Pular para o conteúdo principal

Yellowstone - 5°Temporada, parte 2: Data de lançamento, a disputa de Costner X Sheridan e o que esperar do segunda parte da última temporada


A primeira parte da quinta temporada de Yellowstone foi ao ar em novembro de 2022 com oito episódios e a última metade de mais seis episódios ainda está por chegar, tornando-se assim a temporada mais longa da série.


A segunda parte da 5° temporada deve ser lançada no verão, sem uma data específica ainda, ficando para o final do ano ou início de 2024. 


O problema que está atrasando o lançamento do encerramento da série é conflito criativo/contratual de Taylor Sheridan, produtor e criador da série, e o protagonista, Kevin Costner


A polêmica começou no início desse ano. Depois de a Paramount voltar a bater uma audiência média de 1 milhão de espectadores com a série (algo que eles não conseguiam desde CSI), o estúdio ficou louco com Yellowstone, e de um programa secundário se tornou o programa principal do canal. Eles queriam renovar a série por 9 temporadas no mínimo. 


Entretanto, Costner era receoso pois, como um fã de faroestes que já estrelou filmes como Dança com Lobos, Wyatt Earp e atualmente está produzindo e dirigindo um antologia de filmes de faroeste que contaram a História dos Estados Unidos; ele sempre pareceu influenciar criativamente nos rumos de Yellowstone, ensejando por vezes que a produção da série estava tomando posturas mais conservadoras do que técnicas em relação ao que deve ser um seriado. Ou seja, para Costner, a série quer fazer uma crítica aos faroestes, mostrando o universo como cheio de aspectos sujos e corruptos, fora a ganância pelo poder.


Parecendo desconfiar da produção desde o início, Costner incluiu em seu contrato na série uma clausula que o impede de ser morto de uma maneira vexatória. Isso resultou na série com duas tentativas de morte, uma quase impossível de sobreviver, onde Costner se recuperou muito rapidamente, parecendo recusar fazer a atuação de reabilitação. Por exemplo, no arco do final da 3° temporada para a 4°, Dutton sofre um atentado onde toma tiros de AK 47 a queima roupa. Além de sobreviver, ele volta a sua rotina de cowboy em poucos episódios, onde a continuidade ficou cagada, parecendo que o atentado foi um plot furado.


Isso nos leva até a 5° temporada, onde Costner brigou com Sheridan, pelo produtor querer gravar toda a segunda parte da quinta temporada do show em um prazo curto. Como se recusou, Sheridan começou a trabalhar com a ideia de que Yellowstone já foi encerrada na primeira parte da 5° temporada, focando agora em seu spin off estrelado por Matthew McConaughey e no novo seriado Operação Lioness. Costner entendeu que a postura de Sheridan está chamando para uma quebra contratual, onde a quinta temporada não seria mais filmada e a série totalmente cancelada, terminando na trama em um grande almoço de família. 


Depois disso Costner afirmou que iria procurar os seus direitos e que iria ao tribunal se fosse preciso. Já Sheridan evocou a clausula contratual que permite uma "morte moral", ou seja, permite que Dutton seja morto de uma maneira que passe uma mensagem final moral a serie, que em termos cênicos significa que ele pode ser morto apenas no roteiro e não aparecer mais na série, com algum personagem dizendo "ele morreu" ou apenas seu enterro.

Sheridan é mais conhecido por escrever filmes premiados como Sicario, Hell or High Water e Wind River e, além de Yellowstone, seu repertório televisivo inclui Mayor of Kingstown, 1883, 1923, Tulsa King e Bass Reeves. 


Linson é mais conhecido por produzir filmes como Great Expectations (1998), Lords of Dogtown, The Runaways e The Comedian, e a série de televisão. Sons of Anarchy e, claro, 1883 e 1923. Tanto Linson quanto Sheridan também são produtores executivos de Yellowstone, junto com Kevin Costner, Art Linson, David C. Glasser, Bob Yari e Stephen Kay. A música da série é composta por Brian Tyler e Breton Vivian, com o vencedor do Emmy Ben Richardson como diretor de fotografia, mais conhecido por seu trabalho em Beasts of the Southern Wild, Fault in Our Stars e Mare of Easttown.


Em 3 de maio de 2023, foi anunciado que Kevin Costner não retornaria como John Dutton III. O ator supostamente teve um desentendimento com Taylor Sheridan em relação ao cronograma de filmagens e ao salário de Costner. Muitos especularam que a série continuaria reformulando o papel ou afastando-se totalmente de Dutton III. Porém, logo descobrimos que a segunda metade da 5ª temporada seria o fim de Yellowstone.


Sheridan falou sobre a saída de Costner, dizendo:


"Minha última conversa com Kevin foi que ele tinha um projeto apaixonante que queria dirigir. Ele e a rede estavam discutindo sobre quando ele poderia terminar com Yellowstone . Eu disse: 'Certamente podemos trabalhar em um cronograma para [sua data de saída preferida]', o que fizemos. Minha opinião sobre Kevin como ator não mudou. Sua criação de John Dutton é simbólica e poderosa... e nunca tive um problema com Kevin que ele e eu não pudéssemos resolver por telefone.


Mas uma vez que os advogados se envolvem, as pessoas não conseguem conversar umas com as outras e começam a dizer coisas que não são verdadeiras e tentam transferir a culpa com base em como a imprensa ou o público parecem estar reagindo. Ele levou muito isso no queixo e não sei se alguém merece. Seu filme parece ser uma grande prioridade para ele e ele quer mudar o foco. Eu realmente espero que [o filme] valha a pena – e que seja bom."


Desde sua estreia em 2018, Yellowstone foi um sucesso explosivo entre fãs e críticos, mas a quinta temporada quebrou todos os recordes. Estreando em 13 de novembro de 2022, a 5ª temporada de Yellowstone teve um início impressionante, com a audiência do programa disparando e atraindo 12,1 milhões de espectadores até agora. E agora, depois que a primeira parte terminou com um final dramático, todos estão esperando ansiosamente para saber o que vem a seguir.


A série dramática de faroeste explora a influente família Dutton, proprietária do maior rancho de Montana, o Yellowstone Dutton Ranch (comumente chamado de Yellowstone), e suas vidas, negócios e conflitos com corporações locais, incorporadores de terras, a reserva indígena Broken Rock e a luta constante da família para manter o legado de sua família na região, entre outros negócios inacabados dos familiares. Na quinta temporada, a batalha pela propriedade de Yellowstone continua, com John Dutton, o principal protagonista do programa e patriarca da família, tornando-se o governador do estado e, a contragosto, provavelmente manterá todos os poderes em suas mãos.


A primeira metade da 5ª temporada (episódios 1-8) está atualmente disponível na Paramount Network (no Brasil, Paramount +), e as outras quatro temporadas de Yellowstone estão disponíveis para streaming no Peacock Premium.


Depois de quatro temporadas de manipulação, caos, intrigas e batalha contra novos inimigos e adversários familiares, tendo como pano de fundo a pitoresca Montana, a história da família Dutton continua a manter suas pegadas no oeste selvagem. Embora novas pessoas e novos acontecimentos se materializem, a fazenda e seus proprietários continuam em seus velhos hábitos.


Até agora, na quinta temporada, vemos os Duttons explorando territórios desconhecidos, com John Dutton se tornando o novo governador. Mas isso não significa que seus problemas terminaram. Na verdade, provavelmente mais problemas estão chegando ao seu rancho. Há uma disputa familiar interna surgindo entre os Duttons com Beth e Jamie prestes a se matarem, John pode estar sofrendo impeachment e uma bactéria mortal se espalhando por todo o estado, colocando o gado em perigo e custando assim seu negócio. Apesar de todos esses eventos ameaçadores e dos bandidos vagando livremente, os Duttons permanecem ao lado de seu patriarca para defender o legado da família, prontos para uma batalha entre o bom, o mau e o feio.


A 5ª temporada de Yellowstone está programada para 14 episódios no total, tornando-se a temporada mais longa da série desde seu início em 2018. Todas as temporadas anteriores tiveram no máximo 10 episódios.


Considerando que a segunda metade ainda não foi filmada, é muito cedo para esperar um trailer. No entanto, a Paramount lançou um teaser da 5ª temporada de Yellowstone, parte 2. Não é tecnicamente um trailer dos próximos episódios, porque contém apenas imagens dos anteriores. Então, é quase como uma promessa de que haverá mais em breve.


As filmagens da 5ª temporada de Yellowstone começaram em junho de 2022 em Missoula, Montana. Pelo que vimos até agora, a produção da segunda parte da quinta temporada ainda não começou.


Embora a série principal esteja chegando ao fim, ainda há histórias a serem contadas na franquia Yellowstone. O legado do show continuará com outro novo spin-off com Matthew McConaughey , assim como aconteceu com 1883, 1923, Bass Reeves, etc. Isso significa que mesmo que o show atual termine neste verão, os fãs ainda terão bastante vida no oeste selvagem. para continuar.



Comentários

Em Alta no Momento:

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

A Guerra de um Homem (One Man's War, 1991): Um filme com Anthony Hopkins e Fernanda Torres sobre a ditadura Strossner do Paraguai

O Homem que Copiava (2003): Análise e curiosidades do filme nacional de Jorge Furtado com Lázaro Ramos e Leandra Leal, que aborda a pobreza e a desigualdade no Brasil

Ele Vivem (1988): Imagine se a mídia, o marketing e o capitalismo fossem controlados por aliens que buscam roubar recursos naturais da terra



Curta nossa página: