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Better Call Saul - "Breaking Bad" (6x11): Entenda como Walter e Jesse aparecerem explica linha do tempo dos golpes de Gene


Episódio 6x11 de Better Call Saul se chama "Breaking Bad" e nos leva a 2008, de volta ao episódio 2x08 de Breaking Bad, chamado "Better Call Saul". No início, vemos ele tentando dizer que é "abogado" (advogado em espanhol) para Walter e Jesse (com as participações especiais de Bryan Cranston  e Aaron Paul) enquanto ele está sequestrado pelos dupla. Os dois homens levam Saul a um túmulo. Ele insiste que seus sequestradores pegaram o cara errado, ele diz que eles estariam procurando por Ignácio e acha que é Lalo Salamanca que está mandando seus homens se vingar  




Veja aqui a análise do episódio anterior, "Nippy" (6x10)


Em novembro de 2010, Francesca confronta seus inquilinos, aparentemente drogados que eles precisam parar de entupir a pia, ela dirige até seu carro e depois vai até um telefone público, em uma estação abandonada, onde ela consegue conversar com Saul e mandar notícias para ele. Ela segue um fio para um telefone seguindo as indicações do antigo chefe. 




Os episódios são correspondentes, Better Call Saul foi o episódio onde vimos o advogado Saul (que na verdade era o original Jimmy McGil Sabonete). Agora o episódio de nome Breaking Bad é o episódio 11 dessa temporada sexta que é a final da série. Temos duas linhas do tempo aqui, uma em 2010, com Gene, como vimos em Nippy, e temos a linha do tempo deles conhecendo a dupla Walter e Jesse. 



Na outra linha do tempo, separada por um filtro preto e branco está Gene Takavic, ele dá algumas instruções para achar dinheiro enterrado que ele tinha guardado, mas segundo Francesca, o F.B.I. levou tudo, até mesmo a conta no estrangeiro que ele tinha numerado com o nome dela, como ela foi acusada de conspiração. Ela entregou a informação para não ser presa. 



Ela começa a falar para ele o que aconteceu com as pessoas desde que ele saiu de Albuquerque. Os federais pegaram todo o dinheiro de Saul, todas as companhias e negócios, laser tag, o salão de manicure. O antigo procurador punitivo, Bil Oakley, aparentemente, virou advogado de defesa. Skyler White conseguiu um acordo com o FBI. Huell voltou para Nova Orleans. Ela finalmente diz que Kim ligou para perguntar se ele estava vivo ainda, o que anima Gene (Saul, Jimmy). 


Gene dirige de volta para sua vida, ficando bem emocionado ao ouvir falar de Kim. Ele liga pra um negócio chamado Palm Coast Sprinklers, em Titusville, na Flórida, onde Kim estaria trabalhando agora. A conversa não vai bem, é interrompida pelo caminhão, e vemos que algo aconteceu que deixou ele chateado e ele desliga o telefone e quebra a cabine de vidro com raiva, cometendo aí um pequeno dano. 


Vemos a vida de Gene enquanto ele trabalha na Cinnabon, ele visita Jeff e Marion, e agora eles tem um latop, que Jeff comprou com dinheiro do roubo na loja de departamento. Jeff fica confusa, já que Gene tinha dito que não queria mais associação depois do roubo, mas parece que ele contempla que isso é tudo que ele tem agora, enquanto eles dividem uma torrada, eles combinam os próximos golpes e extorsões com seus novos amigos e associados, em strip-clubes, bares de karaokê e locais onde se pode pegar idiotas úteis para esquemas como este. 



Naquela noite, Gene, usando o pseudônimo Viktor, canta uma música no bar, para marcar seus novos golpes, dados no bar, em quem quer primeiro "tirar uma com ele", mas quando vê, já perdeu a carteira, foi roubado, drogado com barbitúricos, teve cartões clonados, e não consegue perceber. 



Gene ficou se perguntando e todos nós também sobre Kim. Como ela teve razão em parte por ter ido embora, imagina a realidade de prisão e acordo com o FBI que a narrativa de Breaking Bad entrou. Episódio escrito e dirigido por Thomas  Schnauz, que tocou "Tapioca Tundra" de Mike Nesmith.  Aparece também aquele ator que fez o Stuart de The Big Bang Theory, além de novamente, Carol Burnett. 



Finalmente fez a trilha do caminho antigo de Breaking Bad, lembrando do episódio da segunda temporada, número 8, 2x08 chamado lá de "Better Call Saul", que era toda a empresa do Saul que ele criou depois que largou sua primeira identidade e resolveu criar essa consultoria que acabou sendo um escritório de lavagem para o negócio de Gus e Walter, o processo que mudou tudo e que ninguém falou ou previu foi que Kim era na verdade mais limpa que Saul, e resolveu sair para não odiar ele mais depois, já que a série insiste nesse arquétipo do final trágico meio Macbeth ou Hamlet, ou mesmo uma ideia de aptidão para o crime que não compensa, como uma ideia de advertência, que não era a ideia da série original Breaking Bad. 


A grande questão, é que ao mostrar que a vida de Gene é depois dos acontecimentos de Breaking Bad, afirmando que foi associar-se com Walter que tornou sua vida um inferno, basicamente é como se Walter tivesse trocado de vida com Saul, colocando-o em uma espécie de limbo ou maldição. Mas não só isso, ao eles associarem diretamente trabalhar com Walt e o plot de Breaking Bad com a vida de Gene, significa que tudo que vimos em Better Call Saul até agora meio que não tem nada haver com Breaking Bad, sendo apenas influências espirituais para a outra série. 


Fora Gus, Mike, Tio e outros mais estruturais na série, significa que outros como Kim, Lalo, Howard, foram apenas influenciais espirituais para criar a personalidade de Saul, mas não de fato se relacionam em nada com Breaking Bad, sendo tudo que ele fez até aqui aceitável, menos se associar com Walt. É uma tese que Better Call Saul está dando sobre o universo Breaking Bad, mas é problemático pois basicamente diz que Better Call Saul de verdade começa-se agora, no envolvimento com Walt, e tudo que vemos foi apenas uma introdução. Mas já estamos no final da série. Ou seja, reforça a centralidade de Breaking Bad como maior série, mesmo que muito tenha flertado em ser maior e expandir o universo.


Antes, por conta do carisma e ética dos personagens, eu numerava Better Call Saul acima de Breaking Bad, mas agora mudei e ideia, e digo isso, pois pelo menos Breaking Bad não esquece da distância necessária e até mesmo educacional em relação a personagens tóxicos. 



A ideia do "Crime e Castigo" do cara Raskolnikov aqui parece ser meio forçada se repetir a fórmula de "breaking bad" de mostrar o pior lado do ser humano, como a série original fez, já que Saul nunca matou ninguém diretamente, e até onde vimos, não teve muito envolvimento violento com os negócios que tratava enquanto lavava o dinheiro para seus esquemas. Ele chegou a fazer muito dinheiro e ser um grande advogado, mas nada disso importa aqui.   


A troca aqui foi sensacional, se o personagem do Saul foi introduzido no 2x08 quando começam a prender o Badger em uma emboscada boba e do nada feita por um policial bem jovem. Nesse episódio "Breaking Bad", vemos Saul sendo sequestrado novamente em uma nova perspectiva, onde ele imaginava que seria um serviço de homens a mando de Lalo Salamanca, já que ele não sabe que Lalo foi morto por Gus. 


Vemos o trailer agora feito com estúdio e não mais com o original, mudando bastante o tom e gênero da série. Se Breaking Bad tinha uma câmera na mão profissional e criativa, Better Call Saul tem dinheiro para cenário para montar essa sensação de estar no trailer. É bacana por lembrar o elemento icônico na série. 



É legal demais finalmente ver os dois entrando na narrativa de Better Call Saull, mas para mim, a única boa cena do episódio é a interação de Mike e Saul conversando sobre quem seria o Heisenberg (o outro lado criminoso de Walter White). 


Em 2008, Mike conta para Saul em detalhes sobre o que ele pensa de Walter, que ele é professor de química do ensino médio, tem câncer de pulmão, que ele é amador nos negócios (o que é verdade), que não deveria fazer negócios com ele, tudo isso parece também tragédia anunciada, já que é ele que vai matar Mike depois na maior crueldade do mundo. Nessa cena, Saul brinca com Mike, dizendo que ele parece o assassino mais carismático do mundo, ao estilo Frankenstein. Para mim, o ponto alto do episódio, já que sempre esperamos por Mike (apesar de saber do destino anterior de Breaking Bad).



Enquanto o episódio da semana passada "Nippy" era uma referência ao cachorro que Gene inventou para se aproximar de sua vizinha, em Omaha, Nebraska. Saul aparece em flashback da época que conheceu os dois dentro do trailer e comenta sobre ser "uma nave de crystal". El Camino, o filme sobre Jesse também está na mesma linha do tempo de Gene em preto e branco. Em colorido, vemos antes do Saul ser procurado, pouco antes, em preto e branco, a vida de Gene em 2010. É a aniversário de 50 anos do original Jimmy McGill (que era o melhor de todos eles, Saul e Gene). 



Jesse dirige Alfred para uma mansão em um bairro nobre. Enquanto Alfred abre a porta, Jeff cobre a fechamento com fita. Quando ele vai embora, Buddy e seu cachorro entra na casa. Ele remove a carteira de Alfred e vai embora, tirando foto de todos os seus doucmentos e senhas, quase esquecendo de remover a fita da fechadura. 


A nova rotina de Gene é deprimente e vale ser criticada, agora ele faz tudo que Saul Goodman fazia antes, só que com menos glamuor. Agora Gene e seus colegas vão atrás de ricos fracassados que se embebedam no bar e querem levar golpes. A última cena é de Saul deixando a escola J. P. Wynne High School, lembrando quando ele foi confrontar Walter pela primeira vez e deixou ele desesperado, descobrindo que ele tinha entrada em seu escritório com nome falso.



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