Pular para o conteúdo principal

Onde Começa o Inferno (Rio Bravo, 1959): John Wayne e Dean Martin, a crítica a "High Noon" e a retomada dos faroestes do pós-guerra



Estrelando John Wayne, junto com o cantor Dean Martin, Ricky Nelson, Angie Dickinson, Walter Brennan e Ward Bond. Escrito por Jules Furthman e Leigh Brackett, foi baseada na história de B. H McCampbell. Wayne interpreta um xerife que prendeu o irmão de um famoso fazendeiro por assassinato. Ele deve segurar o homem na delegacia até que chegue um representante da polícia federal para prendê-lo. Com a ajuda de um bêbado, de um aleijado e de um jovem atirador, eles seguram a gangue do fazendeiro. O filme de 1959, dirigido por Howard Hawks, ficou conhecido como a resposta ao clássico do faroeste Matar e Morrer (1952)


Veja aqui onde assistir "Onde Começa o Inferno", Rio Bravo



Crítica do filme



Além de clássico do faroeste vindo com certo domínio por um diretor como Howard Hawks, esse filme busca na inspiração do faroeste enquanto sátira uma forma de entendimento de filmes de faroeste sem o carácter apelativo da violência. Uma moda da estética de filmes de faroeste típicos dos anos de 1950, com influência do spaghetti western italiano. 




Joe Burdette é um mimado filho de um rico dono de terras e irmão do barão Nathan Burdette. O xerife John T. Chance é um xerife pacífico que tenta não ser muito punitivo, mas ele briga com Joe (Claude Akins), e ele começa a bater em Dude por diversão e o xerife fica inconsciente. Depois que John se recupera, ele segue Joe para o bar e com ajuda ele consegue prender Joe por assassinato e também consegue parar a gangue de Nathan. 



O amigo de John Pat Wheeler tenta entrar na cidade com suprimentos e dinamite, mas John revela que ele, Dude (que era um policial antes de virar o bêbado local), e o velho aleijado Stumpy são tudo o que eles têm para separar o pequeno exército de Nathan e Joe, de quem eles pretendem soltar. 


Na mesma noite, o dono do hotel local, Carlos Robante, avisa John Chance que Wheeler está arrumando reforços, John T. Chance tenta parar Wheeler para ninguém se machucar. Wheeler pergunta se Colorado pode ajudar, mas ele recusa, dizendo não ser sua luta.

 



Aí que John conhece Feathers, a viúva de um jogador, que tem está procurada pela justiça. Chance e Dude perseguem o assassino e Wheeler é baleado. Chance e Dude correm atrás do assassino no bar de Nathan, e Chance dá a chance para Dude se provar. 



Colorado e seus os homens são obrigados a ficar na cidade esperando uma ordem do tribunal para liberar as posses de Wheeler. Depois Feathers secretamente fica acordada a noite toda para ajudar Chance, mesmo que ele tenha pedido para ela ir embora para sua segurança, mas ela se recusa e eles ficam juntos. 






Nathan vai ele mesmo na cidade, enquanto Stumpy que tinha pinimba com os Burdettes, ameaça atirar em Joe se ele começar problemas na cadeia. Em resposta, Nathan coloca os músicos de seu salão para tocar sem parar em frente à delegacia tocando a música "The Cutthroat Song" (a música da baratinha, La Cucaratia)



Howard Hawks foi um diretor polêmico, com uma maca própria muito grande, como também versado em diversas áreas e gêneros. Demonstrou como que ele se adaptou e utilizou de Hollywood e seu ambiente. Esse diretor era famoso por sua excentricidade, como por ter sido piloto em aviões e por conta de sua paixão por carros de corrida. Tudo isso tem a ver com sua cinematografia e sua marca autoral também. 


Apesar disso, é criticado pela ausência da temática social na sua obra, avesso por exemplo, da ideia de filmes como de Frank Capra. A questão do perfil feminino abordado nos filmes de Hawks é antiga, como em Homens Preferem as Loiras, ou em Bring it up Baby, a mulher para Hawks é: quanto mais "ordinária" mais real, outra diferença do perfil de mulher abordado no filme Matar ou Morrer é da quaker mulher honrada. Outro tipo de mulher em filmes de western são as garotas comuns (nem putas nem santas, ou ex prostitutas, por exemplo, ou mulheres de direita conservadoras mesmo) dos filmes de John Ford. "Rio Bravo" corrige esse erro da maioria dos primeiros filmes de Hawks.


O herói de Rio Bravo é ao contrário de em Matar ou Morrer, alguém que nunca pede ajuda, e sempre nega se alguém oferece. Sendo o filme considerado o "mais clássico" de todos os filmes no sentido tradicional cultural do western. Por isso, muito mais parecido com protagonistas de Wayne clássicos, como Ringo Kid de No Tempo das Diligências, com diferença que este era um fora da lei.  



Além disso, ambos os filmes apesar de opostos, são extremamente marcados pela tradição dos faroestes e pelo debate sobre a segurança pública e a formação da polícia, sendo pedra angular de cópia de clichês e cenas que foram inventadas por esses filmes. Robin Wood descreve, por exemplo, a figura do herói, forte, silencioso, infalível, o amigo do herói, falho, que pode ajudar ou trair, uma mulher com a virtude dúbia, como Feathers (que John teria que prender em tese), ou por cantar, ou jogar, que provavelmente vai morrer, ou salvar a vida do protagonista, como também a figura da "garota legal (nice girl)", como a quaker Grace Kelly de High Noon, que é normalmente uma professora de escola, ou filha de fazendeiro, e que casará com o herói uma vez que ele se estabilizar. 





Outro clichê da época do gênero faroeste bem utilizado é o assistente do herói que bebe muito, como Stumpy, o cowboy cantor, como em Johnny Guitar. Em uma das cenas, John pede para Feathers sair da cidade, como ela não quer, ele ameaça prender ela, aí ela diz em resposta que pensou que ele nunca falaria que amava ela, ele a corrige dizendo que o que ele disse era para prender ela, ela diz que isso significa a mesma coisa. 


A intenção era demonstrar diferença entre Matar e Morrer (High Noon) e Onde Começa o Inferno na questão de indivíduo e sociedade. Enquanto Matar ou Morrer é sobre o triunfo do indivíduo, Onde Começa o Inferno é sobre o coletivo te salvar, ou interferir no individualismo, mesmo sem você pedir. Isso é obviamente um reflexo sobre seu próprio tempo, mais do que uma reflexão sobre o passado.


 Isso também demonstra metaforicamente uma diferença na visão de segurança pública. Matar ou Morrer tira os faroestes do lugar da brincadeira de "bang bang" e insere a dimensão política, mas vendo de longe, parece sinistro de alguma maneira sua intenção geral, pensando a questão da Guerra Fria Matar ou Morrer enquanto ideologia era o filme favorito de muitos presidentes americanos, como Bill Clinton, que exibiu o filme 17 vezes na casa branca, ou mesmo Dwight Eisenhower, ou Ronald Reagan, que citava Matar ou Morrer como seu filme favorito. 



Em 1959 o mundo passava por uma série de mudanças estruturais em sua dinâmica geopolítica. O Alasca é anexado aos Estados Unidos e torna-se o 49º estado norte-americano. A Revolta das Barcas Rio-Niterói, levante popular que terminou na depredação da residência dos empresários da concessionária e a estatização do serviço. 


O então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, declara moratória ao FMI, alegando que as exigências de seu programa comprometeriam a realização do Plano de Metas do Governo Federal. Ernesto Che Guevara assume a presidência do Banco Nacional de Cuba e começa a Revolução Cubana. De alguma maneira, a Rio Bravo reflete um pouco de tudo isso ao colocar um faroeste, na perspectiva dos policiais, mas de uma maneira "relaxada", facilidade e subdesenvolvida; onde os policiais (ao estilo Miami Vice ou Bad Boys) são os heróis modernos e relaxados.


A fotografia do filme é quente e brilhosa. Dá para ver o suor escorrendo na têmpora dos atores, e cada cena parece correta em representar clima e sensação. O estilo episódico, como uma série, pode desagradar aos desavisados, mas lembrando que esse é só o primeiro da trilogia, que vai com certeza ser abordada aqui no nosso blog em breve.



História por trás do filme




O filme aconteceu porque Hawks reagiu mal ao filme de Fred Zinnemann Matar ou Morrer (High Noon, 1952), onde o personagem principal (do Gary Cooper) era um xerife que fica o filme inteiro implorando por ajuda de sua comunidade, e por fim resolve tudo sozinho sem precisar de ninguém. 


Hawks prefere reverter esse processo. Segundo Robin Wood diz que esse é o filme com a maior perspectiva de Hollywood em sua ideologia. Outra curiosidade é que John Wayne não queria mais interpretar o herói com interesse romântico, ficando preocupado com sua idade de 50 anos, enquanto Angie Dickinson tinha apenas 26. Ele preferia filmes como Sangue de Herói (Fort Apache), onde ele era apenas padrinho do casal principal.


Como se fosse a forma do filme dizer que a violência só gera violência".  Também se brinca com a coisa dos desajustados padrões da sociedade. John Chance tem como ajuda, um velho aleijado e um bêbado inveterado como policiais, diferente de High Noon, onde o xerife recusa ajuda de alguém que tem apenas um olho por conta de sua deficiência. Rio Bravo faz parte de uma trilogia de filmes de Howard Hawks, onde é o primeiro, o segundo sendo "El Dorado (1966)" e o último sendo "Rio Lobo (1970)", sendo uma trilogia sentimentalmente ligada pelo personagem de John Wayne, John Chance. 



Uma outra curiosidade do filme, é que Howard Hawks queria inicialmente que Elvis Presley interpretasse o vilão Colorado, que queria fazer o filme, mas o seu agente Tom Parker vetou a possibilidade. O contexto desse filme é único, já que esse é o primeiro filme de Hawks em 4 anos, feito enquanto ele morava na Europa. Seu últimos filmes "Os Homens Preferem as Loiras""Land of the Pharaohs"(1955) tinham sido fracassos. Enquanto estava por lá, observou que a audiência dos filmes de faroeste se preocupava mais em saber sobre os personagens do que os plots em si.




A música "My Rifle, My Pony and Me" cantada por Dean Martin ficou muito marcada, sendo uma música eleita uma das 100 maiores músicas de western já feitas, sendo Dean Martin amigo até mesmo de Carmen Miranda devido seu imenso sucesso musical. Quando Hawks nem o queria no filme por ser muito jovem, e Ricky Nelson foi adaptada de "Settle Down", o tema para o filme Rio Vermelho (1948), que tem como autor original Dimitri Tiomkin.



Já o filme "The Shootist (1976)" era uma homenagem ao John Wayne, que demonstrava a história por trás do personagem clássico de Wayne, onde Rio Bravo aparece nesse filme uma sequencia de abertura do último filme da vida de John Wayne. Se Matar ou Morrer era pura defesa dos ideais da civilização, em Onde Começa o Inferno (Rio Bravo) é diminuído ao nível mínimo. A questão da dúvida aqui é, se Hawks não gostou de Matar ou Morrer, não foi por achar o filme ruim de temáticas sociais, mas sim por conta talvez, de sua perspectiva anti-humanista? 



A filmagem ocorreu no verão de 1958, e o filme foi lançado em março de 1959. Rio Bravo é considerado um dos melhores filmes de Hawks e um dos melhores faroestes de todos os tempos, contendo uma cena inicial de abertura completamente sem diálogo. O filme obteve boa crítica na época, e foi um sucesso de vendas, conseguindo US$5.5 milhões em box office (lucro). 


Rio Bravo, nas suas cenas exteriores, foi filmado na "Old Tucson Studios", fora de Tucson, no Arizona, em câmera Technicolor. Em 2014 o filme foi reservado para preservação no Registro Nacional de Filmes americanos. 


Comentários

Em Alta no Momento:

O Dólar Furado (1965): Faroeste italiano retrata o pós Guerra Civil para comparar com o contexto seguinte a Segunda Guerra Mundial

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971): Uma distopia capitalista que reflete como a sociedade industrial modifica as tradições culturais

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano



Curta nossa página: