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Oscar 2022: Veja a lista dos indicados e comentários sobre as indicações



O Oscar, principal cerimônia de premiação de Hollywood, anunciou os indicados para sua 94ª edição na manhã desta terça-feira (8). Confira os destaques e confira os indicados ao Oscar 2022


Leslie Jordan e Tracee Ellis-Ross anunciaram os nomes dos competidores. A cerimônia está marcada para 27 de março no Heritage Dolby Theatre em Hollywood, Califórnia. Pela primeira vez desde 2018, a premiação terá um apresentador.


O filme "Ataque dos cães" lidera a lista com doze indicações. A diretora do filme mais indicado, Jane Campion, se tornou a primeira mulher com duas indicações na categoria de direção da história do Oscar. O segundo filme mais indicado foi "Duna", que concorre em dez categorias. Em terceiro lugar ficaram "Belfast" e "Amor, sublime amor", com sete indicações cada um. "Flee" se tornou o primeiro filme da história a ser indicado a melhor documentário, melhor filme internacional e melhor animação no mesmo ano. Lady Gaga, que era cotada a concorrer a melhor atriz por "Casa Gucci", ficou de fora. O filme foi indicado apenas na categoria de maquiagem e cabelo.


A cerimônia de premiação está marcada para 27 de março, no tradicional Dolby Theatre em Hollywood, na Califórnia. Pela primeira vez desde 2018, a premiação terá um apresentador.


Veja a lista dos indicados ao Oscar 2022:


Melhor filme


"Belfast"

"Não olhe para cima"

"Duna"

"Licorice pizza"

"Ataque dos cães"

"No ritmo do coração"

"Drive my car"

"King Richard: criando campeãs"

"O beco do pesadelo"

"Amor, sublime amor"


Melhor direção


Kenneth Branagh - "Belfast"

Ryusuke Hamaguchi - "Drive my car"

Jane Campion - "Ataque dos cães"

Steven Spielberg - "Amor, sublime amor"

Paul Thomas Anderson - "Licorice Pizza"



Melhor atriz

Jessica Chastain - "The eyes of Tammy Faye"
Olivia Colman - "A filha perdida"
Penélope Cruz - "Mães paralelas"
Nicole Kidman - "Apresentando os Ricardos"
Kirsten Stewart - "Spencer"


Melhor ator

Javier Bardem - "Apresentando os Ricardos"
Benedict Cumberbatch - "Ataque dos cães"
Andrew Garfield - "Tick, tick... Boom!"
Will Smith - "King Richard: criando campeãs"
Denzel Washington - "A tragédia de Macbeth"


Melhor atriz coadjuvante

Jessie Buckley - "A filha perdida"
Ariana DeBose - "Amor, sublime amor"
Judi Dench - "Belfast"
Kirsten Dunst - "Ataque dos cães"
Aunjanue Ellis - "King Richard: criando campeãs"


Melhor ator coadjuvante

Ciarán Hinds - "Belfast"
Troy Kotsur - "No ritmo do coração"
Jesse Plemons - "Ataque dos cães"
J.K. Simmons - "Apresentando os Ricardos"
Kodi Smit-McPhee - "Ataque dos cães"


Melhor filme internacional

"Drive my car" - Japão
"Flee" - Dinamarca
"A Mão de Deus" - Itália
"A Felicidade das Pequenas Coisas" - Butão
"A Pior Pessoa do Mundo" - Noruega


Melhor roteiro adaptado

"No ritmo do coração"
"Drive my car"
"Duna"
"A filha perdida"
"Ataque dos cães"


Melhor roteiro original

"Belfast"
"Não olhe para cima"
"King Richard: criando campeãs"
"Licorice pizza"
"A pior pessoa do mundo"


Melhor figurino

"Cruella"
"Cyrano"
"Duna"
"O beco do pesadelo"
"Amor, sublime amor"


Melhor trilha sonora

"Não olhe para cima"
"Duna"
"Encanto"
"Mães paralelas"
"Ataque dos cães"


Melhor animação

"Encanto"
"Flee"
"Luca"
"The Mitchells vs The Machines"
"Raya and the last dragon"


Melhor curta de animação

"Affairs of the art"
"Bestia"
"Boxballet"
"Robin Robin"
"The windshield wiper"


Melhor curta-metragem em live action

"Ala kachuu - Take and run"
"The long goodbye"
"The dress"
"On my mind"
"Please hold"


Melhor documentário

"Acension"
"Attica"
"Flee"
"Summer of soul"
"Writing with fire"


Melhor documentário de curta-metragem

"Audible"
"The queen of basketball"
"Lead me home"
"Three songs for Benazir"
"When we were bullies"


Melhor som

"Belfast"
"Duna"
"Sem tempo para morrer"
"Ataque dos cães"
"Amor, sublime amor"

Canção original

"Be Alive" - "King Richard: criando campeãs"
"Dos Oruguitas" - "Encanto"
"Down To Joy" - "Belfast"
"No time to die" - "Sem tempo para morrer"
"Somehow you do" -"Four good days"


Maquiagem e cabelo

"Coming 2 America"
"Cruella"
"Duna"
"The eyes of Tammy Faye"
"Casa Gucci"


Efeitos visuais

"Duna"
"Free guy"
"Sem tempo para morrer"
"Homem-Aranha - Sem volta para casa"


Melhor fotografia

"Duna"
"Ataque dos cães"
"Beco do pesadelo"
"A tragédia de Macbeth"
"Amor, sublime amor"


Melhor edição

"Não olhe para cima"
"Duna
"King Richard: criando campeãs"
"Ataque dos cães"
"Tick, tick... boom!"


Melhor design de produção

"Duna"
"Ataque dos cães"
"O beco do pesadelo"
"A tragédia de Macbeth"
"Amor, sublime amor"


Comentários:


Por mais que muitas das vezes acabamos por advogar por aquilo que gostamos, é preciso admitir que as indicações desse ano, em comparação a outros anos, foi bem fraca. Existem muitos filmes bons e divertidos na lista, mas muito pouco memoráveis a longo prazo. 


O endeusamento de Ataque dos Cães me preocupa. O filme é bonzinho e talvez simbolize bem o ano. Por isso, acho até que merece melhor filme, mas não melhor direção, nem as demais indicações que recebeu. Lembrando que filmes que recebem muitas indicações em áreas dispersas são fadados a por vezes não ganhar nada. 


O motivo de não curtir Ataque dos Cães foi explorado melhor na minha crítica. Porém, em resumo, o filme é bom mas é um péssimo faroeste. Mesmo que se queira inovar, é preciso estudar o gênero ao qual eu estou me aventurando antes de começar, algo que obviamente não foi feito. Não há técnicas de faroeste no faroeste de o Poder do Cão, dando a impressão que é só um filme qualquer, com pessoas do interior e chapéu de cowboy, algo profundamente preconceituoso por parte da visão do filme. Não adaptou bem o romance de Savage, e não é só pelo fato de ser uma diretora que se torna bom na hora.


O melhor filme do ano, na minha opinião, foi: Não Olhe Para Cima. Primeiro pela temática, mais atual e verossímil impossível. Mas também pelo impacto social. Você sabe que um filme é relevante quanto todo mundo, de esquerda e direita, quer falar dele, tornando cinema um tópico social do dia a dia, quando ele nunca o é. 


Drive My Car foi a surpresa positiva. Não esperava que o filme fosse indicado as categorias gerais do Oscar, como melhor filme e melhor direção. Com certeza merece melhor direção, pois o filme é muito simples e criativo.


Duna foi sacanagem. O que as pessoas andam tomando? Tão botando algo na água de vocês. Que filme ruim que dá dó. Depois de assistir o novo Duna, eu revi o do Lynch achando cult. Fã de Duna de verdade, se discorda, me diga porque estou errado, pois conhecendo o livro, eu achei horroroso. 


A categoria de melhor atriz tá zoada na indicação. Obviamente sugestionado para a vitória de Kirsten Stewart. 


Shang-Chi em efeitos visuais também é zoado. Obviamente não viram o fim do filme e a dor de cabeça que dá a salada de cores digitais do final. A ausência total do faroeste Vingança e Castigo nas principais categorias também é difícil de entender, já que o filme tem boa música e boa direção.


A ausência de 7 Prisioneiros é uma sacanagem. Provando que o discurso valorizando a identidade e a raça do Oscar anterior, nesse vai ser balela, pois o tema é atual e tem tudo haver com o mundo atual, não sendo indicado por óbvia politicagem. Como brasileiro, acredito que se esse filme não foi nem indicado, sendo um dos melhores do ano, a premiação esse ano obviamente vai ser fake. 


De maneira geral, acho que deu zebra. Indicações muito óbvias, filmes muito fracos. Isso quer dizer que a cerimônia vai ser tediosa. A única surpresa está para Drive My Car, o resto é mais do mesmo. Quem discorda, venha aqui ano que vem me falar se lembra dos melhores filmes desse ano.

 

Comentários

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