Pular para o conteúdo principal

Sacheen Littlefeather: Morre a atriz que com Marlon Brando calou o Oscar



A atriz nativa americana Sacheen Littlefeather faleceu aos 75 anos. Littlefeather, que estrelou vários filmes durante a década de 1970, é mais conhecido por recusar o prêmio de Marlon Brando no Oscar de 1973. Ela deixa para trás um legado de ajudar a garantir que os nativos americanos sejam tratados com respeito na indústria cinematográfica.


Brando também era um defensor dos direitos dos nativos americanos e do Movimento Indígena Americano. O protesto de março de 1964 perto de Tacoma, Washington, o viu ser preso enquanto protestava pelos direitos do tratado de pesca. Por isso, conseguiu o respeito dos membros da tribo Puyallup, que supostamente apelidaram o local onde ele foi preso "Brando's Landing". 


Na cerimônia do Oscar de 1973, Brando se recusou a aceitar o Oscar por sua performance de reviver a carreira em O Poderoso Chefão (já analisado aqui no site, clique aqui). Sacheen Littlefeather o representou na cerimônia. Ela apareceu com trajes apaches completos e afirmou que devido ao "mau tratamento dos nativos americanos na indústria cinematográfica", Brando não aceitaria o prêmio. Isso ocorreu enquanto o impasse em Wounded Knee estava em andamento. O evento chamou a atenção dos EUA e da mídia mundial. Este foi considerado um grande evento e vitória para o movimento por seus apoiadores e participantes.


A morte de Littlefeather foi anunciada no Twitter pela Academia de Cinema, em um post que dizia: "Sacheen Littlefeather, ativista dos direitos civis nativo-americano que famosamente recusou o Oscar de melhor ator de Marlon Brando em 1973, morre aos 75 anos". O post foi acompanhado por uma imagem recente de Littlefeather e uma citação da falecida atriz: "Quando eu me for, sempre se lembre que sempre que você defender a verdade, você estará mantendo minha voz e as vozes de nossas nações e nosso povo vivos. Eu permanezinho Sacheen Littlefeather. Obrigada." A causa da morte ainda não foi revelada.


Littlefeather é amplamente lembrado por seu discurso durante o Oscar de 1973, pelo qual ela foi mais tarde "listada na lista negra" por Hollywood. Em nome de Brando, Littlefeather recusou seu Oscar de melhor ator por seu trabalho em O Poderoso Chefão. "Ele lamentavelmente não pode aceitar este prêmio muito generoso", disse Littlefeather. "E as razões para isso ser são o tratamento dos índios americanos hoje pela indústria cinematográfica... e na televisão em reprises de filmes, e também com acontecimentos recentes em Wounded Knee." Em um documentário lançado no início deste ano, Sacheen: Breaking the Silence, Littlefeather revelou as consequências de sua declaração política. 


"Foi a primeira vez que alguém fez uma declaração política no Oscar. Foi a primeira cerimônia do Oscar a ser transmitida por satélite em todo o mundo, e é por isso que Marlon a escolheu. Eu não tinha um vestido de noite, então Marlon me disse para usar meu pele de buckskin", disse Littlefeather. Ela também acrescentou que o discurso corria o risco de ser interrompido, com John Wayne "nas asas [querendo] invadir o palco e arrastá-la para fora".


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas emitiu um pedido de desculpas no início deste ano. A "declaração de reconciliação" foi dada a Littlefeather em junho deste ano, reconhecendo a "declaração poderosa" que ela deu em "reconhecimento da deturpação e maus tratos dos povos nativos americanos pela indústria cinematográfica" e pedindo desculpas pelo abuso "injustificado e injustificado" que recebeu por causa disso. A Academia prometeu seu compromisso de garantir que "as vozes indígenas — os contadores de histórias originais — sejam contribuintes visíveis e respeitados para a indústria cinematográfica global". Em resposta ao pedido de desculpas, Littlefeather disse: "Em relação às desculpas da Academia para mim, nós, índios, somos pessoas muito pacientes — só se passaram 50 anos! Precisamos manter nosso senso de humor sobre isso o tempo todo. É nosso método de sobrevivência."


Ao longo da década de 1970, Littlefeather apareceu em vários filmes que incluem Shoot the Sun Down (1978), Winterhawk (1975), Johnny Firecloud (1975), Freebie and the Bean (1974), The Trial of Billy Jack (1974), The Laughing Police (1973) e Counselor at Crime (1973).


Sacheen Littlefeather se tornou um simbolo de como as artes ignoram os índios, ao mesmo tempo que usam sua imagem para se divulgar. A posição da Academia na época, em pleno século XX, é imperdoável, fazendo deboche e escarnio de uma pessoa por sua pauta, hoje sabemos, ser importante. 



Comentários

Em Alta no Momento:

O Dólar Furado (1965): Faroeste italiano retrata o pós Guerra Civil para comparar com o contexto seguinte a Segunda Guerra Mundial

Bravura Indômita (True Grit, 1969): Um faroeste clássico sobre vingança tão impactante que ganhou sequências e um remake

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971): Uma distopia capitalista que reflete como a sociedade industrial modifica as tradições culturais

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme



Curta nossa página: