Pular para o conteúdo principal

Ama-Me Esta Noite (1932): Comédia musical americana da era pré-código impressiona e diverte por sua ousadia e espontaneidade

ama-me-esta-noite-love-me-tonight-1932


Love Me Tonight é uma comédia musical americana pré-código, produzido e dirigido por Rouben Mamoulian, com música de Rodgers e Hart. É estrelado por Maurice Chevalier que encena a história de um encontro entre um alfaiate parisiense, chamado Maurice Courtelin, e uma princesa de uma família de aristocratas locais. Em comum, eles têm apenas o visconde Gilbert de Vareze, que deve a Maurice uma grande quantia em dinheiro por seu trabalho. Na casa da elite, moram o tio de Gilbert, o duque de Artelines e patriarca da família; a sobrinha "sedenta", Valentine; e sua outra sobrinha: a Princesa Jeanette, que está viúva há três anos. D'Artelines não conseguiu encontrar um novo marido de idade e posição adequadas para Jeanette, mas o destino reservou para que ela e Maurice tivesse um encontro inesperado. Love Me Tonight contribuiu para o conceito florescente do musical integrado como sua técnica inovadora. 


Maurice confecciona roupas sob medida para de Varèze a crédito, mas as contas de alfaiataria não pagas do visconde tornam-se insuportáveis, então Maurice viaja para o castelo de Savignac para cobrar o dinheiro devido a ele. No caminho, ele se confronta com a princesa Jeanette. Ele imediatamente professa seu amor por ela, mas ela o rejeita com arrogância, onde sua carroça sai amaçando o chapéu do rapaz, uma ótima metáfora de seu ego seu pisado. 


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-1932


Quando Maurice chega ao castelo, Gilbert o apresenta como "Barão Courtelin" para esconder a verdade do Conde. Maurice teme esse esquema no início, mas muda de ideia quando vê Jeanette. Enquanto permanece no castelo, ele desperta o desejo de Valentim, encanta o resto da família, exceto Jeanette. Ele salva a vida de um veado durante uma caçada e continua a cortejar Jeanette, óbvia metáfora de que a princesa está "comendo em sua mão", ou seja, interessada nele e ele sabe.


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-1932

O conde de Savignac descobre que Maurício é uma farsa, mas o visconde então afirma que Maurício é um membro da realeza que viaja incógnito por razões de segurança. Por fim, Jeanette sucumbe aos encantos de Maurice, dizendo-lhe: "Seja você quem for, o que quer que seja, onde quer que esteja, eu te amo", onde o dia termina com ambos sonhando um com o outro, contemplados, onde a composição cinematográfica, utilizando de um genial fundido encadeado, para representar o afeto de ambos.


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-1932

Quando Maurice critica o alfaiate de Jeanette, a família o confronta por sua grosseria, apenas para pegar ele e Jeanette sozinhos com Jeanette parcialmente despida. Maurice explica que está redesenhando o traje de equitação de Jeanette e prova isso alterando-o com sucesso, mas no processo é forçado a revelar sua verdadeira identidade: nada, apenas um alfaiate.  


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-1932

Apesar de sua promessa anterior, Jeanette recua dele e corre para seu quarto ao ouvir que ele é um plebeu. Toda a casa fica indignada e Maurice vai embora. No entanto, enquanto um trem o leva de volta a Paris, Jeanette luta contra seus medos, finalmente percebe seu erro e alcança o trem a cavalo. Quando o maquinista se recusa a parar o trem, ela segue na frente e fica na linha. O trem para, Maurice salta e os dois amantes se abraçam enquanto o vapor do trem os envolve.


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-1932


História por trás do filme


O filme foi dirigido por Rouben Mamoulian. Mamoulian nasceu em Tbilisi, Geórgia (governada na época pela Rússia imperial), em uma família armênia. Sua mãe Virginia (nascida Kalantarian) (1876–1972) foi uma diretora do teatro armênio, e seu pai Zachary Mamoulian (1866–1966) foi um presidente de banco. Mamoulian mudou-se para a Inglaterra e começou a dirigir peças em Londres em 1922. Ele foi trazido para os Estados Unidos no ano seguinte por Vladimir Rosing para lecionar na Eastman School of Music e esteve envolvido na direção de ópera e teatro.


Adaptou inúmeras peças da Broadway até entrar no cinema. Mamoulian declarou uma forte preferência por um visual estilizado para suas cenas, afirmando que estava mais interessado em criar um visual poético para seus filmes do que em mostrar o realismo comum. Em 8 de fevereiro de 1960, por sua contribuição para a indústria cinematográfica, ele recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1709 Vine Street.


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-pioneira-comedia-musical-americana-pre-codigo-diverte-por-ousadia


Já o roteiro, foi uma adaptação de Samuel Hoffenstein, George Marion Jr. e Waldemar Young da peça Le Tailleur au château ("O alfaiate do castelo") de Paul Armont e Léopold Marchand.


Samuel Hoffenstein era nascido na Rússia. Entre suas adaptações, se destacam os filmes Dr. Jekyll e Mr. Hyde (1931), The Miracle Man (1932), Phantom of the Opera (1943), The Wizard of Oz (1939), Tales of Manhattan (1942), Flesh and Fantasy(1943), Laura (1944) e Ernst Lubitsch 's Cluny Brown (1946). Além disso, Hoffenstein, junto com Cole Porter (de Anything Goes) e Kenneth Webb, ajudou a compor a trilha sonora de Gay Divorce (1933), o musical de palco que se tornou o filme The Gay Divorcee (1934).


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-1932

Possui as canções clássicas de Rodgers e Hart "Love Me Tonight", " Isn't it Romantic? ", " Mimi " e " Lover ". "Lover" não é cantada romanticamente, como costuma acontecer em boates, mas comicamente, enquanto o personagem de MacDonald tenta controlar um cavalo rebelde. A encenação de "Não é romântico?" foi revolucionária para a época, combinando canto e edição de filmes, conforme a música é passada de um cantor para outro, em locais diferentes.


Para o relançamento do Código de pós-produção (após 1934), Love Me Tonight foi reduzido para 96 ​​minutos. Os oito minutos de filmagem que faltam nunca foram restaurados e são considerados perdidos. As exclusões conhecidas incluem a parte de Myrna Loy da reprise de "Mimi", já que sob as restrições do Código de Produção, sua entrada foi considerada muito reveladora.


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-1932


Leitura do filme


Segundo Hannah Lewis, no artigo, Love Me Tonight (1932) and the Development of the Integrated Film Musical, combinando os diferentes elementos do filme (canções, personagens e narrativa) em um todo unificado, a equipe criativa experimentou vários modos (mídias) de contar histórias, por meio da música, que estavam recentemente disponíveis com a tecnologia de filme de som sincronizado. Essas experimentações muitas vezes destacavam, em vez de ocultar, as técnicas cinematográficas, em uma espécie de estilização reflexiva que está em tensão com o ideal de integração. Um exame das diferentes versões do roteiro, junto com as versões finais das canções do filme, traz à luz como Love Me Tonight contribuiu para o conceito florescente do musical integrado como sua técnica inovadora de filme estilizado, empregando os recursos do meio de filme sonoro de um novo tipo de narrativa. Assim, Love Me Tonight oferece uma janela das primeiras tentativas de mesclar música e narrativa, negociando esteticamente o filme como meio sonoro em seus primeiros anos


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-1932

Obviamente o que mais impressiona de cara em Ama-Me Esta Noite é seus diálogos rimados e cenas ritmadas, fazendo a montagem do filme fluir com organicidade, como uma sinfonia. A atuação confiante de Maurice Chevalier dá imensa plasticidade ao filme. Jeanette MacDonald também está maravilhosa no papel da princesa, e sua atuação no final do filme impressiona e diverte. Destaque para a cena onde ela conhece Maurice e fica chocada com suas piadas sugestivas. 


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-pioneira-comedia-musical-americana-pre-codigo-diverte-por-ousadia

As três tias, velhas fofoqueiras, que se assemelham e muito as moiras, que na mitologia grega, eram as três irmãs que determinavam o destino, tanto dos deuses, quanto dos seres humanos, é um elemento narrativo totalmente genial e original do filme. Na mitologia, essas três senhoras se chamam Cloto, em grego significa "fiar"; Láquesis em grego significa "sortear" e Átropos em grego significa "afastar", ela cortava o fio da vida. É exatamente o que as três senhoras fazem na história, tecendo, afastando e aproximando constantemente o casal ao longo do filme, um elemento formal e totalmente inovador esteticamente. 


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-pioneira-comedia-musical-americana-pre-codigo-diverte-por-ousadia


Entretanto, o principal ponto que quero analisar desse musical é como ele se diferencia dos filmes da época por suas piadinhas "picantes". Primeiro, as canções. "Isn't It Romantic?", "A Woman Needs Something Like That" e "Mimi" são as mais sugestivas. Já a sequência de Maurice Chevalier cantando "I'm an Apache" é marcante, e "The Son of a Gun Is Nothing but a Tailor" hilária. 


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-pioneira-comedia-musical-americana-pre-codigo-diverte-por-ousadia


Outro momento hilário é depois que a princesa o encontra, chega em sua mansão e "passa mal". Um doutor é chamado e nessa cena nos é explicado que a princesa teve um marido que morreu faz 3 anos, e eis que a foto do falecido é mostrada, esclarecendo o problema da princesa.


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-pioneira-comedia-musical-americana-pre-codigo-diverte-por-ousadia

Para além disso, alguns momentos nas próprias falas e cenas são sugestivas. Por exemplo, na primeira cena onde a princesa está cantando e um homem chega com sua "flauta", mas ela diz "hoje não".


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-pioneira-comedia-musical-americana-pre-codigo-diverte-por-ousadia


Só que a melhor alegoria do filme está no cavalinho: Solitude. Quando Maurice ainda está infiltrado e todos vão cavalgar, obviamente sobra para ele o cavalo mais brabo, que em sua primeira aparição já surge dando um coice que destrói a parede do estábulo. 


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-pioneira-comedia-musical-americana-pre-codigo-diverte-por-ousadia


Depois da câmera focar para no cavalo se rebelando, corta direto para o rosto da princesa. 


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-pioneira-comedia-musical-americana-pre-codigo-diverte-por-ousadia


Fica óbvio que ela é o cavalo indomável e que por isso é "solitária". Durante a cavalgada, ele e a princesa desaparecem em uma cabana. Rapidamente, começa uma busca pela princesa que está demorando muito para retornar. Quando seus funcionários e família os encontram saindo juntos da cabana, o velho no cavalo perguntado: "Mas o quê significa isso?" e depois caem na gargalhada, mais um sinal sutil.


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-1932


O fundido encadeado que marca a indecisão da princesa entre seguir a tradição ou ir atrás de seu verdadeiro amor é um dos mais lindos que já vi no cinema e é cheio de sentido para a narrativa, fazendo dele um ótimo recurso estético no momento certo do filme.


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-1932


Para reforçar que o cavalinho é metáfora para o coração selvagem da princesa, no final do filme ela monta ele para impedir que seu amor vá embora, em uma cena simplesmente épica pela sua inversão narrativa: não é o homem que corre atrás da mulher buscando impedir sua partida, mas sim o contrário. 


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-pioneira-comedia-musical-americana-pre-codigo-diverte-por-ousadia


Aqui, no auge do filme, acontece a cena mais engraçada e emocionante de todas. A princesa quase histérica cavalgando para impedir a partida do amado, esquece todos os protocolos e grita "Eu o amo, eu o amo", para todos no trem. O maquinista, intrigado, pergunta se há algo errado, ao que ela responde reafirmando: "Sim, eu o amo". E aí vem a melhor frase do filme: "That's no railroad problem", uma óbvia piada com o funcionalismo do "só estou fazendo meu trabalho". 


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-pioneira-comedia-musical-americana-pre-codigo-diverte-por-ousadia


Não sou fã de musicais, mas Love Me Tonight rompe as barreiras e estereótipos do gênero, nos levando a uma verdade viagem na aventura do alfaiate em se infiltrar no mundo da elite, situação inusitada e reaproveitada em diversas comédias românticas posteriores. Há aqui obviamente a clássica alegoria história do decaimento das monarquias e como elas tiveram que se "modernizar" e casar com comerciantes da classe média e da burguesia, com riqueza adquirida, para manter o status, algo mais comum na França do início do século XX. Isso é otimamente representado no fato de ele, como alfaiate, falar para ela que suas roupas estão fora de moda, sinalizando para o pensamento retrogrado das elites monárquicas. Esses e outros fatores fazem do filme, marcante, cativante e inesquecível. Diversão garantida. 


ama-me-esta-noite-love-me-tonight-pioneira-comedia-musical-americana-pre-codigo-diverte-por-ousadia


Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: