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Westworld - "Generation Loss" (4x04): E desandou tudo de novo...


A colega de quarto de Christina, Maya, marca um encontro com "Teddy" para ela. Charlotte explica a Caleb que ela está usando o parque Temperance para infectar humanos com um parasita que permite que eles sejam controlados pelo som. Maeve e Caleb raptam Charlotte. Enquanto eles fogem do parque, Maeve conta a Caleb que depois que ele foi ferido durante sua missão de eliminar a cópia final de Rehoboam, Maeve o deixou aos cuidados de Uwade e só tentou remotamente alcançá-lo anos depois, o que permitiu que Charlotte os encontrasse





Crítica do episódio


As vezes chega um momento da vida que não vale mais a pena perder muito tempo com algo. Eu poderia aqui tentar explicar com argumentos, teorias e perspectivas o motivo desse episódio poder ser descrito, no mínimo, como horrível. Mas no último texto da série me prestei a esse trabalho, explicando inclusive conceitos envolvidos em filmes de faroeste, que os fãs de Westworld não conhecem e, aparentemente, nem querem conhecer. 


Eu, certa vez, já análise o filme original de Westworld aqui no site. E minha pergunta é: algum fã da série realmente se importa com a origem da ideia? Está ficando claro que a maioria nem liga.


Isso é deprimente, afinal a série era para ser uma série de faroeste, como nas primeiras temporadas, mas se perdeu totalmente na metáfora dos robôs, seu lado ético e humano, sendo para mim a série hoje em dia uma vergonha ao legado de Michael Crichton. 


No último episódio, vimos um show bizarro de viradas e planos repetidos em linguagem e sentido, tudo bem pastelão mesmo. O episódio não só meio que anulou todo o início da temporada, como também resetou coisas criadas pela própria série. Mas quem liga? 


O fã pseudo cult de Westworld (e veja bem, se você não é, não se ofenda) vai morrer agarrado ao princípio "deus ex machina" da série, afirmando que a máquina, o sistema de Westworld, é onipresente e onipotente, aceitando qualquer absurdo da produção da série. O fã pseudo cult adora a sensação de "cara, num entendi nada, cara. Que foda!". E se por acaso você entender, ele vai dizer que você está viajando, pois ele não entendeu.




A série está literalmente rindo de seus fãs, entregando o conteúdo mais barato, requentado e sensacionalista possível, com uma camada de cult e revolucionário, quando na verdade objetiva uma desmobilização social perigosa. 


O episódio simplesmente nos clama a não tentar nada, nem mesmo interpretar a série: é tudo uma perda de tempo, uma manipulação. Sinceramente, me preocupo se o episódio não pode ser considerado um incentivador ao suicídio por focar em anomia o tempo todo. 


Digo isso pois a série relativiza toda a sociedade, suas construções sociais e avanços científicos. Hoje em dia sabemos, quem nega o progresso dos avanços científicos é o que? Provavelmente terraplanista. E a HBO parece que está querendo justamente atrair o foco dessa audiência para a série. 


Estragaram o plot de Caleb e Maeve. Estragaram o plot de Bernard (há muito tempo atrás). Salvaram Dolores, que é uma psicopata, e ainda metem uma tal de Christina mais sem graça que ela. E o encontro com Teddy? Que horror!


William, melhor ator atualmente da série, aparece para interpretar um genérico de si. E Charlotte voltando num sei da onde para estragar tudo? Sua personagem está tão deslocada e sem graça que a atriz, Tessa Thompson, parece constrangida de fazer as cenas, interpretando todas as emoções com risinho de canto de boca. E eles preferem botar Aaron Paul para fazer cara de dor, do que dar plot para ele.




Por isso, não vou tentar decifrar ou interpretar o indecifrável, afinal considero essa uma postura elitista e burra: vocês acham que tirando os jovens, alguém com alguma responsabilidade real vai querer perder tempo entendendo as mil viradas da série? E pior, quando algo fizer sentido, ele vai ter que lidar com a desfragmentação de tudo, algo que a série parece querer copiar do seriado Lost, mas está ficando feio, além de não ser a ideia original. 


Quero focar então no aspecto audiovisual, e aqui entramos no ponto principal a ser criticado no episódio: ele entreteve? Ele foi divertido? Ou foi só um monte de viradas de roteiro baratas, seguido por cenas vistosas e vazias de filmes de ação. A fotografia é boa? É. A produção é boa? Também é, mas não levam a lugar algum, me fazendo refletir se não era melhor ter menos orçamento e fazer algo realmente criativo. A trama é tão complexa que a série esquece seu princípio: relaxar.  


E outra: cadê o western? A série parece ter pego tudo de outras série e esquecido sua própria essência. É triste, realmente muito triste, pois eu era fã da série nas duas primeiras temporadas. Estamos a duas temporadas esperando a HBO e a Warner acertarem os pontos da série, enquanto eles entregam episódio genérico em cima de episódio genérico, na eterna promessa de resolução. Quando a resposta talvez esteja na segunda temporada: se todos os hóspedes humanos morreram, já era, só sobrou robô e por isso a série pode caminhar para onde quer, pois está rindo de quem realmente está ainda esperando alguma coisa, enquanto aproveita o máximo para lucrar com isso. 


Uma série que não merece o carinho dos fãs. Não vou dizer para vocês não assistirem mais a série, afinal eu mesmo vou assistir até o fim, mas não com a mesma seriedade que levo para outras séries, pois, afinal, a série não está tendo respeito com os fãs. Se você discorda, tudo bem, mas não diga no final que ninguém avisou ou que não sabia que o final da temporada/série ia ser ruim, pois eu garanto para vocês que a série não está caminhando para lugar algum e o final seria, no mínimo, trágico. 



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