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F1: Análise e Resumão do GP da Holanda 2024




O GP da Holanda foi surpreendente. Ficou notável que o padrão de corridas que estávamos vendo nos últimos anos vai ser cada vez mais raro. Verstappen continua não apresentando o desempenho exemplar que apresentava. Garfou um 2° lugar, demonstrando que é um grande piloto. Mas também está nítido que seu desempenho superior vinha das condições do carro e da equipe da Red Bull. 


Começando da largada, Norris era para largar em 1° após fazer a volta mais rápida no Q3 de ontem (24). Corrida de qualificação que pegou os pilotos desprevenidos após as férias. Para se ter noção, Perez ganhou o Q1! Hamilton teve um péssimo desempenho nas qualificações e foi eliminado no Q2. Era para largar em 12°, tomou punição e ainda chegou em 8°. Não é um bom resultado, mas ganhar em média 6 posições em uma corrida é para poucos. 



Norris ganhou o Q3 e pole position, e já começou logo a piada. Vi uma galera zoando desde ontem que o Norris não ia ficar uma curva na liderança: eles estavam certos. Norris demonstrou que realmente não é muito bom de largada e em segundos perdeu a liderança para o Verstappen. Muito devido também ao posicionamento da largada. Se eu estiver sendo ignorante me perdoem, mas em uma largada que possui uma curva tão precoce não deveria posicionar o pole position do mesmo do lado da primeira curva? 



Da forma como se deu o primeiro colocado larga do lado oposto a primeira curva, sendo obrigado a fazer uma curva aberta e logo ficando vulnerável à ultrapassagem. E assim ficou por diversas voltas, com Max liderando e Norris colado nele em segundo. 



Enquanto isso, a Ferrari teve um grande desempenho, com grandes ultrapassagens e com Leclerc conseguindo marcar um 3 lugar no podium. O Sainz ainda ficou em 5°, superado por Piastri em 4°. Entretanto, um destaque surpreendente foi o Gasly, que pela Alpine se quer conseguiu largar por diversas vezes na temporada, trouxe perigo, ultrapassou Ferrarri por um momento, conseguiu chegar em 9° e pontuar! 



No fim das contas, o Norris ainda conseguiu ultrapassar o Verstappen lindamente, de maneira até precipitada mas em uma estratégia arriscada que funcionou. Assumindo a liderança lá pela volta 20, o desafio para Norris era quando parar. Ele escolheu um Overtake arriscado, esperando o Verstappen parar primeiro no Box, esperou o Piastri colar em segundo e só então fez sua parada, em um bom trabalho de equipe da MC. Funcionou, pois o Verstappen caindo para 5° pela sua parada, estava muito longe para recuperar a posição em sua parada. Mas se o Max tivesse esticado mais algumas voltas antes de parar, o resultado poderia ser outro. 


E aí já era: Norris chegou a abrir 20 segundos de vantagem pro Verstappen e papou a vitória no GP da Holanda! Na casa do Verstappen. No lugar que Verstappen e a Red Bull não perdiam a anos. Imagina o clima que está na Red Bull, que tenta esconder e escapar da narrativa que a saída de Adrian Newey, que vai para Aston Martin, marcou o fim da hegemonia da equipe, após perder na Áustria e na Holanda na mesma temporada. 


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