Pular para o conteúdo principal

Wall Street - Poder e Cobiça (1987): O vale tudo nas bolsas de valores e o individualismo do capitalismo financeiro


Dirigido e escrito por Oliver Stone, estrelado por Michael Douglas, Charlie Sheen, Daryl Hannah e Martin Sheen (o pai de Charlie) que interpreta o pai de Bud Fox, um jovem que trabalha na bolsa e que se envolve com Gordon Gekko (Michael Douglas), um rico sem escrúpulos que não se importa em destruir empresas para obter o máximo lucro. Bud é um jovem e ambicioso que quer ser como Gekko, mas é novo na área e acaba sendo enganado por quem tanto admirava.  



Bud fica rico depois de começar a ser um insider trader de Gekko, ganhando uma cobertura no East Side de Manhattan e parte de ações e investimentos (que mais tarde Bud descobre que não eram tão seguros assim). Ele também ganha uma namorada, a consultora de arte e ex-amante de Gekko, Darien, uma decoradora de interiores. Bud é promovido como resultado das grandes comissões que está recebendo e recebe um escritório com vista no seu emprego. Ele continua a maximizar informações privilegiadas e a usar amigos como compradores para gerar mais renda para ele e Gekko. Mas quando ele faz isso para benefício próprio, é denunciado imediatamente.


Bud apresenta uma nova ideia a Gekko: comprar a "Bluestar Airlines" e expandir a empresa, com Bud como presidente, usando as economias obtidas pelas concessões sindicais e pela pensão super financiada. Mesmo que Bud não consiga persuadir seu pai a apoiar ele e Gekko, ele consegue fazer com que os sindicatos pressionem pelo acordo.


 Logo depois, Bud descobre que Gekko planeja dissolver a empresa e vender os ativos da Bluestar para ter acesso ao dinheiro do plano de pensão da empresa, deixando Carl e toda a equipe da Bluestar desempregados. Embora isso deixasse Bud um homem muito rico, ele está irritado com o engano de Gekko e atormentado pela culpa de ser um cúmplice da destruição iminente de Bluestar, especialmente depois que seu pai sofre um ataque cardíaco. Bud resolve atrapalhar os planos de Gekko e termina com Darien quando ela se recusa a ir contra Gekko.


Bud então elabora um plano para vazar a notícia da aquisição da Gekko para aumentar o preço. Isso força Gekko a comprar as ações por um preço mais alto, enquanto tenta garantir o controle acionário. Bud então convence os sindicatos a retirarem seu apoio, encerrando qualquer perspectiva de Gekko concluir a aquisição e fazendo com que o preço despenque. Isso força Gekko a descarregar seu estoque com uma perda considerável. 


Bud e os presidentes do sindicato então se reúnem secretamente com Wildman e fazem com que ele compre as ações e o controle acionário da Bluestar, com um desconto significativo, com a condição de que ele salve a empresa. Quando Gekko descobre no noticiário noturno que Wildman está comprando a Bluestar, ele percebe que Bud planejou todo o esquema. Bud volta triunfantemente a trabalhar na Jackson Steinem no dia seguinte. 



História por trás do filme


Todo mundo conhece Oliver Stone.  Entre os tradicionais cineastas americanos, aquele que pode ser considerado o mais "de esquerda" de todos (formado na área específica de cinema), esse seria o Oliver Stone. ele é graduado em diploma de artes, em filmes em 1971, e é ligado a Martin Scorsese, que era aluno mais antigo do mesmo curso. Ele escreveu o personagem de Gekko inspirado em seu pai ter sido um corretor da bolsa durante a Grande Depressão americana.

O filme teve um orçamento de $16.5 milhões e arrecadou $43.8 milhões de dólares, sendo um sucesso comercial, também chegou a influenciar várias pessoas a seguir o caminho de trabalho em finanças (o que é contraditório devido a tendência ideológica do diretor).

O filme usou as alocações centradas em Manhattan, cidade de New York. Foi filmado na bolsa de valores de NY, no Central Park e no Clube 21.
A famosa frase do filme "Ganância para falta de uma melhor palavra, é boa", foi parcialmente inspirada no discurso de Ivan Boesky, um notário corretor das bolsas de valores



Oliver Stone também foi assistente de produção e ajudou a "vender" o filme Taxi Driver como produtor. Ele teve uma participação especial na comédia  The Battle of Love's Return. Além de estar preparando um filme sobre Lula e de ter entrevistado todos os líderes da esquerda latino americana, além do próprio Putin. Reparem que o ator do Brass (Paul Guilfoyle) de CSI aparece nessa foto abaixo. 





Ele fez o filme de 12 minutos chamado Last Year sobre a guerra do Vietnã e trabalhou em alguns filmes de terror como Zeizure e The Hand. O primeiro Oscar de Stone veio do pesado e reflexivo filme sobre as prisões turcas Midnight Express, onde foi dele o roteiro para o filme marcante do diretor inglês Alan Parker, mostrando um garoto americano acusado de tráfico de drogas e como seria a realidade fora dos direitos humanos das antigas prisões turcas. 



Outra curiosidade é que as atrizes da esposa de Gekko e da namorada de Bud queriam trocar de papel e chegaram a brigar com Oliver Stone por isso. Oliver Stone estava falando de seu próprio pai, Lou Stone, corretor da bolsa durante a Grande Depressão. Diz-se que o personagem Gekko é uma composição de várias pessoas, incluindo Dennis Levine, Ivan Boesky, Carl Icahn, Asher Edelman, Michael Milken, também lembra Donald Trump. e em alguns tons o próprio Stone ( o que seria super contraditório aqui), seria esse lado racional fora do "rush" que seria representado pelo personagem de Charlie Sheen, o ator mais famoso por seu papel na série Two and Half Men da CBS, e também tinha feito Platoon (1986), um ano antes.



 O personagem de Sir Lawrence Wildman, por sua vez, foi inspirado no financista e invasor corporativo britânico Sir James Goldsmith. Originalmente, o estúdio queria que Warren Beatty (que havia interpretado o Bugsy no cinema) interpretasse Gekko, mas ele não estava interessado; Stone, por sua vez, queria Richard Gere, mas Gere rejeitou o papel também. 



Tanto Charlie Sheen quanto Michael Douglas são filhos de grande estrelas de Hollywood de peso, mas o pai de Charlie Sheen que também está no filme Martin Sheen é no filme o mesmo personagem de Gianfrancesco Guarnieri em Eles Não Usam Black Tie. Quem usa black tie? as pessoas de Wallstreet, tudo aqui combina aqui com perdão do trocadilho. 



Como na peça/filme, o pai é sindicalista e o filho quer ser do "capitalismo", mas no filme de Stone tem uma visão melhor, aqui o filho se arrepende de suas incursões golpistas lavando dinheiro para um grande magnata e resolve fazer um esquema de atrapalhar a destruição da companhia que seu pai trabalhou a vida toda.  



Michael Douglas, Charlie Sheen e o próprio Oliver Stone diz que o filme foi tão real que até hoje em dia perguntam para ele perguntas sobre a bolsa de valores. Esses arquétipos de anos 1980, a correria, a noção de ter que vencer enquanto indivíduo e da relação indivíduo e sociedade.  Gekko mostra como tinha algo que ninguém tinha a época, uma mini televisão portátil e ostenta todos os símbolos de capitalismo e distinção. como ter um celular na época, ou  um robô, ou uma esposa que parece robô, tudo nesse universo é comprado e tabelado. 



No filme, Charlie é um filho de sindicalista de uma companhia aérea um pouco estatal ao estilo Embraer, o nome era "Bluestar" e o pai de Charlie havia trabalhado a vida inteira ali sendo o contato dele na companhia. Ele ás vezes dava informação para o filho sobre as agitações sindicais que poderia influenciar no valor das ações da companhia. 



O genial do filme é mostrar o duplo padrão aqui, enquanto ele foi anti ético para agradar os mais ricos a informação privilegiada podia, mas quando ele fez isso para salvar os mais pobres. 


No caso os empregos da companhia que seu pai trabalhou uma vida toda, isso ficou configurado como crime e o corretor foi preso o trabalho ao fim do filme, mesmo com o pai garantindo um emprego na companhia que ele tinha salvado, ele sabia que a realidade era que seria preso pois especulou a bolsa de valores ao estilo "Robin Hood", quando só é possível roubar na bolsa pró as grandes fortunas tradicionais. Como ele fez uma insider trade com informação privilegiada do pai, ele termina o filme preso, porém se reconcilia com o pai e sua companhia.



Oliver Stone e Douglas se reuniram para uma sequência intitulada Wall Street: Money Never Sleeps, que foi lançada nos cinemas em 24 de setembro de 2010.



Em 1985, Bud Fox é corretor júnior da Jackson Steinem & Co. Ele quer trabalhar com seu herói, Gordon Gekko, um lendário jogador de Wall Street. Depois de ligar para o escritório de Gekko por 59 dias consecutivos tentando marcar uma reunião com Gekko, Bud visita Gekko em seu aniversário com uma caixa dos charutos cubanos favoritos de Gekko (também um detalhe perceptivo). 



Impressionado com sua ousadia, Gekko concede uma entrevista a Bud. Bud lhe oferece ações, mas Gekko não se impressiona. Desesperado, Bud fornece-lhe algumas informações privilegiadas sobre a Bluestar Airlines, que ele aprendeu em uma conversa casual com seu pai, Carl, líder do sindicato dos trabalhadores de manutenção da empresa. Intrigado, Gekko diz a Bud que vai pensar sobre isso. Um Bud abatido retorna ao seu escritório. No entanto, Gekko faz um pedido de ações da Bluestar e se torna um dos clientes da Bud.



Depois de ganhar uma quantia considerável de dinheiro com a dica da Bluestar, Gekko dá a Bud algum capital para administrar, mas as outras ações que Bud seleciona por meio de pesquisas honestas e conselhos do respeitado corretor sênior Lou Mannheim perdem dinheiro e valor no mercado da noite para o dia. 


Gekko oferece outra chance a Bud e diz a ele para espionar o investidor britânico Sir Lawrence Wildman. Eles deduzem que Wildman está fazendo uma oferta pela Anacott Steel. Gekko compra um grande bloco de ações da Anacott, que Wildman é forçado a comprar dele por um preço alto, para concluir a aquisição.


O resultado desse conflito é a própria ambiguidade da relação de Gekko e Bud, e da própria personalidade de Bud como personagem da história lembra muito essa ideia dos anos 1980 e toda a cultura desregulada e especulativa da época, que o presidente era Ronald Reagan e os especuladores viviam de aumentar seus números e de uma intensa cultura de informação privilegiada desses insiders traders (corretores), e mostra como atuam mais ou menos como cambistas de luxo, já utilizando dos sistemas de computação da época, para ficar ligado nas diferenças nos valores, cada bolsa especula ou não dependendo de seu território e sua zona de influência. 


O filme de Oliver Stone também exerceu essa influência cult no sentido de mostrar um pouco de maneira direta como é o emprego de finanças e como isso se articula com o capitalismo financeiro. Os anos 1980 viveram uma nova febre especulativa, na América Latina, no Brasil, por exemplo, vivíamos a hiper inflação dentro da chamada 'década perdida'. Era um período de hedonismo americano, ao mesmo tempo que também era o fim da ideia de superioridade econômica americana.   



Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: