Pular para o conteúdo principal

Cinema Nacional: TV Brasil prepara nova programação focada na produção audiovisual brasileira para setembro. Confira a data de estreia



Além da exibição de filmes, a programação terá o programa Cine Resenha, que entrevista diretores brasileiros. Segundo a Assessoria de Comunicação da EBC, ainda não há uma programação fechada, porque a confirmação dos filmes depende de assinatura de contratos.


A TV Brasil estreia uma nova faixa de cinema no próximo dia 18 de setembro


Além da exibição de filmes, a programação terá o programa Cine Resenha, que entrevista diretores brasileiros. Segundo a Assessoria de Comunicação da EBC, ainda não há uma programação fechada, porque a confirmação dos filmes depende de assinatura de contratos.


Segundo a diretora de conteúdo e programação da TV Brasil, Antonia Pellegrino, a decisão de priorizar produções independentes nacionais é política e estratégica. “Decidimos reunir esses talentos contemporâneos – pessoas com filmes premiados, sejam recentes ou mais antigos – e exibi-los em rede nacional. Alcançar mais pessoas, formar uma plateia maior e cumprir com os objetivos da comunicação pública”, destaca.


A alteração na programação também é muito esperada pois, desde o início do novo governo federal do Lula, cobra-se do presidente um maior engajamento em torno da comunicação, principalmente da EBC e da TV Brasil. A nova programa deve dar o tom do novo governo, colocando filmes que abordem pautas que sejam caras ao atual administração federal. Após o uso que Bolsonaro fez da TV Brasil, um maior engajamento educacional do canal também tem sido debatido.


A nova faixa terá quatro horários para exibição de filmes nos fins de semana, sendo “dois à tarde e dois à noite”, diz a EBC. Estão previstos na programação “destaques do cinema nacional”. Entre eles, o excelente Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), do diretor Marcelo Gomes, que falou à Agência Brasil durante as gravações do programa.


Outros filmes que serão exibidos são O Céu de Suely, de Karim Aïnouz (2006); O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho (2012); A Febre, de Maya Da-Rin (2019); e Riscado, de Gustavo Pizzi (2010).


Acho que o que mais pode ser legal dessa nova programação é a atualização do site da EBC. Não é certo, mas muitos desses filmes devem ficar disponíveis na TV Brasil Play, e assim podem ser assistidos em qualquer momento inclusive no celular, o que, contrariando David Lynch, é muito legal.


Comentários

Em Alta no Momento:

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

Guerra de Canudos (1997): Entre as páginas de Sertões de Euclides da Cunha e as telas do cinema – Uma análise crítica

Um Toque de Sedução (1988): O arquétipo do bodyguy nos filmes e a herança escravista da elite sulista dos EUA

A Guerra de um Homem (One Man's War, 1991): Um filme com Anthony Hopkins e Fernanda Torres sobre a ditadura Strossner do Paraguai



Curta nossa página: