Pular para o conteúdo principal

Estética - Nip/Tuck (2003–2010): Curiosidades e análise de uma das séries mais polêmicas e sensacionalistas da História da TV



Nip/Tuck é uma série de televisão norte-americana criada por Ryan Murphy, exibida pela FX nos Estados Unidos de 22 de julho de 2003 a 3 de março de 2010. A série, que também incorpora elementos de drama criminal, comédia negra, drama familiar, sátira e suspense psicológico, foca em "McNamara/Troy", um centro de cirurgia plástica de ponta e controverso, acompanhando a vida pessoal e profissional de seus fundadores Dr. Sean McNamara e Dr. Christian Troy. Cada episódio apresenta representações das cirurgias plásticas em um ou mais pacientes. No Brasil, foi exibido pelo canal a cabo FX e pelo SBT com o nome Estética dentro do programa Tele Seriados. O programa inspirou a criação do reality show de cirurgia plástica Dr. 90210, Dr. Hollywood no Brasil, reality show estrelando Dr. Rey


O drama se passa em um centro de cirurgia plástica, McNamara/Troy, centrado nos dois médicos que o possuem. Sean McNamara (Dylan Walsh) é frequentemente encontrado tendo problemas em casa devido a ser seduzido por mulheres bonitas diariamente, e assim tenta manter sua família unida, remendando a estrada rochosa em que sua família e ele estão vivendo. O sócio Christian Troy (Julian McMahon), porém, usa seu charme para trazer potenciais candidatas femininas e realiza negócios vaidosos, quase nunca falhando e terminando com dezenas de mulheres na cama. Sean leva seu trabalho a sério e muitas vezes deve corrigir os erros de Christian.




Criador da série


Nip Tuck foi criada por Ryan Murphy. Murphy começou como um jornalista trabalhando para The Miami Herald, Los Angeles Times, New York Daily News, Knoxville News Sentinel e Entertainment Weekly. Ele começou a escrever roteiros no fim de 1990, quando Steven Spielberg comprou seu roteiro Why Can't I Be Audrey Hepburn?


Murphy começou sua carreira na televisão em 1999 com a comédia adolescente Popular. O show foi ao ar na The WB por duas temporadas. Murphy é o escritor da série ganhadora do Globo de Ouro, Nip/Tuck, que foi ao ar no canal FX e ambas as séries foram bastante comerciais e foram um grande sucesso. Ele produziu, escreveu e dirigiu vários episódios; em 2004, Murphy ganhou seu primeiro Emmy. Ele foi nomeado como escritor de série de drama. Murphy disse que a frase famosa da série Nip/Tuck; "Me diga o que não gosta em você mesmo" foi pega de um cirurgião plástico que ele conheceu quando era jornalista e escrevia sobre cirurgia plástica em Beverly Hills, Califórnia (meu palpite: do próprio Dr. Rey).



A produção das séries de Murphy, principalmente de Nip/Tuck, se distinguem pelo formato de produção. É basicamente assim que funciona: Murphy faz toda a produção, escreve o roteiro e se encarrega pela realização do episódio. Isso quer dizer que grande parte das coisas, casas, cenários, objetos e atores da produção, pertencem e trabalham diretamente para Murphy. Ao estúdio, cabe o crivo da seleção, determinar quais cenas vão para o ar, mantendo o sentido da série. 


Isso nos remete a alguns fatores comuns em suas produções: 1 - Os atores se repetem. É notável a quantidade de rostos que se repetem entre Nip/Tuck, Glee e American Horror Story. 2 - Isso quer dizer que suas séries funcionam em um regime liberal de produção e isso vale para os atores, que obviamente meio que participam da produção da série, mas também na liberdade e libertinagem da série do que acontece em cena. Talvez por isso a série fosse tão ousada e transgressora na forma de abordar o sexo, afinal a história estava feita, bastava o canal botar no ar. 


Porém, obviamente isso causou um problema com o estúdio nas temporadas posteriores, principalmente na 5° e na 6°, afinal se o estúdio não quiser que nada que já foi filmado vá para o ar, o que o showrunner terá que fazer? Obviamente começar do zero e refilmar tudo, o que prejudicou muito o andamento final da série.


A grande contradição da série é que talvez ela seja uma das poucas séries que influenciou uma dezena de formatos televisivos popularescos e sensacionalistas, de uma maneira que as pessoas nem se lembram da série original. Isso pode ser algo complexo, já que diferente de séries como How I Met Your Mother que se inspiram na linguagem de shows, games e outros formatos de tv; foi a série que estimulou uma moda nos formatos televisivos (no mínimo questionável).


A série inspirou o reality show Dr. 90210 adaptado no Brasil pela RedeTV! como Dr. Hollywood). Feita em co-produção com a Sato Company, a RedeTV! estreou o reality show em 1º de dezembro de 2007. Também era exibido pelo canal E! nos Estados Unidos. 


O programa mostra a vida dos médicos que o estrelam. Além disso, há sempre entrevistas com os pacientes e filmagens das cirurgias, além de mostrar o "antes e depois" de cada paciente. Ou seja, a equipe de filmagem acompanha desde o procedimento pré cirúrgico ao pós cirúrgico, dependendo do horário de exibição e parte do corpo a ser realizada a cirurgia. Inicialmente, o programa mostrava apenas a vida e o trabalho do Dr. Robert Rey, mas atualmente se expandiu para mostrar o cotidiano de outros profissionais, a fim de não focar somente a parte de cirurgias estéticas. Tudo inspirado na série de Murphy. 


O problema, é que enquanto para muitos americanos Dr. Rey é uma semi-celebridade pouco importante e desconhecida, no Brasil poucos são os que não conhecem Dr. Rey. conhecido por defender posições políticas conservadoras, ele foi um pré-candidato para as eleições presidenciais do Brasil, até desistir da candidatura em abril de 2018. Naquele pleito, apoio o candidato Jair Bolsonaro. 


Em 2013, Dr. Rey se filiou ao Partido Social Cristão (PSC) para concorrer ao cargo de deputado federal por São Paulo. Recebeu 21 371 votos (0,10%) e acabou não sendo eleito. Mais tarde, filiou-se ao Partido Ecológico Nacional (PEN).


No final de 2017, Dr Rey divulgou interesse em uma pré-candidatura à presidência do Brasil, mas desistiu da candidatura em abril de 2018. No mesmo ano, Rey se filia ao Partido Republicano Brasileiro (PRB), concorrendo novamente ao cargo de deputado federal por São Paulo. Recebeu 13 321 votos (0,06%) e não foi eleito.


Dez dias após o fim das eleições, quando o presidente eleito Jair Bolsonaro organizava sua equipe para governar em 2019, Dr Rey foi a residência de Bolsonaro em um condomínio na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, foi autorizado a entrar com o objetivo de fazer a visita para se oferecer para comandar o Ministério da Saúde, mas não pôde ser recebido. Em 2020, divulgou um vídeo pedindo ao presidente Bolsonaro para ser considerado na escolha do ministro da saúde, em meio à pandemia do coronavírus. No mesmo ano, Dr. Rey disputou uma vaga na Câmara municipal de Vargem Grande Paulista pelo Podemos (PODE). Obteve 517 votos (1,81%), não conseguindo se eleger. 




Ou seja, no mínimo um legado duvidoso que deixou a série, não atoa ela foi totalmente esquecida e apagada da memória dos brasileiros, tanto que não está em nenhum serviço de streaming. Mas quero destacar alguns marcos e méritos da série. 




Resumo da série
Se não quiser spoilers, pule direto para a crítica no final do texto


A 1° temporada:


O piloto de Nip/Tuck deve ser um dos melhores da história das séries. Melhores amigos desde a faculdade, Sean McNamara e Christian Troy tocam uma bem sucedida clínica de cirurgia plástica em Miami, mas ao Christian aceitar US$ 300.000 de um mafioso desesperado por um novo rosto, tudo é posto em risco. A esposa de Sean, Julia, luta em casa com seus sentimentos persistentes por Christian, decorrentes de uma noite que tiveram juntos enquanto estavam na faculdade. O filho de Sean, Matt, vai a Christian para pedir uma circuncisão. A aspirante a modelo Kimber (estrela convidada Kelly Carlson), a mais recente de uma longa linha de conquistas de Christian, descobre a feia verdade sobre o mulherengo Troy.


Fazendo justiça ao nome da série, o piloto é um show completo de estética e Gestalt. Os planos, as músicas escolhidas e a proposta "tropical" da série, com direito a música brasileira e tudo mais, fazem do episódio um dos melhores pilotos que já vi.




O novo psicólogo de McNamara/Troy (estrela convidada Kevin Chamberlin) cria conflito entre Sean e Christian, enquanto ao mesmo tempo Sean se interessa por uma psiquiatra independente, Dr. Grace Santiago, tanto profissional quanto pessoalmente. Os sentimentos de Christian por Julia começam a afetar sua vida sexual. Matt se preocupa com o sexo com sua namorada Vanessa (Kate Mara) e sua possível reação ao seu prepúcio, levando-o à auto circuncisão. Sean tenta encorajar a anestesista Liz (Roma Maffia) a voltar ao trabalho. Sean e Christian operam irmãs gêmeas idênticas, que pedem cirurgia para parecer diferentes uma da outra.


O ator Raymond Cruz que faz Tuco em Breaking Bad está na série


Sean opera a auto-circuncisão mal feita de Matt, enquanto Matt descobre a verdade sobre Vanessa (Kate Mara). Christian é forçado a jogar duro com o envelhecimento da socialite viúva Mrs. Grubman (estrela convidada Ruth Williamson), que ameaça McNamara/Troy com um processo por negligência após um acidente durante sua cirurgia. Julia enfrenta acusações criminais por jogar Frisky, o hamster de sua filha, no vaso sanitário. Uma mulher obesa pede cirurgia drástica a tempo de sua próxima reunião do ensino médio, levando Christian e Grace a bater cabeça sobre seu estado mental. 




Sean, triste com o aborto de Julia, se conecta com um portador de câncer de mama que pede uma plástica nos seios. O carro e o barco de Christian são destruídos por um perseguidor misterioso, levando-o a confrontar muitos de suas exs, incluindo Kimber. Vanessa se preocupa com a súbita falta de interesse da namorada Ridley (Sophia Bush) nela, então pede a Matt para participar de um ménage com os dois para apimentar seu relacionamento. Bliss Berger (estrela convidada Leslie Grossman), tendo perdido uma quantidade significativa de peso através do exercício, pede cirurgia para remover o excesso de gordura de seus braços antes que ela vá a um encontro às cegas com um médico fisicamente perfeito. 




Christian descobre, através de um paciente do sexo masculino que pede lipoaspiração em seu peito, um clube secreto de swingers de luxo. Conseguindo um convite, ele traz a namorada Kimber para a reunião. O amigo de Julia, Jude (Phillip Rhys), começa a trabalhar como estagiário para McNamara/Troy, enquanto Sean se preocupa com sua amizade florescente. O relacionamento de Matt com Vanessa e Ridley está exposto, levando a uma intervenção das três famílias. Os problemas no pescoço de Sean o levaram a uma reunião com Megan O'Hara, que trabalha como quiroprático.


Matt e seu amigo Henry (estrela convidada Andrew Leeds) atropelam uma colega do ensino médio em um acidente de carro enquanto estão sob efeito de apenas um cigarro de de maconha (momento super criticável e puro pânico moral sensacionalista. Matt mais tarde descobre que a rigorosa mãe cristã da garota (Alyson Reed) se recusa a permitir que a cirurgia seja realizada em sua filha agora desfigurada. Christian se conecta com uma colega vítima de abuso sexual infantil (Katy Selverstone). Um padre (Jamie McShane) esconde sua identidade fazendo Christian remover uma marca de nascença incriminadora.


Sean e Christian se preparam para seu próximo teste de certificação, mas Sean está distraído quando Megan (Julie Warner) é informada pelos médicos que seu câncer é terminal. Sra. Grubman e seu novo marido Sumner (Jerry Hardin) ambos solicitam cirurgia de rejuvenescimento genital. 




A ex-amante de Christian, Gina (Jessalyn Gilsig), revela que ela está grávida, e que ele tem uma semana para decidir se quer fazer parte da vida de seu filho ainda não nascido. Julia questiona a paternidade de Matt e decide fazer o teste de DNA. Matt descobre que Henry (Andrew Leeds) está romanticamente interessado em Cara, a garota que eles atropelaram. Sean e Liz (Roma Maffia) descobrem que o último paciente de McNamara/Troy sofre de transtorno de personalidade dividida, e que cada personalidade está solicitando diferentes cirurgias plásticas.


O traficante Escobar Gallardo chantageia Sean e Christian para remover implantes de heroína líquida de um de seus muitos traficantes de drogas que entram ilegalmente no país com a droga implantada nos seis falsos de silicone. Christian tenta ser um homem de família na preparação para o nascimento de seu filho. Julia faz amizade com Sofia Lopez (estrela convidada Jonathan Del Arco) depois que ela entra em sua academia, mas as colegas de Julia têm um problema com uma pessoa trans estar em sua aula de pilates. 


Escobar Gallardo continua chantageando Sean e Christian, levando Sean a um possível assassinato para proteger sua família. Gina entra em trabalho de parto, revelando uma verdade secreta que destrói Christian: o bebê era negro e não era filho de Troy. Julia descobre a verdade sobre a paternidade de Matt. Christian descobre que Bobolit (Joey Slotnick) e Kimber estão noivos. Uma socialite rica (Ian Abercrombie) oferece a McNamara/Troy US$ 150.000 para realizar uma cirurgia em seu premiado cão.




A 2° temporada:


Sean faz 40 anos, e começou a experimentar espasmos na mão que afetam suas habilidades cirúrgicas. Gina tenta manter o bebê, que se chama Wilber, longe de Christian, que mais tarde descobre que a babá de Wilber (Portia Dawson) o tem drogado para mantê-lo dormindo. A mãe de Julia, Erica, vem a Miami querendo um lifting facial pouco antes de começar a promover seu novo livro. Erica e Christian têm uma história: dormiram juntos no casamento de Sean e Julia. Uma mulher de meia-idade (Romy Rosemont) e seu melhor amigo gay (Chris Diamantopoulos) vêm para McNamara/Troy. A mulher busca cirurgia corretiva após levar um tiro no rosto há nove meses. Mas a amizade deles guarda um segredo obscuro.



Christian quebra o nariz na vagina de uma mulher depois que ela espirra durante o sexo oral, mas está preocupado com Sean corrigi-lo devido a seus espasmos nas mãos. Matt descobre que Henry foi preso por estuprar Cara Fitzgerald, e informou as autoridades sobre o atropelamento em que Matt estava envolvido. 


Sean descobre que Julia está fingindo seus orgasmos, e pede conselhos sexuais a Christian. Ele também encontra Ava Moore (Famke Janssen), uma life coach, e recomenda que ela fale com Julia sobre seu estresse recente. Ava sugere que Erica (Vanessa Redgrave) está na raiz dos problemas de Júlia e deve ser cortada de sua vida. Gina diz a Christian que quer outro bebê, e quer que ele seja o pai biológico. Uma mulher somali quer uma reconstrução do clitóris depois de sofrer mutilação genital. A operação é um sucesso, e Christian decide que ele é a melhor pessoa para lhe dar o primeiro orgasmo. Um jovem, Elias (Michael Robert Brandon), que não consegue produzir folículos capilares em seu corpo, pede implantes capilares. 


Sean e Julia ficam chocados quando Annie entra na puberdade precoce. Christian descobre que Gina está recrutando testemunhas de caráter para o julgamento de custódia, incluindo Kimber. Christian a leva para jantar para tentar impedi-la de testemunhar contra ele e descobre que ela se tornou viciada em cocaína. 


Um acidente de carro provoca Sean a arriscar sua vida. O julgamento de custódia começa, com James Sutherland (Georg Stanford Brown) querendo a custódia total de Wilber. Julia descobre a identidade do verdadeiro pai de Matt: Troy. Um alpinista pede cirurgia para consertar seu rosto, depois que sua última expedição o fez perder a pele do nariz. Convidado estrelado por Jessalyn Gilsig.


Ava é contratada para tratar Matt, e oferece-lhe sexo em troca de boas notas. Matt fica obcecado com Ava, e é preso por se masturbar fora de sua janela. Christian descobre os jogos de Ava e a ameaça, até que ela o chantageia com a verdade sobre a paternidade de Matt. Liz revela que quer ter um bebê, e Christian lhe oferece seu esperma. Uma mulher de meia-idade pede lipoaspiração para conseguir um emprego como vendedora na Saks Fifth Avenue, mas está infeliz com os resultados, perseguindo Sean em frustração. Uma mulher, Allegra Calderello (Elaine Hausman), precisa de cirurgia para consertar os lábios, que foram queimados em um acidente na cozinha. Sean e Christian sugerem substituir seus lábios por pele de seus lábios sa vagina.


Sean é provocado a realizar uma cirurgia pró-bono em uma bela modelo que foi estuprada e horrivelmente cicatrizada em seu rosto por um atacante em série, apelidado de The Carver. Julia convida Ava e seu filho Adrian (Seth Gabel) para jantar, onde o relacionamento de Ava com Matt é revelado, criando conflito entre as duas mulheres. Bobbi Broderick continua tentando destruir a reputação de Sean.


Julia está tendo ataques de pânico e telhas, um sinal de estresse ou culpa. Ela acaba confessando ao Sean que ele não é o pai de Matt. Liz revela que está grávida, mas está preocupada com a saúde do bebê. Sean e Christian tratam uma mulher que diz ser vítima de estigmas de cristo. 




Sean e Christian se preparam para se separar como parceiros após as revelações sobre a paternidade de Matt. Eles são temporariamente forçados a trabalhar juntos em uma cirurgia especial envolvendo a separação de dois gêmeos adultos. Em seu dormitório, Sean e Christian fazem sexo a três com uma prostituta (Jennifer O'Dell) que tem uma estranha semelhança com Julia. 


Kimber retorna, revelando que agora é uma estrela pornô de sucesso. Tão popular que uma boneca sexual está sendo produzida à sua imagem, mas Kimber está infeliz com a vagina da boneca e quer que McNamara/Troy a altere cirurgicamente antes que a boneca comece a produção. Morando sozinho em casa, Sean faz sexo com a boneca de Kimber. Julia conhece um homem bonito (estrela convidada Jeffrey Nordling) em um bar de solteiros, mas é perturbada por seu fetiche incomum. Um escritor masculino (estrela convidada J.K. Simmons) pede implantes nos seios para entender a dor de sua esposa (Jessica Steen) após sua batalha contra o câncer de mama.


Christian se vê atraído por uma mulher cega sedutora que pede novas córneas. Depois de ver Sean com a boneca, Kim se envolve com ele. E depois de saber disso, Julia faz implantes nos seios. Erica, mãe de Julia descobre que Julia está morando em um pequeno apartamento desde a separação, e tenta fazer Sean entender a dor de sua filha.



Depois de cair por uma porta de vidro, Julia passa por uma cirurgia para corrigir seu rosto cicatrizado e pede que seus implantes de mama sejam removidos ao mesmo tempo. Ainda sob anestesia, Julia é guiada através de um universo alternativo por Ava, onde lhe é mostrado como seria sua vida se ela se casasse com Christian após a faculdade em vez de Sean. Encontrando-se atraída pelo Sean alternativo assim como ela é para Christian no mundo real, Julia finalmente chega a um acordo com o que ela realmente quer da vida.




Christian descobre que seu antigo rival, Dr. Merrill Bobolit, tem trabalhado como cirurgião plástico barato e realizando operações perigosas em clientes desesperados com poucas precauções de segurança, realizando as operações em um backroom de um salão de beleza como sua base de operações. Matt e Adrian se enfrentam na escola. Ava sugere Christian subornar o diretor da escola com cirurgia plástica gratuita. A relação entre Sean e Kimber desmorona após ela pedir cirurgia para mudar as "linhas de amor" em sua mão. Julia e Sean colocam suas diferenças de lado para separar Matt e Ava. Adrian começa a se revelar seu ciúme do relacionamento de Matt e Ava. Sean e Christian consertam o nariz de uma dona de casa abusada, cujo marido está na prisão por matar seu filho. 


Sean continua operando as vítimas de Carver, e é atacado pelo próprio estuprador mascarado. Gina revela que ela é HIV+, forçando Christian a encontrar Wilber e seu pai e seus próprios ex-amantes. Kimber começa a dirigir filmes pornôs, e diz a Christian que ela sempre estará lá para ele. 


Ava e Matt planejam fugir para Paris juntos, mas não antes de Matt pegar pílulas para ela do escritório de seu pai. Christian descobre os planos do casal, e então um segredo completamente mais chocante sobre Ava: ela é trans. Investigando seu passado, Sean, Christian e Julia se unem para tirar Ava da vida de Matt de uma vez por todas. Uma visão de Escobar Gallardo provoca Sean a confrontar o próprio Carver. A comediante Joan Rivers (como ela mesma) vem a McNamara/Troy solicitando todas as suas cirurgias anteriores desfeitas. 




3° temporada:


Enquanto Christian tenta se recuperar do ataque do Carver, Sean deve forjar uma nova parceria para manter a prática funcionando. Sean ajuda a polícia a remover uma mulher obesa de seu sofá. Julia percebe que precisa tomar uma decisão sobre seu casamento. Christian e Liz realizam cirurgias estéticas em um macaco extraordinário para ajudá-la a se reproduzir. Depois de saber que Ava é uma mulher trans, Matt questiona sua própria sexualidade. As tensões aumentam em McNamara/Troy quando Sean e Quentin, contra a vontade de Christian, removem as tatuagens de um membro de gangue.


Sean, Julia e Christian lutam para encontrar uma solução comum enquanto Matt sai do controle. Christian faz uma cirurgia em sua antiga fraternidade para ajudar a encobrir um ritual de trote que deu errado. Quando o relacionamento aberto de Christian com Kit - uma detetive sexy que investiga as atividades de Carver - e Kimber perde seu apelo, Christian pede a Quentin para ajudar a jogar Kit para fora do trio.


Christian tem dúvidas sobre a última história da vítima Carver. Sean se encontra sob investigação do Serviço de Proteção à Criança depois que Matt pede uma ordem de restrição contra ele. Christian se torna o principal suspeito no caso Carver depois que a polícia encontra uma prova condenatória na cena do último ataque de Carver. Um homem soropositivo que sofre de deformes faciais vem a McNamara/Troy para ter sua aparência restaurada para uma de boa saúde.


McNamara/Troy está em apuros financeiros após a prisão de Christian. Gina retorna e forma uma inesperada aliança de negócios com Julia. O pedido cirúrgico extremo de um paciente deixa Christian entre o que o que é certo e o que o paciente. Depois de deixar McNamara/Troy, Sean leva suas habilidades cirúrgicas para o Programa de Proteção à Testemunha, onde transforma a aparência de uma mulher, Nikki Morretti, e seu filho, Austin. Depois que um cliente do De La Mer Spa revela seu surpreendente segredo de beleza para Julia, Gina e Liz, eles fabricam um novo produto de assinatura - e esperam que o ingrediente principal permaneça em segredo.


Sean questiona seus crescentes sentimentos românticos por Nikki quando ele descobre a verdade sombria sobre seu passado. O pedido de cirurgia plástica de um paciente com Síndrome de Down move Christian a fazer contato com sua mãe biológica, Gail Pollack. Quentin corteja Julia, que recebe a atenção.




A relação de trabalho entre Christian e Quentin piora quando eles têm um desacordo ético sobre uma cirurgia inovadora que avançaria suas reputações médicas. Sean não quer que Nikki desapareça no Programa de Proteção à Testemunha sem ele. Christian dá a Kimber um ultimato pré-nupcial: desistir de sua carreira em filmes adultos ou acabar com seu noivado.


Christian e Kimber colocaram os últimos retoques em seus planos de casamento, mas um acordo pré-nupcial não assinado lança uma sombra de dúvida ao longo da ocasião. Christian e Sean ficam chocados quando a nova namorada de Matt, Ariel Alderman, revela suas crenças racistas.


Furioso que Quentin está namorando Julia, Sean resolve fazer o que for preciso para forçar Quentin a sair da clínica. Christian afirma estar bem após a saída repentina de Kimber, mas seu relacionamento com um paciente indica o contrário. Sean teme que Matt possa estar ligado a uma série de crimes de ódio contra ex-pacientes de cirurgia plástica.


Um jato com destino a Miami para Nova York cai após a decolagem e a mãe de Julia, Erica, pode estar a bordo. Christian, Sean, Liz e Julia lutam para salvar a vida dos passageiros sobreviventes, e Sean deve amputar os braços de uma das vítimas do acidente.


Um shopping center que a Sra. Papai Noel vem a McNamara/Troy para uma lipoaspiração antes das férias, mas uma descoberta durante a cirurgia coloca em risco seu casamento com o Sr. Claus. Julia deve tomar uma decisão que pode afetar profundamente o resto da vida de sua família. Ariel pede a Matt para ajudá-la a tomar medidas drásticas para alterar sua aparência.


Christian descobre a verdade sobre o desaparecimento de Kimber no dia do casamento quando recebe uma pista horrível de The Carver. Detetive Kit McGraw traz Carver suspeito Quentin para interrogatório. Cherry, a mulher transgênero que Matt espancou brutalmente, ameaça contar à polícia sobre seu agressor a menos que Sean realize uma cirurgia plástica pró-bono. As preocupações de Julia com sua gravidez inesperada lhe dão um pesadelo.


No final da temporada escrito e dirigido pelo criador da série Ryan Murphy, The Carver vai em uma farra de corte e ataca uma casa de fraternidade à medida que Kit fica mais perto de pegar seu inimigo. Sean, Christian, Matt e Cherry Peck estão envolvidos em jogos separados de tortura. Julia faz uma descoberta sobre sua gravidez. E a identidade do Carver é finalmente revelada: Dr. Quentin Costa, interpretado por Bruno Campos, que é brasileiro e desistiu da atuação.




4° temporada:


Sean e Christian celebram uma cirurgia marcante e recebem uma proposta interessante do paciente Burt Landau, um rico capitalista de risco médico que quer implantes testiculos maiores, e sua esposa muito mais jovem, Michelle. Enquanto isso, Julia revela notícias devastadoras sobre seu filho por nascer para Sean, deixando-o cheio de medo e dúvida. A operadora de sexo telefônico Cindy Plumb pede que os cirurgiões tornem sua voz mais jovem. E Christian torturado redecora seu apartamento depois de uma consulta preocupante com seu psiquiatra, Dr. Faith Wolper.


Sean e Julia tomam uma decisão importante sobre seu bebê por nascer. Depois de se meter em problemas com seu novo chefe, Sean e Christian descobrem as desvantagens de não possuir mais sua prática. A decisão de Matt de seguir um novo caminho na vida é recebida com incerteza por sua família. Enquanto isso, um gay aristocrático, Arthur Stiles, quer que seu amante mais jovem pareça tão distinto quanto ele. E James, uma mulher que tem um passado misterioso com Michelle, chega.


Enquanto Sean procura uma enfermeira noturna para seu bebê recém-nascido, Conor, os desejos ocultos de Sean são revelados. Ele pede apoio a Christian, mas a vaidade de Christian faz com que ele não esteja disponível no momento mais crucial. Sean e Julia eventualmente contratam Marlowe Sawyer para ajudar a cuidar de Conor. Enquanto isso, Liz testemunha um evento que muda sua visão de Michelle.


Quanto mais Michelle resiste a Christian, mais ele a quer. Se o passado de Michelle é alguma indicação, ela tem muito a perder. Enquanto isso, as preocupações de Sean com Julia e o bebê o levam a uma situação comprometedora. Uma paciente chamada Shari Noble precisa do mamilo recolocado após um acidente. E quando Christian acompanha Liz em um bar lésbico, torna-se uma noite que ela vai se arrepender pelo resto de sua vida.


Christian ganha uma fortuna de uma cliente rica, Dawn Budge, fora de McNamara/Troy, quando ela pede reformas cirúrgicas para toda a sua família. No entanto, Christian continua ansiando pelo que não tem: uma relação honesta e amorosa. Enquanto isso, James chantageia Christian enquanto força uma Michelle aterrorizada a se lembrar de suas ações passadas. Sean faz uma oferta muito romântica para Julia. E Kimber convence Matt a se mudar da casa dos pais.


Enquanto tenta organizar uma segunda lua-de-mel para ele e Julia, Sean descobre que uma babá que o casal havia contratado, Monica Wilder, não tem intenção de partir. A terapeuta de Christian, Dra. Burt Landau descobre o caso entre Michelle e Christian e propõe uma solução pouco ortodoxa.


Christian já fez sexo suficiente com Michelle na frente do incapacitado Burt, que mais tarde sofre um derrame. Desesperado por companhia, Christian manipula um frágil Kimber para dormir com ele. Liz diz que ela precisa de um transplante de rim, mas Sean tem preocupações sobre doar um dos seus, apesar de ser compatível. Matt dá em cima de Kimber. A recém-divorciada Dawn Budge tem uma orelha arrancada por ladrões, e requer um substituto.


Sean se prepara para a cirurgia de Conor, enquanto tem flashbacks de sua própria infância dolorosa marcada por uma deformidade física. Julia tem medo de última hora de ter seu filho submetido a uma cirurgia, e finalmente age em sua atração inesperada por Marlowe (Peter Dinklage). A Sra. Grubman está morrendo, e pede cirurgia para deixar um cadáver bonito. Convidado estrelado por Mo'Nique e Burt Bacharach.


Liz pede lipoaspiração depois de se sentir fora de forma ao lado de sua nova namorada obcecada em ser fitness, Poppy (a estrela do rock Alanis Morissette!). Julia e Marlowe (Peter Dinklage) agem sobre seus sentimentos um pelo outro, e Marlowe mais tarde pede um procedimento de alongamento das pernas, a fim de fazê-los parecer mais como um casal comum. James (Jacqueline Bisset) é ameaçado por seus chefes em pegar outro rim, e coloca seus olhos em Christian. 


Sean tenta remover qualquer vestígio de Marlowe (Peter Dinklage) da casa de McNamara depois de descobrir o seu caso de Julia. Matt e Kimber revelam que estão casados e esperando um bebê. Christian não confia em Kimber, então secretamente faz um teste de DNA para provar que o bebê é dele. Merrill Bobolit retorna, solicitando cirurgia anal depois de ser repetidamente estuprado na prisão por seu companheiro de cela e "marido": Escobar Gallardo. Mais tarde, Escobar pede a Sean e Christian que lhe devolvam seu rosto antigo.


No ano de 2026, temos uma visão do futuro nesse episódio, onde o adulto Conor tenta consertar suas feridas emocionais através de uma reunião de toda sua família. Enquanto isso, a adulta Annie continua atormentada por sua educação. Nos dias atuais, Julia aceita o fato de que felicidade significa estar sozinha quando ela parte de Miami para Nova York com seus dois filhos, deixando Sean e Christian para trás para sempre. Se pararmos para pensar, esse episódio é na verdade o último episódio e final da série, já que não sabemos mais nenhuma informação do que aconteceu depois da série a não ser o que foi dito neste episódio.


Sofrendo de solidão, Sean simpatiza com uma cliente abandonada, Diana Lubey, e concorda com seu perverso pedido de cirurgia plástica. Enquanto isso, Christian propõe casamento com Michelle, mas seu passado promíscuo faz com que ele questione sua capacidade de assumir um compromisso de longo prazo com qualquer mulher. E James inventa um plano para usar a sala de cirurgia de McNamara/Troy para seu próprio benefício. Enquanto Sean celebra o Natal sem sua família, sua solidão o leva a buscar consolo no álcool. Enquanto isso, Christian recebe um presente inesperado quando Wilber, que agora tem 3 anos, volta à sua vida.


Procurando sua alma e exasperado por viver na sombra de Christian, Sean vende sua parte de McNamara/Troy para Christian e Michelle. Enquanto isso, Gina Russo volta na vida de Christian quando descobre que Michelle se tornará a mãe adotiva de Wilber. James termina sua associação com Escobar Gallardo e seu anel de roubo de órgãos - e o pesadelo de Michelle começa. E enquanto Matt tenta reacender o fogo em seu casamento com Kimber, Liz e Poppy chegam a uma encruzilhada de relacionamento.




Escobar Gallardo procura um procedimento estético de Sean e Christian para sua esposa, Gala, que foi brutalmente atacada pelos inimigos de seu marido. O futuro de Christian e Michelle juntos é ameaçado quando o passado violento e sombrio de Michelle é finalmente exposto. Com Julia e seus dois filhos mais novos morando em Nova York, e Matt e Kimber esperando um bebê, Sean toma uma decisão de mudança de vida sobre sua parceria em McNamara/Troy.


5° temporada:


Nesta temporada a série sofre um "reboot". Além de mudarem para Los Angeles sem nenhum motivo aparente a não ser baratear a produção, a maioria dos personagens e histórias são deixadas para trás, onde Sean e Troy tentam viver aventuras do zero em Hollywood. Obviamente uma tentativa de suavizar a série, e brincar com o formato, que eu curti bastante, mas a audiência na época odiou. A estreia da quinta temporada, Sean e Christian se acomodam em sua nova prática de cirurgia plástica em Beverly Hills e lutam para construí-lo do zero. Sean e Christian aprendem sobre o lado glamouroso da fama e o preço que as pessoas estão dispostas a pagar por isso.


Enquanto um paciente inspira Sean a tomar seu relacionamento com Kate em uma nova direção, Eden usa métodos extremos para persuadir Christian a realizar uma cirurgia em um amigo. 


Em uma sátira de reality shows (melhor episódio da série!), Christian, ciumento sobre a nova fama de Sean, convence Sean a gravar um reality show baseado em suas carreiras como cirurgiões plásticos. Enquanto Sean tenta recuperar sua juventude através de seu relacionamento com Éden, um evento violento e traumático faz Julia questionar seu relacionamento com Olivia.


Depois de suspeitar que algo mais do que apenas o jogo secreto do Papai Noel está acontecendo, Sean confronta Christian e Julia sobre o segredo que eles têm mantido. À medida que a saúde de Julia piora, Christian volta aos velhos hábitos. Sean contrata Gina como a nova recepcionista McNamara/Troy para se vingar de Christian. Depois que Sean arruma um agente, seu papel em "Hearts 'n Scalpels" é expandido. Enquanto isso, um cristão suspeito questiona por que Gina se mudou para Los Angeles e está trabalhando na McNamara/Troy, e quais seus motivos podem ser.


Eden procura ajuda de Sean depois de se meter em negócios com Kimber e Ram. Um crítico de televisão dá ao Sean uma dose do lado feio de Hollywood. A tragédia atinge a família McNamara/Troy depois que Julia descobre o que lhe causou problemas de saúde. McNamara/Troy enfrenta uma inesperada e séria crise médica. Christian decide se estabelecer com uma mulher e Sean descobre um novo amor em um momento de extrema vulnerabilidade. 


No episódio de estreia deste segundo segmento da quinta temporada, o bem-estar físico e emocional de Sean é muito impactado depois que ele sobrevive ao ataque de Colleen, sua agente que na verdade se revelou uma fraude, sendo na verdade uma vendedora de ursinhos de pelúcia de shopping e seria killer. Na real, a verdade foi: a greve dos roteiristas aconteceu, e quase acabou com série. Para voltar, tiveram que acabar com toda a história de Hollywood. A metáfora da indústria da estética e o mundo do cinema e da tv foi pro espaço, e para recuperar a audiência perdida eles vão emular dessa parte até o final o clima e as histórias das primeiras temporadas. Resultado? Um horror.




Enquanto isso, Christian recebe notícias preocupantes. Christian e Liz ficam mais próximos quando sua quimioterapia o deixa doente e ela se torna sua cuidadora. Sean se reconecta com sua família quebrada.


Sean tenta lidar com seus sentimentos por Julia. Christian conhece alguém que consegue o que está passando. Matt fica com ciúmes quando Sean e Raj começam a desenvolver uma relação pai/filho. Christian e Liz tentam fazer as coisas funcionarem. A contratação de um novo anestesista do Sean leva a problemas. Kimber vai a medidas extremas. 


Sean e Teddy exploram seu relacionamento e Christian se relaciona com um paciente com uma condição única. Christian faz arranjos para garantir o futuro de sua família depois que ele se for. Liz se prepara para o casamento. Christian procura a imortalidade e Kimber reage à notícia de Liz e Christian se casarem.


6ª temporada:


Na estreia da sexta temporada, Sean e Christian lutam para manter McNamara/Troy prosperando em uma economia em falência (metáfora da crise de 2008), e recrutar outro cirurgião para obter renda adicional. Liz recebe notícias que alteram a vida, e Matt e Kimber buscam novos caminhos separados de carreira com resultados mistos. Enquanto isso, Sean permanece distante de Teddy, apesar de seu relacionamento aparentemente florescente. Na real, a série já tinha que ter acabado, pois o clima de Estados Unidos rico tinha morrido.


Sean faz tentativas incomuns para combater sua insônia. Christian e Kimber começam uma empreitada para aliviar as tensões financeiras. Uma Liz furiosa confronta Christian e oferece a Kimber conselhos não solicitados sobre ele. Sean e Teddy fazem um anúncio surpreendente. Sean descobre algumas notícias preocupantes sobre sua filha, Annie, que está na cidade visitando. Christian luta para entender um paciente com problemas de controle da raiva. Sean e Christian aprendem como Matt está ganhando uma renda, apesar das tentativas de Matt de mantê-lo escondido: ele tentou ser palhaço nas ruas, como não deu certo, começou a assaltar. Enquanto isso, Teddy convence Annie a ir acampar com Sean e o resto da família.


A onda de crimes de Matt o alcança, e Julia volta de Nova York para ajudar em sua recuperação. Sean descobre a verdade assustadora sobre Teddy. Além disso, um novo paciente sofre de extrema ansiedade de separação. A mãe de Julia, Erica, retorna recém-casada com um homem muito mais jovem, Renaldo Panettiere, e ameaça tomar a custódia de Annie e seu irmão. Para frustrar os esforços de Erica, Sean e Julia apresentam uma frente feliz e unida. Enquanto isso, Christian leva a um novo paciente, Alexis Stone, e o Dr. Mike Hamoui revela seus planos futuros com Kimber.


Matt e Alexis Stone pedem procedimentos cirúrgicos incomuns de Christian. Erica descobre a horrível verdade sobre seu novo marido, Renaldo, e abandona o caso de custódia. E, depois de uma vida de tormento de sua mãe, Julia busca vingança.


As opiniões de Christian sobre beleza são questionadas depois de testemunhar a auto-aversão de Kimber e mais tarde ter um encontro sexual com um dos amigos de Liz, um nudista acima do peso e confiante. Sean, no meio de uma crise emocional, encoraja uma paciente, Tracy, a descobrir sua própria sexualidade depois que ela e seu marido Skip solicitam cirurgia para remover os mamilos de Tracy, em sua busca contínua de se tornarem réplicas exatas de Barbie e Ken.


Sean se surpreende com a repentina aparição de seu irmão há muito perdido Brendan (estrela convidada Neil Hopkins), um viciado em drogas e vigarista que se acreditava estar morto (pior episódio da série). Brendan pede cirurgia para reparar seu rosto devastado por metanfetamina para começar seu próprio negócio, mas Christian não confia que suas proclamações estejam limpas. Um banqueiro sueco pede cirurgia no rosto de seu filho adotivo para fazê-lo parecer mais com ele. Christian forma uma amizade imediata com o menino, mas rapidamente descobre uma verdade chocante sobre a relação do menino com seu pai. Christian enfrenta a ruína financeira depois que ele é deixado centenas de milhares de dólares em dívidas.


Sean sofre um dilema ético e moral quando lhe é oferecido um acordo que, em troca da realização de lipoaspiração em um prisioneiro obeso prestes a ser executado, resultaria na libertação de Matt da prisão, mas por sua vez, no estupro de Matt antes disso. Lembrando: foi Sean que entregou Matt pra polícia. Christian, depois de descobrir que Kimber está grávida, ordena que ela aborte. Seu ultimato cresce quando ele promete se casar com ela se ela continuar com o que ele quer. Uma Kimber desesperada se volta para Liz e Mike ao decidir até onde ela está disposta ir para manter o homem que ama. 


Enquanto se preparam para aceitar um prêmio de prestígio de sua alma mater, Sean se cansa cada vez mais de encobrir as inúmeras indiscrições de Christian, um padrão que remonta ao seu primeiro encontro inicial na faculdade. Kimber, agora casada com Christian e que trabalha como decoradora de interiores, lidera a remodelagem da prática McNamara/Troy, mas continua a se preocupar com a fidelidade de Christian. Um novo paciente, que sofre da síndrome de Lesch-Nyhan, vem a McNamara/Troy para cirurgia reconstrutiva. 


Kimber fica frustrada com as mudanças na aparência física de Christian e sua falta de respeito por sua nova carreira, empurrando-a para os braços de seu mais novo cliente de design de interiores: Sean. Christian se recusa a operar uma ex-supermodelo que quer alterar cirurgicamente seu rosto em um esforço para parecer comum. Sean opera Rupert Kenney, um sobrevivente de um coma de 18 anos que quer tanto olhar e se sentir como seu eu mais jovem.


Kimber chega a uma encruzilhada emocional em relação ao seu casamento em ruínas com Christian e seu caso com Sean. Enquanto isso, Christian chega a um ponto de clareza sobre seu casamento enquanto experimenta o perigoso ato sexual de asfixia erótica. Sean se reúne com seu amigo humanitário da faculdade, Dr. Curtis Ryerson, e se interessa em realizar mais cirurgias pró-bono. McNamara/Troy consertam o rosto de um homem que sobreviveu a uma tentativa de suicídio pulando da Ponte Golden Gate. 


O suicídio de Kimber devasta Christian, que busca conforto emocional com sua mãe, Brandy. Sean adia sua viagem à África por respeito à dor de Christian. Enquanto Curtis está fora do país, Sean tem um encontro íntimo com sua esposa médica. McNamara/Troy opera uma mulher cujo rosto foi horrivelmente marcado pelo chimpanzé de estimação de sua melhor amiga Jane, que ela mesma é traumatizada pela culpa por matar o animal para salvar a vida de sua amiga (exatamente o que Sean fez com Troy ao ficar com Kim, levando ao seu suícidio).


Sean e Christian são forçados a re-visitar ações passadas quando Aurelia Gallardo, filha do falecido senhor do crime Escobar Gallardo, aparece em McNamara/Troy buscando respostas sobre seu pai, despertando tremenda culpa dentro de Sean. A decisão de Christian de operar uma garota de cidade pequena que procura cirurgia para torná-la uma "10" de Hollywood sai pela culatra, expondo um golpe elaborado no processo.


Sean e Christian começam a psicoterapia na tentativa de resolver seus problemas crescentes, com ambos revelando segredos antigos e suas verdadeiras perspectivas um sobre o outro. Liz também se junta à terapia, revelando suas próprias opiniões sobre a relação Sean/Christian, bem como um segredo que ela tem escondido de Christian. Matt anuncia planos para o resto de sua vida, e apresenta Sean e Christian para sua noiva Ramona.


McNamara/Troy enfrentam um futuro preocupante quando descobrem um mercado crescente em procedimentos "injetáveis", que muitos acreditam que sinalizará a morte da cirurgia plástica. Enquanto está sob anestésico durante a cirurgia de lifting facial, Christian entra em um mundo de sonhos onde encontra pacientes passados (estrelas convidadas Joan Rivers, Joan Van Ark e Donna Mills), experimenta as decepções de Sean, chega a um acordo com a morte de Kimber, e conhece seu pai biológico. Liz namora um representante farmacêutico separada de seu marido. 


Ava Moore retorna, solicitando cirurgia para corrigir o rosto de seu filho adotivo, que sofre de leishmaniose dérmica pós kala-azar. Enquanto isso, ela descobre as núpcias que se aproximam de Matt, e mais uma vez manipula seu caminho para sua vida. Ao mesmo tempo, Julia chega a Los Angeles com notícias surpreendentes sobre sua vida pessoal, uma revelação que provoca tanto Sean quanto Christian a fazer avanços separados sobre ela. Liz é informada da saúde de seu filho por nascer. Um casal de idosos sobreviventes do Holocausto vem a McNamara/Troy para a remoção cirúrgica de suas tatuagens numeradas individuais, infligidas a eles pelos nazistas. Mas a remoção provoca profunda culpa em um dos dois, o homem, que na verdade era um nazi arrependido, episódio onde Nip Tuck mais errou na mão. 


No final da série, Christian faz um acordo com Ava no qual ele operaria o bebê Raphael enquanto ela ficasse longe de Matt. Enquanto se prepara para partir para Londres, Julia se preocupa com o estado mental de Sean. Liz está impressionada com a excitação de Sean sobre sua gravidez. Tanto as preocupações de Julia quanto a visão de Kimber forçam Christian a reconsiderar seu relacionamento de longa data com Sean. Uma estrela pornô japonesa idosa vem a McNamara/Troy pedindo cirurgia para remover cicatrizes cirúrgicas antes de sua grande estreia em um filme pornô americano. Fim!


Crítica da série


O Brasil é campeão mundial em número de realizações de cirurgias plásticas. São cerca de 1,5 milhão de procedimentos por ano. Apesar de ter fins estéticos, a cirurgia plástica requer cuidados médicos assim como qualquer outro tipo de cirurgia.


Estética ou Nip Tuck é uma das séries mais contraditórias que já vi. Se há momentos gênias, que combinam perfeitamente linguagem e temática, em outros a série apela para um sensacionalismo barato. Por um lado, a série sabe utilizar bem os recursos das séries, como tropos, metáforas de roteiro, serial killers, freaks on the wees e tudo mais. É muito bem trabalhado como os casos e as operações se tornam metáforas do próprio relacionamento e trabalho de Sean e Troy. Se eles vão operar o macaco, é obvio que o macaco é um deles que se sente deprimido com algo. 



Porém, algumas vezes, a série tenta ser intelectualizada demais, soando não só meio arrogante, como fortemente preconceituosa. Por exemplo, se as cirurgias são metáforas da vida e das escolhas e desafios dos personagens, quando por exemplo temos um episódio que um tatuador nazista se arrepende de sua profissão, mas afirma que só estava fazendo seu trabalho e não tinha culpa de nada; parece que os cirurgiões são os nazistas que podem ser perdoados por serem talentosos. 



As histórias de Matt são terríveis. No início, parecia querer ser pedagógico para os jovens, objetivando cometer menos erros, tomar mais cuidado e ser menos influenciável, principalmente por aparências. Mas nas temporadas mais a frente, Matt vira um párea, tirando a responsabilidade dos pais das coisas que fizeram contra ele, como se eles de alguma maneira estivesse certos na situação de Troy ser o verdadeiro pai de Matt. Esse plot inclusive, foi o auge da série, pois queríamos saber que quem Julia escolheria e o que Sean faria ao descobrir a verdade. Na real, nada aconteceu e Sean meio que gostou de se livrar de Julia, assim como Troy. Na verdade, eu jurava que os dois se assumiriam gays e algum momento e perceberiam que eles amavam um ao outro, mas infelizmente nem isso a série teve coragem de fazer. 




É muito legal a latinidade da série. Essa é talvez uma das primeiras séries a mostrar os latinos em local de poder, principalmente mexicanos e brasileiros. Há uma inspiração muito grande na cultura brasileira para a série, principalmente das músicas e das novelas. A estética das cenas, com cenas com natureza ao fundo, closes nos rostos e iluminação, são obviamente inspiradas nas novelas brasileiras, principalmente da novela "Laços de Família". O softpower do melodrama brasileiro parecia ter impregnado nos americanos. Mas, apesar de disso, há muito preconceito com os latinos, principalmente mexicanos e a forma arquetípica como são demonstrados, a maioria das vezes como maus. 




Entretanto, aqui devemos discutir o quanto isso não é contradição da própria série. As primeiras temporadas tinham a clara proposta de criticar e rir da cara da elite, e de como sua superficialidade estética provinha de uma visão de mundo que o dinheiro compra tudo, inclusive a beleza. Por isso, gostávamos de assistir a série para ver os dramas da elite e como apesar do dinheiro aquelas pessoas, tantos os cirurgiões como os pacientes, não conseguiam ser felizes, vivendo vidas mais bobas e fúteis que os pobres e, principalmente, que os latino americanos. 


Os brasileiros e mexicanos da série eram "maus", porque na verdade Sean e Troy eram piores ainda. Sean representa o americano padrão, cristão protestante, branco, democrata, politicamente correto, mas que além de corno, tem uma profunda visão punitiva e preconceituosa da sociedade. Por isso, além de não conseguir manter o casamento com Julia, não consegue criar direito seus filhos, não consegue se apaixonar e nem fazer ninguém feliz. Mas ele é bom em seu trabalho, sendo ele que a maioria das vezes pega casos ideológicos e que ajuda os mais pobres em suas decisões de quais cirurgias pegar, tornando um personagem profundamente contraditório, que está disposto a fazer mais o bem para desconhecidos do que para a família. 



Troy é o oposto, para ele ninguém deve ser ajudado ou tradado com pena. É ensejado na série que por ele ser de uma origem mais pobre que Sean, ser mais étnico, e ainda assim conseguir chegar a ser um dos mais famosos cirurgiões plásticos, Troy é extremamente meritocrático, nunca tendo pena de ninguém e usando as pessoas o máximo possível, principalmente as mulheres. Entretanto, em termos românticos e sexuais, Troy é definido pela série como perfeito. Incrivelmente, Troy também é bom pai, tanto para Wilber como para Matt. A dualidade entre os dois personagens lembra bastante a dualidade masculina de Clube da Luta.


Entretanto, acredito que foi essa contradição trabalhada com os protagonistas que estragou a série. Havia uma tendência das séries dos anos 2000 em explorar o "lado humano" e contraditório das narrativas. Na verdade, uma desculpa para roteiros furados. Digo isso pois com tudo que aconteceu na série não queria um final feliz para Sean e Troy, nem mesmo neutro. Como os protagonistas se perdera, várias vezes e cometeram absurdos ao longo da série, era esperado no mínimo um final corajoso, onde alguns dos dois morresse, similar ao que foi o de Breaking Bad. Mas não, a série não entregou absolutamente nada! Ainda teve a coragem de na series finale de tacar a mesma música e montagem de todas as temporadas anteriores da reunião de família de Sean e Troy. Sinceramente: um dos piores finais de série da história. 


A história do Carver foi genial, e entregou a influencia de séries policiais, como CSI, por trazer um serial killer para uma série médica. O modus operandi do Carver é um pouco semelhante à lenda urbana da "Gangue Sorridente", um grupo de seis homens que ofereceram às suas vítimas a escolha de serem estupradas ou terem um "sorriso eterno" cortado em seus rostos. Essa hoax, predominantemente espalhada por e-mail, espalhou o medo entre adolescentes e seus pais na Holanda e na Bélgica no final de 2003, demonstrando certo trabalho de pesquisa e criatividade da série. Outro plot sensacional: de Wilber. Esse plot é mais comuns em novelas brasileiras pelo fato de aqui o debate da mestiçagem já vir de longa data. Mas para uma série americana, deve ter causado certo choque na audiência. 



A série construiu uma linguagem muito própria de impactar e instigar o espectador, gráfica e narrativamente, algo que inspirou muito séries posteriores, mas que a série trouxe de inspiração em novelas e doramas. A questão das músicas em Nip Tuck é genial. Cada uma é escolhida a dedo e a maioria delas tem haver com o plot do episódio, seja com a letra ou ideia da música. Em termos visuais, há uma clara influencia de CSI em Nip Tuck, já que a retratação das técnicas de perícia e científicas, caminham lado a lado com o "nojento", o escatológico, de maneira a explorar a realidade dessas profissões e injetar a narrativa quase com uma agulha epidérmica para gerar sensibilidade na audiência. Inclusive, a ideia de levar as técnicas de CSI da polícia para a medicina foi genial, pois trata daquilo que realmente mexe com as pessoas: a própria saúde. Talvez esse é o elemento de referência maior aos latinos, principalmente brasileiros: nos preocupamos mais com a saúde, com a beleza, do que com a segurança. Isso explica inclusive porque nossa saúde é pública.


No fim das contas, Nip Tuck foi uma série histórica e marcante em sua linguagem e elementos inovadores. Todas as séries médicas mostravam um universo utópico, perfeito, onde seus protagonistas eram sempre heróis bonzinhos. Já em Nip Tuck, os protagonistas mostram como a medicina é um negócio, muito rentável por sinal, e isso faz os médicos serem extremamente interesseiros e oportunistas, muitas das vezes agindo como gangsteres para manterem sua legitimidade, status e fama, algo nunca explorado antes na história das séries. Teve um hype de audiência, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, por mostrar a medicinal "real" em uma linguagem dinâmica e criativa. Mas que se perdeu, e terminou de maneira medíocre. Talvez por isso a série foi quase totalmente esquecida, não estando disponível em nenhum serviço de streaming, não foi reprisada e não grupos ou fandoms organizados da série. Uma pena. Talvez seja uma das séries que mais merece um retorno para ser melhor encerrada.








Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

Um Morto Muito Louco (1989): O problema de querer sempre "se dar bem" em uma crítica feroz à meritocracia e ao individualismo no mundo do trabalho



Curta nossa página: