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As 10 melhores trilhas sonoras de faroeste de todos os tempos

 


Uma ferramenta essencial para trazer a maravilha e a grandiosidade dos faroestes são seu visual e as paisagens. Porém, as trilhas sonoras também são muito importantes para o gênero e sua narrativa. Acompanhe aqui a lista de algumas das trilhas mais marcantes de todos os tempos


Com nomes como Ennio Morricone, Dimitri Tiomkin e Max Steiner, entre os muitos grandes compositores, aplicando seu ofício musical no gênero, os faroestes têm sido muito bem servidos neste departamento há décadas. De clássicos imortalizados ainda durando mais de 50 anos a partituras subversivas de tempos mais recentes, os faroestes não tiveram problemas para criar algumas das melhores trilhas sonoras que o cinema já viu.


'Danças com Lobos' (1990)



Depois de décadas de dominação do gênero e suas inúmeras partituras hipnotizantes, John Barry fez o trabalho aparentemente impossível de re-imaginar o som da fronteira enquanto fazia a trilha sonora perfeita para as paisagens arrebatadoras de Dances with Wolves. A trilha épica inclui 11 temas de uma orquestra de 95 peças e coro de 12 pessoas, inspirou-se na música nativa americana e permaneceu fiel ao romantismo característico de Barry.


A trilha sonora ganhou um Oscar (um dos sete que o filme ganhou), um Grammy, e ainda é vista como uma das trilhas sonoras mais poderosas de qualquer filme, independentemente do gênero. Para tornar o feito ainda mais impressionante, serviu como o retorno de Barry depois de dois anos fora da indústria devido a uma ruptura do esôfago.





Os Indomáveis (3:10 to Yuma)



Tendo esculpido uma carreira sólida como um compositor astuto para filmes de terror e ação, Marco Beltrami fez um nome para si mesmo com sua trilha sonora para3:10 de 2007 para Yuma. Do diretor James Mangold, o remake ofereceu uma realização mais corajosa e nítida do romance clássico de Elmore Leonard do que o original de 1957.


Beltrami se concentrou em se inspirar em muitas das grandes trilhas sonoras ocidentais da década de 1960 sem ser derivado delas, encontrando maneiras de inovar a partitura, como usar a natureza na música. Ele rendeu a Beltrami sua primeira indicação ao Oscar, uma das duas indicações para o filme recebidas na cerimônia.







Django (1965)






Django é a inspiração para a canção de 1969 e álbum Return of Django do grupo jamaicano de reggae The Upsetters. Além disso, Django é o tema da canção "Django" no álbum de 2003 do Rancid Indestructible. O videoclipe da música de Danzig "Crawl Across Your Killing Floor" é inspirado no filme e mostra Glenn Danzig arrastando um caixão.






Muitas vezes considerado como o maior faroeste já feito, The Searchers ostentava todo o espetáculo característico do gênero, introduzindo um toque de escuridão que o tornou um dos filmes mais atemporais de John Wayne. Algo como um western revisionista de John Ford, o filme promoveu uma ousadia convincente que precisava de uma trilha sonora para combinar.


Conseguiu um, com o veterano compositor Max Steiner entregando uma trilha sonora incrível que equilibrou baladas e hinos tradicionais americanos com a comovente tragédia da história. O trabalho de Steiner, sem dúvida, ajudou The Searchers a alcançar sua posição atual como um clássico de todos os tempos.





"Por Alguns Dólares a Mais" (1965)




A trilogia antológica "Dólares" de Sergio Leone está entre O Poderoso Chefão e O Senhor dos Anéis como uma das melhores trilogias cinematográficas já feitas. For a Few Dollars More foi a segunda parte, seguindo dois caçadores de recompensas rivais que se unem para derrubar uma gangue criminosa violenta e seu temível líder.


Enquanto os personagens e as reviravoltas de adrenalina ajudaram a solidificar o filme como um clássico, a trilha sonora de Ennio Morricone tornou o filme muito mais gratificante. Com os cantos guturais, assobios e a guitarra espanhola com destaque, ele se baseou no que a trilha sonora de A Fistful of Dollars introduziu para se tornar uma das trilhas sonoras de filmes mais icônicas já feitas.





'Rio Vermelho' (1948)




Um dos maiores faroestes da América, Red River é essencialmente um drama familiar dirigido por personagens que se desenrola contra o pano de fundo de um épico dos EUA arrebatador quando um fazendeiro e seu filho adotivo, entre outras mãos contratadas, embarcam em uma longa viagem de gado do Texas ao Missouri. O filme foi bem recebido após o lançamento e ganhou duas indicações ao Oscar, mas a trilha sonora de Dimitri Tiomkin foi surpreendentemente negligenciada na cerimônia.


Uma grande trilha sonora sinfônica encapsulando o escopo e a grandeza da jornada dos personagens, a trilha sonora de Tiomkin criou um legado como uma das trilhas sonoras de filmes mais influentes já feitas. Infundida com famosas canções folclóricas americanas, a trilha sonora invoca a familiaridade para evocar a paixão do público, enquanto em outros momentos, depende apenas do poder dos temas de Tiomkin.










Depois de quase 20 anos trabalhando na indústria, Jerome Moross finalmente se destacou com sua trilha sonora enérgica, mas bastante brutal, para The Big Country. Invocando sua experiência nas Grandes Planícies e a música folclórica americana que ele adorava quando criança, Moross compôs uma trilha sonora que adicionou peso pesado às emoções dos personagens e incorporou a poderosa paisagem da história que aconteceu dentro.


Fornecendo oito temas diferentes e um motivo, a trilha sonora de Moross para The Big Country é vista como sua magnum opus, com o tema central do filme se destacando como um dos melhores da Era de Ouro de Hollywood. A trilha sonora rendeu a Moross sua primeira e única indicação ao Oscar e inspirou compositores de todos os gêneros nas décadas seguintes.





'Era Uma Vez no Oeste' (1968)



Outra das colaborações atemporais de Sergio Leonee Ennio Morricone, Once Upon a Time in the West, é um dos melhores spaghetti westerns já feitos. Em meio a um esquema mortal envolvendo a ferrovia, uma viúva caçada e um bandido reside a história vingativa do protagonista de Charles Bronson, referido apenas como "Harmonica".


O instrumento, que se revela essencial para a trama de vingança do personagem, é um elemento-chave da trilha sonora de Morricone para o personagem principal e uma das peças mais icônicas da música cinematográfica já produzida. No entanto, com cada personagem recebendo seu leitmotiv, a trilha sonora evoca muita paixão por todos os personagens e mistura todos os seus elementos para um inferno de um clímax épico.








Um dos grandes blockbusters ocidentais da América, Os Sete Magníficos pegou os Sete Samurais de Akira Kurosawa e o transplantou para o Velho Oeste. Elmer Bernstein compôs a trilha sonora estelar do filme, fazendo uma trilha sonora emocionante e empolgante que apoiou o elenco de estrelas e o conto épico de forma muito bonita.


A trilha sonora de Bernstein rendeu ao filme sua única indicação ao Oscar e, em 2005, foi incluída na lista do American Film Institute das 25 melhores trilhas sonoras de filmes americanos, ficando em oitavo lugar. Uma trilha sonora que trouxe pura admiração e espanto para a história ainda pode empolgar o público hoje como poucas outras trilhas sonoras. 


Mais uma colaboração de Leone e Morricone, a trilha icônica deO Bom, o Mau e o Feio, é indiscutivelmente a maior do cinema de todos os tempos. A trilha sonora foi um sucesso instantâneo, com tiros, assobios e até mesmo yodeling para incorporar ideias novas e inventivas na música, que exalava uma atitude feroz e cruel muito alinhada com o próprio filme.


Do lendário tema principal, que foi projetado para imitar um coiote uivante, à sua pulsante melodia de impasse "The Trio" e, é claro, ao seu emocionante sucesso "The Ecstasy of Gold", a trilha sonora de Morricone é carregada de números energéticos que ajudaram a elevar o filme a ser um dos maiores de todos os tempos.





Três Homens em Conflito (1966)




Mais uma colaboração de Leone e Morricone, a trilha icônica de O Bom, o Mau e o Feio, é indiscutivelmente a maior do cinema de todos os tempos. A trilha sonora foi um sucesso instantâneo, com tiros, assobios e até mesmo yodeling para incorporar ideias novas e inventivas na música, que exalava uma atitude feroz e cruel muito alinhada com o próprio filme.


Do lendário tema principal, que foi projetado para imitar um coiote uivante, à sua pulsante melodia de impasse "The Trio" e, é claro, ao seu emocionante sucesso "The Ecstasy of Gold", a trilha sonora de Morricone é carregada de números energéticos que ajudaram a elevar o filme a ser um dos maiores de todos os tempos.




Comentários

  1. Os Indomáveis (3:10 to Yuma) não tem grandeza para figurar numa lista que ignorou Os Brutos Também Amam (Shane).

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