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Uma Noite no Rio (That Night In Rio, 1941): Filme da Fox sobre o Brasil estrelava Carmen Miranda como namorada de americano cordial que se fez passar por um barão brasileiro



Filme de comédia musical do diretor Irving Cummings sobre o carnaval no Brasil, estrelando Carmen Miranda, junto com Don Ameche e Alice Faye com título original That Night in Rio, de 1941 da Fox. O filme é inspirado na peça de 1934 The Red Cat de Rudolf Lothar e Hans Adler, como também Folies Bergère de Paris (1935). As músicas foram escritas por Harry Warren e Mack Gordon, incluindo "Boa Noite" e "They Met in Rio" e "Chica Chica Boom Chic". A fim de evitar controvérsias, a 20th Century Fox submeteu o script do filme à Embaixada brasileira em Washington, que cortou várias cenas consideradas "pouco convincentes". O estúdio também requisitou, junto ao Departamento de Imprensa e Propaganda do governo Vargas, fotografias do Rio de Janeiro para assegurar uma recriação fiel dos sets.


Carmen Miranda virou o rosto do Brasil no mundo. Por mais que ela fosse uma portuguesa de nascimento, foi criada desde muito nova no Rio de Janeiro. Foi conhecida nos Estados Unidos como "the brazilian bomshell", ou no Brasil que era chamada de "a pequena notável", era a embaixadora do samba na época da política da boa vizinhança. Depois de 1945 quando os Estados Unidos "vence" a guerra e a narrativa sobre a guerra, os filmes sobre Carmen se tornaram mais caricatos e menos interessantes que That Night in Rio. Vale pensar que a tentativa da Fox de fazer uma mensagem ao Brasil, vem do estúdio e do canal mais conservador dos Estados Unidos. 


O filme começa com uma cena musical de Carmen Miranda com um americano que está vestido de marinheiro. Eles cantam a música do "Tica tica boom' para um teatro lotado. 


Larry Martin (Don Ameche) é um americano artista que está se apresentando no Casino Samba no Rio de Janeiro. Ele tem uma esquete no show, onde ele tira sarro do barão mulherengo Manuel Duarte (também Don Ameche). Em uma tarde particular, o barão é casado com a baronesa Cecília Duarte (Alice Faye) que vem ver a imitação de Larry. Para a surpresa de ser "muito realista". 



Nos bastidores, o barão encontra com a namorada de Larry que é a Carmen Miranda e convida ela para a festa, e Carmen nega. Depois na mesma noite, Larry encontra com Cecília e vê ela cantando. Ele faz a imitação do barão para ela. Mas o verdadeiro barão recebe um telegrama dizendo que sua companhia de aviões estaria em risco por conta de um contrato não renovado, onde ele já comprou mais da metade das ações. Precisando de dinheiro para pagar o banco onde ele pegou empréstimo, ele viaja para a Buenos Aires. Larry é contratado para confundir seu rival. 


Ele beija a baronesa antes da festa, Carmen fica furiosa ao descobrir que Larry está na festa quando falou que estava doente para ela. Para piorar, o barão verdadeiro volta. Ela encontra Larry ainda fingindo ser o barão e a beija, enquanto ela fala mal de seu "namorado", o Larry. Ela reconheceu pelo arranhão na mão que tinha feito na noite anterior. Ele disse que estava tentando ganhar uns trocados para lhe comprar um casaco de pele. 


Machado pressiona Larry e fala francês com ele. Depois da festa o verdadeiro barão descobre que sua esposa estava flertando com Larry a noite. Para se vingar da sua esposa,  o barão liga e conta para Cecilia que seu avião acabou de pousar e que ela tinha na verdade admitido ao próprio Larry, quando ela pensava já ser seu marido. Cecilia tem medo de ter sido infiel com Manuel, mas mais tarde, Larry conta tudo para ela. Np escritório, Machado dá o pagamento de $32 milhões de dólares por sua companhia. O barão vai para a casa, e Cecilia tenta mais uma vez se vingar "fingindo" que transou com Larry. Acontece que no fim, resolveu-se que era o barão e tudo se "resolve"!


Os dois se encontram em uma cena, e a personalidade de cada um fica exposta. O barão seria o cara da elite que tem uma esposa troféu e que a própria mulher não gosta dele por isso, que fala francês e que é culto por ser extremamente rico. O outro seria o malandro Larry Martin que quer pegar a esposa do barão por ser o cara que fazia sua imitação. 


Carmen é mostrada como uma brasileira ciumenta que quer fiscalizar o namorado americano, Larry, ele iria por sua vez interpretar o Barão Manuel Duarte. No história, Larry é um americano que finge ser um barão para dar em cima das mulheres. Ele dá em cima de uma mulher de Pernambuco que agora pinta os cabelos de loiro.


As músicas do filme


Carmen se apresenta de novo na festa, agora cantando a música "I, Yi, Yi, Yi, Yi (I Like You Very Much)", que foi composta por Mack Gordon e Harry Warren, outra canção é Cai Cai e Boa Noite cantada pelos três atores principais do filme, enquanto Larry fica com Carmen, o barão fica com sua esposa.


 They Met in Rio:




Chica Chica Boom





Minha Leitura do Filme


O barão conversa sobre precisar de 20 milhões para salvar suas empresas. A questão envolve a ideia de que era necessário convencer um país em sua maioria agrário e sem tradição em guerras ou cosmopolitismos a entrar no espírito de guerra, que claramente exigia um senso de elegância e honra. 


A ideia de que o americano é confundido com o brasileiro da elite, é uma brincadeira de convencimento da elite antiga a apoiar o polo do americanismo e não o modelo da alemanha nazista (ligado com uma ideia de antiga realeza e escravidão). O barão na história passa por uma crise que precisa contornar, mas ele nem desconfia que tem um americano que quer se passar por ele. 


O convencimento foi necessário para colocar o Brasil na rota dos aliados e não do eixo, quando nosso país por sua vocação agrária, poderia querer sentar na mesa do eixo antes, apenas por falta de definição clara política. Mas o Brasil entrou depois da guerra e foi totalmente importante, por mais que a história não ensine isso. A importância do Brasil no mundo do século XX é enorme, é o celeiro do mundo. Além disso, é um país que se situa no hemisfério ocidental, dividindo a influência com os Estados Unidos.  


O americano popular tem uma semelhança extrema com o barão de família rica brasileira, sendo uma brincadeira, pois são o mesmo ator. Ele sabe dessa confusão e aproveita para encantar Carmen Miranda fingindo ser rico (uma metáfora claro de dizer que o americanismo fazia os brasileiros acreditassem na superioridade dos irmãos da América do Norte. Barão Manuel Duarte é descrito como o primeiro e único e financiador tradicional do carnaval. O estilo musical combina com o tema central do filme que é carnaval no Rio. O filme demonstra o quanto o brasil ensinou em termos de musicais enquanto inspiração e música. 


Bastidores e contexto de produção do filme



Existem várias cenas do filme que não tem Carmen Miranda, sendo esse um dos filmes mais elaborados que foram pensados para demonstrar a cooperação Getúlio Vargas e FDR. Era uma tentativa americana de fazer uma ligação com nossa cultura para convencer o Brasil a entrar na Segunda Guerra Mundial, fato que ainda não tinha ocorrido na época do filme, um gigantesco aliado em fornecimento de suprimento para as tropas em relação a comida e na ajuda da libertação de diversas cidades italianas que ainda não tinham sido libertas dos nazistas. 

A Fox ressalta então o caráter "elegante"  e artístico comum em ambas as culturas, por isso o plot sobre realeza e turismo. Algumas canções são cantadas em espanhol, para demonstrar que para os americanos, o idioma soava igual, tanto português quanto e espanhol. 


A ideia de Sérgio Buarque de Holanda do "Homem cordial" foi publicada pela primeira vez em 1936 no livro "Raízes do Brasil" sendo o quinto capítulo do livro, e foi uma ideia que encabeçou a comparação da ideia de democracia com a americana, e com a questão de estar submetido ao mesmo hemisfério ocidental, mas também ao sul do mundo. Pensando em produtos culturais, teve também a influência dos desenhos do Walt Disney e o personagem "malandro" do pássaro Zé Carioca. 


O "Saludo Amigos (1942)" é um desses filmes que aborda a américa latina e seus costumes que na época eram completamente desconhecidos. Ainda que de maneira bem rudimentar, eles tentaram passar uma sensação das tradições latinas e brasileiras.  Essa "malandragem" enquanto teoria, ciência ou produtos culturais era uma forma de através da cultura fazer uma ponte de ligação entre culturas aparentemente muito distintas. O passa para isso era comparar de maneira narrativa. O carnaval aqui serve como o elemento encantado que molda a "visão do estrangeiro" típica dos produtos culturais que abordam nosso país lá fora. 



O que parece com o Zé Carioca é a questão do arquétipo do homem cordial de Sérgio. Para fazer a negociação com os americanos, essa era a "melhor teoria" sociológica possível, por focar no carisma do homem comum, como falado no filme. O ator Larry é como um brasileiro, comum e das massas, mas que aprende a fingir que é da elite aristocrática por ser "parecido", isso evidencia que as elites brasileiras parecem com o "homem comum" americano? Talvez seja uma das brincadeiras mais pesadas do filme. Já que insiste que nosso país teria uma tradição muito mais parecida com a Alemanha por conta da vocação agrária e passado escravocrata. 


A descrição da mulher brasileira como super ciumenta e que manda no namorado, mas também há de se questionar até que nível a história do barão pode se ruma desculpa óbvia de tropo narrativo. Aqui seria a brincadeira de role play, onde a namorada cobra a fidelidade da esposa, e a esposa cobra a liberdade da amante.  As imagens do Rio de Janeiro feitas no estúdio são muito boas e é super divertido como os cenários imaginavam grandes festas épocas que reuniam elementos populares e de elite ao mesmo tempo, ao estilo da imaginação grandiosa da Fox. 


O filme está disponível no Youtube:





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