Pular para o conteúdo principal

A Social Democracia – Da Alemanha de Weber à Privataria Tucana



A social-democracia surgiu na Alemanha no século XIX como um movimento que buscava conciliar a justiça social com a economia de mercado, influenciada por pensadores como Max Weber e influenciando Marx. O objetivo era criar um Estado capaz de promover direitos sociais, regulação econômica e inclusão, sem abolir a propriedade privada. Partido fundado August Bebel e Wilhelm Liebknecht em 1863, e depois unificado em 1869. 


No Brasil, a experiência social-democrata teve contornos diferentes. Durante governos recentes, como os do PSDB segue a estrutura, como qualquer partido das Internacionais, políticas de privatização e paridade cambial aproximaram o país de um modelo de liberalismo econômico rigoroso, criticado por reduzir o espaço de políticas sociais. 

A social democracia desde sempre conviveu com críticas sobre austeridade. Mas havia um projeto de grande país, de "país do futuro" que fez o povo brasileiro evoluir e a pedir mais do que apenas choques de austeridade. 


 Por muito tempo, a social democracia reinou absoluta, mesmo Lenin que tivesse rompido com o modelo, respondia ele também a uma esquerda que apelava ao centro e aos militares. 

As duas primeiras internacionais buscavam mudanças significativa no ramo dos direitos doa trabalhadores em geral. Não que todos os trabalhadores tivessem a mesma ideologia, muito foi removido do trabalho de Engels, mas houve marcos em termos de direitos que estamos de alguma maneira ainda debatendo. 

Em 1889 passa a ser comemorado o dia 1° de maio como Dia Internacional dos Trabalhadores e, em 1910, a declaração do 8 de março como Dia Internacional da Mulher. A Segunda Internacional iniciou também  a campanha internacional pela jornada de trabalho de oito horas.

 Essas conquistas tiveram como orientadores os ditames do projeto original da social democracia, que evolui para essa ideia junto com a ascensão dos trabalhadores. Os nazistas tentaram "sugar" essa ideia ao colocar "trabalhadores nacionais" para roubar o público do "trabalhador alemão". 

Esse roubo do "povo" acontece também na implementação das guerras étnicas americanas, ou seja, como resposta ao movimento dos direitos civis, George Wallace governador do Alabama chamava para si o "povo" pobre branco para marchar ao seu lado. 


A chamada “privataria tucana” simboliza esse processo de transferência de ativos públicos para interesses privados, contrastando com o ideal social-democrata europeu de equilíbrio entre mercado e justiça social. 

A venda da Vale e de diversas empresas públicas foram apenas vistas pelo lado do sucesso, por exemplo,  sinalizou uma forma de perda de patrimônio bruto nacional, o custo dos juros muito alto, ao contrário de qualquer país capitalista. 

A taxa selic da época era de 45%. Quem tinha feito financiamento via a impossibilidade de fazer qualquer investimento. A fórmula neoliberal foi seguida até demais. Mesmo a esquerda no poder não esquece o teto de gastos e o tripé macro econômico. Isso demonstra lugares em comum e práticas de governança que podem transcender governos. 

O Partido Social Democrata surgiu da the Social Democratic Party, General German Workers' Association (Associação dos Trabalhadores Alemã), criando depois o Partido Socialista da Alemanha vindo do esqueleto dessa ideia. Isso demonstra uma confusão histórica, que que o Partido Nazista imita a terminologia para angariar apoio popular ao partido. 


O problema é que os termos de política são mal utilizados pelas pessoas e tiradas de contexto causando falta de conhecimento em temas onde muitos esquecem dessa herança. Uma época onde a social democracia já fora vibrante e sobre direitos e espalhar a educação e o discernimento sobre os próprios direitos. Uma mudança significativa do paradigma da democracia brasileira. 

Primeiro, tivemos o PSD, grupo politico que virou o PPL atualmente entre migalhas de federações partidárias, houve uma refundação do PSD em 2011. 


Essa ligada a ideia de progresso e de primeiro apoio e depois de uma inclinada a direita. Já o PSDB não respira as influências do presidente do Plano Real que está agora bem aposentado. Eduardo Leite e Aécio Neves seriam os herdeiros que disputam a preferência do vazio deixado pelo populismo bolsonarista. 

Milei pegou 20 bilhões e deixou a Argentina em eterna dívida com os ativos americanos. Isso nos faz pensar quem seriam os herdeiros da direita? Em algum nível também, a social democracia foi perseguida pelo nazismo e considerado um projeto da esquerda.  

Isso demonstra a evolução do termo político, quando o partido passa a influenciar através dos acordos internacionais a sua própria ideologia. Hoje em dia, os partidos de centro político seriam os herdeiros dos partidos mas não da ideologia em si. 

 





Comentários

Em Alta no Momento:

Se Encontrar Sartana, Reza Por Sua Morte (1968): O nascimento de uma lenda do faroeste

10 Maiores Músicas Brasileiras de Todos os Tempos

Pluribus: Trailer, data de lançamento e tudo o que sabemos sobre nova série do criador de Breaking Bad e Better Call Saul

Como filme soviético baseado em 'Guerra e Paz' se tornou o mais caro de todos os tempos

Curta nossa página: