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Você já ouviu falar do Socialismo Fabiano? Entenda a origem e a importância do termo e a influência na Televisão Brasileira



A Sociedade Fabiana é uma organização socialista britânica, um dos principais grupos responsáveis pela fundação do Partido Trabalhista Britânico com o Comité de Representação Trabalhista em 1900 e do chamado Socialismo Democrático que acredita no esforço gradual e reformista das democracias em associações de base e instituições de auxílio. Hoje em dia, existem 20 instituições ligadas diretamente ao partido, como também ajudou a fundar a London School of Economics em 1895. Hoje em dia a entidade conta com presença no Canadá, Nova Zelândia, Sicília (Itália) e Austrália, existindo enquanto um think tank moderno. 

Na imagem acima, o símbolo duplo dos socialistas fabianos é uma tartaruga, e também um lobo em pele de cordeiro, que foi deixou de ser usado.

Aqui também no blog, já abordamos as origens intelectuais do socialismo utópico, a vertente mais antiga, a dos socialistas utópicos iniciais, com a origem histórica do socialismo


Haviam vários intelectuais ligados ao pensamento fabiano na Inglaterra, um deles, muito referenciado pela televisão e o teatro brasileiro é Bernard Shaw (que já teve texto seu adaptado pelo autor Vicente Sesso, Pigmalião 70), Shaw foi um autor conhecido ligado Labor Party. Diversos políticos socialistas surgiram na primeira década do século XX, como a escritora Virgínia Woolf, H. G. Wells (de A Guerra dos Mundos). 

foto do escritor irlandês  George Bernard Shaw



Além desses nomes, influências internacionais contam com o nome do político indiano Jawaharlal Nehru, o sucessor de Gandhi, como o intelectual egípcio Salama Moussa, que antes de Hobsbawm, despontou como intelectual importante do oriente com a temática do secularismo e foi um dos pioneiros do socialismo árabe. A feminista e sufragista Emmeline Pankhurst, o sexólogo Havelock Ellis (que conduzia pesquisas inovadoras sobre a homossexualidade), como o político Ransay Macdonald, o primeiro membro do Partido Trabalhista eleito como primeiro ministro do Reino Unido.



As origens do termo históricos podem ser remetidas ao nome de Quinto Fábio Máximo (275 –203 a.C.), que eleito cônsul 5 vezes, foi de ser considerado por covarde e fraco, para ser considerado quase um deus de estratégia militar. Tudo por conta da ganância de seus inimigos que não sabiam o significado de "pax romana", a homenagem é justa, por conta da política de evolução pacífica e humanista que a sociedade fabiana emana, ele foi conhecido como um general que não se importava em se saber mais fraco e evitar a briga, sendo conhecido como o "o protelador", sendo essa a sua táctica para ganhar a Segunda Guerra Púnica e Aníbal (grande guerreiro anti romano da época). 

Seria mais essa questão de conter os ânimos e as arestas da pobreza com auxílio mútuo, voluntarismos como o exército da salvação, que realmente já ajudaram milhões de pobres e famintos na história. 



Como uma das organizações fundadoras do Comité de Representação Trabalhista em 1900, e como uma influência importante sobre o Partido Trabalhista que dele cresceu, a Sociedade Fabian teve uma influência poderosa na política britânica. Os membros da Sociedade Fabiana incluíram líderes políticos de outros países, como Jawaharlal Nehru, que adoptaram os princípios fabianos como parte das suas próprias ideologias políticas. A Sociedade Fabian fundou a London School of Economics em 1895.

A Sociedade Fabiana foi fundada no dia 04 de Janeiro de 1884 em Londres, que era uma entidade chamada "The Fellowship of the New Life (Associação da Vida Nova)", uma associação precursora dos movimentos humanistas e éticos britânicos, com nomes como Edward Carpenter e John Davidson, o sexólogo Havelock Ellis e Edward R. Pease, que queriam seguir um exemplo de vida simples. 

Na era eduardiana, o socialismo fabiano estava em alta por emanar uma ideia de cotidiano simples. As reuniões públicas do grupo fabiano foram realizadas durante muitos anos no Essex Hall, um local popular perto de Strand, no centro de Londres.



A Sociedade Fabiana foi nomeada - por sugestão de Frank Podmore - em homenagem ao general romano Quintus Fabius Maximus Verrucosus (apelidado de Cunctator, que significa "Atraso"). Sua estratégia fabiana buscava a vitória gradual contra o exército cartaginês superior sob o comando do renomado general Aníbal por meio da persistência, do assédio e do desgaste do inimigo pelo atrito e pela via pacífica. 




Segundo o autor Jon Perdue, "O logotipo da Sociedade Fabiana, uma tartaruga, representava a predileção do grupo por uma transição lenta e imperceptível para o socialismo, enquanto seu brasão, um 'lobo em pele de cordeiro', representava sua metodologia preferida para alcançar seu objetivo." O simbolismo do lobo em pele de cordeiro foi posteriormente abandonado, devido à sua óbvia conotação negativa

O fabianismo tornou-se proeminente na teoria socialista britânica na década de 1880.Os primeiros teóricos fabianos mais influentes incluíam George Bernard Shaw e Graham Wallas, bem como Sidney e Beatrice Webb, que permaneceriam pensadores proeminentes no movimento. No século 20, outros pensadores fabianos proeminentes incluíam os acadêmicos Harold Laski e G.D.H. Cole (ambos às vezes muito mais radicais do que os fabianos convencionais), bem como políticos e ativistas do Partido Trabalhista, como R.H.S. Crossman, Roy Jenkins, Ian Mikardo, Denis Healey e Margaret Cole. A Sociedade Fabiana sobreviveu até o século 21 como um grupo de reflexão para os socialistas britânicos moderados.

Quando o fabianismo surgiu no Reino Unido durante a década de 1880, o coletivismo era amplamente considerado necessário para o florescimento humano. Embora alguns liberais tradicionais se apegassem à política e à economia do laissez-faire, os teóricos do novo liberalismo, como T.H. Green, na década de 1880, acreditava que seria necessária uma intervenção estatal substancial para que os indivíduos comuns prosperassem. Esses primeiros socialistas foram fundamentais para a mudança no eixo de poder do mundo. 

Se antes a direita e o laissez faire tinham todo o poder de governo, por conta desses pioneiros, a esquerda começou a ter espaço de troca e ação mesmo dentro da ordem capitalista e liberal clássica da época. A primeira década do século XX viu a ascensão dos elementos culturais e sociais debatidos pelo grupo como o fim do trabalho infantil, as leis das 8 horas, o voto feminino e outros direitos dos trabalhadores e dos pobres. É atualmente o think tank mais antigo do mundo. 

Apesar de toda a história fascinante por trás desses pioneiros socialistas, alguns podem acusar de euro-centrismo por esses direitos serem restritos a sociabilidade europeia, essa crítica é principalmente enfática em relação a algumas feministas que marcharam apenas pelo direito das mulheres brancas casadas, gerando um certo conflito posterior em relação a aumentar essa penca de direitos adquiridos na modernidade. Apesar disso, o grupo encontrou defensores na política de países como Índia e Egito, como também foi importância na ideia de resistência cultural em longa duração. 

A tendência significa em poucas palavras de você pode ser de esquerda se você for europeu, e que ás vezes a ideia de esquerda para países ricos não contempla exatamente a realidade dos países mais pobres, ou do eixo sul do mundo, parecendo uma ideia fora do lugar.

A rede Globo de televisão na época da ditadura tinha essa abordagem. A novela de 1970, Pigmalião 70 mostra a influência desse tipo de socialismo europeu, isso era uma forma de focar em temáticas individuais, poder feminino, pautas transversais como divórcio ou romance entre classes.

 Essa ovela por exemplo, era uma adaptação  da peça do escritor Bernand Shaw, Pygmalion. Um clássico da literatura já adaptado ao cinema clássico também.  Na trama, um professor transforma a vida de uma vendedora de flores interpretada por Regina Duarte, que chegou a ser ministra da cultura no governo Bolsonaro... 

Precisamos estar atentos. O PSDB e o PSD vão lançar candidaturas próprias e batalharão pelo voto do cidadão brasileiro. Eles vão utilizar até pautas de gênero e femininas para tentar polarizar com o governo. 

Outro exemplo de influência vem na novela de Dias Gomes, O Bem Amado, de 1973. A novela tem um tom satírico que lembra o escritor Bernard Shaw. A novela sofreu interferência da censura da época, proibindo palavras como "capitão" e "coronel", como também algumas músicas. 




 



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