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F1: No GP da Bélgica Russell é desclassificado, Hamilton leva mais uma, Ferrarri na banheira e má fase da Red Bull - Análise e resumo


O GP da Bélgica foi profissional. Diferente das últimas corridas que parecia que espírito na F1 estava caótico, esse fim de semana na Bélgica foi marcado pelos pilotos e equipes tentando mostrar serviço antes da pausa da temporada e mais uma vitória inusitada do "Boss": Lewis Hamilton! 


Isso após desclassificação do Russell, companheiro de Equipe do Hamilton na Mercedes, devido o carro estar leve demais para os padrões da FIA. Mas, como sempre, vamos começar lá de baixo. É incrível saber que Sauber é única equipe a não pontuar esse ano ainda, com seus dois pilotos, o chinês Zhou e o finlandês Bottas (ele já foi da Mercedes!), não tendo ficado na zona de pontuação em nenhum momento da temporada até agora. Feio também pra Williams, "A Williams", que na época do Senna era considerada a equipe com melhor carro, e hoje apesar dos milhões e da tecnologia de ponta, vê seu piloto Sargent na mesma situação da Sauber. 


A Haas deu uma decaída nesse GP da constante que eles estavam. A notícia da semana que o Ocon vai para a Haas deve ter mexido com a dinâmica interna da equipe, que ao que parece não vai manter nem Magnussem e nem Hulkenberg para o próximo ano. Nessa corrida vimos de novo como a estratégia é importante, e a diferença entre overcut e undercut no tempo certo podem ser essenciais. Não entendi, por exemplo, a atitude do Alonso. 


A Aston Martin não está competindo para nada esse ano, mas quando grande parte dos pilotos apostou no undercut o ex-campeão espanhol sobrou em terceiro e poderia até ameaçar, mas seguiu a onda e foi para o pit stop tbm, ao meu ver de maneira prematura parecendo que ele não quis ser competitivo. O Perez, por sua vez, parece que se ligou que tá virando chacota nas redes e decidiu dirigir direito nesse fim de semana. Conseguiu uma boa classificação e largou bem, mas não manteve o pique na corrida. Melhorou mas não melhorou muito. 


Agora, a Ferrari tá dando raiva, hein cara. Saco cheio já com esse Leclerc. O cara faturou o pole position, larga em primeiro com um carro da Ferrari e pouco depois perde a liderança e ficando fora do podium. Sinceramente, o Leclerc parece que tem medo de dirigir. E a única alteração que tivemos na tabela essa semana foi Piastri que ultrapassou Sainz. 




Verstappen conquistou o Pole Position nas classificatórias de sábado. Mas tunou o motor no meio da temporada e cumpriu punição de 10 posições. Ainda assim, ele conseguiu chegar em 5°. Muito por mérito dele, claro, mas também pelo de os outros pilotos não estarem muito bons em suas estratégias. Choveu nas corridas classificatórias e hoje estava quente e com sol na pista, parecendo que tava todo mundo meio doido na estratégia. Assim, Verstappen de 11° conseguiu passar o Sainz e Norris ainda por cima, mas não conseguiu passar o Lecrerc, que como eu disse não fez quase nenhum esforço nessa corrida. 


 

Por sua vez, o Hamilton teve uma pilotagem exemplar nessa corrida. Muito rápido, ele conseguiu logo no início da corrida superar o Lecrerc e o Perez, assumindo a ponta da corrida. Depois, puxou o undercut, sendo um dos primeiros a parar para trocar pneu, algo que todos os pilotos seguiram. Porém, o segundo undercut me pareceu precipitado. Ele poderia ter segurado um pouco mais a troca de pneus, pois esperou demais para trocar. Quando ele parou no Box, perdeu a posição para Russell. Entretanto, preciso destacar como os mecânicos do Hamilton melhoraram nessa temporada, fazendo um tempo muito bom nas paradas (com direito ao câmera da f1 fazendo um giro com a câmera para destacar a velocidade do Pit Stop do Lewis). Ele até se recuperou ao final da corrida, terminando em segundo. Mas não conseguia alcançar o Russel. 



Agora a gente sabe porquê né: o carro do Russell tava 1,5kg mais leve. Que isso, Jorjão da Massa? Assim na cara dura? Na apuração, após a corrida o Russell, que venceu a corrida, teve seu carro desclassificado pela equipe técnica da Fia, que constatou que o carro estava abaixo do peso ao retirar o combustível. A vitória foi para o Hamilton, que parecia saber que havia algo de errado na vitória do "companheiro". Não comemorou o segundo lugar, e na sala de reunião onde os 3 pilotos vencedores interagem e assistem as cenas da corrida, o Hamilton nem olhou para o Russell. Logo, o "momento podium" foi fake por excelência, pois quem vimos comemorar não levou de fato nos pontos. E o Hamilton, apesar de ganhar no papel e nos pontos, perdeu a chance de comemorar mais um GP. "Mui amigo" esse George Russell, hein. Eu sou contra esse negócio de deixar companheiro de equipe passar. Mas o Hamilton tem mais pontos que o Russell, e se é uma política que outros fazem, acho que isso tinha que partir dos pilotos, sem a intervenção da equipe. Pelo menos isso a Mercedes não passou o rádio para o Russell entregar pro Hamilton, mas eles não fizeram isso pois não querem parecer com as outras equipes (tipo o fiasco da McLaren na Hungria) ou pq era para entregar pro Hamilton? O Toto Wolf estava com a cara de nojo ao fim da corrida. Parecia que estava sentindo o problema vindo ou pq ele sabe o piloto da equipe que tá pontuando mais tá de saída, o que dificulta pedir para os pilotos agirem como "equipe".  É nesse tipo de coisa que a gente vê por que o Hamilton está de saída da Mercedes, apesar de mais uma excelente corrida pela equipe inglesa.


Agora, a próxima corrida e só em 25 de Agosto. Até lá!











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