Pular para o conteúdo principal

Pokémon: Como jogar todos os jogos da franquia em ordem cronológica - linha do tempo completa, emuladores e roms



Pokémon continua sendo uma das franquias de mídia mais populares de todos os tempos mas que começou no universo dos games. Nesse artigo, vamos traçar a linha do tempo comentada de todos jogos já lançados e ensinar como você pode baixar ou jogar cada um deles nos dias de hoje


Desde a primeira parcela da série de videogames, Pokémon Red e Blue, até as últimas entradas da série, os jogos atraíram uma enorme base de fãs que continua atraindo novos públicos.


No entanto, se você é novo nos videogames Pokémon, deve estar se perguntando por onde começar.


Quais jogos de Pokémon devo jogar primeiro?

É melhor começar com os jogos lançados primeiro. Dessa forma, você será gradualmente apresentado a novas regiões, mecânicas e criaturas à medida que avança, em vez de ficar absolutamente sobrecarregado no início de sua jornada.


Pokémon Red, Blue, Green e Yellow (1996)



Os jogos a seguir são os primeiros da franquia e todos foram lançados para o Game Boy original. Uma observação lateral aqui é que Green só estava disponível no Japão - embora muitos tenham conseguido colocar as mãos no jogo ao longo dos anos. Outra coisa a notar é que, a menos que você seja um verdadeiro completista, você só precisa jogar um jogo de cada geração. Estas são suas opções para começar. Claro, você também pode jogar os remakes da primeira geração no GBA, o Fire Red e o Leaf Green, que otimizam e dão gás a primeira geração.

Pokémon Gold, Silver and Crystal (1999)






O Game Boy Color foi o lar dos jogos da geração 2 da série Pokémon, com os gráficos recebendo uma atualização colorida muito necessária. Os jogos lançados como parte desta geração se passam 3 anos após os acontecimentos da Red e Green. Assim, você verá personagens clássicos mais velhos (como Brock e Misty), assim como Silver, o filho de Giovani, algo que nunca foi explorado pelo anime.


Pokémon Ruby, Sapphire and Emerald (2002)





Agora na Geração 3, e todos esses jogos foram lançados no Game Boy Advance! Mais uma vez, o mundo ficou um pouco mais brilhante e colorido, e havia ainda mais criaturas novas para capturar. Esta também é a geração que introduziu pela primeira vez os remakes na mistura, com o Game Boy Advance sendo o anfitrião de algumas novas versões da geração original.



Pokémon Diamond, Pearl and Platinum (2006)






A Geração 4 nos levou para a era do Nintendo DS - um lar para jogos Pokémon por vários anos, até o surgimento do 3DS e do atual console Switch. Os jogos que você pode jogar para capturar todos os Pokémon da geração 4 são os O Diamond e Pearl, e depois o Platinum, que corrigiu os dois primeiros lançamentos, como a clássica crítica dos jogadores que os dois primeiros jogos só possuem dois tipos fogo disponíveis (Chimchar e Ponyta). Diamond e Pearl também ganharam remakes que chegaram ao Switch no final de 2021.


Pokémon Black and White (2010)




Sou suspeito para falar pois, assim como da primeira geração, sou muito fã da 5° geração. A região de Unova foi o destino da 5ª geração de Pokémon e mais uma vez os jogos que surgiram foram lançados exclusivamente para Nintendo DS. Curiosamente, esta geração seguiu o caminho de criar sequências, em vez de refazer as gerações anteriores. O interessante desses títulos foi ter introduzido as batalhas dinâmicas, onde os monstrinhos de bolso se mechem enquanto batalham. Entretanto, como a arte do jogo ainda era pixelada e não totalmente em moldes 3Ds, o jogo tinha um charme perfeito entre a geração do 2D e do 3D. Perfeito.


Pokémon X and Y (2013)




Bem-vindo ao mundo do 3DS! A evolução da última consola Nintendo deu-nos mais jogos Pokémon e desta vez eram da sexta geração! Os jogos que fizeram parte da geração 6 foram:

Pokémon X
Pokémon Y
Pokémon Omega Ruby (remake de Ruby da Geração 3)
Pokémon Alpha Sapphire (remake de Sapphire da Geração 3)


Pokémon Sun and Moon (2016)




Alola! A Geração 7 foi um período de transição para os jogos no Nintendo, à medida que o 3DS foi extinto e o revolucionário Nintendo Switch tomou seu lugar a partir dos jogos Let's Go! Os jogos da geração 7 são:


Pokémon Moon
Pokémon Ultra Sun (enhanced version of Sun)
Pokémon Ultra Moon (enhanced version of Moon)
Pokémon Let's Go Pikachu! (remake of Gen 1's Yellow)
Pokémon Let's Go Eevee! (remake of Gen 1's Yellow)



Pokémon Sword and Shield (2019)





Bem-vindo aos dias atuais e à 8ª geração, com o Nintendo Switch sendo o anfitrião de toda uma nova geração de experiências Pokémon, canalizando The Legend of Zelda: Breath of the Wild para nos proporcionar ambientes maiores do que nunca!


Pokémon Sword
Pokémon Shield
Sword and Shield's Isle of Armour DLC
Sword and Shield's Crown Tundra DLC


Pokémon Scarlet e Violet (2022)





Ao contrário dos jogos anteriores da franquia Pokémon, Scarlet e Violet se passa em um mundo aberto, semelhante ao Pokémon Legends: Arceus. O jogo se passa na região de Paldea, localizada na Península Ibérica. Existem três histórias separadas nas quais os jogadores podem participar. Scarlet e Violet apresenta 103 novos Pokémon, juntamente com 4 novas formas regionais, e o fenômeno Terrastal, que permite que um Pokémon se transforme em seu exclusivo Tipo Tera. O jogo também mantém recursos de jogos Pokémon modernos anteriores, incluindo grandes áreas abertas e Pokémon que aparecem no mundo exterior.

Scarlet e Violet receberam críticas mistas dos críticos. Os jogos foram elogiados por sua fórmula de mundo aberto e narrativa, enquanto seus problemas gráficos e técnicos no lançamento receberam críticas. Os jogos venderam mais de 10 milhões de unidades nos primeiros três dias, tornando-os o maior lançamento da Nintendo de todos os tempos. No final de 2022, eles venderam mais de 20 milhões de cópias combinadas, tornando-os o quarto jogo Pokémon mais vendido de todos os tempos.

Como jogar?

Os jogos de Nintendo Switch são os mais atuais e para jogá-los você deve ter um console Nintendo Switch para rodá-los (ou usando o emulador Yuzu, que necessita de uma máquina boa). Porém, nós do Gambiarra recomendamos que você compre o console por enquanto pois é mais confiável. Clique aqui para ir para um link de onde recomendamos você comprar.


Entretanto, os jogos antigos como de Game Boy Color, GBA e NDS, são mais facilmente acessíveis por emuladores, pois não existe mais tais consoles disponíveis para venda.

Por isso, para baixar os emuladores você precisa decidir se vai jogar no PC/Windows ou no Celular/Android/IOS. 

Para acessar os emuladores para celular, clique aqui. Você deverá baixar o arquivo do aplicativo (.APK), instalar e selecionar uma pasta de jogos/roms que já estejam baixados no seu celular. 



Nesses links os emuladores só vão até o Nintendo DS. Para o 3DS, você deve usar o Citra, disponível clicando aqui para PC. E aqui para o Android. Aqui além de instalar, provavelmente vai ter que mexer na configuração do emulador para que rode bem na sua máquina.

Roms

Agora se você quer as roms de jogos clássicos de Pokémon (GBC, GBA, NDS), basta clicar aqui, onde você também encontrará muitos fã games (hack roms) que atualizam e otimizam jogos antigos. 

Spin Offs dignos de menção:

Pokemon Stadium 1 e 2


Pokémon Stadium é um jogo de estratégia da série Pokémon para o Nintendo 64. É um jogo de lutas entre os Pokémon onde o jogador pode lutar contra a CPU ou outros jogadores através do Transfer Pak de Nintendo 64 com Pokémon Red, Blue & Yellow inserido. Curiosamente, há duas versões desse jogo.Você consegue bichinhos realmente bem treinados, no nível 100.

Pokémon XD: Gale of Darkness




Pokémon XD: Gale of Darkness é um videogame RPG da série Pokémon desenvolvido pela Genius Sonority, publicado pela The Pokémon Company e distribuído pela Nintendo. Foi lançado para GameCube 2005, no Japão. Curiosamente, nessa época a Nintendo não investia em títulos principais de Pokémon nos consoles, acreditando que eles só dariam certo como jogos de portáteis. 

Pokémon XD é o sucessor do título Pokémon Colosseum do GameCube e se passa em Orre, o cenário do modo de aventura do Pokémon Colosseum. Todos os Pokémon do Game Boy Advance podem se conectar a este jogo por meio de negociação e modo de batalha.


Pokémon Go



Pokémon GO é um jogo eletrônico free-to-play de realidade aumentada voltado para smartphones. O jogo é desenvolvido entre a Niantic, Inc., a Nintendo e a The Pokémon Company para as plataformas iOS e Android. O jogo foi inicialmente lançado em julho de 2016 para alguns países, eventualmente expandindo para o resto do mundo. Com o uso do sistema de posicionamento global (GPS) e a câmara de dispositivos compatíveis, o jogo permite aos jogadores capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais chamadas Pokémon, que aparecem na tela do jogador usando realidade aumentada. Também há um acessório opcional, o Pokémon Go Plus, alerta os usuários quando Pokémon estiverem nas proximidades.

Ao jogar Pokémon GO o usuário interage com um mapa baseado no mundo real (inicialmente o Google Maps e atualmente o OpenStreetMap). O jogador se localiza e procura Pokémon por meio desse mapa. À medida que ele se desloca, o aplicativo vibra para avisar sobre a presença das criaturas virtuais pelo caminho. Ao tocar a tela do smartphone é possível visualizar o Pokémon no mesmo local onde o jogador está, pois, o jogo sobrepõe à visualização da câmara a imagem do Pokémon e simula que ele está no local onde o jogador se encontra, semelhantemente à realidade virtual. Para capturar o monstrinho, basta arremessar uma Pokébola. 


Daí em diante, além de tentar pegar todos os tipos diferentes Pokémon, ao atingir o nível 5 do jogo é possível dominar os diversos ginásios espalhados pela cidade. Além dos Ginásios, existem pontos específicos nos quais é possível coletar itens e Pokébolas (as chamadas PokéParadas). 


Esses locais geralmente são pontos muito conhecidos da cidade (museus, monumentos, entre outros), o único problema dele é que muitos jogadores reclamaram que o programa não conseguia ler o GPS do celular. Disponível no Google Play.



Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: