Pular para o conteúdo principal

Rio Grande (1950): Com John Wayne e Maureen O'Hara filme encerra a "Trilogia da Cavalaria" de John Ford de maneira épica - Análise, resumo e curiosidades



O tenente-coronel Kirby Yorke (Wayne) está na fronteira do Texas com o 2º Regimento de Cavalaria dos EUA para defender os colonos contra-ataques saqueando apaches. O Coronel Yorke está sob grande pressão devido aos Apaches usarem o México como santuário da perseguição, e por uma grave escassez de tropas sob seu comando. A ação do filme se passa no verão de 1879 ("quinze anos após o Shenandoah")


Clique aqui para saber onde assistir Rio Grande 


Crítica do filme


É sempre difícil falar em surpresa quando se fala em filmes de John Ford, mas se tratando desse filme eu preciso destacar minha surpresa. O filme começa de maneira aparentemente aleatória, onde muitas as coisas lembram outros filmes de Ford. Mas aos poucos percebemos: essa sensação de aleatoriedade foi proposital. 


Quando percebemos, estamos envoltos que envolve relações familiares, de um pai com um filho, assim como de relações coletivas de uma tropa. O coronel fica tenso e preocupado com o filho quando os índios atacam, mas procura não demonstrar. Depois sua preocupação aumenta quando chega ao forte a mãe de Jeff, a bela sulista Kathleen, que deixou o coronel quando este destruiu a plantação de sua família no vale de Shenandoah durante a Guerra Civil. A mulher quer que o filho deixe o exército e volte aos estudos, embora seja compreensiva com ele e continue a gostar do coronel.


O coronel recebe ordens não-oficiais para perseguir os apaches até o México, mas, logo a seguir, crianças que mandou escoltar para um local seguro são raptadas pelos índios. Se Yorke falhar em sua missão de destruir a ameaça Apache, ele terá que enfrentar uma corte marcial. 


No final, o filme demonstra ser uma interessante e diferente trama sobre como o pai e comandante estava errado em sua austeridade e suposta neutralidade em tratar o seu filho. Sua forma de colocar as missões na frente do pessoal, acabam por render mais problemas, onde sua solução é apenas parcial em resolver os problemas.


Refletindo seu próprio contexto histórico, fica claro a intenção de Ford em refletir a transição de Truman para Eisenhower, onde para o diretor era preciso refletir que era possível parecer responsável, um líder natural, mas na prática não saber o que é necessário para manter o controle. Essa é uma mensagem muito necessária e propicia para a época mas ainda para os dias atuais: não espere apenas a ação do líder para defender e assumir que gosta ou que é de fato importante. Há ainda a metáfora maior: a similaridade dos soldados do Sul no contexto da independência com os apoiadores vislumbrados dos republicanos no pós Segunda Guerra. Em outras palavras, o filme reflete como a guerra manipula a opinião e as expectativas das pessoas.


O filme, junto com Fort Apache (Sangue de Herói) e mais um She Wore a Yellow Ribbon (1949), forma a "trilogia da cavalaria", filmes que reflete tropas inteiras. Se comparado aos outros, é um filme mais otimista, principalmente que o primeiro, mas fundamental para fundamentar e dar sentido aos outros filmes, questionando princípios da guerra, a dissolução do antigo Sul e dos princípios de hierarquia. No primeiro filme, o comandante era mais severo e mau, contraditoriamente, levando-o a morte e a transformação em herói. Por sua vez, esse comandante não morre, mas é muito menos heroico. 


Com certeza um faroeste grandioso, porém simples, sem muitos elementos que o enfeitem. É meio bruto em sua proposta, pois justamente combina com a trama apresentada. Não há muito glamour. Porém há uma grande trama, que sabe utilizar os elementos que possui em mãos para apresentar um bom filme. Não há muito mais o que dizer, é um daqueles filmes que precisam ser vistos para se saber o seu valor.


História por trás do filme


Com a conclusão de Wagon Master, Ford não queria fazer outro Western. Em vez disso, ele queria filmar o filme de comédia romântica irlandês "The Quiet Man" com Wayne e Maureen O'Hara. Mas Herbert Yates, o presidente do estúdio da Republic Pictures, insistiu para Ford primeiro fazer Rio Grande com a mesma combinação de Wayne e O'Hara porque ele achava que o roteiro de Quiet Man era fraco e que a história era de pouco interesse geral. 


Yates insistiu que Rio Grande fosse feito antes, para compensar as perdas antecipadas naquele filme. Quando The Quiet Man foi finalmente lançado em 1952, no entanto, ele superou muito Rio Grande ao arrecadar US $ 3,8 milhões em seu primeiro ano e dando a Yates e Republic Pictures um dos 10 maiores sucessos do ano.


O roteiro de Rio Grande foi escrito pelo roteirista irlandês James Kevin McGuinness. É baseado no conto "Missão Sem Registro", de James Warner Bellah, que apareceu no Saturday Evening Post em 27 de setembro de 1947. Partes da história se assemelham vagamente à expedição do 4º Regimento de Cavalaria dos Estados Unidos, sob o comando do Coronel Ranald S. Mackenzie, quando realizaram uma campanha militar no México em 1873. McGuinness morreu em dezembro de 1950, apenas quatro semanas após a estreia do filme em novembro. 


O ex-campeão mundial de rodeio, Ben Johnson, havia desempenhado o papel principal em Wagon Master, de John Ford, lançado sete meses antes de Rio Grande. Johnson mais tarde ganharia o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação em The Last Picture Show de Peter Bogdanovich em 1971.


Rio Grande foi o primeiro dos três filmes dirigidos por Ford estrelando a dupla de John Wayne e Maureen O'Hara, seguido por The Quiet Man em 1952 e The Wings of Eagles em 1957. Wayne e O'Hara também estrelaram juntos em McLintock! (1963) e Big Jake (1971). Rio Grande marcou a estreia não creditada de Patrick Wayne, de 11 anos, segundo filho de Wayne.


O filme foi filmado inteiramente em Moab, Utah, durante o verão extremamente quente de 1950. Elenco e equipe lutaram com o calor. Cenários e palcos tiveram que ser construídos em condições difíceis, enquanto os atores eram obrigados a realizar suas cenas em trajes de época pesada. 


A filmagem foi um exemplo primordial da lendária eficiência da Ford. De acordo com o estudioso da Ford Tag Gallagher, Rio Grande foi filmado em apenas 32 dias, com apenas 352 tomadas de 332 configurações de câmera.


O filme contém canções folclóricas lideradas pelos Sons of the Pioneers, um deles é Ken Curtis (genro de Ford e mais conhecido por seu papel como Festus Haggen em Gunsmoke). Bob Nolan já havia feito uma serenata para Charles Starrett, ator principal em Rio Grande, dirigido por Sam Nelson em 1938.



Comentários

Em Alta no Momento:

O Dólar Furado (1965): Faroeste italiano retrata o pós Guerra Civil para comparar com o contexto seguinte a Segunda Guerra Mundial

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971): Uma distopia capitalista que reflete como a sociedade industrial modifica as tradições culturais

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano



Curta nossa página: