Pular para o conteúdo principal

Interlúdio (Notorious, 1946): Como a direção magistral de Hitchcock se inspirou no simbolismo visual e cultural do Rio de Janeiro


Filme dirigido por Alfred Hitchcock e estrelando Cary Grant, Ingrid Bergman e Claude Rains. É um suspense e romance ambientado no Rio de Janeiro durante a Segunda Guerra Mundial, onde uma mulher tem como missão espionar um grupo de nazistas que trabalha para a empresa IG Farben




Assista o filme ao final desse artigo


Ingrid Bergman e Cary Grant e Claude Rains são os protagonistas dessa trama de suspense na cidade maravilhosa, dirigida pelo rei do suspense Alfred Hitchcock. Em um dos seus primeiros trabalhos como contratado de Hollywood. 




O filme foi inspirado em parte por uma operação chamada Operation Pastorius, um missão falha da Alemanha nos Estados Unidos durante a época do conflito.


Esse filme é diferente, um clássico do Deus do cinema arte e de suspense Alfred Hitchcock. O filme começa em Miami, assim como CSI Miami já também fez uma visita ao Rio de Janeiro. Lançado em 1946 no mundo e nos Estados Unidos, e no Brasil foi lançado apenas em 1947, com o título de "Interlúdio" no Brasil e "Difamação" em Portugal. 


O roteiro do filme foi escrito por um roteirista conhecido como "o Shakespeare de Hollywood", Ben Hecht, que escreveu o roteiro baseado em uma história original de Alfred Hitchcock, eles trabalhavam juntos Spellbound (1945) e The Paradine Case (1947), Hecht ganhou dois Oscars de melhor roteiro original The Scoundrel (1935) e The Underworld Story (1940)


Essa tendência é de diversos filmes que são ambientados ou filmados no Rio, como um dos Velozes e Furiosos. Nesse filme, Ingrid Bergman é uma caça nazistas que vem atrás de antigos amigos de seu pai. É interessante o filme ressaltar os temas de traição, espionagem e sobre os humores do pós Segunda Guerra.


Em 1946, muita coisa estava acontecendo no mundo. O fim da Segunda Guerra Mundial trouxe a necessidade de se punir os nazistas e identificá-los  já que muitos fugiram para outros lugares do mundo, como América Latina e Estados Unidos. Foi um ano importante por trazer Oswaldo Aranha (o chanceler brasileiro da época) como discurso inicial na ONU quando a ONU (Nações Unidas) foi criada nesse ano, para servir uma entidade transnacional de fiscalização da paz entre os povos. Ao mesmo tempo, que essa época foi o marco do início das tensões por influência entre Estados Unidos e a antiga União Soviética (atual Rússia). No Brasil que é o pano de fundo para a história do filme teve muita ligação com a vitória na Segunda Guerra Mundial (apesar de poucos lembrarem disso). 


O suprimento de comida que o Brasil trouxe veio em um momento que até mesmo a Inglaterra enfrentava racionamento de comida e alimentos em geral. Além disso, a campanha do Brasil ajudou na libertação direta da linha italiana do conflito (altamente dominada pelos nazistas). No Brasil dessa época o golpe foi dado com a ditadura de Eurico Gaspar Dutra, outro fato interessante foi que esse foi o ano da proibição dos jogos e casinos no Brasil, também em 1946. É esse o clima predominante do filme, de agito e confusão política dada pela constante tentativa de interferência dos militares nos assuntos. 


Ela vai atrás de executivos da IG Farben. O que foi a empresa IG Farben  que foi uma empresa alemã de produtos químicos e farmacêuticos, que se formou em 1925 a partir da fusão de 6 companhias em meio a falência. Esse filme é considerado como "completamente hipnótico" com imagens dispostas com intenção de deixar o espectador paranoico. 



Durante a Segunda Guerra Mundial, a IG Farben esteve envolvida em crimes de guerra, o principal deles foi a produção do gás Zyklon B, usado para matar seres-humanos na câmara de gás. Por esse motivo, que volto a falar sobre algo que poucos falam do rei do suspense, o Hitchcock, que mais uma vez aborda em seus filmes temas políticos essenciais para o mundo de sua época. 


Como tinha feito antes com "A Dama Oculta", ou quando abordou o comunismo e a guerra-fria em Topázio (que também fizemos aqui no blog).  O uso da câmera tem quase vida própria e exerce uma força de intrusa junto ao espectador. O uso da música e do simbolismo servem para passar aquela ideia de "paraíso tropical". O enredo desdobra para uma situação complicada, já que a tarefa de Alicia era seduzir um dos executivos dessa da Farben, fazendo com que sua missão fosse se casar com ele. 


A situação se complica quando os dois se apaixonam e Alicia é instruída a seduzir Alex Sebastian, um executivo da Farben que havia sido apaixonado por ela no passado. Alicia se casa com Sebastian, mas ele descobre que ela é uma agente americana, filha de pai alemão que é dada uma missão pelo governo dos Estados Unidos.


Devlin e Alicia se separarem por causa da missão dela de seduzir Sebastian, eles nunca deixam de se amar e acabam se reconciliando quando ele percebe que ela está em perigo e precisa de sua ajuda. Isso mostra que Alicia foi obrigada pelo governo e por seu dever patriótico a fazer algo que não queria. O julgamento feito a Alicia é óbvio, já que como o título do filme quer dizer, ela é "notória", bebe e fez o que quer. 


O que significa que o diretor usou imagens de arquivo par ambientar o filme. Usaram a Flórida para filmar o julgamento do pai de Alicia e da festa na casa dela. Foi usado Los Angeles na Califórnia e o parque Anita e a Pacific Coast Highway onde foram filmadas as cenas de corrida de cavalos, e os próprios estúdios da RKO, onde foi construído um cenário de uma mansão para o filme. 



Conhecemos a história do agente do governo dos Estados unidos T.T Devlin (Cary Grant), que conta com a ajuda de Alicia Huberman (Ingrid Berman), filha de um criminoso de guerra alemão que ara se infiltrar no círculo de executivos  da IG Faben que estavam escondidos no Rio de Janeiro pós Segunda Guerra, e seduzir Alex Sebastian (Rains), quando ela se apaixona por Devlin. Notorious foi considerado um filme único pelos críticos por representar de uma forma a maturidade de Hitchcock, que cada vez mais evoluía seu estilo com a evolução de seu gênero de suspense. Fazendo uma história de amor séria, onde não se desconfiava tanto das intenções dos personagens. 



No filme, dois homens disputam o amor de Ingrid Bergman, que é uma caça nazistas. Todo detalhe de ambientação do Rio de Janeiro foi muito bem feito e quase dá pra achar que foi mesmo filmado aqui. Muitas produções de Hollywood dão uma passada pelo Brasil, pelo menos de maneira mental, e Hitchcock não foi diferente fazendo um filme noir ambientado no Rio de Janeiro. Vemos uma linda calçadora de nazistas interpretada por Ingrid Bergman, uma diva sueca dos clássicos anos de Hollywood. Devlin e Alicia se encontram na pista, com Alexander assistindo da arquibancada. Alicia conclui que ele estava apenas fingindo amá-la como parte de seu trabalho.


Em 2006, Notorious foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo". Enfim, um filme único e divertido que ninguém nunca mais vai fazer igual, com Cary Grant e Ingrid Bergman, dois grandes atores da Hollywood clássica. Uma ótima pedida para quem gosta do gênero de suspense e de gênero histórico. Recomendo com todo gosto. 


História por trás do filme


As filmagens ocorreram no final de 1945 e início de 1946, e lançado pelo pela RKO Radio Pictures em agosto de 1946, um estúdio mais independente e intelectualizado ligado a difusão radiofônica.



Todos conhecem essa dupla de Cary Grant e Ingrid Bergman, a atriz sueca foi levada para Hollywood e ganhou seu primeiro Oscar como Melhor Atriz por "Gaslight (À Meia-Luz,1944)", e também do clássico Casablanca (1942), Por Quem os Sinos Dobram (1943), que lhe rendeu o primeiro Oscar de melhor atriz, Os Sinos de Santa Maria (1945), Interlúdio (1946) esse filme e fez Joana D’Arc (1948) bem depois disso. Todos sabem da qualidade e da química do casal em tela. 


Notorious foi filmado em vários locais nos Estados Unidos e no Brasil. Foram usadas cenas do hipódromo, o prédio do escritório onde a agência estava localizada. Outras imagens foram o café que parece uma referência ao Copacabana Palace, cenas de calçadas e ruas, e também do próprio Cristo Redentor do Rio de Janeiro, apesar de não ter sido filmado diretamente junto aos atores principais. Também tem cenas do centro do Rio e do Teatro Municipal e da cinelândia. Em uma das partes, o garçom pergunta em português qual era o pedido deles. Em um lugar, que lembra a estética daquele lugar o "amarelinho".  


Isso é genial, como é que o cara conseguia simular tão bem uma ambientação com estúdio e técnicas de arquivo, e inspirado em um fato real, em uma agente americana que foi obrigada a casar com um cara nazi. Hitchcock sempre nos brindou com suas técnicas de suspense, quase sempre inspiradas em algum causo histórico ou livro de detetive. 


Isso é incrível, se pararmos para pensar, que o rei do suspense ambientou seu filme aqui pertinho de onde a gente vai o nosso blog, já que Niterói é uma cidade próxima da cidade maravilhosa. Um ótimo filme para assistir, recomendo muito. Ideal para quem quer ver um filme sobre o Brasil e também de Hollywood. 


Outra brincadeira que podemos fazer é "como que Hitchcock sabia que tinha tanto direitista e nazi no Rio de Janeiro?", ah o rei do suspense era genial mesmo, sabia de tudo, mas a cidade maravilhosa ainda resiste e é bonita, e todos querem conhecer, é claro. Hitchcock nunca esteve no Brasil, mas conseguiu produzir um filme como se estivesse vindo aqui.

 

Como abordamos antes, Hitchcock já havia saído da Inglaterra por conta de criticar o acordo com os nazis em 1942, em 1946, no fim da guerra,  fez esse filme sobre uma nação que foi decisiva para o fim do conflito como o Brasil. Tanto é que a política de chamar o Brasil para o lado ocidental do conflito antes tinha sido a "política da boa vizinhança", com filmes de Carmen Miranda, por exemplo. Faz sentido pensar que havia esse interesse de retratação do Brasil que morreu depois do fim da guerra, mas esse filme de 1946 coloca o Brasil como uma nação de interesse. 


Assista ao filme aqui:





Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

Um Morto Muito Louco (1989): O problema de querer sempre "se dar bem" em uma crítica feroz à meritocracia e ao individualismo no mundo do trabalho



Curta nossa página: