Pular para o conteúdo principal

Arquivo X - "Elo de Ligação" ("Conduit" - 1x04): Curiosidades e análise do quarto episódio da primeira temporada da série



Murder fica pessoalmente envolvido e conectado quando Scully encontra um garotinho que está profundamente afetado pela abdução de sua irmã adolescente, assim como o próprio Mulder que já passou por uma situação parecida. Quando Darlene Morris começa a convulsionar, um violento tumulto se inicia perto do lago Okobogee. 



Clique aqui para ver a análise do episódio 1x03 - "Squeezy"


Uma família composta de uma garota adolescente, um garotinho e sua mãe estavam dormindo em sacos de dormir, quando um violento tremor lançou a mãe pelo chão enquanto uma forte luz toma o trailer onde a família dormia. Depois de alguns momentos a luz desaparece, o tremor aos poucos desaparece e tudo fica quieto novamente. Enquanto a mulher escuta seu filho mais novo, Kevin, gritando por sua mãe do lado de fora. Ela corre até a porta do veiculo, para dolorosamente ver que estava muito quente, mas consegue abrir com uma luva de fogão. Do lado de fora, seu filho Kevin estava pensativo e conta então para sua mãe que Ruby Morris, sua irmã adolescente tinha desaparecido. 


A mãe pega Kevin e começa a gritar por sua filha desparecida, mas em vão. Na delegacia, o chefe da polícia Scott Blevins conversa com Dana Scully na sede do J. Edgar Hoover no prédio do FBI  O chefe Blevins informa Dana de um caso 302 que ele tinha recebido do agente Fox Mulder. 





Em interação frutada com Mulder, Blevins conta para Scully que o 302 está pedindo uma petição para assinar uma informação de um tabloide. Blevins mostra o caso X-20253 "adolescente levada de tenda por alienígenas" (Teen Taken From Tent By Aliens), que é uma pasta sobre o desaparecimento da irmã de Mulder, a Samantha, muitos anos antes, como nesse caso de agora. 


Scully discorda da sugestão de não falar com Mulder, mas também quer fazer uma recomendação para Blevins no assunto, mas Scully acaba perguntando se a intenção de achar sua irmã estava atrapalhando sua percepção nesse caso. Então Mulder confessa para ela que o evento ocorreu no lago Okobogee, um conhecido local de observação de UFO (objeto voador não identificável). 




Scully, por exemplo, sabia de um documento que comprovava que uma jovem escoteira esteve envolvida em uma situação de abdução no lago em 1967, e que essa escoteira, é agora mãe da garota Darlene Morris. 




Kevin Morris escreve um código binário perto da televisão. No dia seguinte, Agosto, dia 6, Mulder e Scully chegam na casa de Morris, em Sioux City em Iowa, e é cumprimentada por Darlene, que tenta apresentar eles a Kevin, mas ele ignora eles, enquanto escreve algo no papel. 


Mulder vê retratos e vê um de Ruby Morris. Darlene dá seu depoimento dizendo que Kevin ficou muito traumatizado pelo desparecimento de Ruby, e que Kevin agiu estranho desde o desaparecimento da mãe. 





Scully fica em dúvida se Ruby não foi sequestrada por Charles, o marido anterior de Darlene, mas Darlene nega e insiste que foi alienígenas. Mulder tem a mesma opinião, mas isso não convence totalmente Scully. Mulder tenta falar com Kevin, mas não conseguem, vendo apenas estática na tv. Kevin insiste que a transmissão vem da TV. 




Mulder manda um fax para Danny Bernstein no FBI na sessão de criptoanálise. No mesmo telefone, Mulder promete a Danny ingressos para o jogo dos Redskins como prêmio por tentar decifrar o código binário. 


O xerife Jack Withers que foi colega de classe de escola de Darlene, implica que a moralidade de Darlene é questionável como prova, o  policial que sugere que ela estava "asking for" e que sempre andava por aí de maneira irresponsável. E as pessoas da área são desconsideradas como pessoas com "imaginação". 


Alguém deixou um bilhete preso no carro dizendo que o namorado de Ruby, Greg Randall tinha engravidado ela e os dois planejavam abandonar a cidade.  Um pouco mais a noite, Mulder e Scully se aventuram em um Pub na Pensilvânia na procura de Greg Randall, que aparentemente trabalhava lá como barman em um bar de Heavy Metal/Biker, e descobrem rápido que Greg não apareceu para o trabalho por três semanas que que fora demitido. 


Na manhã seguinte, alguns agentes da Agência de Segurança Nacional (NSA) entram no quarto de Scully querendo saber onde Mulder estava. Mulder finge que é cético de propósito para se proteger, para que o homem pudesse dar informação no sentido contrário. Quando ele faz isso, o homem no bar mostra sua orelha direita como prova de que ele teve uma queimadura assassina a noite no lago, como referência ao evento. 


Mulder é  perguntado pelo Agente Holzman onde obter o código que ele mandou fax no dia seguinte, enquanto a casa dos Morris estava sendo vigiada pela NSA, eles levam os pertencem de Kevin para investigação futura enquanto vários itens da casa são quebrados na ação autoritária dos agentes. Mulder e Scully chegam e coletam amostras da substância presente no telhado da trailer e no lago no dia da abdução.  



Angete Leza Atsumi explica que 77 páginas do código binário recuperadas de casa de Morris foram decifradas, com a data incluída na imagem do "Da Vinci's Universal Man", o homem universal de Da Vinci. Uma animação mostrando um segmentado de DNA replicado de um segmento de música de Brandenberg concerto. Mulder repara que existe uma implicação de tempo e de divisão de temporalidade multiplexing, que significa mandar múltiplas mensagens para múltiplas destinações com apenas uma mensagem original. 




Darlene e Kevin Morris são expulsos do prédio da NSA enquanto Darlene fala que ela não quer mais nada com o FBI, Kevin olha para monitores de câmeras de vigilância, Mulder explica para Scully que ele acredita que Kevin foi tocado pelo aquilo que abduziu Ruby, permitindo que ele pudesse perceber as transmissões. Os dois volta para a cena do crime e descobrem pedaços de vidro na areia achado perto de uma fonte de calor muito alta.  



Mulder vê um lobo que leva ele a descobrir uma cova rasa que acabou de ser aberta na floresta. Mulder descobre que a cova continuam o corpo de Greg Randall, o namorado de Ruby e barman desaparecido com uma nota em sua carteira escrito " Dr. Jack Fowler, Agosto, dia 7-2:30"


Eles confirmam a identidade da caligrafia da nota achada no carro, ambas escrita pela garota que eles encontraram na biblioteca que eles descobrem ser Tessa, ela que estava grávida e não Tessa, ou seja, ela mentiu para ele, e que Greg Randall era o pai da criança. Mulder revela que ela matou Greg e que mataria Ruby se tivesse a oportunidade, Scully argumenta que isso é caso policial normal e que poderia fechar o caso enquanto um caso x files, mas Mulder recusa e continua tentando achar Ruby.  



Eles voltam para a casa de Morris, que está vazia, com a parte da frente destrancada e muitas folhas de papel jogadas pelo chão, e os papeis estão cobertos com esses códigos binários. Scully acha a figura de uma imagem de Ruby Morris feita apenas de 0 e 1. Depois eles encontram a trailer abandonado da família Morris perto do lago. Eles seguem o rastro na floresta e acham Darlene tentando despistar. Kevin escapou e correu pelo floresta e viram diversas luzes de diversos bikers, enquanto  acham Ruby deitada na floresta. Darlene se recusa a fazer mais investigações deixando Mulder muito chateado. 




Scully e Mulder discutem sobre a saúde de Ruby que acabou de acordar por algumas horas. Ela tem diversos sintomas que segundo Mulder são sintomas de perda de pesa e da sensação corpórea. Ruby diz para Scully e Mulder que as pessoas que levaram ela contaram para ela não contar nenhum detalhe de seu sequestro. 


Antes de conseguirem qualquer pista, a mãe Darlene intervém e diz que os agentes não podem falar com a filha não. Mulder fica abalado com mais uma vez o trabalho deles ficar oculto por conta da realidade e da "verdade". Scully rever a fita de Mulder de hipnose de regressão, onde ele lembra na noite do desaparecimento da irmã. 



Mulder descreve o quarto, sua paralisia enquanto sua irmã foi levada de sua casa, no mesmo momento, o Mulder real senta na igreja e chora, olhando para a foto de sua irmã. Na fita, Mulder descreve uma voz que ele podia ouvir na sua cabeça, falando para ele não ficar assustada e que um dia sua irmã voltaria sem ferimentos. Ao ser perguntado se ele acredita na voz, ele responde: "Eu quero acreditar", o fim do episódio é Mulder em uma igreja segurando uma foto da irmã.



Crítica do episódio


Outro marco do episódio é a citação "Eu quero acreditar", que se pensarmos em termos de conhecimento três grandes áreas da filosofia clássica, a ética a epistemologia e a metafísica. Isso difere do mundo físico (o mundo científico) e o conhecimento de crenças sobre os problemas morais da metafísica envolvem debates como existência do plano divino, espiritual, das ideias, ou mesmo religioso, envolvendo a questão de crença em deuses, céu, inferno também questões como a natureza da alma. 


É interessante reparar como mais uma vez a condição sócio econômica da cidade faz parte de toda a metáfora dos círculos de entendimento que o episódio passa. Vemos uma mãe solteira, que nunca foi muito acreditada, sua filha, que passa a viver a experiência de abdução como ocorreu com sua mãe, os policiais locais sendo autoritários com a questão de conhecer Darlene, na primeira cena é possível ver que ela vai acampar em um trailer com os filhos, o que já pode ser considerado em si uma atitude questionável se pensarmos o roteiro fora da série. É interessante que os funcionários da NSA (Agência de Segurança Nacional) são retratados como as piores pessoas do mundo, que não respeitam pessoa nenhuma, entram na casa e quebram as coisas das pessoas, até mesmo Mulder e Scully acham estranho o lugar e a interação das pessoas. 


O caso tem uma paridade com a situação do desparecimento de Samantha, irmã de Mulder, e que depois volta na série. Mulder acredita que sua irmã foi levada em uma noite de sua casa por forças alienígenas e isso pode atrapalhar sua visão de casos como o desaparecimento de Ruby, uma adolescente que não estava nem um pouco protegida de forças comuns, como uma garota ciumenta que queria armar para ela, ou mesmo uma família fraturada como a dela. Um episódio bom, mas menos importante e impactante, mas servindo para definir melhor a personalidade e passado de Mulder.



Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: