Pular para o conteúdo principal

"Betânia": Longa brasileiro filmado nos Lençóis Maranhenses terá estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim


As extensas dunas dos Lençóis Maranhenses brilham no trailer do longa de estreia de Marcelo Botta, “Betânia”, que terá estreia mundial na seção Panorama do Festival de Cinema de Berlim. Betânia” é inspirado na história da líder comunitária da vida real Maria do Celso, que lutou durante décadas para levar energia à sua aldeia isolada



A MPM Premium, com sede em Paris, conhecida por apoiar o crescente talento brasileiro, está cuidando das vendas do título. 


Composto por uma maioria de atores estreantes e filmado entre as dunas cênicas do Nordeste do Brasil, segundo a Variety, “Betânia” conta a história de sua personagem titular, uma matriarca de 65 anos, forçada a se mudar de sua aldeia agrária após a prematuro morte de seu marido. 


O filme explorará os conflitos geracionais dentro da família de Betânia e o choque entre tradição e modernidade, turismo excessivo, sustentabilidade, cultura queer e identidade. 


“'Betânia' é uma carta de amor à música ancestral do Brasil, às tradições festivas e às comunidades das dunas do Parque Nacional dos Lençóis que resistem ao desmatamento e à poluição do rio Amazonas”, disse Quentin Worthington, chefe de vendas e aquisições da MPM Premium à Variety. 


“O uso de cores vivas, fotos aéreas com drones e uma trilha sonora animada nos convidam a uma viagem inesquecível onde nos sentimos parte desta comunidade tão preciosa e querida”, concluiu Worthington.


“Betânia” é inspirado na história da líder comunitária da vida real Maria do Celso, que lutou durante décadas para levar energia à sua aldeia isolada e perto das dunas, história que Botta conheceu durante as filmagens de um documentário em 2018. O filme continuou para participar do concurso Primer Corte pix-in-post no Ventana Sur 2022 de 2022, onde ganhou três prêmios de pós-produção.


Antes de estrear no longa, Botta dirigiu documentários e séries de ficção para Paramount+, MTV e Fox, tendo filmado em mais de 20 países.


São mais de 60 momentos musicais no filme, com trilha sonora que vai desde versões remixadas de sucessos populares americanos até músicas tradicionais brasileiras como Tambor de Crioula e Bumba Meu Boi. Botta não apenas fez a curadoria pessoal de todas as faixas do filme, mas também produziu canções originais para “Betânia”, enfatizando a música como elemento que ocupa um “lugar central em suas narrativas”.


“Betânia” foi rodado em 2022 e financiado pela Salvatore Films, em associação com o Estúdio Ventre, que interveio num momento de escassos recursos de financiamento para o cinema brasileiro, coincidindo com o regime de Bolsonaro. 


Ainda não há uma previsão para o lançamento do filme nos cinemas em geral. 

Comentários

Em Alta no Momento:

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

O Dólar Furado (1965): Faroeste italiano retrata o pós Guerra Civil para comparar com o contexto seguinte a Segunda Guerra Mundial



Curta nossa página: