Cannes 2022: "Triângulo da Tristeza" leva Palma de Ouro. Veja a lista completa dos vencedores desse ano
Ruben Östlund ganhou sua segunda Palma de Ouro por "Triângulo da Tristeza", uma sátira de influenciadores, mundo da moda e da riqueza, encerrando o Festival de Cannes de 2022. Empatando em segundo lugar, "Stars at Noon" de Claire Denis e "Close", de Lukas Dhont, dividiram o Grande Prêmio, provocando vaias da sala de imprensa
No drama tropical de Denis, Margaret Qualley interpreta uma jornalista americana cuja missão na Nicarágua tem seu curso, forçando-a a usar sua inteligência e suas artimanhas para encontrar uma saída do país, com a ajuda de um estranho sedutor (Joe Alwyn).
"Close", por outro lado, é um filme mais direto (e menos controverso), que levou muitos às lágrimas em seu retrato de uma trágica rixa entre dois amigos de 13 anos.
O diretor coreano Park Chan-Wook ganhou as honras de melhor diretor do ano no festival, por seu thriller hitchcockiano "Decisão de Partir", no qual um detetive se apaixona pela viúva de uma vítima de assassinato. Depois de convencer-se de que ela é inocente, eles se enfrentam novamente, anos depois, quando seu segundo marido também morre sob circunstâncias violentas.
O prêmio do júri também foi apresentado como um empate entre "As Oito Montanhas" e "EO". Co-dirigido pelo casal belga Félix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, "As Oito Montanhas" acompanha sensivelmente a amizade entre dois meninos italianos - um da cidade, outro um menino pastor dos Alpes - ao longo de décadas.
Ainda mais incomum, o júri concedeu um prêmio especial, exclusivo do 75º aniversário, aos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne pelo filme "Tori & Lokita".
"EO", do diretor polonês Jerzy Skolimowski, é um remake, acompanhando a jornada trans-européia de um burro através de uma série de interações desafiadoras e muitas vezes cruéis com vários humanos. "Gostaria de agradecer aos meus burros, todos os seis", disse Skolimowski ao receber o prêmio.
Tarik Saleh ganhou o prêmio de roteiro por "Boy From Heaven", que imagina uma conspiração do governo egípcio para se intrometer na nomeação de um novo grande imã. Banido do Egito, Saleh foi obrigado a filmar na Turquia, mas disse à plateia que gostaria de poder voltar. "Quero dedicar este prêmio aos jovens cineastas do Egito, levantar suas vozes e contar suas histórias", disse ele.
As honras de melhor atriz foram para Zar Amir-Ebrahimi, que interpreta uma repórter iraniana que arrisca sua própria vida para pegar um serial killer em "Santo Aranha". O tenso thriller de crimes reais, expõe os crimes de um homem que tinha como alvo prostitutas, tornando-se ainda mais arrepiante quando ele é preso e o público percebe que um segmento da sociedade apoia suas ações contra profissionais do sexo.
"Eu vim de um longo caminho para estar neste palco. Era humilhação [e] escuridão, mas havia cinema", disse Amir-Ebrahimi, que elogiou o diretor Ali Abbasi por confrontar todas essas coisas que não podem ser feitas no cinema iraniano. "Praticamente salvou minha vida, e sei que salvará vidas novamente."
Enquanto isso, o ator coreano (e estrela de "Parasita") Song Kang-ho ganhou o prêmio de melhor ator por seu papel em "Broker". Song interpreta um homem que vende bebês abandonados no mercado negro.
Representando o júri da Camera d'Or, o ator espanhol Rossy de Palma entregou o prêmio de melhor primeiro filme a "War Pony", de Gina Gammell e Riley Keough. "War Pony" conta a história de dois jovens da tribo Oglala Lakota e foi escrito e feito em estreita colaboração com a comunidade nativa americana que retrata. O júri da Camera d'Or também ficou impressionado com outra estreia, concedendo uma menção especial ao "Plano 75" do diretor japonês Hayakawa Chie, que imagina um futuro no qual os idosos podem optar por eutanásia.
O presidente do júri Vincent Lindon, que ganhou o prêmio de melhor ator de Cannes em 2015, garantiu ao público que o vencedor da Palma de Ouro foi selecionado com uma grande maioria, brincando que os organizadores do festival deveriam mudar as regras: Em vez de mudar os membros do júri a cada ano, ele brincou, o festival deveria convidá-los de volta todos os anos. "Precisamos de mais quatro anos", disse ele.
Lindon co-presenteou os jurados, o diretor iraniano Asghar Farhadi, a atriz e diretora inglesa Rebecca Hall, o diretor francês Ladj Ly, o diretor americano Jeff Nichols, o ator e produtor indiano Deepika Padukone, a estrela sueca Noomi Rapace, o diretor norueguês Joachim Trier e a atriz e diretora italiana Jasmine Trinca.
Lista completa dos vencedores abaixo:
COMPETITION
Palme d’Or: “Triangle of Sadness,” Ruben Östlund
Grand Prix — TIE: “Stars at Noon,” Claire Denis AND “Close,” Lukas Dhont
Director: Park Chan-wook, “Decision to Leave”
75th Anniversary Special Award: Jean-Pierre and Luc Dardenne, “Tori & Lokita”
Actor: Song Kang-ho, “Broker”
Actress: Zar Amir-Ebrahimi, “Holy Spider”
Jury Prize — TIE: “The Eight Mountains,” Félix Van Groeningen and Charlotte Vandermeersch AND “EO,” Jerzy Skolimowski
Screenplay: Tarik Saleh, “Boy From Heaven”
OTHER PRIZES
Camera d’Or: “War Horse,” Gina Gammell and Riley Keough
Camera d’Or Special Mention: “Plan 75,” Hayakawa Chie
Short Films Palme d’Or:“The Water Murmurs,” Jianying Chen
Short Films Special Mention:“Lori,” Abinash Bikram Shah
Golden Eye Documentary Prize: “All That Breathes,” Shaunak Sen
Queer Palm: “Joyland”
UN CERTAIN REGARD
Un Certain Regard Award: “The Worst Ones,” Lise Akoka, Romane Gueret
Jury Prize: “Joyland,” Saim Sadiq
Best Director Prize: Alexandru Belc, “Metronom”
Best Performance Prize — TIE: Vicky Krieps, “Corsage” and Adam Bessa, “Harka”
Best Screenplay Prize: Maha Haj, “Mediterranean Fever”
Coup de Coeur Award: “Rodeo,” Lola Quivoron
DIRECTORS’ FORTNIGHT
Europa Cinemas Label: “One Fine Morning,” Mia Hansen-Løve
Society of Dramatic Authors and Composers Prize: “The Mountain,” Thomas Salvador
CRITICS’ WEEK
Nespresso Grand Prize: “La Jauria,” Andres Ramirez Pulido
French Touch Prize: “Aftersun,” Charlotte Wells
GAN Foundation Award for Distribution: Urban Distribution, “The Woodcutter Story”
Louis Roederer Foundation Rising Star Award: Zelda Samson, “Love According to Dalva”
CINÉFONDATION
First Prize: A Conspiracy Man,” Valerio Ferrara
Second Prize: “Somewhere,” Li Jiahe
Third Prize — TIE: “Glorious Revolution,” Masha Novikova AND “Humans Are Dumber When Crammed Up Together,” Laurène Fernandez
Comentários
Postar um comentário