Pular para o conteúdo principal

Quanto Mais Idiota Melhor (1992): Pioneiro dos "filmes de Rock", icônico filme dos anos 90 inspirado em esquete do Saturday Night Live é do mesmo criador de 30 Rock


Wayne's World (Quanto Mais Idiota Melhor) é dirigido por Penelope Spheeris, e produzido por Lorne Michaels e escrito também por Mike Myers, Bonnie e Terry Turner. Myers é Wayne Campbell e Dana Carvey é Garth Algar, dois amigos fãs de rock que são donos de um programa de televisão a cabo independente chamado "Wayne's World", gravado em Aurora, Illinois, no porão da casa deles. O filme é uma adaptação cinematográfica de uma esquete com mesmo nome do programa Saturday Night Live, da NBC




Assista grátis na Pluto Tv 

O título em português coloca uma referência ao formato televisivo, em referência ao que dupla sabia fazer e que o canal de televisão buscava comprar para evitar a competição, não se preocupando com o sucesso do programa, apenas buscando instrumentalizar o direito autoral que eles tinham acabado de comprar.


O elenco também inclui Rob Lowe, Tia Carrere, Lara Flynn Boyle (de Twin Peaks), Brian Doyle-Murray, Chris Farley, Ed O'Neill, Ione Skye, Meat Loaf e conta também com participação especial de Alice Cooper, Wayne (interpretado pelo comediante Mike Myers) e Garth (Dana Carvey) que são comprados por uma emissora maior que quer investir no programa deles independente.


É verdade aquilo que serve como adaptação da frase do Lavoisier, "Na natureza, nada se cria, tudo se transforma" no sentido de criação televisiva, na frase de Chacrinha, "Na televisão, nada de cria, tudo se copia" e isso tem muito a ver com o processo de criação na televisão. O estilo marcante de Saturday Night (e esse programa existe desde os anos 1970), também bebeu muito dos programas como Monty Python. 


Primeiro, a história do programa surgiu com reprises do The Best of Carson, desde 1960, ou Tonight Show, que era inicialmente com ele. Alguns outros comediantes vieram do National Lampoon, uma revista de humor e sátira política e daí vieram nomes com Bill Murray (de Ghostbusters) e Brian Doyle-Murray. 


O programa também tinha um com o mesmo nome pela rival ABC, um Saturday Night Live com Howard Cosell. Depois que esse programa foi cancelado, a NBC comprou os direitos e em 1976 nomeou oficialmente o programa com seu nome clássico, depois fizeram o programa com o comediante Jack Burns em 1977. 


Ou seja, o filme aborda uma tradição televisiva muito antiga. Apesar do programa ser uma audiência fixa boa, a emissora cobrava sempre mais audiência, o criador do formato, Lorne Michaels, o produtor também desse filme, ele argumentava que o público deles eram os baby booms inteligentes que assistiam a esse programa, mas também mas nada na televisão, sendo um "ouro" aos anunciantes, com uma audiência cult mais escolarizada, já que essa seria uma geração "pagante" junto com a audiência de ligas esportivas variadas, diferente da audiência cativa, porém desinteressada da geração X. 


O programa também contou nos anos 1980 com a participação de Eddie Murphy (o que pode ser a referência de Tracy em 30 Rock). Depois disso, ele seguiu uma carreira em filmes de sucesso e foi sucedido por Billy Crystal e Martin Short. 



Depois veio Robert Downey jr e o cancelamento por uma época, depois disso, o produtor demitiu todo mundo de novo e agora contratava nomes mais desconhecidos como Dana Carvey (o amigo de Wayne no filme) e Phil Hartman. Mike Myers também participou do programa clássico e também fez o filme Austin Powers como protagonista, sobre um James Bonde americano, namorador e muito caricato. Muitos desses nomes citados são canadenses, existe uma teoria da conspiração sobre a influência que o Canadá teria no humor político americano por conta disso. 


O quadro Wayne's World também foi inspirado em uma dupla de comediantes clássica canadense chamada Wayne e Shuster, Lorne Michaels se casou com a filha de um dos caras dessa dupla, explicando a influência no seu trabalho. Essa dupla mais antiga apareceu pela primeira vez na televisão americana no The Ed Sullivan Show, depois da experiência de ambos na guerra e no rádio, faziam esquetes com imitação de personagens clássicos de Shakespeare.


Ou seja, a ideia contraditória do título em português de "Quanto mais idiota melhor" é uma ironia pensando que o programa original de esquetes foi feito para agradar uma audiência mais escolarizada.


O filme de 1992 também obedece em muito o clima americano da época, de eleição de presidente do Partido Democrata (Bill Clinton) e a tentativa de absorção de conteúdos críticos e originais, "independentes"  que pudessem existir, até porque vale lembrar mais uma vez da clássica frase de Chacrinha sobre a televisão. 


Conhecemos a dupla de Wayne Campbell, e seu melhor amigo, Garth Alga. Os dois podem parecer bobos, mas de bobos não tem nada. Essa estética independente faz sentido para a época de lançamento do filme. Também vale lembrar que a dupla parece também com o personagem Frank de 30 Rock, que  também foi produzido pelo Lorne Michaels. 


Um filme parecido aqui no Brasil é uma comédia brasileira de 1973 de Hugo Carvana, chamada "Vai trabalhar Vagabundo", onde o protagonista, de cabelo grande e bigode, o protagonista Secundino parecia em muito com o humor com os a dupla do filme Quanto Mais Idiota Melhor. Vários elementos de crítica política são mencionados no filme, por exemplo, com a participação de Alice Cooper (o cantor) explicando as raízes indígenas de Milwaukee e sendo reverenciado pela dupla. 



A ex  namorada  (Lara Flynn Boyle) parece desesperada para voltar para ele, e faz de tudo para chamar sua atenção, enquanto ele se apaixona por uma cantora cantonesa, Cassandra Wong que realmente vira sua namorada depois. Enquanto a ex é doida e busca prender ele de todas as formas possíveis, Wayne se apaixona por Cassandra que tem uma linda voz e que está gravando clips no mesmo estúdio da emissora dele. 



Wayne's World foi lançado nos EUA em 14 de fevereiro de 1992. Um sucesso comercial e crítico, foi o oitavo filme com maior bilheteria de 1992 e continua sendo o filme com maior bilheteria baseado nas esquetes do Saturday Night Live. O filme também tem uma sequência do ano posterior, Wayne's World 2, foi lançada em 10 de dezembro de 1993.


Em Aurora, Illinois, os fãs de rock Wayne Campbell e Garth Algar apresentam um programa de televisão de acesso público, Wayne's World, no porão dos pais de Wayne. Depois de vender os direitos do programa ao produtor de televisão Benjamin Kane por US$10,000 dólares, eles comemoram em uma boate, onde evitam a ex-namorada problemática de Wayne, Stacy. Wayne se apaixona por Cassandra Wong, vocalista e baixista da banda que se apresenta naquela noite, Crucial Taunt, e a impressiona com seu cantonês. Ele compra uma guitarra elétrica Fender Stratocaster de 1964, que ele sempre quis ter.




Benjamin  (produtor da televisão) tenta roubar Cassandra de Wayne usando sua riqueza e boa aparência, mas não consegue. Ele distrai Wayne e Garth com ingressos de acesso total para um concerto de Alice Cooper em Milwaukee, enquanto se oferece para produzir um videoclipe para Crucial Taunt. No show, Wayne e Garth conhecem um guarda-costas do produtor musical Frankie Sharp, chefe da Sharp Records.


Enquanto filmavam o renovado Wayne's World sob a supervisão de Benjamin, Wayne e Garth acham difícil se adaptar ao ambiente de estúdio profissional. O contrato os obriga a dar uma entrevista promocional ao dono da empresa que os patrocina, Noah Vanderhoff, dono de uma franquia de jogos eletrônicos de fliperama. Depois que Wayne ridiculariza publicamente Vanderhoff, ele é demitido do programa, causando um desentendimento em sua amizade com Garth. Ciumento da atenção que Benjamin está dando a Cassandra, Wayne tenta impedi-la de participar do videoclipe da Crucial Taunt. Ela termina com ele, furiosa com a falta de confiança dele.


Wayne e Garth se reúnem e traçam um plano para reconquistar Cassandra, fazendo com que Sharp ouça a Crucial Taunt. Enquanto Garth e seus amigos se infiltram em uma estação de satélite com a ajuda do assistente de Benjamin, Wayne vai à filmagem de Cassandra, mas se envergonha na tentativa de expor o motivo oculto de Benjamin. Quando ele sai, Cassandra muda de ideia sobre Benjamin. Wayne pede desculpas e eles retornam a Aurora.


Insatisfeitos, Wayne e Garth se voltam para o público do filme e interrompem os procedimentos. Eles reiniciam a cena e desmascaram Benjamin como "Old Man Withers"  como se fosse uma paródia de Scooby-Doo. Ainda insatisfeitos, eles começam novamente com um "mega final feliz", no qual Cassandra assina um contrato recorde e se reúne com Wayne. Garth começa um relacionamento com uma garçonete e Benjamin descobre que dinheiro e boa aparência não traz necessariamente felicidade quando se descobre em uma vistoria policial.


Enfim, o filme é uma sátira política muito boa que lembra séries modernas como I Carly ou 30 Rock que são sobre produção audiovisual e televisão. A ideia aqui é debater a espontaneidade dos conteúdos, fazendo a dupla optar no fim por voltar a Aurora, Illinois. No filme, o programa deles fica ruim porque a simulação do estúdio de um porão não dava o "clima" de programa independente que foi o que tornou eles famosos de primeira. 



O humor da NBC é muito antigo e obedece cercas regras de formato desde os anos 1960, com essa ideia de show de variedades e entretenimento de programa de auditório ao vivo. O filme foi inspirado em uma clássica esquete com mesmo nome do filme no inglês original Waynes World, sobre as aventuras de dois amigos metaleiros no porão de uma casa e que prezam pela espontaneidade e a "curtição" na forma como preparam seu programa. 


O filme então antecipou o clima de "faça você mesmo" da modernidade com a ascensão da internet e de outras formas de conteúdos independentes antes ignorados pela televisão. 


Mas agora esses tipos de programa livres são "copiados" e assimilados de alguma maneira pelos meios tradicionais (para lembrar da frase do Chacrinha de novo), como mostrado bem no filme, já é uma forma de má intenção desde o início, porque a emissora grande busca mudar o formato daquilo que eles consideram 'relaxado demais', mas claro, isso não dá certo e o programa acaba soando forçado. No Brasil, propostas de humor modernas parecidas podemos citar o Hermes e Renato, que fazia esse tipo de esquete e humor na internet, ou mesmo na época do filme, o grupo de humor Caceta e Planeta, parta citar propostas de humor similares. 


Ou seja, o filme desconfia ideia de programação fechada e comprada, dizendo que até mesmo as fórmulas "inteligentes" ou "originais" demais podem se compradas pelo sistema, em uma óbvia metáfora sobre ser um quadro de televisão de outra emissora, a NBC, que passou por uma produção em filme de distribuição da Paramount, que é um canal maior e mais "sério", enquanto a NBC (o canal de Saturday Night) ainda pega ligação com os sitcons clássicos e antigos e o sistema de broadcasting de rádio, junto com a ABC, são o próprio sistema semi público (em termos de formato, ao estilo da BBC) das produções americanas e essa forma de humor mais politicamente incorreto e ao mesmo tempo politizado. 


Comentários

Em Alta no Momento:

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

Vai Trabalhar, Vagabundo! (1973): Clássico do Cinema Nacional baseado em Chico Buarque busca a malandragem carioca perdida

Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001): Da imortalidade literária do defunto autor à espectralidade na tela do Cinema Nacional

Yellowstone - 1° Temporada (2018): Série western acompanha a vida atual dos Dutton, família que chegou em Montana em 1883



Curta nossa página: