Pular para o conteúdo principal

Rastros de Ódio (1956): Entenda como clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos



Em 1836, no leste do Texas, Cynthia Ann Parker foi sequestrada por Comanches. Ela foi criada pela tribo e eventualmente se tornou a esposa de um guerreiro. Vinte e quatro anos após sua captura, ela foi recuperada pela cavalaria dos EUA e Texas Rangers e devolvida à sua família, para morrer na miséria e na obscuridade. A história real deu origem a peças e filmes na década de 1950, e ao famoso romance de Alan LeMay, que inspirou o filme "The Searchers" ou "Rastros de Ódio" no Brasil, dirigido por John Ford, onde Ethan Edwards (John Wayne) tenta encontrar sua sobrinha. Veja onde assistir o filme a sua análise completa

Disponível no HBO Max


Em 1868, Ethan Edwards retorna após uma ausência de oito anos para a casa de seu irmão Aaron no deserto do oeste do Texas. Ethan lutou na Guerra Civil ao lado da Confederação e, nos três anos desde o fim da guerra, ele aparentemente lutou na guerra revolucionária mexicana também. Ele possui uma grande quantidade de moedas de ouro de origem incerta e uma medalha da campanha mexicana que dá a sua sobrinha de oito anos, Debbie. Como um ex-soldado confederado, ele é convidado a fazer um juramento de lealdade aos Texas Rangers, mas ele se recusa. Como observa o reverendo e capitão, Samuel Clayton, Ethan "se encaixa em muitas descrições", uma referência a ele poder ser procurado por qualquer crime.


rastros-de-odio-1956-the-searchers-john-ford


Pouco depois da chegada de Ethan, o gado pertencente ao seu vizinho Lars Jorgensen é roubado, e quando o Capitão Clayton leva Ethan e um grupo de Rangers para recuperá-los, eles descobrem que o roubo foi uma manobra Comanche para afastar os homens de suas famílias. Quando eles retornam, eles encontram a casa de Edwards em chamas. Aaron, sua esposa Martha e seu filho Ben estão mortos, e Debbie e sua irmã mais velha Lucy foram sequestradas.


rastros-de-odio-1956-the-searchers-john-ford


Após um breve funeral, os homens partem em perseguição. Quando chega o inverno, Ethan e Martin perdem o caminho e voltam para a fazenda Jorgensen. Martin é recebido com entusiasmo pela filha dos Jorgensens, Laurie, e Ethan encontra uma carta esperando por ele de um comerciante chamado Futterman, que afirma ter informações sobre Debbie. 


rastros-de-odio-1956-the-searchers-john-ford


Ethan, que prefere viajar sozinho, parte sem Martin na manhã seguinte, mas Laurie relutantemente fornece a Martin um cavalo para alcançá-lo. No posto comercial de Futterman, Ethan e Martin descobrem que Debbie foi levada por Scar, o chefe dos Nawyeckabanda de Comanches. Um ano ou mais depois, Laurie recebe uma carta de Martin descrevendo a busca em andamento. Ao ler a carta em voz alta, Laurie narra as próximas cenas, nas quais Ethan mata Futterman por tentar roubar seu dinheiro, Martin acidentalmente compra uma esposa Comanche e os dois homens encontram uma parte do bando de Scar morto por soldados.


rastros-de-odio-1956-the-searchers-john-ford


A história real por trás do filme


Um jornalista, chamado Glenn Frankel, foi o principal autor entre vários críticos a nos dar as origens históricas que influenciaram o filme, no livro "The Searchers: The Making of an American Legend", disponível apenas em inglês e minha principal fonte para esse artigo.


Em 1836, no leste do Texas, Cynthia Ann Parker, na época com nove anos, foi sequestrada por Comanches. Ela foi criada pela tribo e eventualmente se tornou a esposa de um guerreiro. Vinte e quatro anos após sua captura, ela foi recuperada pela cavalaria dos EUA e Texas Rangers e devolvida à sua família branca, para morrer na miséria e na obscuridade. 

rastros-de-odio-1956-the-searchers-john-ford


A história de Cynthia Ann Parker foi contada e recontada, alterada e reimaginada, por cada geração para atender às suas próprias necessidades e sensibilidade, até o fato e a ficção se misturaram para formar um mito americano fundamental sobre a vitória do Ocidente. Cynthia Ann, na versão publicada e transmitido por historiadores do Texas, tornou-se uma figura romântica e trágica, resgatado de selvagens, mas condenado à infelicidade porque os bárbaros havia corrompido sua alma ao submetê-la a um destino pior do que a morte: relações sexuais com um índio.


rastros-de-odio-1956-the-searchers-john-ford


O mito deu origem a óperas e peças na década de 1950, e ao famoso romance de Alan LeMay, que inspirou o filme "The Searchers" ou Rastro de Ódio no Brasil. 


O personagem central, Ethan Edward (John Wayne), possui todas as virtudes viris e o carisma sombrio do herói ocidental. Mas isso é manchado por seu racismo e seu sentimento enlouquecido por vingança, sua busca alimentada pelo ódio. 


Seu objetivo não é devolver sua sobrinha perdida e reparar sua família desfeita, mas sim matá-la, porque ela cresceu e se tornou uma comanche mulher de índio. Ele está empenhado em reforçando a pureza sexual e racial ao praticar um crime de honra tão distorcido e impiedoso como qualquer um dos cavaleiros medievais. 


rastros-de-odio-1956-the-searchers-john-ford

A história dominante que emergiu se afasta dramaticamente da história documentada: é sobre o triunfo inevitável da civilização branca, sustentada pela ansiedade sobre a corrupção de mulheres brancas por "selvagens". O que torna o filme de John Ford tão poderoso e importante, afirma Frankel, é que ele defende esse mito para depois o enfraquecer, desnudando as ambiguidades em torno de raça, sexualidade e violência na colonização do Ocidente e na formação da América.


Na vida real Cynthia Ann passou 24 anos com os Comanches, casou-se com um chefe de guerra e teve três filhos (um dos quais era o famoso Chefe Comanche Quanah Parker), apenas para ser resgatada contra sua vontade pelos Texas Rangers. James W. Parker, tio de Cynthia Ann, gastou grande parte de sua vida e fortuna no que se tornou uma busca obsessiva por sua sobrinha, inspirando em parte o personagem de Ethan Edwards no filme. Além disso, o resgate de Cynthia Ann, durante um ataque do Texas Ranger conhecido como Batalha do Rio Pease, lembra o resgate de Debbie Edwards quando os Texas Rangers atacam a vila de Scar. 


rastros-de-odio-1956-the-searchers-john-ford


A história de Parker foi apenas um dos 64 casos reais de abduções de crianças no século 19 no Texas que o autor Alan Le May estudou enquanto pesquisava o romance no qual o filme foi baseado. Suas notas de pesquisa que sobreviveram indicam que os dois personagens que vão em busca de uma garota desaparecida foram inspirados por Brit Johnson, que resgatou sua esposa e filhos capturados dos Comanches em 1865. Depois disso, Johnson fez pelo menos três viagens ao Território Indígena e Kansas procurando incansavelmente por outra garota sequestrada, Millie Durgan (ou Durkin), até que os invasores de Kiowa o mataram em 1871.


rastros-de-odio-1956-the-searchers-john-ford

Quase desde o momento de seu sequestro, a família de Cynthia Ann Parker começou a contar e recontar a história e a moldar os fatos para atender às suas próprias necessidades e compreensão. Os primeiros narradores foram seu tio James e os outros homens em Parker’s Fort que não conseguiram resgatá-la e aos outros cativos. A desculpa deles era simples: eles foram pegos de surpresa e o grande número e a brutalidade dos agressores não lhes deixaram tempo nem significa responder. Eram, na verdade, oito índios ou, como alguns dos testemunhas afirmaram, oitocentas? Nunca saberemos.


O final do romance de Le May contrasta com o do filme, com Debbie fugindo dos brancos e dos índios. Marty, então a encontra na etapa final de sua busca, dias depois, somente depois que ela desmaiou de exaustão.


rastros-de-odio-1956-the-searchers-john-ford


"Ethan é claramente Ahab", escreveu o crítico cultural Greil Marcus, em referência ao Capitão Ahab do romance Moby Dick. "Ele é o bom herói americano dirigindo-se além de todos os limites conhecidos e em loucura, seu compromisso com a honra e decência levou o um ciclo de vingança."


O livro


O autor do livro, Alan LeMay por muitas vezes disse que seu interesse por escrever westerns era meramente financeiro, pois o gênero era lucrativo. Mas isso pouco explica a sua força de vontade de naquela época ir para o interior dos Estados Unidos para levantar relatos das tragédias do Estados Unidos profundo. 


Na verdade, os ancestrais de LeMay foram pioneiros na América em busca de uma terra prometida no Grande Plains of Kansas, guiada pela fé e pela oportunidade, não muito diferente dos Parkers do Texas cerca de quarenta anos antes. Os ancestrais de LeMay se estabeleceram no Kansas, em os dias em que rebanhos de búfalos ainda eram uma visão comum e Cheyennes e Kiowas ainda eram uma ameaça tangível. 


rastros-de-odio-1956-john-ford-the-searchers


Raptos de índios eram um tema comum: duas mulheres brancas, Anna White e Sarah Morgan, foram levadas por Sioux e Cheyenne em 1868 e resgatadas no ano seguinte pelas tropas comandadas por George Armstrong Custer. Anna White ficou grávida durante seu tempo em cativeiro, e depois que ela deu à luz um filho meio índio, seu marido branco expulsou-a de casa, algo que era o comportamento padrão em relação a um ex-prisioneiro corrompido”.


Dan Brown, o avô materno de Alan, era de Indiana e mentiu sobre sua idade para se juntar aos Voluntários de Indiana e partiu para lutar na Guerra Civil, quando tinha dezesseis anos. Ele foi ferido na Batalha de Kennesaw Montanha em junho de 1864 e carregada para uma cabana de escravos lotada que serviu como um hospital de campanha improvisado. Dan estava deitado com as roupas encharcadas em que estivera ferido, na palha da cama que nunca foi trocada, e subsistia com pouca comida. Mas ele se recuperou, sobreviveu a guerra, e se casou com uma garota de Indiana em 1867. A mãe de Alan, Maude, nasceu em LaPorte, Indiana, seis anos depois. Já velho, Dan contou à Guerra Civil histórias para seu neto Alan, que aprendeu que não havia nada romântico ou redentor sobre atirar em um homem ou levar um tiro.


Em 1879, os Browns mudaram-se para Concordia no rio Republican em Cloud County, Kansas, onde Dan abriu um escritório de advocacia, concorreu a prefeito e comprou e vendeu terras agrícolas. Foi aqui que o filho mais velho de Sophia, John LeMay, conheceu a filha de Dan Brown, Maude. Eles se casaram em 1897 em Indianápolis; Alan LeMay nasceu dois anos depois na North Illinois Street. Ele cresceu lá, se formou no ensino médio e depois serviu como tenente de infantaria durante a Primeira Guerra Mundial, “na qual nada realizei”, lembrou ele mais tarde, nunca tendo deixado os Estados Unidos.


The Searchers, décimo terceiro romance de Alan LeMay, um dos faroestes mais memoráveis ​​dos anos 1950. É a história de dois homens, Amos Edwards e seu sobrinho adotivo, Martin Pauley, e sua épica busca pela sobrinha de Amos, Debbie, a única sobrevivente do ataque ao rancho de Edwards.


Se passando no pós Guerra Civil do Texas, "The Searchers" é uma odisseia nos últimos anos das guerras Comanche-Texanos, contadas do ponto de vista de Martin. LeMay conta o magnífico heroísmo e resistência dos colonos que continuaram apesar das adversidades esmagadoras, mas também reflete seu próprio ódio racial aos Comanches, que são retratados como assassinos selvagens e estupradores, fiéis apenas a seu próprio código bárbaro. Terrível, sombrio e implacável, o livro reflete o veredicto permanente de LeMay de que a vida é inevitavelmente trágica e até mesmo o mortos não descansem em paz.


Leituras e interpretações do filme


Um dos principais temas do filme é a atitude histórica dos colonos brancos em relação aos nativos americanos. Ford não foi o primeiro a tentar representar a temática no cinema, mas sua descrição da aspereza para com os nativos americanos foi surpreendente, especialmente para as gerações posteriores de espectadores. 


O crítico Roger Ebert escreveu: "Acho que Ford estava tentando, de maneira imperfeita, até mesmo nervosa, retratar o racismo que justificava o genocídio". No coração de "Rastros de Ódio" está a atuação de Wayne como o furioso e vingativo Ethan Edwards. Desde o início de sua busca, ele está claramente menos interessado em resgatar Debbie do que em se vingar dos Comanches pelo massacre da família de seu irmão."


rastros-de-odio-1956-john-ford-the-searchers

Como destacou Ebert mas também Frankel, Ford foi muitas vezes criticado pela representação dos índios nesse filme. Em uma entrevista de 1964 para a Cosmopolitan, Ford respondeu as críticas, dizendo estar retratando a História como de fato se deu: "Há algum mérito na acusação de que o índio não foi retratado de forma precisa ou justa, mas, novamente, essa acusação foi uma generalização ampla e frequentemente injusta. O índio não recebia bem o branco ... e não era diplomático ... Se ele foi tratado injustamente pelos brancos nos filmes, isso, infelizmente, acontecia com frequência na vida real. Havia muito preconceito racial no Ocidente."


O estudioso de cinema Ed Lowry escreveu que, "enquanto os Comanches são descritos como totalmente implacáveis, Ford atribui motivações para suas ações e lhes dá uma dignidade condizente com uma civilização orgulhosa. Nunca vemos os índios cometer atrocidades mais terríveis do que as perpetradas por o homem branco.


rastros-de-odio-1956-john-ford-the-searchers


Para Brenton Priestley, Ford indica que a crueldade de Scar também é motivada por vingança, chegando a dizer: "Dois filhos mortos por homens brancos. Para cada filho, eu tiro muitos ... escalpos." 


Na verdade, há uma série de interpretações do drama psicológico de Ethan e Scar, dois de sangue inimigos que são guerreiros feridos e efetivamente dois lados do mesmo espelho. Reparem que Scar, diferente dos outros índios, possui olhos claros, traço de que ele seria o "mais branco dos índios", logo o mais próximo de Ethan dentre os seus.


Quando eles finalmente se encontram, eles trocam insultos inteligentes e trocam um diálogo respeitoso. "Você fala bom americano para um Comanch, alguém te ensinou? ” declara Ethan como ele vai entrar na tenda de Scar. Scar retruca com igual desprezo: "Você fala muito bom Comanch, alguém te ensinou?". Ethan quer fazer para Scar o que Scar fez com ele: destruir sua família e roubar e matar suas mulheres, equação sombria. O fato de Ethan, um cowboy branco, se apropriar da cultura dos índios ao ponto de tirar o escalpo de Scar, é bem significativo.


rastros-de-odio-1956-john-ford-the-searchers


O tema da miscigenação também permeia o filme. Logo no início, Martin ganha um olhar azedo de Ethan quando admite ser um oitavo Cherokee na mesa de jantar. Ethan diz repetidamente que matará sua sobrinha ao invés de fazê-la viver "com um dinheirinho", que "viver com o Comanche não é viver". Até mesmo um dos personagens mais gentis do filme, Laurie de Vera Miles, diz a Martin quando ele explica que deve proteger sua irmã adotiva: "Ethan vai colocar uma bala em seu cérebro. Eu lhe digo que Martha gostaria que ele o fizesse." Essa explosão deixa claro que mesmo os personagens supostamente mais gentis têm o mesmo medo da miscigenação.


Outro detalhe notado pelos analistas é como Ethan tinha uma proximidade estranha com a esposa de seu irmão. Muitos críticos questionam a possibilidade de Ethan ser possível pai de Debbie, o que explicaria sua fúria por ela se misturar com um índio e sua sanha para a achar.


rastros-de-odio-1956


Crítica do filme 


Sempre em minhas análises vou buscar trazer aquilo de mais importante que já foi falado sobre aquele filme e o universo que o inspirou ou influenciou. Mas a maioria das vezes eu encontro pouquíssima informação já publicada ou discutida sobre aquilo que envolve o cinema e justamente onde mais posso contribuir e trazer mais: a História.


Seguindo a proposta metodológica de Marc Ferro, em Cinema e História, sobre como os historiadores deveriam analisar o cinema, acredito que como toda obra de arte um filme fala mais sobre o período e contexto que foi produzido, do que o tempo que ele retrata, mesmo que esse possa conter algumas respostas.


rastros-de-odio-1956-john-ford-the-searchers


Muitos críticos esqueceram de falar dos aspectos históricos envolvendo Rastros de Ódio. Sendo um filme de 1956, auge da era de ouro dos Estados Unidos e do ideal desenvolvimentista no mundo. No Brasil, JK acabava de ser eleito prometendo 50 anos em 5 de progresso, inspirado no New Deal norteamericano. 


No Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower era o presidente e que governou o país por quase toda a década de 50. Antes disso, ele foi um general de cinco estrelas do Exército Americano. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele serviu como o Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa. Ele assumiu a responsabilidade de comandar e supervisionar a invasão do Norte da África durante a Operação Tocha entre 1942 e 1943. Logo depois ele assumiu o planejamento da invasão da França e da Alemanha entre 1944 e 1945, na Frente Ocidental. Em 1951, ele se tornou o primeiro comandante supremo da OTAN.


Em outras palavras, Eisenhower era considerado um herói por ter derrotado aos nazistas, mas como candidato republicano em 1952 e prometeu uma cruzada contra "comunismo, Coreia e corrupção." Ele derrotou Adlai Stevenson encerrando duas décadas de governos democratas. No primeiro ano como presidente, Eisenhower depôs o líder do Irã num golpe de estado, e ameaçou usar de força nuclear contra a China para encerrar a Guerra da Coreia.


Sendo "The Searchers" uma história de um autor cujo o avô lutou na Guerra Civil, adaptado por um diretor que havia lutado na primeira guerra, não difícil ver o filme como um símbolo da era Eisenhower. Apesar de considerado um político conservador, ele continuou com o "New Deal", expandiu os seguros sociais e lançou o chamado "Interstate Highway System", o sistema de rodovias estaduais que cruza todo os Estados Unidos. 


rastros-de-odio-1956-john-ford-the-searchers


Ethan é quase a definição perfeita de Eisenhower: republicano, conservador e politicamente incorreto, mas real cheio de defeitos e por isso mostra o que culturalmente pode ser considerado a "verdadeira América". 


Na época que fez o filme, John Ford estava tendo problemas com alcoolismo e de certa forma decepcionado que seus filmes mais nacionalistas, como Forte Apache (1940), haviam se tornado quase peças de propaganda americana contra a União Soviética na Guerra Fria. Ford, um centrista inveterado, fez questão de adaptar The Searchers por ser uma história com um protagonista "invertido". Para aqueles que sempre automaticamente se identificam com o cowboy branco, que sai atirando em todos, dessa vez vai estar torcendo para um vilão genocida. Você é obrigado a dar um passo para trás, refletir sobre o filme e passar horas discutindo ele, o que fez de Rastros de Ódio uma peça pop na cultura americana.


Buddy Holly escreveu a canção "That'll be the day", em referência a frase dita no filme. 




John Ford era um grande diretor e isso é indiscutível. Destaque técnico para a fotografia desse filme. Os planos abertos, para aquelas grandes paisagens ensolaradas ou com neve, dão uma sensação reflexiva, profunda e existencial ao filme. 


rastros-de-odio-1956


Acho um pouco perigoso como o filme naturaliza o preconceito contra o índio, principalmente na cena que Martin chuta sua "esposa índia". Mas na cena do final, quando Debbie é capturada, em pânico, com mistura de medo e nojo de Ethan, o filme se paga: o herói é, na verdade um farsante genocida. Genial.


rastros-de-odio-1956-the-searchers-john-ford


Também a cena onde um dos caras toma um tiro, e o reverendo Samuel Clayton o dá uma bíblia para passar a dor, dá uma pista de que não estamos acompanhando a história das pessoas mais racionais e científicas. 


rastros-de-odio-1956-john-ford-the-searchers



Um último detalhe é sobre o título do filme. No original, o título significava "Os Pesquisadores", uma referência irônica a como a ciência se desenvolveu na América através dos relatos de viagem. No Brasil, a tradução perdeu esse detalhe, mas foi boa ao focar que os "rastros" buscados por Ethan eram puro "ódio". 


Infelizmente, este clássico não está no Youtube, apenas no streaming pago ou dvd. É isso, amigos. Até o próximo faroeste!


rastros-de-odio-1956-john-ford-the-searchers


rastros-de-odio-1956-john-ford-the-searchers

Comentários

  1. Muito bom filme. Tenho em dvd( original)!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Carlos Augusto, foi afirmado que não está disponível no Youtube, o que é fato. Se tiver um link, disponibilize para nos aqui

      Excluir

Postar um comentário

Em Alta no Momento:

O Dólar Furado (1965): Faroeste italiano retrata o pós Guerra Civil para comparar com o contexto seguinte a Segunda Guerra Mundial

Bravura Indômita (True Grit, 1969): Um faroeste clássico sobre vingança tão impactante que ganhou sequências e um remake

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971): Uma distopia capitalista que reflete como a sociedade industrial modifica as tradições culturais

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme



Curta nossa página: