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F1: Análise e Resumão do GP da Itália





O GP de Monza foi uma loucura. Começando pelos preparativos da corrida ao longo da semana, que tiveram várias novidades e momentos notáveis, terminando com a merecida vitória de Charles Leclerc na casa da Ferrari! 


Vamos começar pela troca na Williams. Na semana passada (GP da Holanda), o piloto estadunidense Logan Sargent bateu novamente. Entretanto, mais do que esse  momento ficou na minha cabeça o momento do GP da Holanda onde em uma curva rápida com 5 carros, Sargent tirou o pé e falou na rádio que aquilo era "muito perigoso". 



Resultado: caiu. Sargent foi trocado no meio da temporada, saindo da Fórmula 1 a qual nunca provavelmente nunca mais voltará. Em seu lugar Williams colocou o argentino, Colapinto (a 5° que habita em mim saúda a 5° série que habita em você). E seu desempenho foi muito melhor ao de Sargent, terminando em 12°. Não pontuou, mas ficou na frente de todo o pelotão dos retardatários, como Gasly, Bottas, Ricciardo, Ocon, Stroll, Hulkenberg e etc.




Tsunoda teve que abandonar a corrida devido um acidente logo no início e Haas garantiu um pontinho com Magnussen. Albon surpreendeu com um 9° e mais 2 pontos para a Williams.


Além disso, tivemos na semana o Safety Car batendo. O Safety Car! E também a estreia de Antonelli na Mercedes, que teve a oportunidade de testar o carro de Russell durante os treinos livres. Mas o garoto acabou virando chacota após sair da pista e batendo o carro, momento em que a reação de Russell foi impagável. A cara de quem percebeu só agora o peso da responsabilidade de ser o piloto principal da equipe, com o segundo da equipe sendo um novato.




Nas qualificações, quase tudo óbvio. Hamilton melhorou muito, e junto com a Mercedes teve uma chance real de ficar na Pole Position. Mas deu para ver que os dois carros da Mercedes foi perdendo desempenho. Pontuaram, melhoraram em relação ao GP da Holanda, mas não foram os maiores destaques do fim de semana. 



Verstappen foi muito mal de novo. Nas qualificações, garantiu largar na 7° posição. Ainda assim, no GP, Verstappen chegou a liderar e teve chance de levar, mas um erro na estratégia da Red Bull jogou toda a corrida no lixo. Tentando um Undercut, Verstappen foi para o box trocar de pneu lá pela 25° volta. Além de o pit stop ter sido péssimo, com quase 7 segundos, ele trocou de pneus duros para pneus duros. Teria dado certo para fazer apenas uma parada se não fosse um detalhe: nas regras da FIA para corrida exigia no regulamento o uso mínimo de 2 pneus de componentes diferentes. Ou seja, teve que parar outra vez e acabou em 6°. Está claro que a sua única chance agora é ficar apanhando até o fim da temporada, torcendo para que Norris e a McLaren não consigam superar sua pontuação. 



Durante a semana, o pai do Max tirou o corpo do seu filho de fora da responsabilidade da queda de desempenho. Segundo o pai de Max, o holandês alertou para equipe diversas vezes ao longo da temporada os erros que o carro apresentava e sendo supostamente ignorado. E eu vou precisar ser sincero: ele está certo! O Max tem postura que eu vejo muito mal, como ficar chorando quando seus resultados não são o que ele esperava, o jeito ruim que trata geralmente os companheiros de equipe pelo rádio e falta de consideração com os outros pilotos. Só que nessa caso o Max tem razão: se alguém tem culpa da crise da Red Bull é a própria Red Bull. O Max é um grande piloto, tanto que está liderando, mas não é mágico. A equipe que originalmente é uma marca de bebidas provou seu ponto, criou uma grande equipe e ganhou destaque para sua marca em um meio com diversas montadoras de carros consagradas, como Ferrari e Mercedes. Entretanto, muito em detrimento de uma crise de marca nessas últimas do que por mérito próprio apenas. A Red Bull se tornou arrogante, e dá para ver isso pela jeito que as estratégias são elaboradas e passadas para os pilotos pelo rádio. 


A McLaren sofre de problemas hipocrisia. O Norris foi lá mais uma vez, fez sua parte. Fez a volta mais rápida no Q3 e faturou a Pole Position. Largou melhor dessa vez, mas de novo perdeu a liderança de bobeira. Também, "mui amigo" esse Oscar Piastri. Foi com tudo para cima do colega de equipe que já o cedeu vitória na temporada. 



E isso denota um bater de cabeça da McLaren em torno das estratégias. Com os carros rápidos que a McLaren está, perder liderança desse jeito é muito feio. Mas agora eu preciso ser sincero. Olhem para cara do Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, e me diz: Dá para confiar nesse cara? 



As decisões de equipe da McLaren ao longo da temporada foram questionáveis, e obviamente há uma preferência por Piastri dentro da equipe do que pelo Norris, mesmo o Norris estando em segundo lugar na temporada. Alguns dizem que é pelo fato do Norris ser arrogante, mas você vai me dizer que o Andrea Stella não é? Fora o fato de ser italiano e nessa corrida as escolhas de sua equipe favoreceram um equipe italiana na Itália... Deixa quieto.



Acabou dando Piastri em segundo e Norris em terceiro, após uma péssima parada no Pit Stop de Norris. Na volta a pista, ele ainda teve a "sorte" de voltar atrás de Verstappen, que fez de tudo para impedir sua passagem, mas sem sucesso, tomando uma bela ultrapassada.


Ficou notável a preferência da equipe por Piastri. Cadê o Piastri entregando a posição para melhorar o score do segundo colocado na temporada? Impossível não lembrar do favorecimento que McLaren dava ao Prost ao invés do Senna.



Por último, vale destacar o trabalho maravilhoso da Ferrari nesse GP. A equipe fez tudo certo. Com seus uniformes pretrinhos comemorativos, a Ferrari dominou o GP. Sainz por várias voltas liderou a corrida e teve bom desempenho final. Os Pit Stops foram os mais rápidos do fim de semana. E a estratégia de Leclerc muito inteligente, começando a corrida com pneus duros e fazendo apenas uma parada para mudar para pneus macios. Isso fez com ele sobrasse na liderança nas paradas dos pilotos que estavam na frente. Um Overcut de mestre, profissional, que deve ter deixado o Hamilton feliz da vida em ver o bom trabalho de equipe e do carro que o receberá na próxima temporada.






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