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Jogos Vorazes (2012 - 2015): Franquia literária trouxe gosto pela distopia para nova geração mas pecou por mais do mesmo





Jogos Vorazes é um filme de 2012 adaptação da obra da escritora Suzanne Collins. Os filmes foram distribuídos pela Lionsgate, em uma série de 5 filmes para adaptar 3 livros. Katniss Everdeen se voluntaria pela irmã Prim, quando o nome dela é tirado para competir nos Jogos Vorazes, uma competição que seleciona jovens de 12 a 18 anos de cada distrito para duelar até a morte



Eu achei a trilogia dos "Jogos Vorazes" quando eu li um pouco fora da realidade, mesmo sendo uma distopia, um romance anti romance, dos típicos adolescentes americanos, mas se propondo como os livros de distopia europeus, um debate sobre modos de vida, produção, mídia e política e o valor nacional na história, ou que damos ao eventos nacionais, como conflitos, revoluções e guerras. Vou escrever aqui da trilogia como um todo, então, vale um aviso de spoiler mais para baixo do texto. 


É uma literatura infanto-juvenil mas que agrega valores para a discussão de política  e democracia entre os mais jovens. 


No fundo, é uma forma rasa, porém, interessante de debater os fenômenos da política clássica, mortos nas palavras dos pós modernos, mas Jogos Vorazes mostra que esses debates e temas clássicos podem voltar. Muito mais do que isso. Não seria a América (EUA) atual, exatamente o modelo descrito no mundo posterior do governo da Capital sobre os outros distritos. As taxas e brigas comerciais, as deportações e o racismo e o elitismo americano nunca estiveram tão em alta, junto a uma ampla espetacularização. 


Mas pera, não existem nessa América nem valores e nem romance real. Vale lembrar da posição social dos pais de Katniss, eram pobres e o pai dela havia morrido em uma explosão nas minas de carvão, ela é de um distrito que lembra em parte o Canadá (local de Montanhas e gelo).


Mas ao ler os livros, penso que Katniss tinha um perfil mais selvagem e menos "bonitinho", embora o primeiro filme tenha capturado muito da ideia de sociedade do espetáculo do livro, falta algumas cenas, como a descrição da morte do pai e a relação do pai de Katniss com a sua mãe. Outra coisa é o quanto de cenas e personagens são cortados. 


Jennifer Lawrence foi praticamente revelada nesse filme, que que também fez o "Don't Look Up" e depois foi para uma carreira em Hollywood ganhando até mesmo o Oscar por outro filme, O Lado Bom da Vida, um filme que leva a distopia para o nível sujeito (loucura e auto ajuda). Mas foi nesse filme aparentemente bobo e adolescente que ela foi revelada. 


No primeiro filme, não vemos nada sobre a Vox e a prática de censura cortando a língua de pessoas consideradas "rebeldes". As atuações de Lenny Kravitz como o estilista Cinna, e Philip Seymour Hoffman atuando em seu último filme antes de falecer também são particularidades do filme, de 2012. 



Depois vale destacar a participação também de Juliane Moore como a Presidente da resistência Alma Coin, que é muito inteligente e perspicaz e que acaba sendo o oposto do sentimentalismo aleatório de Katniss, que tem um bom impulso e intuição. 


Também no segundo filme, Em Chamas, temos a presença do ator de Ficção Americana, Jeffrey Wright interpreta um cara super inteligente aliado do grupo de Katniss que participa como um dos tributos vitoriosos carreiristas, depois ele fazem uma "edição especial", ou seja,  "tributos carreiristas",  que voltam na arena para um último combate final, um "melhor dos melhores" que acabou com a ideia de que os tributos vencedores seriam viveriam agora uma vida de elite e diferenciada, então eles acabaram se unindo contra o sistema. 




Fico pensando o quanto a ideia do romance entre Peeta e Katniss representa essa ideia de namoros por contratos publicitários do mundo dos famosos. Vale lembrar o quanto a cultura do fandom se fez presente para os adolescentes que consumiram ávidos Crepúsculo, por exemplo e o romance dos personagens. Jogos Vorazes é interessante por reestabelecer o debate sobre sociedades e regimes políticos e fazer isso em uma literatura para adolescentes. 


 Peeta simboliza a chance de redenção e crescimento econômico, já que ela não quer repetir o estilo de amor dos pais, que na visão dela, deixou a família pobre, pela mãe casar com o mineiro. Então, o romance é cínico. Já que parece que no fim, Katniss parece gostar de toda a opressão que antes criticava. Já que ela termina a história dando esse enorme spoiler com quem a Capital queria que ela ficasse. 


O problema apenas era a "mídia". No fim da franquia, acontece que Katniss vira uma vilã, matou a líder da resistência, fez mil escolhas erradas e mostrou a decadência dos modelos femininos na literatura americana. 


Até mesmo com Crepúsculo, que todos foram ver na adolescência e leram os livros, Bela era igualmente uma ideia errada de referência feminina, se apaixonava também pelo mais rico (na metafora aqui o vampiro), e não cuidava da filha depois, ficava vivendo uma eterna adolescência. Enfim, a literatura americana faz a gente pensar que Carrie é um bom modelo de mulher. Acredito que as escritoras deveriam tentar construir algum tipo de modelo de literatura onde a garota não se apaixone pelo cara rico. Isso é marcante por lembrar que essa literatura foi a literatura de quando eu era adolescente. 


Peeta é o filho do padeiro (mais rico que a média), que teve compaixão de Katniss e jogou para ela um pão quando ela estava quase morrendo de fome, uma sequência muito mais dolorosa no livro do que é no filme. Resumindo a minha sensação é de muito nojo desse cara do Peeta. Apesar dele no começo parecer ser doce e legal, como um típico cara apaixonado, depois essa estratégia de prova catastrófica para eles dois, já que por conta do "amor deles" que não existe, eles não podem matar um ao outro. 


Mas no fim das contas, ela só estava também gerando narrativa para a capital, sendo um personagem mesmo dentro do jogo deles. Nos outros filmes, posso dar esse spoiler, eles ganham e ficam como o 'casal do momento' simbolizando que o amor tudo ppdia vencer, quase rolando aquela ideia de casamento forçado moderno, mas aí a capital descobre o envolvimento de Katniss com Gale Hawthorne , que havia sido entrevistado como apenas um primo dela na hora que a capital mandou repórteres para fazer um perfil de Katniss.



Eles são melhores amigos, caçam juntos e ele chega antes do torneio a chamar ela para fugir com ele para a floresta, disse que eles conseguiriam se virar, mas ela recusa não achando nada de mais em sua proposta, mas depois ela reflete e depois de vencedora e oficialmente de estar noiva de outro cara, sugere ela agora eles dois fugirem juntos, mas dessa vez , por conta do início das revoltas, ele revolve recusar, e aí vemos ele ser chicoteado ao defender o seu distrito, no livro por estar caçando. 


No filme, ele é punido por defender uma senhora, aí Katniss intervem  vemos que um tipo ditatorial assumiu as funções do antigo policial do distrito que fechado os olhos para o contrabando, mas que explorava garotas famintas locais segundo a própria Katniss, que se diferenciou aí por ter aprendido a caçar e por isso ter fugido desse destino. 


Tudo aqui tem m pouco dessa coisa do anti édipo de querer recusar o destino padrão de miséria ao não se reproduzir, é parecido com Machado de Assis em Memórias  Póstumas de Brás Cubas que seu personagem principal, Brás Cubas se gaba de não ter tido filhos, pois assim não transmitiria o "legado de sua miséria para a humanidade", assim como nesse pensamento, nossa heroína não quer nunca casar ou ter filhos, por isso que sua escolha por relacionamentos é tão destrutiva e ela falha em ver que Peeta é fraco ou tem o perfil exato da capital e por isso que ele foi salvo ou gostado pela opinião pública.


Depois da arena e de ganhar com a tática de fingir comer as amoras (muito uma referência as tragédias clássicas), vemos a infelicidade de Katniss que não tem nada com Peeta mesmo, era apenas uma tática que cada vez mais os sufoca. A história do Gale até que é boa, ele parece um heroi clássico, do arquétipo trabalhador nas minas (ou seja, como o pai dela), e por algum motivo, eu diria, capitalista, Katniss não quer repetir o sofrimento da mãe, que era mais abastarda, da "costura" e loira como Prim sua irmãs seriam as mais fracas, e por casar com seu pai mineiro a família chegou a passar fome quando o pai de Katniss morreu, fato ignorado pelo primeiro filme. Katniss termina a saga com dois filhos, se não me engano. 


Ela também soa como um exemplo clássico de personagem infantil, portanto, pouco expressivo em libido e questões sexuais, ela parece traumatizada com sua condição de sociedade e parece querer viver depois da ideia de resistência aos valores e gerência da Capital e do Presidente Snow. Depois disso, ela mete o Gabriel, o Pensador (quer matar o presidente), e decide que ela quer matar ele por fim, talvez a pessoa na cabeça de Katniss mais responsável pela gerência geral da capital em relação aos outros distritos. 


Katniss simboliza o Todor (uma mitologia explorada depois na saga), o tótem do distrito 12, os pássaros que foram levados para a reprodução para caçar as pessoas na guerra e foram mortos, mas antes cruzaram com fêmeas pássaro que geraram uma nova espécie, que é por sua vez, o símbolo do distrito 12 e depois Katniss incorpora a representação dos 'ideais do tordo', que resistiu a capital mesmo depois deles destruírem os outros distritos. Um símbolo eterno de resistência, mostrando um pouco a que o distrito 12, apesar de ignorada, sempre fora um local de resistência. 



Normalmente, as distopias modernas focam no aparato tecnológico ou no costume e repressões pessoais, mas esse não é o caso aqui. Aqui vemos uma descrição dos ritos de cerimônias, das justificativas de guerras.


Essa é uma distopia com uma pegada antiga, que se propõe a debater alguns conceitos de politica e sociedade clássicos.


 Vemos um enredo que nos apresenta os jogos anuais vorazes, uma mistura de jogos mortais com uma ideia ao estilo de Round 6 de uma competição onde as pessoas duelam até a morte, um perfeito retrato da meritocracia capitalista moderna. Essa ideia da exploração central da capital é uma noção de política que vemos em várias obras.


Em outros livros que falam da exploração colonial do Antigo Regime, sobre a moral de sobrevivência, lembra muito a ideologia dos faroestes onde é matar ou morrer.  Outra questão é que o estilo geral de política de dominação de cidade lembra um pouco dos ideais por trás da pax romana, uma ideia de paz militarizada. 


É como se depois de um grande processo de guerras mundiais, os EUA viraram Panem, esse estado totalitário de 12 distritos, mas que apenas lembram do que foi o "distrito 13" que foi extinto segundo as autoridades oficiais, mas que existe enquanto um distrito independente que organiza uma resistência a Panem. Isso nós vemos mais nos últimos filmes, que adaptam Em Chamas (Catching Fire) e A Esperança (The Mocking Jay).


No livro, Panem a America do Norte pós uma grande guerra mundial moderna gerou Panem, o que nos lembra em termos de política, o conservadorismo latino ligado a ideia de Pan América, algo que seria em termos modernos herdeiro do comportamento da ideia Yankee da América para americanos (uma forma de manifestação de orgulho pátrio parecida), que é ligado por sua vez, ao processo de expansão para o oeste e conquista de novos territórios. Isso mostra que a distopia bebe em alguns episódios históricos. 


Como a ideia de pan americanismo ser a ideia antecessora da OEA, por exemplo. Uma ideia de aproximação de países americanos com cultura parecida. Mas dirigidos e coordenados em última instância pela OTAN, a aliança pelo petróleo dos países ocidentais. A dominação política vem desse foro.  


 Outra referencia histórica é que Panem tem 13 distritos, como no inicio da colonização na América do Norte teve a ver com a união das 13 colônias que gerou depois 50 Estados depois da independência dos EUA. 


Toda essa lição, digamos assim, mostra que o livro investe ideologicamente no posicionamento do republicanismo clássico, nos ideias d sobrevivência e por conta da penúria e exploração, ninguém no universo do livro pensa nunca em ler nada. 


O país é de Panem é uma América do Norte não muito diferente da atual, com saúde privatizada e uma política que gira em torno de uma ideia ao estilo a sociedade do espetáculo. Em 2008, esse livro da Suzane Collins mostra uma autora com perfil de literatura infanto juvenil, que trabalhava na Nickelodeon com roteiros infantis. Apesar do filme e do livro ser muito legais, vemos alguns elementos não presentes na narrativa como religião. 


A história é estabelecida em um período distópico pós-apocalíptico na nação de Panem, onde meninos e meninas de 12 a 18 anos devem participar dos Jogos Vorazes, um evento anual televisionado no qual os "tributos" precisam lutar até a morte até que sobre apenas um, que é coroado vencedor. Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) voluntaria-se para tomar o lugar de sua irmã mais nova nos jogos. Ao lado de seu parceiro masculino do seu distrito, Peeta Mellark (Josh Hutcherson), Katniss viaja à Capital para treinar para o evento com a ajuda de Haymitch Abernathy (Woody Harrelson), que já venceu os jogos uma vez.


O desenvolvimento de The Hunger Games iniciou-se em março de 2009, quando a Lions Gate Entertainment entrou em um contrato de co-produção com a Color Force, que tinha adquirido os direitos do livro poucas semanas antes. Collins colaborou com Ray e Ross para escrever o roteiro. O script final expandiu a personagem Seneca Crane para permitir várias outras desenvolturas a serem mostradas ao público e Ross adicionou diversas cenas entre Crane e Coriolanus Snow. Os testes para os protagonistas foram feitos entre março e maio de 2011. A filmagem começou no mesmo mês e terminou em setembro, e foi realizada na Carolina do Norte. A produção foi feita em formato analógico, e não em digital — opondo-se a um padrão já quase estabelecido no século XXI.


No fim da saga de três livros Jogos Vorazes Livro I, de 2008 ,da editora Rocco para jovens leitores. Depois veio o segundo filme correspondente ao segundo livro Em chamas, publicado em 2011, também de 2011, onde finaliza a saga. 


O terceiro filme que saiu antes era apenas da primeira parte, e depois de muito tempo lançaram o capítulo final que terminava com um grande mudança plot twister no fim, onde Katniss depois de toda a confusão com Peeta e de todo o ódio que ele passou a nutrir dela, passaram então a se amar do nada, e Katniss ficou magoada por ser a "propaganda da resistência" e então matou a nova presidente que lidera por anos a resistência, interpretada por Juliane Moore é morta pela Katniss, que então passa a viver com Peeta. 


O que me deixa reflexiva é o direitismo de Katniss, seu liberalismo. Ou seja, ou ela ser um brinquedinho da Capital, ela provou a capital certa, dizendo com suas ações que a Capital e todos que apreciam o romance água com açúcar na verdade estavam consumindo um "romance real". Isso para mim mostra a faceta mais conservadora da literatura infanto-juvenil americano, e isso podia já ser visto ou em Mark Twain ou Eleanor H. Porter. Os novos tempos na visão anarquista de Katniss não precisam fundar nada mais, apenas destruir as correntes antigas. 


Katniss aqui no fim então nos lembra a faceta dos jovens conservadores. Mas a saga tem analogias e metáforas políticas e econômicas que explicam um pouco da tradição da América moderna. A ideia da cultura do matar ou morrer e a competição frenética tão resistente nas estruturas e ideais do liberalismo e do capitalismo. 


Podemos pensar em Katniss como uma espécie de anti heroína que era heroína. Ela mata a senhora presidente da resistência, porque ela está imbuída da sensação anarquista de que todos são iguais em seus meios e formas de expressão, há aqui em Katniss, como na ideologia americana, a necessidade de "enterrar a política", o que Katniss não percebe é que esse ato foi exatamente o tipo de postura que selou a não possibilidade de resistência por parte dos outros distritos, selando a posição de colônia-colonizado.  A tentativa de se afastar da política, aí sim, romântica e idílica é o próprio espetáculo da política liberal em seu mais austero louvor e reflexão.


No filme mais recente, que explica o início dos jogos como foi e mostra o presidente Snow jovem e como ele "se apaixonou" pela sobrevivente estrela dos primeiros jogos, mas o filme mostra como essa estória de romance e carisma pode ser sido o que "fortaleceu" a competição até a morte. 


O símbolo do tordo (pássaro) mostra a simbologia dos 'pássaros assassinos que se misturaram' e o carisma do distrito 12 (vamos brincar que é o distrito do PDT (socialista), já que a atividade é o carvão e minas é uma forma de trabalho e retrato de trabalhadores com profissões exploratórias clássicas), é explicado mais uma vez mostrando uma vencedora do 12, mas o que é engraçado, é que se comentava no livro que apenas o bêbado treinador de Katniss e Peeta que havia se sagrado vencedor, por isso que ele morava sozinho na zona de casas ricas do distrito 12, porque em tese não teria nenhum vizinho ali. 


Isso pode ser visto como uma falha de continuidade ou uma nova forma de entender Katniss como também parte dos "tributos carreiristas" já que ela foi tão bem nas suas avaliações. Ela era parte dessa estrutura dos "mais fortes", apesar de inicialmente não parecer essa superioridade devido a fome e a pobreza onde foi criada. Mas o argumento é que infância dura gera crianças capazes de sobreviver até mesmo dentro do jogo político e midiático da Capital, mas será mesmo que isso não perpasse uma espécie de privilégio, o de ser escolhido para ser protagonista em uma estória? 


Além dos efeitos especiais bem ruins que marcaram ideia de efeitos apenas de imagens geradas por computadores, o roteiro dos outros filmes da saga é bem pior do que o filme original, que dá umas vaciladas brabas ás vezes, como a falta de descrição de alguns detalhes da personalidade e vida de Katniss no início. 


Apesar da saga retratar de alguns símbolos de resistência, como os três dedos apontados em certo momento por Katniss (uma das vezes foi quando Rue morreu, um dos momentos que dão mais raiva no livro/filme). Pelo fator racismo/elitismo envolvido. Gerando a sequência do símbolo feito para apoiar os distritos mais fracos e oprimidos do sistema. O símbolo dos três dedos levantados. Um símbolo de união dos distritos mais pobres e explorados pela capital, o distrito 11 e o 12. 

O símbolo usado por Katniss simboliza um ato "pró democracia", que seria um símbolo dos distritos contra a Capital. Algo parecido com o símbolo de saudação escocês, ou o símbolo do brasão de armas ucraniano. Em termos de definição de esquerda ou direita, isso acarreta toda uma forma de falta de interpretação de texto, tanto é assim, que a própria Katniss parecia mais feliz na época que a Capital mandava do que quando foi para o front da resistência.


 Katniss passa a tentar defender os tributos para pobres. Aqui a metáfora histórica é a política dos tributos no senado romano. Na época da República romana, os tributos eram membros ricos da plebe, que representavam as pautas reinvidicadas aos patrícios. Seria essa a principal referência de Jogos Vorazes, o próprio coliseu e as batalhas até a morte dos gladiadores que eram parte do pão e circo romano.


 Vale lembrar que o período de guerras de conquista por outros territórios, entre o século I:V e II a.C, essa expansão militar e dos custumes trouxe uma roupagem formal de formas de representação, criando jma estrutura de reinvidicação por parte de plebeus romanos em relação ao orçamento da cidade. Ou seja, a dominação de outros povos, facitou para o cidadão romano pobre participar da vida política romana.




Apesar disso, parabenizo a ideia e a tentativa de retratar uma resistência ao que seria um modelo de capital usurpadora, pena que fiquei com a impressão de que Katniss ao não matar o presidente Snow e ao matar a nova presidente mulher inviabilizou toda a saga e torna realmente tudo mais provocante e absurdo. Katniss é um produto da sociedade ou ela também é parte e pensa como essa sociedade? 


Por fim, como a irmã morre de qualquer maneira e ela fica com o cara que todos queriam antes que ela ficasse, fica a impressão de que há uma risada final na ideia de "voluntarismo" como salvação ou resolução de problemas.


 Fico com a impressão de que tudo que Katniss tinha que fazer era nada, porque fazer a revolução deixou ela doida e maluca, fazendo parecer que ela era o alvo, motivo e razão (digo, os mais jovens) dessas novas formas mais encrudescidas de distopias econômicas. Enfim, Jogos Vorazes é apenas aquela América onde os republicanos ganharam politicamente, enquanto a mídia e a Capital seriam a pura essência da política democrata, aqui temos uma crítica dupla. 




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