Enquanto Carol aguarda a recuperação de Zosia, ela recebe uma ligação de Lakshmi, uma das imunes, que a repreende por atrapalhar os Outros. Carol decide tirar um cochilo, durante o qual os Outros deixam Albuquerque de forma organizada. Ao acordar, Carol encontra o hospital vazio e observa os últimos veículos partindo do telhado. Em uma mensagem de voz, ela é informada de que os Outros precisam de um tempo longe dela, mas ainda atenderão a todos os seus pedidos.
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Confira aqui a análise episódio 1x04
Esse episódio foi interessante por inverter, de certa forma, a aproximação forçada dos Outros por Carol. Eles até então estavam no polo da positividade tóxica, aceitando tudo, e agora se afastam estrategicamente por estarem, supostamente, muito traumatizados por Carol. Antes que eu esqueça, esse episódio faz referência ao livro, que chega a aparecer na casa de Carol, Não Sobrou Nenhum (And Then There Were None), de Agatha Christie. Nesse livro, dez estranhos são retirados de sua rotina e ficam isolados em uma ilha da costa.
Naquela noite, Carol volta para casa e grava um vídeo para os outros imunes, explicando sua descoberta e pedindo ajuda. Ela liga para os Outros para que eles peguem o vídeo e o traduzam para os demais, e eles enviam um drone para buscá-lo. Mais tarde, naquela noite, ela é acordada por lobos que estão revirando seu lixo. Quando o drone não consegue pegar o lixo devido ao peso, ela é obrigada a jogá-lo em outras lixeiras da cidade. Durante esse processo, ela descobre uma grande quantidade de caixas de leite vazias. Intrigada, ela descobre que o leite (convenientemente) são feitos na fábrica de laticínios local.
Carol inspeciona a fábrica de laticínios e descobre que, em vez de leite, estavam produzindo um fluido estranho feito de uma substância cristalina ensacada. Ela registra algumas dessas descobertas com uma câmera, teorizando que os lobos devem estar bebendo essa substância para manter a mente coletiva.
Ao perceber que o leite era feito com o pó, Carol leva o saco para casa e testa o conteúdo com um kit de pH. Em seguida, explica suas descobertas em um vídeo e ordena que a comunidade compartilhe a gravação com os outros sobreviventes. Carol descobre que o "leite" tem uma cor dourada, é ligeiramente oleoso, inodoro e possui um pH de 7,1, que é praticamente neutro.
Não está claro se alguém se importa com as descobertas de Carol (embora o homem do Paraguai, Manousos, interpretado por Carlos-Manuel Vesga, provavelmente esteja interessado), e Carol continua sua investigação sozinha.
Ao notar um código de barras na sacola, Carol vai a um supermercado e rastreia o código até um fabricante de ração para cães. Ela dirige até o armazém da empresa, abre a porta de um freezer e revela fileiras de vegetais congelados.
Quando os lobos retornam à noite e tentam desenterrar o corpo de Helen, Carol tenta usar uma espingarda da viatura policial, mas não consegue soltá-la da viatura. Desesperada, ela joga a viatura no quintal, espantando os lobos, sequência que achei bem legal inclusive.
Na manhã seguinte, Carol limpa o quintal e coloca blocos de paisagismo para proteger o túmulo de Helen. Ela realiza testes adicionais na substância ensacada, gravando suas observações em um vídeo para os imunes. Depois de encontrar um código de barras na sacola, ela rastreia sua origem até uma fábrica local de embalagens de alimentos. Ela desdobra uma lona e fica chocada com o conteúdo.
Teorias dos fãs acreditam que o "leite" é feito de cadáveres. O segundo episódio até mesmo prenuncia isso, mostrando um corpo sendo carregado em um caminhão de laticínios. A disseminação viral da mente coletiva e as repetidas perturbações de Carol à sua ligação psíquica foram desastrosas, criando milhões de cadáveres. Assim, mente coletiva teria recolhido os corpos. Elementos desse episódio também confirmam a ideia, como quando Carol encontra os sacos pela primeira vez, o pó está sendo bicado por corvos, um símbolo comum da morte.
Para mim, o melhor episódio até agora. Soube ajustar os tons e a proposta da série, dentro de uma dinamica interessante de acontecimentos internos em cena. O que é engraçado pois o episódio é quase todo da Rhea Seehorn atuando sozinha. Só tivemos os lobos atuando com ela, que fizeram a cena muito bem para representar o perigo que Carol estaria correndo a enfrentar uma matilha. Entretanto, não fez falta: essa é uma série de uma "mulher só". Porém, a trama deixa seus rastros, o que gera um índice de evidências que leva a desconfiança: algo indica que as coisas não estão bem. Isso é típico dos histórias de ficção científica e terror, onde a ameaça, mesmo quando não presente, deixa sua marca.
Curiosidades e bastidores do episódio
O episódio foi escrito pelo editor executivo de roteiro Ariel Levine e dirigido por Gordon Smith. Este foi o primeiro crédito de roteiro de Levine e o segundo crédito de direção de Smith.
Vince Gilligan disse que a mente coletiva não deixou de se importar com Carol, mas que suas ações no episódio anterior levaram a "divisões" no grupo. Ele considera isso um "tempo limite" para Carol, acrescentando: "Eles fazem isso de uma maneira exagerada: meio milhão de pessoas deixam a cidade. Eles não podem encostar um dedo nela. Eles nunca a prenderiam. Eles a amam demais. Eles não podem fazer nada disso, e não fariam mesmo se pudessem. Mas eles podem ir embora, então vão."
O episódio conta com uma participação especial não creditada de Patrick Fabian, que já havia trabalhado com Gilligan e Rhea Seehorn em Better Call Saul, como a voz das mensagens pré-gravadas dos Outros. Seehorn não foi informada sobre a escalação de Fabian até filmar a cena no hospital: "Eles esperavam conseguir algum tipo de erro de gravação comigo, mas eu estava apavorada de errar uma tomada. Não apavorada, mas eu simplesmente não queria — porque eu sabia que era uma tomada longa." Embora tenha ficado surpresa ao ouvir a voz dele, ela permaneceu na personagem e, quando as câmeras pararam de filmar, ela começou a rir.
De acordo com o produtor executivo e roteirista Gordon Smith , eles haviam planejado originalmente que outro diretor liderasse "Got Milk?", mas devido à greve do Writers Guild of America de 2023 , que ocorreu durante a escrita do programa e atrasou a produção, esse diretor não estava mais disponível, e Smith assumiu a direção.
A cena de Carol observando vários veículos saindo de Albuquerque foi feita usando efeitos especiais; Seehorn interpretou seu papel em um estúdio projetado para se assemelhar ao terraço de um hotel na cidade, enquanto uma tomada panorâmica feita por drone a partir desse terraço foi usada como pano de fundo na cena, com a maioria dos veículos adicionada por meio de efeitos de computador na pós-produção. Smith reconheceu que provavelmente foi uma das cenas mais caras que filmaram para a série durante sua primeira temporada. Outra cena com Carol trabalhando na colocação de azulejos sobre o túmulo de Helen no quintal contra o pôr do sol foi inspirada na cena de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, onde Indiana Jones e seus aliados estavam desenterrando o Poço das Almas.




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