Pular para o conteúdo principal

Pokémon: Pretendo Ser Um Mestre Pokémon - "Ventos do Começo! A Estrada sem Fim" (Episódio 1): Análise e resumo do primeiro episódio da temporada que deve ser a despedida de Ash


Ash continuam perseguindo o sonho de se tornar "Mestre Pokémon". Enquanto passa por uma floresta junto com Pikachu, eles encontram a lendária Latias ferida. Esse é o primeiro episódio da temporada especial que supostamente marca a despedida de Ash no anime. A Temporada chamada "Pretendo ser um Mestre Pokémon", terá 11 episódios antes do lançamento de um novo anime em 2023



Os novos episódios de Pokémon estão disponíveis na Netflix, mas também dá para assistir aqui e aqui


Análise do episódio


Esse episódio foi a nata daquilo o anime de Pokémon pode oferecer. Em uma ótima metáfora, Ash começa o episódio dividido entre qual caminho seguir, uma ótima metáfora da encruzilhada que o anime de se encontra após ele se tornar campeão. Aí, depois de sortear o caminho com ajuda de Pikachu, ele acaba optando pelo caminho oposto. Pikachu revoltado com a atitude, dá umas cargas em Ash para implicar com ele. Esse jeitão implicante de Pikachu nesse episódio lembrou muito da personalidade Pikachu no piloto. 


A intro nostálgica lembrando de momentos chave do arco clássico ficou sensacional. Nesse aspecto, a edição e mixagem de som, assim com as músicas escolhidas para trilha, como alguns jazzinhos, ficarão sensacionais, algo que o anime nunca teve. 



A variedade de pokémon, logo no início foi muito boa, com direito a Ratatta, Seedot, Starly, Magikarp e outros. Além disso, Ash utilizou seus antigos amigos Donphan e Sceptile, o melhor pokémon grama do Ash. Ainda vemos no episódio Snorlax, Bellsprout, Beedrill, Kakuna, Butterfree e outros.




Houve ainda uma cena meio aleatória do professor Carvalho (Oak) com a mãe de Ash, comentando sobre Ash ter se tornado campeão e estar voltando para casa. Carvalho ainda comenta sobre a importância dos 151 Pokémon da primeira geração para fazer amigos.



Além disso, tivemos a incrível participação da lendária Latias, que apareceu melhor no filme Pokémon: Heróis (o 5° filme), tendo inclusive um "envolvimento" maior com Ash (risos), mas nunca tinha figurado no anime. 



O episódio foi mais de intercessão entre a temporada anterior (Jornadas) e esse novo arco, contendo ainda poucos elementos. Mas demonstrou um certo estilo e charme único dessa nova temporada, onde há certo dinamismo que o arco clássico não tinha, com muitos bichos o tempo todo em tela, inclusive selvagens para dar a sensação de ambiente. 



Um arco que parece muito promissor e se fosse dizer diria que visa se prolongar por mais episódios.


Até o próximo episódio, que já assisti e conta com a presença da nossa seria de Kanto, a grande Misty/Kasumi e seu Politoed!


Curiosidades 


Este episódio marca a primeira vez que Ash trouxe Pokémon do Laboratório do Professor Oak de volta ao seu grupo ativo desde Pokémon the Series: Diamond and Pearl (mais especificamente, The Semi-Final Frontier! , 567 episódios atrás).


Esta também é a primeira vez que Ash muda de equipe desde The Dream Continues!, 423 episódios atrás.


Apesar de Latias ter feito sua estreia em um episódio de TV em DPS02 , quase 12 anos antes, esta é a primeira vez que ela recebe uma entrada na Pokédex no anime.


























Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

Um Morto Muito Louco (1989): O problema de querer sempre "se dar bem" em uma crítica feroz à meritocracia e ao individualismo no mundo do trabalho



Curta nossa página: