Pular para o conteúdo principal

Arquivo X - "Eve" (1x11): Análise e todas as curiosidades do décimo primeiro episódio da primeira temporada


Em Greenwich, Connecticut, um casal que faz corrida encontra sua vizinha, uma jovem chamada Teena Simmons, sozinha em sua garagem. Depois que ela explica que seu pai está no quintal e queria "algum tempo ", o casal encontra seu pai sentado morto em um balanço com duas incisões no pescoço. Quando os agentes Fox Mulder e Dana Scully chegam, Mulder explica que ele acredita que a marca pode ser um exemplo de mutilação extraterrestre. Quando Mulder e Scully conversam com Teena, ela afirma ter visto "relâmpago vermelho" quando seu pai morreu e que "homens das nuvens" queriam tirar seu sangue.



Deixando Teena sob os cuidados do estado, os agentes viajam para Marin County, Califórnia, palco de uma morte semelhante na casa de Reardon, onde um homem morreu após ter uma hemorragia. Mulder e Scully percebem que, apesar de milhares de quilômetros deitados entre as duas cenas de crime, as mortes foram cometidas no mesmo dia e no mesmo momento. Enquanto isso, em Connecticut, Teena é sequestrada por uma figura de roupa escura.



Quando Mulder e Scully conhecem a Sra. Reardon e sua filha, Cindy, descobrem que a menina parece ser completamente idêntica a Teena. 


A mãe de Cindy diz aos agentes que sua filha foi concebida via fertilização in vitro, em uma clínica de fertilidade em São Francisco. 


Os agentes vão até São Francisco. Lá, Scully descobre que tanto os Simmons quanto os Reardons foram tratados pela doutora. 


Enquanto isso, Mulder é contatado por Deep Troath, que detalha o Litchfield Experiment, um programa supersoldados da época da Guerra Fria, que produziu clones geneticamente modificados que foram identificados como "Adão" ou "Eva" com base em seus gêneros. Esse é um elemento dos supersoldados é um elemento que vai voltar em outros episódios, inclusive envolvendo profundamente Scully. Deep Troath conta a Mulder sobre uma mulher ligada ao projeto que atualmente é mantida em um hospital psiquiátrico.



Os agentes viajam para o hospital e encontram "Eva 6", que tem uma semelhança idêntica com Sally Kendrick. Eva 6 diz-lhes que os clones de Adão e Eva criados para o projeto tinham cromossomos extras que os levaram a exibir inteligência e força sobre-humanas, bem como psicoses homicidas extremos. 



Os últimos três clones de Eva, Eves 6, 7 e 8, foram institucionalizados após o cancelamento do projeto. No entanto, Eva 7 escapou e mais tarde entrou para a clínica de fertilidade como "Sally Kendrick", e modificou o óvulo dos pacientes da clínica para criar novos clones de Eva. Eva 8, que também escapou, ainda está à solta.


Embora Mulder e Scully coloquem a casa de Cindy Reardon sob vigilância, eles são incapazes de impedir que uma das Evas que fugiram rapte Cindy. A Eva leva Cindy para um motel onde Teena já está sendo mantida em cativeiro, e apresenta as duas garotas uma à outra. 


A mulher revela ser Eva 7/Sally Kendrick e explica que clonou as meninas usando seu próprio material genético para melhorar as falhas do Experimento Litchfield, apenas para aprender sobre o "desenvolvimento acelerado" das meninas depois que elas assassinaram seus pais. Ela pergunta às meninas como elas souberam da existência uma da outra e como planejavam matar seus pais, para com Cindy e Teena responder em uníssono que elas "apenas sabiam". 


As meninas então envenenam a bebida de Eva 7 com uma dose fatal de digitalis, comumente conhecida como luva de raposa, que elas mesmas plantaram. O roteiro só não explica como duas garotas, em locais totalmente diferentes, sabiam a mesma coisa "elas apenas sabiam".



Mulder e Scully chegam ao motel, só para encontrar Eva morta. As meninas afirmam que tanto Eva 7 quanto Eva 8 estavam tentando estimulá-las a um suicídio em massa e os agentes decidem levar as meninas com elas quando saíam do local, discutindo calmamente o retorno de Teena aos cuidados do estado. 


Naquela noite, o grupo chega a uma parada de caminhão à beira da estrada e pede bebidas no restaurante antes de usar o banheiro. Uma das garotas, no entanto, envenena os refrigerantes que os agentes pediram. 



Depois de encontrar manchas estranhas no balcão da lanchonete, Mulder percebe o plano das meninas.



Análise e crítica do episódio


A Rede Brasil desencantou! Após passar o episódio 10 (Fallen Angels) 3 semanas seguidas, hoje (03/06) eles voltaram a passar a sequência de episódio. Assim, vou repostar a análise com mais detalhes e agora já com análise aqui no site do filme que inspirou o episódio, ok?!


O episódio é todo inspirado no filme "The Boys From Brazil"(que acabamos de analisar aqui). The Boys from Brazil é um filme de 1978 do filme de ficção científica britânico-americano, dirigido por Franklin J. Schaffner (O Planeta dos Macacos). É estrelado por Gregory Peck (The Big Country) e Laurence Olivier. 


No filme, Barry Kohler (Steve Guttenberg) se depara com uma organização secreta de criminosos de guerra do Terceiro Reich e neonazistas realizando reuniões clandestinas em Assunção, no Paraguai e descobre que o Dr. Josef Mengele (Gregory Peck), o infame médico de Auschwitz, está com eles. Ele telefona para Ezra Lieberman (Laurence Olivier), um jornalista que vive em Viena, Áustria, com essa informação. Mas Lieberman altamente cético tenta afastar as afirmações de Kohler, dizendo-lhe que é bem conhecido que Mengele está vivendo no Paraguai.



O filme é bom e a inspiração é interessante, já que se propõe assim a falar de questões em torno da bioética e genética. Na época, por exemplo, era muito forte esse debate em torno dos clones, que é a temática do episódio. Ainda envolvendo o Brasil no meio.


De maneira inicial, o episódio parecia bem interessante, chocante ao descobrirmos que todas as Evas eram clones, mas totalmente decepcionante e com um final horrendo. Esse talvez seja um dos episódios de Arquivo X que a mensagem mais tenha ido pela culatra. Primeiro, pela temática extremamente pesada. 


Apesar dos contornos de teoria da conspiração, Mengele parece ter realmente ter passado pela América Latina, onde continuou seus experimentos. Há uma cidade no interior do Brasil, Na pequena cidade de Bertioga, no litoral do estado brasileiro de São Paulo, onde aparentemente Mengele continuou suas pesquisas, sendo também o local de seu falecimento. Análises feitas através de exames de DNA confirmariam, em 1992, que os restos mortais seriam mesmo do nazista, conhecido como "Anjo da Morte". 


Mengele foi o mais sádico e cruel de todos. Como se estivesse brincando de Deus, selava o destino dos prisioneiros que chegavam a Auschwitz. Enquanto uns seguiam para o campo de trabalhos forçados, outros eram jogados nas câmaras de gás”, explica o jornalista americano Gerald Posner, autor de “Mengele — The Complete Story” (2000).


Ele tinha uma especial predileção por gêmeos. Todas as crianças assim nascidas ou aprisionadas eram separadas por idade e sexo e guardadas em barracões especiais. Mengele fazia cruéis experiências como provocar doenças num deles para saber o que aconteceria com o segundo, ou matando este quando o primeiro morria, para realizar autópsias comparativas.


Como dito antes, Mengele tinha uma predileção por gêmeos. Todas as crianças assim nascidas ou aprisionadas eram separadas por idade e sexo e guardadas em barracões. Mengele fazia cruéis experiências como provocar doenças num deles para saber o que aconteceria com o segundo, ou matando este quando o primeiro morria, para realizar autópsias comparativas. Anões e mulheres grávidas também eram alvo das experiências de Mengele.


Segundo matérias de jornal, em 1959, migrou para o Paraguai e, como lá também se sentiu inseguro, em 1962 veio para o Brasil. “Mengele era de família rica. Na Argentina, no Uruguai e no Paraguai, contou com a ajuda de outros ex-oficiais nazistas. Chegou a ser dono de um laboratório farmacêutico na Argentina, de onde tirava um bom dinheiro”, relata Marcos Guterman, autor do livro “Nazistas Entre Nós — Trajetória dos Oficiais de Hitler Depois da Guerra”.



No Brasil, Mengele viveu no luxo e sem precisar trabalhar, sem ser minimamente incomodado durante 17 anos, acobertado por nazifascistas e agentes da ditadura civil-militar. 


Assim que chegou ao Brasil, Mengele passou a se chamar Peter Hochbichler e foi morar em Nova Europa, no interior de São Paulo. Por intermédio de Wolfgang Gerhard, um nazista que morava no país desde 1948, foi apresentado ao casal Geza e Gitta Stammer. Um ano depois, todos se mudaram para Serra Negra e depois Bertioga, sendo exumado em Embu das Artes.


A tese do filme inclusive, Boys from Brasil, é ligar o nazismo com as ditaduras da América Latina, onde explora ainda teoria dos "gêmeos de mengele", duas crianças arianas, extremamente puras e de olhos azuis, que teriam sido levadas do Brasil para os Estados Unidos por aeromoças da antiga empresa brasileira, Varig. Esses gêmeos seriam, dentro do filme, clones de Hitler. E foi isso que inspirou o episódio de Arquivo X, as gêmeas. 


Parte da história é verdade, parte ficção e teorias. Mas que Mengele esteve no Brasil é verdade. 


O problema é que o episódio não soube transmitir bem a ideia, e nem associou isso claramente a Mengele e ao nazismo, tornando no final a ideia do episódio algo como "cuidado com os jovens e as crianças, eles são perigosos". 


Também associar isso com o projeto de super soldados da União Soviética e arianismo, é nada haver. Sim, havia uma competição entre Estados Unidos e União Soviética na Guerra Fria que se refletia nos esportes, ciência e parâmetros civilizacionais em geral. Entretanto o episódio na verdade fez um apagamento, já que o filme Boys From Brazil associa projeto de arianismo obviamente com o nazismo, ou seja, se os Estados Unidos imitaram alguém seria a Alemanha nazista. 


Vale lembrar que algo do tipo já havia sido abordado no episódio "Space", episódio 9 (já analisado aqui), inspirado no cientista nazista Werner Von Braun, mas o episódio não teve nem o trabalho de tentar associar uma coisa a outra. São só, aleatoriamente, dois projetos envolvendo a ciência americana e o nazismo, só que um em genética e o outro em engenharia de foguetes.  


O final das crianças presas é totalmente irreal e desumano, algo totalmente mal pensado do roteiro, pois no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente impede o encarceramento de crianças. Ou seja, aqui no Brasil o episódio não sairia ou daria muito problema com a justiça. Até tem contexto com o final do filme e a chocante cena final dos cachorros, mas não tem o mesmo sentido, parecendo uma crítica da série ao filme e ao seu senso de violência e cultura de massa. Mas quem não viu o filme não vai entender isso, tornando o mais fraco da temporada até agora.


Cena flopada


Teve até uma cena de interação interessante entre os agentes, quando eles estão, já tarde, no apartamento de Mulder e ele discretamente pede para ela sair. Ela pergunta então se ele está esperando alguém, soando meio enciumada (mas ela e Mulder não tem nada, certo?!). Ele nega, dizendo que apenas quer ver um filme, mas era mentira para sair e encontrar sua fonte. É a única continuidade com a série, mas não foi o suficiente para salvar o episódio.



Entretanto, recomendo o filme The Boys From Brazil. É muito, muito bom. Reforço aqui o convite para lerem o artigo do filme também, basta clicar aqui. 


As gêmeas más, mas até que fofinhas


História por trás do episódio e bastidores da produção


Os escritores Kenneth Biller e Chris Brancato apresentaram a ideia para este episódio para o criador da série Chris Carter sob o título de "As Meninas de Greenwich", com o foco sendo em experimentos genéticos realizados em conjuntos de gêmeos. 


Brancato disse que a dupla decidiu fazer "um Arquivo X com um experimento genético que deu errado" inspirado no filme The Boys do Brasil, onde cientistas nazistas criam clones de Adolf Hitler, enquanto encontram "nossos próprios temas e caracterizações para explorar", como comentar sobre a condição humana de forma semelhante a The Twilight Zone. 



Os personagens de Teena e Cindy foram nomeados em homenagem às esposas de Glen Morgan e James Wong, que reescreveram o roteiro original antes das filmagens. "Eve" foi o único episódio de The X-Files a ser dirigido por Fred Gerber, que Carter sentiu "trouxe algumas coisas interessantes para ele".


Os produtores inicialmente procuraram gêmeos para desempenhar os papéis de Teena e Cindy em Los Angeles, mas as leis de trabalho infantil tornaram o uso de crianças de lá tão difícil que, em vez disso, procuraram localmente em Vancouver, encontrando Erika e Sabrina Krievins. Ou seja, fizeram bypass para burlar a lei e ir contra o estatuto da criança.


A dificuldade em encontrar atores adequados para os papéis levou o produtor R. W. Goodwin a considerar um ator em ambos os papéis e usar efeitos especiais e dublês de corpo para criar a impressão de gêmeos. No entanto, essa ideia foi rejeitada, pois teria se mostrado muito impraticável e cara. 


As cenas do episódio ambientada no restaurante à beira da estrada foram filmadas em um café em White Rock, Colúmbia Britânica, cujo grande estacionamento de cascalho o ajudou a aparecer "muito rural em seu ambiente". Um toldo grande foi usado para complementar as fotos exteriores do prédio.


Por hoje é isso pessoal, até o próximo episódio!











Comentários

  1. Espetacular! Excelente!!! Parabéns!!! Prendeu minha atenção do começo ao fim! Muitos detalhes!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Carlos! Continue acompanhando e obrigado pelas dicas

      Excluir

Postar um comentário

Em Alta no Momento:

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

O Dólar Furado (1965): Faroeste italiano retrata o pós Guerra Civil para comparar com o contexto seguinte a Segunda Guerra Mundial



Curta nossa página: