Pular para o conteúdo principal

O Expresso de Xangai - 1932: Anna May Wong e Marlene Dietrich estrelam filme que adapta o conto do escritor Henry Harvey "China Pass"


Em 1931, a China está envolvida em uma guerra civil. Amigos do capitão britânico Donald "Doc" Harvey o invejam porque Shanghai Lily está viajando no trem expresso que ele pega de Peiping para Xangai. Eles dizem que ela é uma "montanha-russa", uma "mulher que vive com sua inteligência ao longo da costa da China".  Shanghai Express é um filme americano, dos estúdios da Paramount,  pré-code, de 1932 sobre um grupo de passageiros de trem mantidos como reféns por um senhor da guerra durante a Guerra Civil Chinesa, inspirado em uma situação real similar de 1923 



Shanghai Express foi um grande sucesso, lucrando $1.5 milhões em vendas mundiais e indicado para três prêmios Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Fotografia. O filme foi lançado em meio à Grande Depressão. O filme ficou marcado na cultura popular como um dos poucos filmes sobre a China lançados por Hollywood, depois teve dois remakes da mesma ideia com Night Plane de Chungking, de (1943) e Peking Express, de (1951).


Foi dirigido originalmente por Josef von Sternberg e estrelado por Marlene Dietrich, Clive Brook, Anna May Wong (a primeira atriz chinesa famosa em Hollywood) interpretando Hui Fei. O roteiro foi escrito por Jules Furthman (que também escreveu o roteiro de Rio bravo (Onde Começa o Inferno, 1959), o filme foi baseado em um conto de 1931 de Harry Hervey "China Pass", que não está disponível na internet. Shanghai Express foi o quarto de sete filmes que Sternberg e Marlene Dietrich fizeram juntos, marcando um estilo de cinema onde Marlene seria coroada em Hollywood como a primeira grande bombshell loira na indústria do cinema.


O filme é um dos clássicos dos clássicos, com a primeira grande famosa atriz chinesa Anna May Wong participando também, conhecemos a realidade da prostituição, da fé e do jogo de aparências, quando Shanghai Lily (cujo nome era Magdalen antes)  quer que seu amor antigo volte a confiar nela. O  filme busca retratar essa "visão oriental" de uma China poucos anos antes de sua guerra civil interna (que durou do fim dos anos 1927 até o início dos anos 1940, muito depois da Revolução dos Boxers que transformou o país em uma república. 


A história da  Revolução Comunista foi uma atualização em relação ao caos de briga de facções e poder por trás da queda dos antigos grandes generais de guerra, que tinham apoiado a queda da monarquia por conveniência, mas que queriam manter o país em um estilo de regime ao estilo de Taiwan (explicando rápido porque o "comunismo ganhou na China") . 



No filme, a estrela Lily é sequestrada por um desses generais de guerra, no filme de Frank Capra, esses generais são pintados em um tom romântico, como uma crítica ao que seria o fim do "capitalismo romântico" tradicional que na maioria dos países é mediado por esses generais, nesse filme, não há esse romantismo em relação a uma 'época perdida, é diferente um pouco a perspectiva.


O filme foi lançado no contexto de recuperação da grande Crise de 1929 e simboliza muito do debate em relação ao afastamento de temas "polêmicos" como as regras do hay code, código de censura de Hollywood. A cidade de Xangai é sempre essa cidade chinesa lendária que os filmes mostram. Hoje em dia, a região possui o trem mais rápido do mundo. Localizada de 20 a 100km da parte ocidental de Xangai, muitos vão ver a cidade antiga (que costumava ser uma pequena vila de agricultores), e que hoje, e desde aquela época de 1930 que os turistas tanto queriam visitar, como uma rede de canais, que é bem parecida com Veneza. 


 Lily é na verdade sua ex-amante, Madeline. Cinco anos antes, ela havia pregado uma peça nele para avaliar seu amor por ela, mas o tiro saiu pela culatra e ele a deixou. Ela o informa: "Foi preciso mais de um homem para mudar meu nome para Shanghai Lily." Lily ainda o ama e percebe que ele ainda usa um relógio com a fotografia dela.


Entre os outros passageiros da primeira classe estão o companheiro de montanha-russa Hui Fei, o missionário cristão Sr. Carmichael (que chama as montanhas-russas de "mulheres caídas"), o jogador Sam Salt, o traficante de ópio Eric Baum, a governanta da pensão Sra., e um misterioso eurasiano, Henry Chang.


Numa parada programada, soldados do governo chinês esvaziam o trem para verificar passaportes e prender um agente rebelde de alto escalão. Chang envia uma mensagem no telégrafo. Mais tarde, o trem é parado e comandado pelo exército rebelde e seu poderoso senhor da guerra, que é Chang. Ele tortura Baum por insultá-lo no trem. Ele começa a questionar os demais passageiros da primeira classe, em busca de alguém importante o suficiente para manter como refém em troca de seu ajudante. Harvey (Clive Brook), viajando para realizar uma cirurgia cerebral no governador-geral de Xangai, torna-se refém. 



Esperando a chegada de seu ajudante, Chang se oferece para levar Lily ao seu palácio. Ela recusa, alegando que ela se reformou. Harvey invade e derruba Chang. Como precisa de Harvey vivo, Chang não retalia nesse momento. Ele leva Hui Fei para seus aposentos, onde a estupra. Lily é levada de volta ao trem e fica orando por Harvey.


Quando o homem de Chang chega, Chang diz a Lily que planeja cegar Harvey como vingança. Ela diz a Chang que irá ao palácio dele com ele. Harvey é libertado ileso, sem saber que ficaria cego pelas mãos de Chang.


Hui Fei volta furtivamente para os aposentos de Chang e o mata a facadas enquanto ele se prepara para ir embora. Ela diz a Harvey para resgatar Lily, o que ele faz. Carmichael, percebendo que errou ao condenar Lily, convence Lily a revelar a verdade sobre como ela salvou Harvey. Ela insiste que ele não conte a Harvey e ele concorda, dizendo a Harvey que sabe que Lily é uma boa pessoa.


O trem chega a Xangai e os passageiros se dispersam. Harvey encontra Lily enquanto ela compra um relógio novo para ele e pede que ela o perdoe por sua falta de fé. Eles se beijam em meio à agitação da estação de trem. Ou seja, a situação de crise e sequestro serviu para unir o casal que estava afastado no fim, e temos essa piada dela comprar o relógio, já que o antigo tinha uma foto dela.



A ideia romântica em Hollywood tinha declinado de cena. As audiências queriam fugir mais do que com filmes de romance, as pessoas queriam filmes como O Último Chá do General Yen, e outros filmes como O Expresso de Xangai, onde envolve histórias de amores impossíveis e inalcançáveis. No véu de confusão de identidades e da banalidade do amor, é difícil para essas duas mulheres, personagens e atrizes não ser o arquétipo integral raso do que esperam de você. 


Essa questão virou um tema de estudo, quando pensamos o lugar do arquétipo negativo em relação aos atores asiáticos, já que Anna May Wong (a primeira atriz chinesa conhecida internacionalmente). era sempre chamada para interpretar a mulher sedutora e exótica, como Marlene também era símbolo sexual muito antes de existir o conceito de símbolo sexual direito. Então esse filme é divido ombro a ombro as interações das duas.


Na vida real, o filme é baseado na obra "Sky Over China/ou China Pass"  de Henry Hervey, baseado no incidente que ocorreu em Lincheng, dia 06 de maio de 1923, no qual um senhor de guerra capturou um trem inteiro expresso de Pequim e fez 25 ocidentais reféns, incluindo uma mulher de nome Lucy Aldrich, assim como 300 chineses. 


Esse autor, Henry Hervey praticamente foi apagado da história, sendo um filho do sul racista que decidiu se aventurar para fora do caçulo por sempre ler livros sobre culturas estrangeiras e diferentes, por isso virou um aventureiro contumaz que passou a vida viajando. Se inspirou lendo livros como "An Outcast of the Islands (1896)" , ou "Victory (1915)" do autor Joseph Conrad (escritor polaco/ucraniano), que eram livros de aventura do fim do século XIX que retratavam lugares como a Makassar (nome da capital da Indonésia da época).


Ou livros como "Madame Chrysanthéme (1887)", sobre um Pierre Loti (o autor do livro), que é sobre um oficial da marinha francesa em Nagasaki que se casa temporariamente com uma japonesa chamada Kiku. Harvey era fascinado por países diferentes, descrições de narrativas fantásticas mas precisas, como também era fascinado por pessoas miscigenadas e com sexualidade diferente do padrão, isso já naquela época.


O estilo dele marcou época e todos lembram desse icônico filme que expressava tanto sobre esse orientalismo e essa visão deturpada e preconceituosa que estrangeiros possuem quando estão em "locais exóticos". No filme, todos desconfiam de todos, é um "mundo cão", onde o amor, o sexo, o dinheiro e o preconceito andam lado a lado.


Achei um livro de Harlan Greene que fala sobre isso chamado "Os Condenados Não Choram The Damned Dont Cry - Eles apenas desaparecem They Just Disappear (2018)", o livro aborda a história do autor Henry Hervey, considerado o primeiro a vender a fórmula clássica orientalista para os cinemas de Hollywood, ele era um aventureiro que vivia com seu namorado Hildreth e que uma vez conta-se que ficou refém de um revolucionário.  Acabou se matando em um hotel em São Francisco por conta de dívidas.

T

O filme mostra a viagem de trem de Peiping para Xangai (Shanghai), e tem vários personagens ao estilo "animé" na história que tornam ela muito boa, temos o jogador, o comerciante de ópio, um senhor das guerras, o missionário (como no filme O Último Chá do General Yen), ou filmes como Marrocos (1930), por exemplo, também com Marlene Dietrich. 


O filme tem essa estética e a cinematografia absurda, dando aquele "clima oriental" de escapismo tão comum na Hollywood pós Crise de 1929. Ele viveu na era da chamada "geração perdida", uma era onde o público estava faminto por histórias de aventuras em locais distantes, era a data de lançamento do filme etnográfico Nanook of the North, de 1922, na época pessoas importantes como o Príncipe de Wales (Edward the VII, o Duque de Windsor) sempre viajava para os cantos mais exóticos e distantes do império britânico. 


Debatemos aqui se o amor pode vir sem confiança mútua na figura dos erros da vida de duas mulheres errantes, porém fortes e independentes, e vemos como a influência de fatores externos, como crises e guerras podem mudar o valor que temos e achamos que temos perante as pessoas que passam por crise conosco. 


Lily é uma mulher que usou de seu nome fantasia para ser um nome cultuado localmente (ao estilo dos filmes alemãs sobre dançarinas sensuais que revelaram Dietrich para o público mundial), mas que isso escondia uma espécie de exploração da imagem como mulher fria e vulgar e que não pudesse também ser capaz de amor por isso, é como se ela usasse uma máscara de personagem para sobreviver. O amor dela seria o Harvey, homem que tem comprometimento com a moral e sua ética de trabalho. 


Harvey  também fica  cego por expectativas não realistas de sociedade. Essa teia de preconceitos e arquétipos pode parecer óbvia, mas no filme essas fronteiras são cruzadas , demonstrando essa complexidade da personalidade humana, e como isso é modulado por conjecturas e pre julgamentos feitos de maneira genérica. Digamos que esse filme tem um display de observação de personagem que lembra Janela Indiscreta (só que muito antes desse filme). Vemos como os personagens ocidentais em sua maioria menosprezam e entendem errado sobre a cultura chinesa, em um jogo de preconceito e julgamento que coloca o "exótico" como culpado ou perigoso.


Embora ambientado na China, poucos atores chineses aparecem no filme. No entanto, Anna May Wong, que era chinesa nascida nos Estados Unidos, tem um papel importante, e muitos figurantes chineses são usados no filme. O filme Shanghai Express esteve em produção de agosto a novembro de 1932 e foi lançado no ano seguinte.


Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: