Pular para o conteúdo principal

Better Call Saul - "Carrot and Stick" ("Cenoura e Pau" - 6x02): Curiosidades e análise do segundo episódio da sexta e última temporada



Depois da estreia emocionante no 6x01, Saul volta para nos mostrar um pouco mais do universo de Breaking Bad (Ouça nosso podcast da série aqui). No episódio, os homens de Mike e Gus entram na casa de Nacho e invadem seu cofre, do qual Mike remove o dinheiro e as identidades falsas canadenses que Nacho tinha feito para ele e seu pai Manuel. Jimmy se encontra com os Kettlemans, agora proprietários de um serviço de preparação fiscal obscuro, e os insta a acreditar que eles têm motivos para processar Howard. Como Jimmy e Kim pretendiam, os Kettlemans pedem a Cliff Main para representá-los em um processo alegando conselho ineficaz porque Howard supostamente usou cocaína ao representar Craig



Nacho fica inquieto enquanto se esconde no motel e acredita que está sendo vigiado. Após confirmar a vigilância, ele escapa pela parte de trás do quarto chutando o ar condicionado, e depois se esgueira pela frente para o prédio de onde está sendo observado. Ele confirma que o observador está se reportando a Gus e percebe que Gus o traiu para o cartel.


Juan e Gus se encontram com Hector no asilo. Prometem vingar a morte de Lalo, mas o comportamento de Hector convence Gus de que Lalo está vivo. Juan invade o cofre duplicado na casa de Nacho e encontra o envelope, que contém o número de telefone do motel e detalhes de uma conta bancária offshore.






Uma equipe de ataque do cartel liderada pelos Primos se aproxima do motel para procurar Nacho. Um assassino do cartel quase atira em Nacho, mas os Primos o matam. Outro se prepara para atirar, mas os primos indicam que Nacho deve ser levado vivo. Nacho usa um caminhão roubado para passar por uma chuva de tiros e escapar. Mike se envolve em um impasse com Tyrus e Gus porque Mike quer liderar uma equipe para o México para encontrar Nacho, mas Gus quer forçar Nacho a se revelar mantendo Manuel como refém. 




História por trás episódio


O episódio foi dirigido pelo co-criador da série Vince Gilligan e escrito por Thomas Schnauz e Ariel Levine. Ele apresenta o retorno de Julie Ann Emery e Jeremy Shamos como Betsy e Craig Kettleman, que haviam aparecido na primeira temporada. Embora "Bingo" tenha sido a última aparição na série, os dois haviam aparecido nos curtas-metragens (minisodes) No Picnic, que foi lançado após a terceira temporada, e American Greed: James McGill, que foi lançado antes da sexta temporada.


Fotos dos bastidores da temporada


O episódio marca a primeira aparição cronológica da Estátua da Liberdade inflável (Havan?), que é eventualmente mostrada no topo do escritório de Saul em Breaking Bad. Aqui, aparecendo pela primeira vez para anunciar o negócio fiscal dos Kettlemans. O golpe de preparação fiscal no episódio foi inspirado pela esposa de Peter Gould, que foi vítima de fraude quando alguém apresentou uma declaração de imposto em seu nome para reivindicar um reembolso.




O ator Michael Mando realizou a maioria das acrobacias para seu personagem, Nacho, exceto pular da janela do motel e dirigir o caminhão quando colidiu com outro veículo. Ele chamou o trabalho de "incrivelmente físico. É extremamente emocional e psicológico, você está apenas batendo cada nota no piano. Foi uma montanha russa incrível." 




Durante as filmagens, Mando e Gilligan se revezavam para atacar a unidade de ar condicionado. A sequência do motel foi filmada em dois locais. As cenas no interior do quarto de Nacho foram filmadas em um estúdio enquanto as cenas exteriores eram filmadas no estacionamento real do motel.






Crítica do episódio


Mesmo a técnica e detalhamento do primeiro episódio tendo dado uma decaída, o episódio ainda é foi muito bom e bem interessante em termos de roteiro, sendo esclarecedor de vários pontos e referências estruturais da série. 


A estatua da liberdade (da Havan) é um elemento. Mas outro muito importante é o início, com Mike e a equipe, metaforizando que esse seria um episódio mais "técnico". Além dos elementos interessantes de CSI para arrombar o cofre (lembrando que Mike é ex-policial), depois é mostrado Gus analisando fotos de cena do crime, em mais uma referência a perícia criminal para organizar a trama, mas contraditoriamente sendo analisada por bandidos, algo que é bem típico de Breaking Bad.





Segundo entrevista do ator Bob Odenkirk, que acabou de ganhar uma estrela da calçada da fama de Hollywood comentou que é exatamente a volta de histórias tão antigas que torna a série incrível, a possibilidade de se voltar no mesmo universo por conta da vida real ser assim. Segundo Bob, na vida real você apenas vive no mesmo lugar e os anos passam e você encontra as mesmas pessoas. 






Só que esse tipo de continuação em séries é bem rara, por isso o ator comentou esse fator sobre o universo da série que ficou consagrada com os personagens de Breaking Bad, incluindo o Saul que foi um advogado inicialmente mostrado como vigarista, mas que aos poucos foi sendo desenvolvido como um tipo de advogado engajado com alta taxa de sucesso, o que leva a toda a questão da quinta temporada da mudança de identidade, nós chegamos a acompanhar essa vida "after" e mais sinistra de Saul agora com mais uma identidade. 




Entretanto, acredito que o debate e questionamento principal que mais ronda Better Caul Saul e as expectativas em torno da temporada é: oque vai acontecer com a Kim. A dúvida provem do fato que nos flashfoward de Jimmy em sua outra identidade, ela não aparecia. E como ela não aparecia naqueles takes levava ao questionamento se a série teria um final feliz para Saul e para os dois, com alguns até mesmo apostando da morte da personagem. 



Acredito que o primeiro episódio da sexta temporada explorou isso na ideia dela querer se vingar de Howard com o lance da cocaína, fazendo ela parecer que está "Breaking Bad". Mas acho que isso foi só para manter a dúvida da audiência e fazer com que todos continuem assistindo a série. Mas fica mais óbvio nesse segundo episódio que sua participação é fundamental e natural demais a vida de Jimmy, sendo para mim bem difícil que os dois não tenham um final feliz.


Gus (Giancarlo Esposito) fica irritado em não conseguir matar Lalo, que sabe que Gus tentou matar ele através de Varga. Então ele liga para seu tio em busca de evidências que provem a traição. Esse plot, por mais que secundário e focado na ação, é ele que pode engatar em algo realmente novo para o Universo Breaking Bad como um todo. Sabemos que Walter White matou Gus, mas não sabemos quem assumiu depois dele e é Lalo e Varga que vão continuar essa trama nos entregando o que aconteceu exatamente depois de Breaking Bad.





Bob Odenkirk também lembrou, que devido a uma participação especial que fez em How I Met Your Mother como Arthur Hobbs, a equipe de escritores de BB, em sua maioria de mulheres, criou o personagem do Mike como forma de substituir nas cenas de Breaking Bad onde teria que ter o Saul. Foi uma boa gambiarra e o personagem se tornou um dos mais queridos do público, apesar de ser um assassino frio.  




É interessante notar como Gus Fring perde o controle, coisa rara de se ver, já que ele é um traficante "weberiano" super certinho e com ligações com o DEA até ser morto por Walter White, mas antes disso, ele está no universo atual de Better Call Saul ainda atuando como principal jogador dos negócios do tráfico na cidade de Albuquerque, Novo México.  Mas o dano na relação com o cartel tinha sido uma questão mal resolvida envolvendo um antigo fornecedor e namorado de Gus Fring que foi morto por homofobia pelo cartel e Gus nunca esqueceu, sempre jurou vingança, apesar dele mesmo ser um dos sócios do cartel. 



O casal de ladrões tenta mais uma vez dar um golpe em Saul, mas sem sucesso, já que parecia que o caráter deles era já calculado na jogada. Eles querem armar para Hamlin e fazer com que as pessoas pensem que ele é viciado em cocaína. Podemos lembrar que o casal Kettman tentou subornar Saul na época, e que ele usou dos serviços de Mike para entrar na casa e levar o dinheiro deles para conseguir devolver para a justiça. Agora o casal tem uma empresa para "facilitar burocracia" para pessoas que paguem, chamada "Sweet Liberty".
  



A ideia de Kim era simples, associar Howard com uso de cocaína e dizer através da ação com Kettmans que ele danificou o resultado do caso por conta de negligência. Enquanto isso, Nacho Varga continua fugindo do território do cartel, mas quase é morto na fuga. 






O plano era para tirar a credibilidade da Howard na frente de Clifford Main (Ed Bedley Jr.), um parceiro antigo da firma do irmão e que está trabalhando no caso Sandpiper (que é um caso que foi "roubado" de Saul no passado). 





Por isso eles precisavam do casal golpista Betsy (Julie Ann Emery) e Craig Kettman (Jeremy Shamos) da primeira temporada, para servir como atores para reclamar da reputação de Hamlin para esse sócio de advocacia sênior. Essa ideia foi da namorada de Saul, a Kim Wexler. 


E aí, o que estão achando da série? Bom, nos vemos nos próximos episódios. Até lá!



Comentários

  1. Muito bom esses resumos dos capítulos. Algumas coisas a gente deixar passar, por ser uma historia densa de detalhes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: