Pular para o conteúdo principal

Better Call Saul - "Point and Shoot" (6x08): Análise da volta da sexta e última temporada da série


Better Call Saul está de volta, depois de 6 semanas, com "Point and Shoot", o oitavo episódio da sexta temporada da série de TV de drama, e dirigido de maneira sensacional pelo próprio criador de Better Call Saul e Breaking Bad, Vicent Gilligan, e roteiro escrito por Gordon Smith










Lalo mata Howard a sangue-frio por estar no lugar errado, na hora errada, e fala para o casal que eles tem que matar Gustavo Fring (que ele descobre como um "perfeito bibliotecário"). Mas ao chegar lá ela é detida por Mike, e vemos que ela nem mesmo sabia quem era, nunca tinha conhecido, apenas estava seguindo as ordens de Lalo. 


Lalo dá a descrição de Gus Fring e instrui Jimmy a dirigir até lá e a atirar nele. Jimmy, pensando em tirar Kim do apartamento deles o mais depressa possível, consegue convencer de Kim ser a pessoa a sair e pedir ajuda. Kim pega uma arma no porta-luvas do carro para ir na casa de Gus e matar ele para salvar Jimmy. 



Lalo amarra Jimmy em uma cadeira e vai atrás de Kim para ver onde estava Gus (esse era seu plano). Kim encontra a casa de Gus, e chega lá aterrorizada e é interceptada por Mike. Ela tenta matar o dublê e guarda de Gus, mas não consegue. Mike manda seus homens para o apartamento do casal. 



Quando Kim diz que Lalo concordou dela ir no lugar de Jimmy, Gus percebe que era uma armadilha, e dirige até a lavanderia para se encontrar com Lalo, que está ali para filmar vídeos como prova para Eladio sobre o laboratório gigante de meta escondido na lavanderia. 


Lalo consegue matar os guardas de Gus, e então, Gus sem escolha, entra no laboratório secreto e mostra ele para Lalo, que sabia do lugar por conta da viúva de um dos antigos engenheiros do projeto. 



Depois disso, Gus, visivelmente alterado, consegue tirar a energia do local, pega uma arma que estava escondida e atira várias vezes em direção a Lalo. Depois de ligar as luzes, ele se encontra baleado, mas vê que conseguiu ferir para matar Lalo. 



Mike e sua equipe de homens removem o corpo de Howard do apartamento do casal Jimmy e Kim, e compra para eles uma nova geladeira. Mike explica que a estória oficial é que Howard se matou por depressão, sendo plantado um pacote de cocaína em seu carro para confirmar a narrativa. 


Por fim, Howard e Lalo, dois personagens distintos e marcantes, cada um a sua maneira, são enterrados onde seria depois o  laboratório de Walter White (que batismo de sangue). Mike supervisiona o enterro os dois corpos. Isso envolve a série original, já que o episódio da mosca irritava Walter White que não entendia o motivo de ter mosca de um ambiente esterilizado. 




Crítica do Episódio


Better Call Saul continua instigando tanto quando Breaking Bad. Kim ainda está viva e o casal ainda está junto. Morreram dois personagens muito importantes, como Howard e Lalo (a série tinha muita influência desses caras), dois perfis de homens ruins, porém, completamente diferentes. Ainda ficamos na espera de uma participação dos atores Aaron paul (que está fazendo Westworld também), e do grande e premiado ator Bryan Cranston. Tem 6 semanas que Lalo atrapalhou a noite de cinema antigo do casal, que cara chato, não é? 



Agora temos um corpo na sala, ao estilo CSI só que do outro lado. O personagem do Mike sempre aparece como o cara "da limpeza", tanto no sentido de mata, quanto de limpar a cena do crime, lembrando de quando ele fez isso quando a Jane teve uma overdose. 


A AMC ainda quer espremer muitos limões do universo Breaking Bad, portanto, sinaliza um spin off sobre a cadeia de alimentos Los Pollos Hermanos (empresa criada pelo personagem chileno Gus Fring, o maior inimigo de Walter White). 


Vale pensar que é muito simbólico Howard e Lalo serem enterrados onde vai ser o laboratório de Walter White, dá uma nova definição de paranoia ao episódio da mosca, onde o Walter fica obcecado em matar uma mosca por não saber como ela veio para ali. Claro que tem moscas, tem dois cadáveres enterrados ali.  A mosca é uma metáfora, mas pode ser uma mosca de defunto que veio do chão.



A reflexão é incrível pois integra completamente o universo com a série original, e faz uma referência a um dos episódios mais gostados pelos fãs, "Fly", o décimo episódio da terceira temporada. 


O casal Kim e Jimmy passam por um trauma e são guiados por Mike a encenar uma versão sobre o sumiço de Howard, que foi pela última vez visto saindo da casa deles, quando ele tinha intenção de confrontar o casal. Um trauma desse é difícil de ser superado com certeza vai cobrar pesado de Kim e Saul. Por fim, descobrimos incrivelmente que tem dois homens mortos no fundo do futuro laboratório de metanfetamina de Walter White. Talvez por isso o Jesse se sentia mal no laboratório e nunca queria cozinhar lá. 


Uma volta eletrizante, com uma direção perfeita que parecia até de episódio de Miami Vice. O roteiro e a edição da série também estão muito bons. Gus acabou superando Lalo, uma solução meio esperada, mas a forma como foi construído isso foi muito boa. Agora, fica um espaço maior de possibilidades para um final, tirando o "heat" da perseguição de Lalo, que tornava tudo um pouco óbvio. O problema é que agora vamos relaxar na rotina da série, e quando menos estivermos esperando algo pode acontecer. E pensem, o que pode acontecer nos próximos episódios? Depois desse episódio, ficou mais difícil prever o enredo.


É isso pessoal, até o próximo episódio!


Mais cenas marcantes do episódio:


















Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: