Pular para o conteúdo principal

Surpresa de Shanghai (1986): O filme da Madonna com Sean Penn que é uma homenagem ao Cinema Clássico



Na época da pré-Segunda Guerra, os japoneses ocupam a China e no meio do caos, um jovem Glen Wasey(Sean Penn), um americano clandestino se vê sem um centavo e assim obrigado a ajudar a ONG de Gloria (Madonna), uma missionária certinha e chata que quer arrumar ópio para aliviar o sofrimento de doentes da guerra na China. 


Clique aqui para saber onde assistir ao filme


Inspirado na história de um romance de 1935 de Tony Kenrick, Faraday's Flowers, e possuindo como título original Shanghai Surprise, é um filme de comédia e aventura de 1986 que foi fracasso comercial e de crítica, mas que foi lançou um efeito cult a longa prazo. Dirigido por Jim Goddard, roteiro de John Kohn e Robert Bentley e com trilha sonora do ex-Beatles, George Harrison.


O filme que parece uma homenagem aos clássicos filmes sobre China, foi inspirado no romance de Tony Kenrick Farday's Flowers de 1935. 

Em 1937 durante a ocupação da China feita pelos japoneses, Glendon Wasey, um vigarista americano e degradado ganha a vida em Shanghai vendendo gravatas que brilham no escuro em Shangai (referência ao comércio informal, camelô). 





Em troca de auxílio por estar sem dinheiro e também por se interessar por Gloria, resolve ajudar em uma missão para recuperar uma carga de drogas. Glendon Wasey vende gravatas e por conta de seu conhecimento empírico foi escolhido pela ONG "Helping Hand" de Gloria.




Ele acaba ajudando a organização dela sem saber muito sobre o que era. Para isso ele tem que conhecer a adorável Gloria Tatlock, uma enfermeira  e missionária que quer um suprimento de ópio para sua ONG, ele decide ajudá-la a obter um suprimento roubado da valiosa droga. Eles começam uma caçada para achar os fornecedores do ópio, uma caçada que vai levar eles para alguém de perto deles. No meio disso, eles se começam a se envolver. 


Glendon Wasey se envolve com a prostituta (a "China doll" local) que seria a forma de contato dele para conseguir a droga. 



 O único problema é que existe uma verdadeira corrida de todos para garantir o ópio roubado - gângsteres, contrabandistas, bandidos e uma série de recrutas da Força Aérea, todos aproveitam a falta de organização para roubar primeiro.


  

A crítica geral ao filme foi muito negativa por parte de jornais, como o Atlanta Journal Constitution apontou que a MGM desistiu de fazer um orçamento de marketing. Muitos argumentavam que o filme era vazio e que o roteiro era ruim. 


Várias fatores ocorriam no mundo em 1986 e na China, a antiga visão dos anos de 1920-30 foi completamente renovada em um sentido de empregar razão história prol abertura política e econômica de Deng Xiaoping. No caso de Shanghai, ela sempre foi uma cidade extremamente movimentada e cosmopolita, por isso muito usada por Hollywood em filmes fantasia sobre a China desde sempre. Já Bill Cosford do The Miami Herald deu apenas 1 estrela pro filme. Possuindo o diretor de fotografia Ernie Vincze, e editado por Ralph Sheldon. 



Ao mesmo tempo, que historicamente, o filme se refere sobre o momento em que foi feito, em 1980, principalmente as cidades Chinesas começaram a experimentar o aumento do seu sentido de liberdade econômica. Essas reformas de Deng foram o principal motivo da abertura do mercado audiovisual e das trocas culturais entre os países. Essa história de roubo de drogas e ONGs pode parecer maluca, sem pé e nem cabeça. 




Mas na China, houve uma época, até a primeira parte do século XX que as potências estrangeiras disputavam a China por conta do Ópio, o que levou a sangrentas conflitos com os ingleses. Depois das Guerras do Ópio, esse costume e essa economia passaram a ser feito por marginalizados e bandidos, quando antes era o objetivo dos estrangeiros garantir esse tipo de comércio e relação com a manufatura. Isso explica o poder das ONGs nas negociações dentro de embaixadas e também dentro da própria marginalidade, que é o tempo inteiro uma busca pela clandestinidade. 



O enredo é super engraçado, com Gloria sendo uma missionária, como em Chá Amargo do General Yen, que quer pegar morfina e drogas para ajudar os soldados feridos. Para isso usará do charme de Sean Penn para conquistar a prostituta do bordel local, o que gera ciúmes com Glória (Madonna) que precisa aceitar isso para arrumar o que quer para a ONG.


O próprio George Harrison aparece como um cantor no clube e também gravou diversas músicas para a trilha sonora do filme, incluindo "Breath Away from Heaven", que foi regravada para eu próprio álbum de 1987 Clund Nine, junto com a música original "Someplace Else". Foi Produzido pelo ex Beatle George Harrison  e a Handmade Films, e distribuído pela Metro-Goldwyn-Mayer e pela Columbia/Warner. O design das roupas foi feito por Judy Moorcroft e é uma dos grandes elementos que passam despercebidos pela crítica.



Madonna foi muito criticada pela sua atuação no filme, ganhando o "Framboesa de Ouro" prêmio jocoso que julga "os piores" do cinema. Mas se pensarmos o tipo de atuação de Hollywood clássica, era o simples que imperava, inspirado no tipo de valor do cinema mudo e em toda a composição de moda da época, realmente um trabalho de guarda-roupa muito bonito.



Madonna na época era casada com o Sean Penn, relacionamento que durou muitos anos, esse seria o filme que eles atuaram juntos, quando ela tinha ajudada com a  trilha sonora de at close range, com a música Live to Tell, tudo isso no mesmo ano. 




O próprio filme é uma brincadeira com dois filmes que falavam de China em 1930 e que viraram parte da mitologia de Hollywood, Shangai Express (1932), que estrelava Marlene Dietrich como femme fatale Lilly, uma americana que mora no meio caminho de Shangai e é adornada por todos os homes, enquanto a outra parte da história é tirada da ideia da missionária caridosa e quaker, de  O Chá Amargo do General Yen(1933), estrelado por Barbara Stanwyck, que também criticavam por ter uma "atuação rasa", o que é uma acusação um tanto injusta.  


Outro filme com a estética é The Lady From Shanghai (1947) que mostram como mulheres como Rita Hayworth e Marlene Dietrich forneceram para Madonna o material ideal para a ambientação do filme.


Mas o fato de o próprio romance que inspirou a história ser da mesma época quase retratada nesses filmes clássicos sobre a China. Enquanto Gloria viaja para conseguir o ópio para sua ONG Helping Hand (mão amiga) no meio da guerra, pensamos que os arquétipos históricos do filme querem muito fazer uma homenagem ao estilo de Hollywood clássica, o que já ocorre com Madonna em muitas de suas músicas que tem referências ao ciclo de filmes dos anos de 1930-40, como Lucky Star, Bad Girl, ou mesmo Vogue, ou sua homenagem a Marilyn Monroe com Material Girl inspirada em Gentlemen Prefer Blondes.  




Entretanto, a atuação da cantora neste filme, foi particularmente detonada pelos críticos, por ser um filme mais leve e divertido. Mas o filme é ótimo para quem curte fantasia e de gênero histórico, uma grande homenagem aos filmes clássicos de Hollywood e seus bobos clichês, apesar de toda a crítica negativa que o filme sofreu, ele merece uma segunda análise sem preconceitos, pois apesar de pouco técnico, é com certeza é um filme que diverte. 



Comentários

Em Alta no Momento:

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

Guerra de Canudos (1997): Entre as páginas de Sertões de Euclides da Cunha e as telas do cinema – Uma análise crítica

A Guerra de um Homem (One Man's War, 1991): Um filme com Anthony Hopkins e Fernanda Torres sobre a ditadura Strossner do Paraguai

Um Toque de Sedução (1988): O arquétipo do bodyguy nos filmes e a herança escravista da elite sulista dos EUA



Curta nossa página: