médico confirmar que seu ferimento é de risco de vida e aconselha a levá-la até o Fort Laramie. Enquanto isso. A perna de Josef gangrena e é amputada por James, Shea e Thomas. Mais tarde, Elsa é tratada por uma tribo local, e percebe que vai morrer, e pede para escolher seu local de enterro. 



A tribo Crow indica um lugar no vale chamado de 'Paraside" em Montana para os Dutton se estabelecerem. Forçado a deixar a mulher e o filho para trás, enquanto Elsa achava o local para morrer. James e Elsa chegam em Paradise, embaixo de uma árvore, Elsa morre nos braços do pai. Um ano depois, Shea chega no oceano pacífico e atira em si em frente a praia. Josef, de muletas, começa a construir sua casa. Thomas e Noemi chegam em Oregon onde eles acham um local perto do rio para construir sua casa.  



Mais imagens da série
























































































































































Comentários

Em Alta no Momento:

A Guerra de um Homem (One Man's War, 1991): Um filme com Anthony Hopkins e Fernanda Torres sobre a ditadura Strossner do Paraguai

Ele Vivem (1988): Imagine se a mídia, o marketing e o capitalismo fossem controlados por aliens que buscam roubar recursos naturais da terra

O Homem que Copiava (2003): Análise e curiosidades do filme nacional de Jorge Furtado com Lázaro Ramos e Leandra Leal, que aborda a pobreza e a desigualdade no Brasil



Curta nossa página: