Pular para o conteúdo principal

Grande Sertão: Clássico da literatura brasileira de Guimarães Rosa ganhará adaptação para o cinema. Confira o trailer



Com direção de Guel Arraes (O Auto da Compadecida), de um roteiro seu com Jorge Furtado, e Caio Blat como Riobaldo e Luisa Arraes como Diadorim no elenco, o filme transpõe o universo do sertão foi mudado território dos bandidos da periferia urbana, mas com estilo distópico. 


No Brasil, o "Grande Sertão" tem estreia prevista para maio de 2024, exclusivamente nos cinemas

Grande Sertão: Veredas é um romance experimental modernista escrito pelo autor brasileiro João Guimarães Rosa e publicado pela Livraria José Olympio Editora, em 1956.

A obra se passa no sertão brasileiro, em área que acredita-se, corresponda a parte dos estados da Bahia e de Minas Gerais. Apenas alguns lugares citados no livro são reais, sendo boa parte fruto da imaginação do autor. Entre as localidades descritas no romance, o Liso do Sussuarão e o Rio São Francisco são as mais importantes. A primeira, por evidenciar as mudanças ocorridas em Riobaldo após o suposto pacto com o demônio.

Segundo a sinopse do filme liberada: "Numa grande comunidade da periferia brasileira chamada “Grande Sertão”, a luta entre policiais e bandidos assume ares de guerra e traz à tona questões como lealdade, vida e morte, amor e coragem, Deus e o diabo. Riobaldo entra para o crime por amor a Diadorim, mas nunca tem a coragem de revelar sua paixão. A história, narrada por Riobaldo, é marcada pela presença de um personagem enigmático, Diadorim, que se torna um grande amigo dele e desperta sentimentos complexos. A identidade de Diadorim é um mistério constante para Riobaldo, que lida com escolhas morais e dilemas éticos, enquanto busca entender seu lugar no mundo e sua própria natureza. Nesse percurso transcorre as batalhas e escaramuças da grande guerra do Sertão."

Antes de entrar em cartaz nos cinemas de todo o país em maio de 2024, o filme fará sua estreia mundial no Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF), na Estônia, onde será exibido no dia 10 de novembro. Por lá, ele concorre na categoria Critics’ Picks e ainda será exibido em outras duas sessões durante o festival, nos dias 12 e 13.


Confira o trailer aqui:





Comentários

Em Alta no Momento:

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

Guerra de Canudos (1997): Entre as páginas de Sertões de Euclides da Cunha e as telas do cinema – Uma análise crítica

Um Toque de Sedução (1988): O arquétipo do bodyguy nos filmes e a herança escravista da elite sulista dos EUA

A Guerra de um Homem (One Man's War, 1991): Um filme com Anthony Hopkins e Fernanda Torres sobre a ditadura Strossner do Paraguai



Curta nossa página: