Pular para o conteúdo principal

F1 2024 - GP da Hungria: A vitória insossa de Piastri, "Rubinho 2.0", Red Bull batendo cabeça e a Mercedes "paz e amor"


GP da Hungria terminou com a vitória do australiano Oscar Piastri, Norris em 2° e Hamilton em 3°. Confira os destaques da corrida:



O GP da Hungria foi insosso. Sabe quando vc está jogando com alguém e tem que perder para a pessoa não parar de jogar? Essa foi a vitória de Piastri. Mas vamos do começo: Definitivamente o Norris precisa treinar largada. O cara tá na Pole e sai daquele jeito. Não manteve a liderança nem por 1 segundo. Seu maior erro foi largar indo para cima do companheiro de equipe, Piastri, ao invés de fechar o Max, que já na primeira curva ameaçou a estratégia da McLaren. Depois, na curva, Piastri respondeu a Norris, fazendo uma curva fechada para o lado do "companheiro", fazendo com que por sua vez o Norris fechasse o Max, tirando-o da pista.


Max ficou puto. Lembrou do GP da Áustria e da batida entre os dois, dizendo que se fosse ao contrário ele tomava punição. Mas é foi notável que não foi uma fechada intencional do Norris, que só estava fugindo da fechada do Piastri. Corrida que segue, com as duas McLarens na frente e Max em terceiro. Alonso, em mais uma de suas tiradas engraçadas, ao ser informado sobre a situação do companheiro Stroll pelo rádio, meteu o seu famoso "eu não quero saber", o que entendemos por estragar a concentração do piloto, mas que denota que o clima de "amizade" na Aston Martin esfriou.

Gasly (de novo como o fantasma Gastly) sumiu da corrida mais uma vez sem nenhuma explicação. A Ferrari deu uma ameaçada. Leclerc chegou a liderar a corrida durante um período, mas a estratégia errada em torno do pit stop para troca de pneus foi crucial para perder a liderança.

Sainz continua se mostrando competitivo, e que ultrapassagem bonita que ele fez no Russel. Russel que desapareceu nesse GP. A maré não anda bem para Max e a Red Bull. Já ficou claro que com Perez não dá para se contar e Max está carregando a equipe nas costas, pois a equipe de estratégia da RB está viajando.


Hoje, a frase da Red Bull foi "bater cabeça". Max, segundo ele no rádio, confiou na estratégia da equipe e se ferrou. Ele ficou muito irritado com a equipe e xingou muito no rádio, mas não ficou claro para mim qual era a reclamação, mas provavelmente algo na troca de pneus, já por certo momento ele reclamou que seus freios não estavam funcionando direito. Suas paradas foram muito lentas também.


Em exemplo contrário, a Mercedes e Hamilton pararam de bater cabeça. Além de paradas muito rápidas (com detalhe hilário para o mecânico da Mercedes cumprimentando a ferramenta após a rápida parada), detalhe para a estratégia de pneus de Hamilton muito parecida com a do Max no GP da Inglaterra: Usar pneus pesados, para desgastar e ganhar velocidade com o passar da corrida. Funcionou, pois ele conseguiu ir lá de trás para um 3° lugar maroto. Pena que ele demorou muito para reagir na temporada.

Ainda teve a batida do Hamilton no Max. É obvio que a culpa foi do Max, mas em algumas curvas anteriores deu pra ver o Hamilton usando a técnica do Max contra ele, freando na curva e mudando o carro de posição no meio da curva para tirar ele. O Max chegou a reclamar no rádio que se fosse ele seria punido, mas teve que engolir, afinal é a técnica que ele quer legitimar nas corridas. Depois, Max já de cara quente, tentou ultrapassar na curva, erro a curva e freio na frente do Hamilton, que virou o bico do carro e fez exatamente igual o Alonso fez com o próprio Hamilton na Bélgica em 2022, curvando o carro de maneira que obriga o adversário a dar espaço ou bater. O Max não deu e voou exatamente como o Alonso fez com o Hamilton. Obviamente a rivalidade deles está em alta, e por mais que eu não curta muito esses eventos mais agressivos nas corridas, a rivalidade deles lembra a disputa de Lauda contra James Hunt, se tornando um atrativo para as corridas. O Max só tá provando um pouco do estilo agressivo que ele mesmo trás sempre para as corridas. Será o fim do ciclo de vitórias do Touro Vermelho holandês?


Agora, a cereja do bolo do GP: O que foi essa briguinha ao vivo da McLaren, hein? Eu diria, no mínimo, vergonhoso. É obvio que o Norris foi ofensivo demais antes da hora contra o companheiro, tirando a pior na maior parte dos confrontos da corrida. Mas Piastri pilotou mal, saiu da pista (essa é curva de vencedor de GP?) e quando menos percebi tava Norris de novo na frente. Aí pelo rádio começou a equipe da McLaren, provavelmente incentivados por um demoniozinho no ombro deles começaram a entrar na cabeça do Norris para criar o Rubinho Barichello 2.0: "Norris, entrega a posição pro Piastri, vai ficar feio pra tu". Ficar feio pq? Não são da mesma equipe? O cara não tá em segundo sendo o único com possibilidade de passar o Max? Norris ficou resistente, pois afinal ele tinha aberto 6s de vantagem em relação ao Piastri. Ou seja, o cara não conseguia nem chegar nele para ele ceder ultrapassagem sem ficar feio. Teve que o Norris frear para ele conseguir passar e ganhar em uma das vitórias mais feias e insossa que eu já vi na F1. No caso lá do Rubinho e do Schumacher (Áustria, 2002) pelo menos era o piloto com menos chance de levar o campeonato cedendo para o que tinha mais chance de levar. E agora que foi ao contrário? Parece que a mãe do Piastri comprou o Gp pra ele. Eu teria vergonha de ganhar assim.


Grandes momentos da corrida:









 

Comentários

Em Alta no Momento:

F1: Análise e Resumão do GP da Holanda 2024

Ambulância - Um Dia de Crime (2022): Análise e todas as curiosidades do mais novo filme de Michael Bay

Fahrenheit 451 (1966): Filme retrata sociedade distópica onde os livros foram banidos, sendo o melhor filme de Truffaut

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: