“Ainda Estou Aqui” é eleito Melhor Filme do Ano pela crítica internacional: um marco na história do cinema brasileiro
“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, alcançou um feito inédito: acabou de ser eleito Melhor Filme do Ano pela crítica internacional, ao vencer o prestigiado Grand Prix FIPRESCI — concedido pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (FIPRESCI), com participação de 739 críticos de 75 países
Confira a análise completa de "Ainda estou aqui"
A entrega do troféu será realizada no dia 19 de setembro, durante a abertura do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha — cenário simbólico para Salles, que já estreou outros grandes títulos por lá.
Um acervo impressionante de prêmios
Este título se soma a uma coleção extraordinária: “Ainda Estou Aqui” já acumula 61 prêmios nacionais e internacionais até o momento. Dentre os destaques:
Oscar de Melhor Filme Internacional, o primeiro do Brasil
Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres
Leão de Prata por Melhor Roteiro, em Veneza
13 prêmios Grande Otelo, do cinema brasileiro
Outros reconhecimentos incluem o Prêmio da Crítica Brasileira (Abraccine), prêmios de público em festivais como Roterdã, Vancouver, Mill Valley e Philadelphia, além de prêmios Platino, Goya Ibero-Americano, Critics’ Choice, entre muitos outros.
Sobre o filme e sua trajetória
Inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o longa retrata a luta de Eunice Paiva, interpretada com profundidade por Fernanda Torres, que enfrenta a dolorosa ausência de seu marido, o deputado Rubens Paiva (Selton Mello), desaparecido durante a ditadura militar.
Sua mãe na vida real, Fernanda Montenegro, também dá vida à mesma personagem em outra fase da vida, em uma interpretação poderosa e simbólica.
O filme estreou mundialmente em 1º de setembro de 2024, no 81º Festival de Veneza, onde foi aplaudido de pé e levou o prêmio de Melhor Roteiro . Desde então, percorreu dezenas de festivais — como Toronto, Londres, Nova York — e estreou nos cinemas brasileiros em 7 de novembro de 2024.

Comentários
Postar um comentário