Pular para o conteúdo principal

Outlander (1ª temporada): Análise e curiosidades da série de fantasia histórica que leva de volta ao tempo dos levantes jacobitas contra a Inglaterra

 

Outlander é uma série de temática histórica, de 2014, acompanhamos as aventuras de Claire Randall, uma enfermeira da Segunda Guerra, em 1945, e que está visitando Inverness na Escócia com seu marido Frank Randall (um historiador e também herdeiros das famílias poderosas inglesas). Quando, de repente, ela é levada direto para 1743, durante confrontos da resistência local contra os invasores ingleses


 Outlander está atualmente no ar na TV aberta pela Band, ás 22:30, de segunda a sexta-feira, com exceção da terça-feira (que tem Masterchef). Ou, clique aqui para saber onde assistir


Ela acaba conhecendo um grupo de rebeldes escoceses do clan Mackenzie, que estão sendo perseguidos pelas forças inglesas do capitão Jonathan Black (o BlackJack). Esse capitão Randall é um dos ancestrais da família do marido dela. 

A história começa com Claire sendo levada para ais de dois séculos atrás e por isso conhece o Clã MacKenzie, que suspeita que ela seja uma espiã, mas a mantém como curandeira, o que a impede de tentar retornar ao seu próprio tempo. Sabendo que a causa jacobita está fadada ao fracasso, ela tenta alertá-los contra a rebelião. Por necessidade, Claire se casa com um Highlander, Jamie Fraser, mas eles rapidamente se apaixonam. Seu marido Jamie é capturado, torturado e estuprado pelo sádico Randall, mas Claire e seus membros do clã o resgatam. Claire conta a Jamie que está grávida e eles embarcam para o Reino da França.


A primeira temporada de 16 episódios da série de televisão (lançada em duas meias temporadas) é baseada no primeiro romance da série, Outlander. A segunda temporada de 13 episódios, baseada em Dragonfly in Amber, foi ao ar de abril a julho de 2016. A terceira temporada de 13 episódios, baseada em Voyager, foi ao ar de setembro a dezembro de 2017. A quarta temporada de 13 episódios, baseada em Drums of Autumn , exibido de novembro de 2018 a janeiro de 2019.  


A quinta temporada de 12 episódios, baseada em The Fiery Cross, exibida de fevereiro a maio de 2020. A sexta temporada de 8 episódios, baseada em A Breath of Snow and Ashes, exibida de março a maio 2022. A sétima temporada, que consiste em 16 episódios, é baseada em An Echo in the Bone (o sétimo livro da saga) e que estreou em 16 de junho de 2023. Em fevereiro de 2022, o desenvolvimento de uma série prequela intitulada Outlander: Blood of My Blood começou, que se concentrará nos pais de Jamie Fraser, Brian e Ellen Fraser. Em janeiro de 2023, Outlander: Blood of My Blood foi oficialmente confirmado para uma primeira temporada de dez episódios, e Outlander foi renovado para uma oitava e última temporada de dez episódios.


Nas tramas dos livros de Diana Gabaldon, Claire começa sua jornada pelas pedras no dia 1 de Maio de 1945, ela atende ao tradicional festival pagão de Bentane, já na série é diferente, logo no piloto, vemos que Claire visita o festival de Samhain, o que foi feito para se adequar as necessidades de produção para filmagem. Outra curiosidade sobre Claire e Jamie (o segundo marido de Claire) tem apenas 22 anos, enquanto ela tem 27. A série possui uma difícil linha do tempo (já que é sobre viagem no tempo). No episódio 16 Claire conta para o Padre Anselm que ela ficou fora nas pedras por 8 meses, colocando a ida pela na linha do tempo histórica em junho de 1744.


Todos sabem sobre a questão da dominação histórica dos países que eram a Gália antiga (Escócia e Irlanda) por parte dos britânicos. A série quer abordar os detalhes de um tipo de vida dos clãs escoceses, como o próprio clã Mackenzie, que existia desde o século 12. 


Claire embarca em diversas aventuras, seu conhecimento de enfermagem moderno faz as pessoas acharem que ela é curandeira/bruxa, sendo em um dos episódios acusada de bruxaria por isso (The Delvil's Mark), que no episódio há uma brincadeira de ser 'marca de vacina' que Claire teria por isso e que ela foi presa por ter sido vista pegando ervas no campo. É um episódio importante porque ela fica até ao fim fiel a colega ruiva que acaba morrendo. É nesse episódio que ela confessa que vem do futuro para XII. 



É muito interessante perceber que alguns temas clássicos históricos, como o imperialismo britânico podem ser revisitados de maneira artística como faz Outlander. O lugar das pedras de Craigh Na Dun não existe, mas é inspirado nas pedras de Stonehenge.


Uma série histórica que aborda importantes fatores da formação da Escócia e da Inglaterra, como os levantes jacobitas e o fim das associações de clã (da propriedade rural), e a intensa e crescente dominação inglesa nas chamadas "altas terras (highlands)" da tradicional Escócia, outra curiosidade é que tem um filme chamado Highlander (1986), (daí a inspiração original da série, um guerreiro escocês imortal que viaja no tempo). A Batalha de Culloden foram liderados pelos jacobitas Bonnie Prince Charlie, onde muitos escoceses perderam a vida.

O nome de solteira de Claire, Fraser é inspirado em um personagem real jacobita que sobreviveu a essa batalha, quem contou isso foi a autora da série de livros que inspiraram a série, Diana Gabaldon, que disse ao National Geographic que ela teve a ideia para o personagem depois de ler o livro, Prince in the Heather. 


Outra referência era de alguns sobreviventes que foram mortos pelos Red Coats (oficiais britânicos) e da fuga de um desses soldados. As referências médicas e de colheita de ervas para uso na medicina real é também um dos poucos altos, como era uma sociedade de costumes encentrais, muito da cura era de responsabilidade das mulheres, as curandeiras, que podiam ser interpretadas como bruxas.  



Vemos uma série que está abordando o debate em torno de vencedores e perdedores na historia, história oficial e história revisionista, e tudo é mediado pela estrutura clássica do romance, vemos que Claire busca ser uma mediadora dos conflitos, ela tenta contar para os outros para não "morrer com honra" ao dizer que eles serão massacrados pelas circunstância, também quando Claire é levada como prisioneira inicialmente e é descoberta suas habilidades, percebem que ela tem experiência e que já viu homens morrerem violentamente (com exemplo de ver a Segunda Guerra em seu próprio tempo). Outra curiosidade é que o Lord Lovat foi uma pessoa real do século 11 (aparecendo na segunda temporada).

É verdade também que os jacobitas derrotaram os britânicos em Prestonpans diferente da Batalha de Culloden, onde os escoceses ganharam com seu estilo de luta próprio, algo que é retratado na série. 

Claire avisa sobre um "período de grande fome" e faz papel de highlander mais uma vez ao dizer o que ela sabe pelos livros de história, nesse caso, A Riqueza das Nações, de Adam Smith. As roupas da série são muito historicamente corretas também, assinadas pela designer Terry Desbach de roupas do século 18 XVIII.



Resumo e sinopse da primeira temporada de Outlander:


1x01 - Sassenach (piloto)


Claire Randall e seu marido Frank Randall estão viajando nas terras escocesas para uma segunda lua de mel já que ela tinha servido na Segunda Guerra na França e ele em Londres. Ela percebe pelo caminho sangue em todo lugar. Conversam sobre a força místicas da herança ancestral dos mitos gauleses presentes nas terras mágicas da Escócia. Mrs. Baird, disse que isso era um ritual de sacrifício da galinha preta (vinda da Indonésia), um costume antigo para honrar o santo Odhran. Frank é historiador e vai começar a dar aulas em Oxford. A senhora diz que eles poderão ir no festival de Samhain, um festival que marca a passagem do ano dos Eldianos, marcando o fim do ano velho e o começo do ano novo.



Durante sua lua de mel, a enfermeira combatente da Segunda Guerra Mundial, Claire Randall, é misteriosamente transportada de volta para a Escócia de 1743, onde é sequestrada por um grupo de Highlanders – e conhece um jovem ferido chamado Jamie, que vem depois a ser seu marido ao decorrer dos episódios.


Numa tarde de terça-feira de 1945, seis meses após o fim da guerra na Europa, Claire Randall, ex-enfermeira combatente, está explorando as Terras Altas da Escócia e hospedando-se na cidade de Inverness com o marido, Frank Randall, para sua segunda lua de mel. É a chance deles se reconectarem depois de serem separados pela guerra, durante a qual Claire serviu na França e Frank em Londres no MI6, onde ele foi responsável por enviar espiões para trás das linhas inimigas, embora eles raramente retornassem.


Claire lembra que nos últimos cinco anos ela e Frank só se viram dez vezes. Eles pensaram que as coisas voltariam a ser como eram, mas não voltaram. Frank brinca que a cama barulhenta do quarto deles não fará muito pela privacidade conjugal e Claire começa a pular de brincadeira na cama e incentiva Frank a se juntar a ela. Ela diz a ele que tentou muitas vezes durante a guerra se lembrar de sua risada, mas não conseguiu. Frank diz a ela que costumava rabiscar as linhas da mão dela o tempo todo, uma vez que teve problemas por fazer isso na margem de um relatório oficial.


No dia seguinte, eles fazem um passeio pelas Terras Altas. Frank aponta Cocknammon Rock, uma formação montanhosa que lembra o rabo de um galo. Frank diz que nos séculos 17 e 18, os britânicos usaram o terreno elevado para emboscar rebeldes e bandidos escoceses. Claire reflete que não se importa com a paixão de Frank pela história. Ela foi criada por seu tio Lamb, um arqueólogo que a levou consigo por várias ruínas e escavações empoeiradas ao redor do mundo, vivendo em condições primitivas e fazendo coisas inadequadas para uma senhora de nascimento gentil. O que explica toda a experiência "druida" de Claire. 


Frank e Claire visitam as ruínas do Castelo Leoch como parte de sua pesquisa sobre sua genealogia pessoal, outra de suas paixões, enquanto a dela atualmente é a botânica, especialmente o uso de plantas e ervas para fins medicinais. Frank diz a Claire que o Castelo Leoch foi a casa ancestral do clã MacKenzie até o século XVIII. Enquanto exploram as ruínas, Claire reflete que o interesse de Frank pelo passado é a sua maneira de lidar com os horrores da guerra e dos homens que ele mandou embora para morrer.


Em uma sala interna do castelo, eles especulam qual era o propósito daquela sala. Claire brinca que deve ter sido o eremita do castelo ou um troll. Sentindo-se amorosa, Claire seduz Frank e eles fazem amor no quarto.


Na mansão do reverendo Reginald Wakefield, Frank e o reverendo estão pesquisando o ancestral de Frank, Jonathan Randall, um capitão dos dragões reais. Frank diz que Randall tinha o apelido de Black Jack, provavelmente adquirido enquanto era designado para as Highlands na década de 1740. O reverendo revela que o capitão Randall foi designado comandante da guarnição em Fort William e passou aqueles quatro anos assediando o interior da Escócia em nome da coroa. Frank diz que os ingleses eram muito impopulares ao longo dos séculos 17 e 18 e Claire ironicamente aponta que esse pareceria ser o caso já no século 20, quando ela ouviu alguém no pub na noite anterior referir-se a eles como Sassenachs. O reverendo diz que a palavra significa apenas “inglês” ou, na pior das hipóteses, “estrangeiro”.



A governanta do reverendo, Sra. Graham, traz chá e convida Claire para se juntar a ela na cozinha. Lá, ela lê as folhas de chá na xícara de Claire. Claire, brincando, pergunta se ela vai encontrar um estranho alto e moreno e fazer uma viagem pelo mar e a Sra. Graham diz que tudo nas folhas é contraditório. Há uma folha curva, que indica uma jornada, mas é atravessada por uma folha quebrada, o que significa que Claire permanecerá onde está. Também há vários estranhos lá e um dos estranhos é o marido dela. 


A Sra. Graham então lê a mão de Claire e diz que nunca viu esse padrão de linhas antes. Ela observa que Claire tem um polegar forte, o que significa que ela não tem uma vontade facilmente contrariada e seu Monte de Vênus indica que ela tem uma sexualidade forte. A linha vital de Claire é interrompida e a linha do casamento é dividida, o que significa que Claire terá dois casamentos. Ao decorrer dos episódios, Claire passa por várias aventuras e tem o momento que finalmente ela decide voltar, mas será que será tão fácil assim e será que conseguirá esquecer Jaime? 


1x02 Castle Leoch

Claire é levada para encontrar Laird no castelo Leoch. as suspeita sobre sua pessoa aumentam, ela fica amiga do misterioso Geillis Duncan, quando descobrem suas habilidades médicas, se tornando uma prisioneira no castelo.


1x03 The Way Out


Claire decide para usar suas habilidades de cura para sair do castelo, com ajuda de Jamie, ela também cura uma criança doente. Durante uma das noites, Claire escuta um escuta e fica com esperança por sua liberdade.


1x04 The Gathering Writer

Enquanto o Castelo se prepara para o Encontro, Claire planeja sua fuga. Mas depois de um encontro perigoso com Dougal bêbado e um encontro inesperado com Jamie, seus planos são frustrados.


1x05 Rent 


Claire se junta à viagem de coleta de aluguel da MacKenzie. Para seu horror, Dougal usa as cicatrizes de Jamie para ganhar simpatia pela causa jacobita. Claire lembra que um momento decisivo na história escocesa se aproxima rapidamente.


1x06 The Garrison Commander 


O encontro inesperado de Claire com um general britânico fica tenso quando o capitão Jack Randall chega. Claire fica sozinha com Randall – um homem perigoso determinado a descobrir seus segredos e que é parente histórico de seu primeiro marido.


1x07 The Wedding


O desenrolar do casamento de Claire e Jamie faz surgir sentimentos mais profundos; Claire se vê dividida entre dois homens em épocas diferentes.


1x08  Both Sides Now


Frank procura sua esposa desaparecida; uma oportunidade de mudança de vida surge para Claire enquanto ela tenta aceitar seu casamento com Jamie.


1x09 The Reckoning 


Jamie e os Highlanders resgatam Claire de Black Jack Randall. De volta ao castelo, a política ameaça despedaçar o Clã MacKenzie e o amante desprezado de Jamie, Laoghaire, tenta reconquistá-lo.


1x10 By the Pricking of My Thumbs


Jamie espera que o recém-chegado duque de Sandringham ajude a tirar o preço de sua cabeça, enquanto Claire tenta salvar uma criança abandonada.


1x11 The Devil's Mark 


Claire e Geillis estão sendo julgadas por bruxaria. Jamie consegue resgatar Claire, mas não antes de ela descobrir um segredo sobre o passado de Geillis.


1x12 Lallybroch 


Reunidos, Claire e Jamie seguem para Lallybroch – a casa da família de Jamie. A realidade rapidamente se instala e velhas feridas são reabertas entre Jamie e sua irmã, Jenny.


1x13 The Watch 


Jamie se encontra entre uma rocha e uma posição difícil quando um desertor casaca vermelha de seu passado ressurge. Claire cuida de Jenny em trabalho de parto enquanto Jamie e Ian se juntam ao The Watch, resultando em consequências devastadoras.


1x14 The Search 


Claire e Jenny partem para resgatar Jamie de seus captores casacas vermelhas. Quando Murtagh se junta, eles recorrem a táticas pouco ortodoxas para enviar uma mensagem a Jamie. Quando a notícia finalmente chega, a notícia não é o que todos esperavam.


1x15 Wentworth Prison 


Jamie aguarda sua sentença de morte na prisão de Wentworth, enquanto Claire e os Highlanders procuram um plano de resgate. Quando Jamie é visitado por Black Jack, ele percebe que existe um destino pior que a morte.



1x16 To Ransom A Man's Soul (season finale) 


Um plano desesperado consegue libertar Jamie, mas seus ferimentos são mais do que físicos. Num mosteiro próximo, Claire tenta salvar o coração e a alma de Jamie, enquanto a sua mente permanece na tortura.



Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

Um Morto Muito Louco (1989): O problema de querer sempre "se dar bem" em uma crítica feroz à meritocracia e ao individualismo no mundo do trabalho



Curta nossa página: