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Licorice Pizza (2022): Filme retrata como a Crise do Petróleo de 1973 impactou juventude, traçando paralelo provocante com a geração atual


Em 1973, San Fernando Valley, o ator juvenil Gary Valentine, de 15 anos, prepara-se para o dia da foto no ensino médio. Ele percebe Alana Kane, de 25 anos, assistente do fotógrafo, e começa uma conversa de paquera com ela. Ela rejeita seus avanços, mas o encontra para jantar e eles começam uma amizade. Estrelado por Alana Haim, vocalista da banda de indie rock Haim, e Cooper Hoffman em suas estreias no cinema, ao lado de um elenco que inclui Sean Penn, Tom Waits, Bradley Cooper e Benny Safdie. Foi lançado nos Estados Unidos em cinemas selecionados em 26 de novembro de 2021, e teve lançamento mais amplo em 11 de fevereiro de 2022. O filme recebeu aclamação da crítica e recebeu três indicações no Oscar 2022: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original, também o primeiro filme totalmente produzido, comercializado e distribuído da MGM a ser indicado para melhor filme em 33 anos, após Rain Man de 1988


Gary vai a audições e se prepara para uma turnê de um filme estrelado por Lucy Doolittle. Quando a mãe de Gary, Anita, não pode levá-lo para se apresentar na turnê em Nova York, Alana o acompanha em seu lugar. No avião, Alana encontra Lance, uma das co-estrelas de Gary; eles começam a namorar, mas terminam depois de um jantar estranho com a família de Alana.



Gary começa uma empresa de sucesso com Alana como funcionária e assistente. Enquanto vendia camas em uma exposição, ele é preso por suspeita de assassinato e rapidamente liberado. Gary tem um breve romance com uma colega de classe, deixando Alana com ciúmes. Quando Alana decide que quer tentar atuar, o agente de Gary lhe dá um teste para um filme estrelado por Jack Holden. Após sua audição, Alana acompanha Holden a um restaurante. O diretor de cinema Rex Blau convence Holden, um entusiasta de motocicletas, a recriar um dublê em um campo de golfe local envolvendo um salto sobre uma rampa de fogo. Um Holden embriagado traz Alana junto, mas ela cai da moto; Gary corre até ela para ter certeza de que ela está ilesa enquanto Holden realiza com sucesso a façanha.



Uma crise de gás varre o país e a empresa do colchão d'água falha; Gary, Alana e os amigos de Gary fazem uma última entrega para a casa de Jon Peters. Peters sai para ver um filme, mas não antes de ameaçar matar o irmão de Gary se o grupo danificar sua casa. Depois de arrumar a cama, Gary inunda a casa antes de sair com Alana. Eles são acenados por um Peters agitado, cujo carro ficou sem gasolina. Eles o levam para um posto de gasolina, onde ele ameaça um cliente. Alana e Gary o deixam para trás, e Gary para para atacar o carro de Peters, mas eles logo ficam sem gasolina também. Alana manobra o caminhão de costas colina abaixo até um posto de gasolina.



História por trás do filme


O título do filme foi explicado pelo diretor, Paul Thomas Anderson. Em setembro de 2021, o filme foi oficialmente intitulado "Pizza de Alcaçuz", em homenagem a uma antiga cadeia de lojas de discos no sul da Califórnia. Anderson explicou: "Se há duas palavras que me fazem ter uma resposta pavloviana e memória de ser criança e correr por aí, e 'alcaçuz' e 'pizza' [...] Ele instantaneamente me leva de volta a esse tempo". Ele acrescentou que as palavras "pareciam um catch-all para o sentimento do filme [...] que vão bem juntos e talvez capturar um humor."


Por volta de 2001, Anderson estava andando por uma escola em Los Angeles no dia da foto. Ele observou uma das alunas incomodando o fotógrafo e teve uma ideia de um aluno ter uma relação adulta com um fotógrafo. O roteiro de Licorice Pizza evoluiu a partir dessa experiência e histórias adicionais contadas a Anderson por seu amigo Gary Goetzman, que era um ator infantil que estrelou o filme Yours, Mine and Ours (1968), com Lucille Ball, e que apareceu no The Ed Sullivan Show, e eventualmente começou uma empresa de camas de água e fliperama de pinball. Goetzman uma vez entregou uma cama d'água na casa de Jon Peters. Anderson considerou o Picardias Estudantis (1982), tendo inclusive um local parecido com a do filme, e o American Graffiti como grandes influências de Licorice Pizza.



Anderson escreveu o roteiro com Alana Haim em mente e ofereceu-lhe o papel principal no verão de 2019. Ele tem uma conexão próxima com sua banda Haim, tendo dirigido vários de seus videoclipes, e é um amigo próximo da família Haim. As irmãs de Haim, Este e Danielle, e os pais Mordechai e Donna, também foram escalados para desempenhar os papéis de sua família. 



Cooper Hoffman, filho de Philip Seymour Hoffman, foi escalado no final do processo depois que Anderson achou os jovens atores muito "precoces" e "treinados" para combinar com o estilo naturalista da atuação de Haim. Licorice Pizza marca a estreia do longa-metragem de Haim e Hoffman. Descrito como um "projeto de família e amigos" pelo Los Angeles Times, o filme também apresenta a parceira de longa data de Anderson, Maya Rudolph, seus quatro filhos e muitos de seus amigos de bairro em vários papéis.


A filmagem principal começou em Encino, Califórnia, em agosto de 2020. Em novembro de 2020, foi relatado que a filmagem principal havia terminado e a pós-produção havia começado. Uma mansão anteriormente propriedade do ator Lyle Waggoner foi usada para cenas na casa de Jon Peters. Tail o' the Cock, um famoso restaurante local que foi demolido em 1987, foi recriado para o filme no Campo de Golfe Van Nuys. Haim passou uma semana aprendendo a dirigir caminhões, e realizou sua própria acrobacia na qual ela desceu um caminhão em uma longa colina. Anderson e Michael Bauman (compartilhando o crédito de fotografia) filmaram a Licorice Pizza em um filme de 35 mm, usando lentes mais antigas para criar a textura do filme dos anos 1970. 



“Licorice Pizza” é o primeiro longa-metragem de Haim e Hoffman. Na verdade, este é o primeiro crédito de atuação de Hoffman em geral; Haim, por outro lado, foi creditado em vários outros trabalhos. 


Filmado no Vale de San Fernando, Anderson construiu fliperamas, escritórios políticos e postos de gasolina, criando uma sensação de imersão incomum na maioria dos filmes modernos. Devido à diferença de idade, o relacionamento de Alana e Gary é aparentemente não sexual; embora não por falta de tentativa por parte de Gary. Ao longo do filme, Alana rejeita repetidamente os avanços românticos de Gary por causa da sua idade, tentando sair com outros caras.


Como visto no filme Licorice Pizza, o pinball foi proibido em Los Angeles de 1939 a 1973, alegando que era legalmente uma forma de jogo. Jonny Greenwood, do Radiohead, compôs as trilhas do filme. O primeiro trailer do filme, que foi lançado online em 27 de setembro de 2021, usou "Life on Mars?" de David Bowie, que está no filme. Além disso, na trilha sonora tem The Doors, Paul McCartney e outros.


Jon Peters, interpretado por Bradley Cooper em Licorice Pizza, é um verdadeiro produtor e ex-cabeleireiro dos anos 70 que na verdade estava namorando a atriz Barbra Streisand na época do cenário do filme, um ponto que a interpretação de Cooper reitera para Gary. Jon realmente produziu o remake de A Star is Born de Barbra Streisand, que é um excelente referência considerando que Bradley Cooper fez A Star is Born em 2018. 


Em Licorice Pizza, Jon Peters entra na trama quando Gary e Alana entregam uma cama d'água em sua casa, uma experiência que o Gary Goetzman da vida real teve. Peters deu a Anderson sua bênção para Bradley Cooper para retratá-lo em Licorice Pizza, que se tornou um dos aspectos mais notáveis do filme. Peters estipulou que Paul Thomas Anderson poderia colocá-lo no filme desde que Cooper usasse sua "linha favorita" ao flertar com mulheres nas quais ele pergunta se elas gostam de sanduíches de manteiga de amendoim. Figura controversa, o produtor voltou à imprensa quando as alegações de assédio sexual de Jon Peters e processos reapareceram, o que explica seu beijo forçado em Alana durante o filme.


O ator Jack Holden, é baseado no astro de cinema vencedor do Oscar, William Holden. Anderson disse à Variety que Jack Holden é um "substituto de William Holden", pois achou mais apropriado não usar o nome real do ator. Interpretado por Sean Penn, o personagem de Jack Holden é introduzido quando Alana recebe um teste para estrelar ao seu lado em um filme, e mais tarde é jogada para fora de sua motocicleta quando ele realiza uma acrobacia em um campo de golfe. Considerando que a Licorice Pizza menciona "Jack" Holden pilotando uma moto em vários filmes, incluindo um com Grace Kelly, não há mistério de que este deveria ser William Holden da Sunset Boulevard.



Outra figura da vida real cujo nome não é alterado em Licorice Pizza é Joel Wachs, um político do Partido Democrata que concorreu a membro do conselho em Los Angeles no início dos anos 1970. Interpretado pelo diretor da Joias Brutas (2019), Benny Safdie, o papel de Wachs se torna significativo quando Alana deixa o negócio de Gary e consegue um emprego como voluntária na campanha de Wachs. Em um dos momentos mais sombrios e de auto-realização da Licorice Pizza para Alana, sua personagem é chamada por Wachs para um restaurante como uma manobra para esconder seu namorado do público e evitar qualquer "distração" de seus objetivos políticos. A sexualidade de Wachs permaneceria privada até 1999, quando ele concorreu a prefeito e começou a defender fortemente os direitos dos homossexuais e as artes.



Lucy Doolittle, personagem de Lucy Doolittle, é outro exemplo de como mudar o nome de um ator de Hollywood na vida real, conforme considerado apropriado por Anderson. Doolittle, cujo papel está no início do filme como uma atriz que lidera o programa de variedades de Gary. Desta vez, Anderson mantém o primeiro nome da atriz inspiradora e muda o último, já que Lucy Doolittle é baseada em ninguém menos que a estrela da série "I Love Lucy", Lucille Ball. O lugar de Lucy em Licorice Pizza se conecta à experiência real de Gary Goetzman, já que ele tinha quase a mesma idade do personagem de Cooper Hoffman quando ele estrelou o filme Yours, Mine and Ours com Lucille Ball. 


Outra verdadeira estrela dos anos 60 retratada como ele mesmo na tela, o colaborador frequente de Paul Thomas Anderson, John C. Reilly, participou de uma cena "piscou perdeu" de Licorice Pizza. Enquanto Gary monta seu estande "Soggy Bottom" na Feira Adolescente, a câmera passar por uma cabine para o elenco original de Munsters, onde Fred Gwynne (Reilly) está vestido como Herman Munster e garante às crianças que ele é, de fato, o verdadeiro Herman Munster. Enquanto The Munsters foi um produto dos anos 60 como muitos outros estandes na sequência da Feira da Adolescência, o programa de TV e a personagem de Gwynne mantiveram uma presença significativa da cultura pop com nostalgia, que a Licorice Pizza presta uma homenagem perfeita.




Depois que Alana e Gary decidem fazer negócios juntos para fat Bernie's Water Beds, os dois agendam um anúncio de rádio ao vivo como feito por B. Mitchel Reed. Em apenas cerca de dois minutos de cena, LP retrata o jóquei de rádio como o real B. Mitchel Reed, que é interpretado no filme pelo talentoso dublador Ray Chase. Reed ficou mais conhecido por sua carreira no Top 40 e estações de rock em Los Angeles no início dos anos 1970, que é uma homenagem perfeita à cultura musical desta época que inspirou o título da Licorice Pizza.



Em uma cena pequena, mas memorável, a Licorice Pizza apresenta um segmento onde Alana e Gary se encontram com Mary Grady, uma agente de ator infantil da vida real dos anos 70. Interpretada pela frequente colaboradora de Anderson Harriet Samson Harris, Mary Grady foi uma agente de talentos bem conhecida por muitas das maiores estrelas infantis de Hollywood da época. Grady da vida real também era mãe dos atores mirins Don Grady (The Mickey Mouse House) e Lani O'Grady.



Crítica do filme


Sempre tento ser objetivo nas minhas análises, buscando não engrandecer e nem detonar muito o filme, buscando ser justo no tratamento dos mais diversos filmes. Por isso, é preciso também quando algo é bom reconhecer: Licorice Pizza é um dos filmes mais divertidos e um dos melhores, se não o melhor filme do ciclo 2021-2022.



Começando pelos aspectos técnicos. De cara uma das coisas que mais impressiona no filme é a dobradinha direção de fotografia e direção de arte. A fotografia é quente e suave, passando perfeitamente a sensação de juventude e nostalgia, representando muito bem a época. Assim como a direção de arte, com roupas, cenários, cabelos, maquiagem perfeitamente com a cara dos anos 70. O trabalho de reconstrução de cenários e locais com aspecto típico dos anos 70 foi genial, muito bonito mesmo, sendo quase todo objeto e lugar uma referência cultural e real. Há referências a The Munsters, ao fusca Herbie do filme Se Meu Fusca Falasse (1968), o carro do Batman da série clássica de televisão, além do polêmico filme pornô "Deep Throat", de Linda Lovelace.



A atuação, dos dois atores novatos, é incrível. Principalmente Alana Haim. Para mim, ela deu um show de atuação. Ela possui um perfil de beleza não muito hegemônica popular no cinema e, ao mesmo tempo, uma naturalidade perfeita em seu jeito de atuar. Não há dúvida de que ela é o grande destaque do filme, roubando totalmente o protagonismo do filme. O resto do elenco é bom também, sendo as participações do cantor Tom Waits (do grande disco Heart of Saturday Night, 1974) e Sean Penn extremamente divertidas. 



Só que o principal de tudo é a direção de Paul Thomas Anderson. Não há dúvida da qualidade e técnica do diretor, que demostrou sua capacidade em filmes como Prazer sem Limites, Sangue Negro, Magnólia, Embriagado de Amor e outros. Sempre gostei bastante do seu cinema, e apesar de não considerar Licorice Pizza seu melhor trabalho de todos os tempos, o diretor demonstra sua capacidade ao empregar em uma trama jovem, que podemos considerar de menor proporção, técnicas tão boas como seus filmes anteriores. O diretor sempre foi conhecido pelos seus movimentos de câmera criativo, que passeiam pelo cenário de maneira sempre dinâmica. Em Licorice a técnica está presente, porém parece estar ainda mais aprimorada por ser natural e suave, sem pedir permissão ao espectador para inovar nos ângulos criativos. É notável também como ele conseguiu escalar um elenco perfeito para o filme, combinando com cada arquétipo que buscou construir. 


Agora, como filme é autoral, ou seja, não é um livro ou história adaptada, sendo totalmente uma ideia que partiu da cabeça de Paul Thomas Anderson, é preciso notar a precisão e trabalho perfeito do roteiro do filme. O diretor parece ter evocado através de situações e arquétipos muito bem posicionados, a tradição de roteiro mais clássica das screwball comedys da Hollywood dos anos 1930 e 1940, onde se usa figuras imagéticas ou de situações inusitadas para ensejar situações provocantes, sexuais e de confronto. Para isso, se truca momentos entre alegorias de roteiro e metáforas visuais, muito bem compostas com suavidade e diversão por Anderson. Há ali uma proposta de debate geracional, propondo mostrar para a juventude uma outra perspectiva, mais formal do que a dos filmes de streaming, ao mesmo tempo que tenta se espelhar e mostrar semelhanças entre as gerações antigas e a atual para provocar os jovens de hoje em dia a tomarem atitude e serem mais críticos. 



O protagonista, é um bobão, jovem e imaturo que tenta conquistar a menina. Mas como ele é imaturo e atrapalhado, é obrigado a ver ela optar por outros caras, uma tentativa do diretor passar a lição de que os jovens tem que ser mais direto ao ponto, apesar de concordar com o idealismo e força de vontade de alcançar seus objetivos. Porém, há uma profunda reflexão moral em torno do ponto dos garotos terem que aprender a serem mais responsáveis e menos bobalhões que querem agradar os amigos, e pelo lado das garotas, utilizando uma protagonista judia para marcar que certos totens de empoderamento feminino não servem para todas as garotas, principalmente quando não se tem um padrão de beleza hegemônico. 



Alana parece ter "sobrado" na geração, onde seus possíveis parceiros são ou muito mais velhos, ou muito jovens, e o único de sua idade seria o político que é sério demais e gay. O pior sendo o personagem de Bradley Cooper, que realmente tenta se aproveitar dela, tendo inclusive uma cena no caminhão, bem problemática para a lógica do filme, onde ele parece a beijar. Para representar bem essas dificuldades em se estabelecer sendo jovem em um mundo em crise. E aqui a Crise do Petróleo de 1973 serve como justificativa e motivação imposta e contextual que explicam algumas das relações do filme, e se refletirmos o problema do caminhão está relacionada a questão do petróleo.  

 


A crise petrolífera teve início em outubro de 1973 quando os membros da Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo (OPAEP) proclamaram um embargo petrolífero, algo que é representado no filme na cena dos dois lendo jornais e vendo o pronunciamento de Nixon na televisão. 



O embargo foi direcionado as nações que eram vistas como apoiadoras de Israel durante a Guerra do Yom Kippur. As nações alvos do embargo foram inicialmente o Canadá, o Japão, a Holanda, o Reino Unido e os Estados Unidos, com o embargo também mais tarde se expandindo a Portugal, a Rodésia e a África do Sul. Até o fim do embargo, em março de 1974, o preço do petróleo subiu de US$ 3 por barril para cerca de US$ 12 no mundo inteiro; Os preços nos EUA foram ainda maiores. O embargo causou uma crise de petróleo, ou "choque", com muitos efeitos de curto ou longo prazo na política e economia global. Mais tarde, foi chamado de o "primeiro choque do petróleo", seguido pela crise do petróleo de 1979, chamado de o "segundo choque do petróleo." Resultado: petróleo nunca mais voltou a ser tão barato como antes dos anos 70, matando a cultura da juventude como os hippies, que sem gasolina barata foram perdendo sua relevância enquanto tribo e filosofia de vida. 



Alana mesmo fala em querer "fugir daqui", em referência a ir embora de sua cidade natal. Mas quando ela está com o personagem de Sean Peen e pensa em se envolver com ele, cai de sua moto e ele nem se preocupa em ver se ela está bem, uma alegoria muito bem construída entre roteiro e direção, bem complexa por sinal, sobre o que seria se envolver com um homem mais velho. Por outro lado, quando há a crise da gasolina, rolou uma virada conservadora geral da cultura americana, algo muito bem representado e que comentei melhor na análise do filme O Massacre da Serra Elétrica (1974). E esse seria o valor de Gary com o pinball: Combater esse movimento contra a juventude, criando uma "fuga para dentro" para fugir da crise do petróleo, algo que simboliza a própria virada dos Estados Unidos em liberar os jogos de azar após a crise do petróleo. É como transferir a ideia de desenvolvimentismo do carro para os jogos.



É bem interessante Alana ter se interessado pela política e pelo Partido Democrata, logo após a crise do petróleo romper, demonstrando o quanto representava para ela aquele modelo. Só que a atitude dela é conservadora apesar de correta, pois tudo que ela quer é evitar que o tempo escorra como areia entre as mãos, quando já é tarde demais: tudo já havia passado de repente e era preciso mudar. O garoto pareceu mais preparado pois ele se preocupou com o "alívio", se preparando economicamente para as mudanças que viriam nos anos 80. Ou seja, preparado para economia mas não para o amor e vice-versa, até se completarem.


O filme parece querer questionar como certas escolhas e estilos de vida, tidos como "jovens", que na verdade são sujeições a sistemas que buscam explorar os jovens enquanto os infantiliza. Por exemplo, é preciso questionar o motivo dos atores da Netflix serem tão jovens e escalados mesmo sem nenhum talento. Ou o motivo de não respeitarem as técnicas formais de montagem e movimento de câmera do cinema clássico, mas possuem coreografo de sexo. Será que nossa geração não tem tantos incels e dramas de amores não realizados por não sabermos lidar com compromissos e decisões sérias, principalmente em casal? 



Estamos muito viciados em conteúdos audiovisuais que exploram sensações, jogos mentais e movimento, que desacostumamos a ver quando um filme é genial, romântico e simples, de "boy meets a girl" divertido e inovador. Alguns ficam querendo mais e mais dos filmes, sem perceber que apesar de simples as vezes grandes diretores já estão entregando tudo que pedíamos há alguns anos atrás. Paul Thomas Anderson sempre foi muito formal e elaborado em seu cinema, sempre adaptando grandes tramas. Mas seus filmes não soavam tão naturais como Licorize Pizza. 


Um grande filme, com uma ótima trama, personagens marcantes, direção impecável, mas que vai agradar mais os fãs de cinema clássico, por evocar através de técnicas formais de direção, uma história que sempre de certa forma imaginávamos que estava lá, só faltava alguém colocar na tela. Com certeza merece o Oscar de melhor direção, e diria que tem bastante chance de levar, mas merecia também de melhor filme e acho será um grande erro do público e da academia ignorar o filme. Ele representa muito bem, por exemplo, o debate atual do paradigma do sucesso pessoal versus a sustentabilidade ecológica, que no filme é contextualizada com a crise do petróleo, mas na verdade buscando comparar com a crise financeira dos dias de hoje. É com certeza um filme que não será esquecido, por representar muito bem o entrave geracional e as diferenças culturais, as quais estão gerando grandes alterações das perspectivas de mundo até então consagradas e estabelecidas.






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