Pular para o conteúdo principal

11 melhores filmes de Jean-Luc Godard

 



Veja aqui onde assistir todos os filmes de Godard

1 - Acossado 



Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) rouba um carro em Marselha para ir a Paris, e, no caminho, assassina um policial que o persegue. Na capital, ele encontra Patrícia (Jean Seberg), uma jovem norte-americana aspirante a jornalista que trabalha como vendedora do jornal New York Herald Tribune na Champs-Élysées. Identificado como o assassino do policial, o rosto de Michel estampa todos os jornais. Enquanto é perseguido pela polícia, Michel tenta reaver dinheiro devido, conquistar o coração de Patrícia e convencê-la a fugir com ele para Roma.


2 - O Desprezo 



Paul Javal (Michel Piccoli) é um roteirista que vai para Roma trabalhar numa adaptação de Odisseia, de Homero, que o diretor Fritz Lang está rodando na cidade. Paul é casado com a bela Camille (Bardot) que constantemente fica a pressionando a aceitar uma carona do produtor do filme, Jeremy Prokosch.


Durante uma longa cena doméstica, Camille fala de seu desprezo pelo marido. O rompimento da relação acontece em Capri, onde são realizadas as externas do filme.


O roteirista parisiense Paul Javal encontra o diretor de cinema Fritz Lang, enquanto roda o filme Ulisses (adaptação da Odisseia, de Homero) na vila de Malaparte (Ilha de Capri, Itália), financiado por um rico produtor de cinema americano chamado Jeremy Prokosch. O produtor propõe a Paul Javal que reescreva e termine o roteiro do filme. Camille não está muito contente, longe de casa e rodeada por pessoas desconhecidas, devido a essa viagem de trabalho inesperada. Durante a estadia, Paul deixa o rico e sedutor produtor sozinho com Camille, enquanto ela, intimidada, insiste para permanecer perto de Paul. Camille imagina que seu marido a colocou na cama do produtor para conseguir o trabalho de reescrita do roteiro.


3 - Bando à Parte



Odile (Anna Karina) uma moça delicada e ingênua, seduzida por uma dupla de ladrões que frequentam sua aula de inglês. Ao saberem da fortuna da tia de Odile, tramam um plano para roubar seus bens. A peça-chave do plano é fazer com que a moça se apaixone por um dos ladrões, para que ela mesma abra as portas da mansão e colabore no furto.


4 - O Demônio das Onze Horas



Ferdinand Griffon (Jean-Paul Belmondo) é um professor de língua espanhola casado com uma italiana. Ele anda um pouco desiludido porque acaba de perder o seu emprego na televisão. Em uma noite, o casal vai a uma festa burguesa na casa de amigos. Mas para frequentar o evento social, precisavam que alguém cuidasse das crianças. Decidem, então, contratar a jovem Marianne (Anna Karina) como babá. Após uma noite decepcionante, Ferdinand volta para a casa, encontra Marianne e tenta conquistá-la. No dia seguinte, o novo casal foge em direção ao Sul, onde se envolvem com tráfico de armas e conspirações políticas.



5 - Alphaville


A população da cidade futurista de Alphaville é dominada pelo computador Alpha 60 que aboliu os sentimentos. O agente Lemy Caution é enviado à cidade com a missão de encontrar seu inventor, o Professor Von Braun, e convencê-lo a destruir a máquina.



6 - Weekend à Francesa



Week End, Fim de semana (pt) ou Week-end à Francesa (br) é um filme de Jean-Luc Godard, realizado em 1967, onde o seu autor denuncia, segundo o seu estilo formal próprio, a sociedade consumista, tal como se adivinhava na década de 1960. É um filme com características da Nouvelle Vague, abrindo caminho para o estilo mais politizado e desconstrutivista das suas obras posteriores.


Um casal bastante antipático resolve fazer uma viagem até a casa dos pais dela, no caminho, eles se deparam com situações violentas, surreais e apocalípticas provocadas por problemas sociais.


7 - A Chinesa



A Chinesa é uma adaptação livre do romance de Dostoiévski Os Demônios, lançado em 1872. No romance, um grupo de cinco cidadãos indignados, cada um representando diferentes correntes ideológicas e traços de personalidade, conspiram para derrubar o Império Russo através de uma campanha de violência revolucionária. O filme, que se passa na França contemporânea e geralmente e situa em um pequeno apartamento, é estruturado como uma série de diálogos pessoais e políticos dramatizando as interações de cinco estudantes universitários franceses pertencentes a um grupo radical Maoísta.


8 - Eu Vos Saúdo, Maria



Duas histórias paralelas são organizadas no filme para mostrar a difícil convivência entre corpo e espírito: A primeira é a de Maria (Myriem Roussel) uma menina estudante, que trabalha no posto de gasolina do seu pai, e de José (Thierry Rode) é um jovem que trabalha de taxista. Ao saber da gravidez de sua namorada, José a acusa de traição e quer se separar. Mas o anjo Gabriel tenta convencer o rapaz a aceitar a gravidez e enfrentar os planos divinos junto com Maria.


A segunda história é a de um professor de ciências que estuda a origem da vida e que tem um caso com uma de suas alunas.


O filme foi proibido no Brasil durante o governo Sarney.


9 - Filme Socialismo 



Num cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo, com personalidades como o filósofo francês Alain Badiou e a cantora americana Patti Smith a bordo, passageiros discutem sobre história, dinheiro e geometria. Longe dali, a família Martin, que mora num posto de gasolina, recebe a visita de uma jornalista e sua cinegrafista. As duas passam o dia à espera de uma entrevista com os pais, enquanto as crianças exigem deles explicações sobre liberdade, igualdade e fraternidade. Por último, um percurso por seis lugares mitológicos: Egito, Palestina, Hellas, Nápoles e Barcelona.


10 - A Gaia Ciência





Patricia e Émile se encontram à noite no meio do nada. Enquanto leem, ouvem rádio e discutem as informações que estão recuperando, desenvolvem crenças mútuas.


Começou antes dos eventos de 68 de maio e foi concluído pouco depois. Coproduzido pela O.R.T.F., o filme foi concluído após a conclusão rejeitada pela televisão nacional francesa, depois lançado no cinema onde foi posteriormente banido pelo governo francês. O filme é uma adaptação de Emile, ou On Education, o tratado de Jean-Jacques Rousseau sobre educação, e seu título é uma referência a A Gaia Ciência de Nietzsche.


11 - Adeus à Linguagem 


Uma mulher casada e um homem solteiro conhecem-se, amam-se, discutem-se e acabam por separar-se. Um cão vagueia entre a cidade e o campo. As estações passam e o homem e a mulher se encontram outra vez. O cão entre eles. O outro é um, um é o outro e eles são três. O ex-marido arruína tudo. Um segundo filme começa. O mesmo que o primeiro. E, no entanto, não. Da espécie humana nos dirigimos à metáfora. O ladrar acaba. E o bebé chora.





Comentários

  1. Tenho até o nono em meu acervo e gravo em dvd para interessados

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: