Pular para o conteúdo principal

F1: Análise e Resumo do GP de Singapura 2024



O GP de Singapura foi bonito. Em uma corrida hegemonizada pela McLaren, Norris largou no Pole Position e pela primeira vez não perdeu a posição logo de cara, mais do que isso: manteve a posição por toda a corrida, chegando a abrir 20 segundos de vantagem do segundo lugar, Max Verstappen, e levou para casa o troféu de Singapura


Luzes da cidade, calor intenso e uma corrida a noite. O GP de Singapura tem toda uma estética própria, ao estilo Tokyo Drift. O circuito é luxuoso, com um camarote de luxo e boxes com vidraças. Os shows pirotécnicos nos arredores do estádio também marcam o estilo mais "show" desse GP. Entretanto, o calor intenso de Singapura castiga os pilotos, e por isso a corrida é a noite. 



Verstappen melhorou muito nesse GP. Na semana passada, no GP do Azerbaijão, Max desapareceu completamente, não tendo nenhum destaque e não faturando nenhuma posição final de destaque. Dessa vez, Max largou em segundo. Perdeu posições no pit, mas acabou em segundo de qualquer maneira. Entretanto, a McLaren de Norris estava voando e em nenhum momento Max chegou nem perto de passar o britânico.



Hamilton, de novo, não fez uma grande corrida. Como na semana passada, Lewis perdeu posições em relação a sua largada. Hamilton largou em 3°, uma boa posição, e como Max não tem tido uma boa fase, era dado como certo sua ultrapassagem. Não rolou. O principal erro de Hamilton foi de estratégia. Foi o único a começar com pneus macios e por acaso os pilotos que terminaram pior, terminaram de pneu macios. Mas isso estava de boa, ele estava indo bem o problema foi o undercut fora de hora. Hamilton foi o primeiro dos pilotos principais a parar e parecendo perceber o erro na estratégia logo assim que saiu do pit, perguntou no rádio se era isso mesmo. Caiu para 12° e terminando em 6°. 



Poderia ser 5° mas perto do final da corrida, tomou um overtake de Leclerc ao qual sinceramente pareceu que o Hamilton nem tentou evitar, afinal Leclerc será seu parceiro ano que vem. Ele também diversas vezes reclamou do carro no rádio, parecendo que a Mercedes não tem feito o dever de casa. 



Colapinto está tendo um desempenho exemplar. Apesar dos memes iniciais que zoaram com o nome diferente do Argentino, com sua presença a Williams está saindo de uma posição inferior, vergonhoso para uma equipe que já foi de alto nível, para posições mais medianas. Só na largada, Colapinto ultrapassou 3 adversários, terminou em 11°, não pontuou, mas dá para ver sua tentativa, sempre ficando nas posições de saída do pelotão de retardatários. Só que com o carro péssimo da Williams nessa temporada, realmente fica difícil. 



O Albon teve um momento engraçado na corrida, mais pela narração da Band do que pela sua performance. Acontece que o Albon foi o primeiro a parar, antes mesmo do Hamilton. Nesse momento o Sérgio Maurício destacou sua escolha de pneus duros, lembrando que Albon era um mestre na conservação de pneus. Resultado: o cara abandonou a corrida poucas voltas depois por super aquecimento. Algo parecido com o Magnussen. Lutou, lutou, disputou posição com Leclerc, para terminar abandonando a corrida. 



O Ricciardo está de aviso prévio. Ao que tudo indica, sua equipe a Racing Bull quer o substituir por Liam Lawson. Ricciardo ficou marcado na minha memória por suas participações na série documental da Netflix, Dirigindo Para Viver, onde Ricciardo revelou muito de sua rotina como piloto. E uma coisa sempre ficou clara: ele é um cara engraçado. Sua possível última corrida não seria diferente. Ricciardo terminou como último dos não desistentes mas com a volta mais rápida. Sim, o último colocado fez a volta mais rápida. Que figura! Fica claro que qualquer corredor da Racing Bull tem que ficar esperto.  



É isso aí pessoal, a próxima corrida agora só daqui 1 mês, em 20 de Outubro, no GP dos Estados Unidos. Até lá!


Comentários

Em Alta no Momento:

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

Tróia (2004): Grande produção com Brad Pitt como Aquiles adapta o poema Ilíada de Homero

Ambulância - Um Dia de Crime (2022): Análise e todas as curiosidades do mais novo filme de Michael Bay

O Último Matador (1996): Com Bruce Willis, filme faz remake de Kurosawa no Texas da era da Lei Seca



Curta nossa página: