Pular para o conteúdo principal

6 invenções criadas por brasileiros e que todo mundo usa hoje em dia

 

Todo mundo sabe sobre o samba, o carnaval e o futebol. Mas para além disso, a nossa capacidade científica sempre demonstrou uma grande margem de proficiência. Apesar de fraca propaganda e do problema crônica da falta de investimento, várias invenções modernas tiveram participação ativa, ou foram completamente inventadas por brasileiros. São tantas s invenções importantes feitas por nós que merece uma lista. 



A história das invenções e das descobertas científicas é um assunto muito sério, mas também muito divertido. Muitas invenções são fruto de uma forma de competição entre nações, indivíduos e escritórios de patentes. Isso envolve a competição entre pares científicos que revisam e competem pela descoberta. Várias invenções são creditadas aos americanos, por exemplo, por conta da força burocrática de seu escritório de patentes e fontes de arquivo e registro. 


Muitas nações foram "roubadas" de suas descobertas, como todos sabem que as primeiros inventores dos sistemas de tecnologia da primeira e segunda Revoluções Industriais foram fruto dos indianos e aí foram usurpados pelos ingleses na época. As invenções também não são apenas 'aparelhos' e sistemas fechados. Ás vezes uma invenção é como uma descoberta mesmo, assim como foi o fogo, ou a descoberta das ondas de rádio. Mas ás vezes uma tecnologia é o aparelho e o princípio científico em si e esse é o caso do brasileiro Santos Dumont, criador do avião (e da ciência aeroespacial) e também do relógio de pulso.


O Rádio 


A descoberta das ondas e frequências radiofônicas foi um feito de um brasileiro! Quem imaginaria? um padre e estudioso. O Rádio só foi inventado mesmo em 1914 por um italiano, mas o princípio científico foi feito por um brasileiro, Roberto Landell de Moura, que foi um padre católico e inventor brasileiro. Foi um pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radio emissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). 


Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914. Esse sendo o caso de maior contribuição coletiva de um tipo de invenção. Se no século XIX, estávamos atrás da descoberta dos combustíveis, do encurtamento das distância e contraditoriamente, na perda do destino em comum. As ondas magnéticas foram prevista em teoria por James Clerk Maxwell na primeira metade da década de 1860. 


 desenvolvendo tecnologias que propiciaram a abertura de duas linhas principais de pesquisa, a telegrafia sem fio (transmissão de sinais) e a telefonia sem fio (transmissão de som), ampliando as possibilidades dessas modalidades de comunicação, que até então dependiam de redes de transmissão com fio, que tinham um elevado custo de construção e ainda padeciam de vários inconvenientes técnicos em termos de segurança e qualidade de transmissão


O Avião


Santos Dumont foi o filho de um rico cafeicultor, e viajou para a França para estudar engenharia, produzindo antes do avião 11 dirigíveis. Para quem quiser saber, existe um museu-casa do Santos Dumont em Petrópolis para quem quiser ver algumas lembranças do pioneiro da aviação. Esse é o caso que gera mais revolta nós brasileiros. Os americanos que normalmente se dizem que são amantes da ciência, nesse caso eles abrem uma exceção. O clima de invenção e competição dos americanos por fama e por patentes chegou em um ponto onde suas fontes sobre o "primeiro voo" não são muito confiáveis. 


Era um dia de chuva e ventos e inspirado em modelos de pesquisa de científicas franceses e alemães, como o cientista (Alphonse Pénaud), eles fizeram um modelo de avião cujo voo conseguiu durar 2 ou 3 minutos no ar e depois ao pousar, o avião ficou todo destruído e eles se machucaram, isso em 1903, a la ícaro, os americanos voaram apenas pelo sentido filosófico da "corrida maluca" para agradar a "Ave, César"  do pensamento americano moderno. Outra prova do fracasso da invenção americana apesar de toda a propaganda americana de sua hegemonia em tantos e tantos cantos da ciência e das invenções. 


Mas  caso da invenção do avião é um caso mais sério, pois se seguimos a própria regra americana do mais inteligente leva tudo (the winner takes it all), pensamos como é Santos Dumont e não os irmãos americanos que inventaram. Primeiro, pois eles eram irmãos imitando modelos (ao estilo de ensaio próximo da engenharia dos materiais), já Santos Dumont era um intelectual digno de Bacon e Descartes. Ele sabia o que estava fazendo e fazia junto ao centro das inovações da época: a Europa, fazia na frente de toda a elegante sociedade parisiense com todos os seus voos com balões e primeiros modelos. Depois do feito dos irmãos Wright, nada mudou praticamente, pois todos ainda buscaram aquele modelo definitivo de design que pudesse fazer um objeto mais pesado de o ar plainar sem muito esforço e por muito tempo, como um carro, por exemplo, e isso ainda não existia até o 14 bis ser inventado. 




Essa foi a invenção do brasileiro, o avião seguro, e a invenção da ciência aeroespacial real. Hoje em dia, a maior parte do mundo estuda na escola que foi Santos Dumont, principalmente na França, onde ele realizou seus feitos. Mas nos Estados Unidos, as crianças ainda aprendem que foram os irmãos que fizeram isso. Apesar de ter sido feita uma comemoração na Era Bush sobre os feitos dos irmãos Wright, e da imitação do projeto deles não ter decolado, e aí eles cancelaram a coisa toda. Enfim, até hoje, esse é o maior elefante nas relações entre Brasil Estados Unidos da história. 


Santos Dumont nasceu em uma fazenda, teve a sorte de nascer em uma família rica, porém não má. Ele teve todo o apoio e sua família era ligada com tentativas de dar salário aos antigos escravos da região, portanto, eram muito gostados, então toda a repercussão em cima das invenções de Santos Dumont era bem vista por todos da região que reconheciam o quanto o menino tinha talento nato para invenções. Em 1906, Santos Dumont decolou com seu projeto de avião, o modelo de aeroplanagem do "14 bis", o primeiro real avião criado na história da humanidade! Essa é para poucos. 


O Relógio de Pulso


Essa é mais uma invenção genial de Santos Dumont, ele inventou o relógio de pulso, pois sabia que era impossível olhar a hora e se concentrar em pilotar ao mesmo tempo, criando o relógio de pulso original. Outra invenção genial do mestre dos ares.


A Fotografia


Em 1833 a fotografia pode ter sido inventada no Brasil, pelo menos em parte, com um método diferente, por Antoine Hercule Florence, um francês que viveu aqui por muitos anos. Após vários experimentos – (que incluíram até o uso de urina para fixar imagens!) -, Antoine desenvolveu uma chapa de vidro tratada quimicamente que capturava a imagem e depois podia passá-la para o papel. Ou seja, inventamos o mais difícil de todos os processos, a revelação fotográfica e a exposição do material através desse processo. 


Esse feito permaneceu pouco reconhecido por décadas até que o historiador Boris Kossoy, da Universidade de São Paulo (USP), revelou isso no livro 1833: A descoberta isolada da fotografia no Brasil. Apesar de não ter sido a invenção em si da fotografia, descobrimos o importante processo de revelação e exposição de imagens, que ninguém dominava. Muito antes de Talbot (que usava a técnica da câmara escuro de revelação e assim inventou o processo oficialmente). Aqui podemos entender que há uma certa dificuldade de associar invenções de padres, já que como eles respeitam uma certa ordem, não podem ter propriedade ou família própria, logo também não podem registrar suas invenções. 


O Soro Antiofídico




Em 1901, um cientista brasileiro, Vital Brazil, trabalhando em nome do grande Instituto Butantan em São Paulo descobriu o princípio da retirada do veneno de cobras ara produzir o soro, até então, o princípio científico simples ainda não havia sido descoberto. Antes disso, as pessoas morriam se apenas fossem picadas por cobras, como mostrado na série "1883" (derivada de Yellowstone), não havia cura para isso. 


Urna Eletrônica


O ano de 1996 é um marco na história da informatização do processo eleitoral brasileiro, quando eleitores de 57 cidades tiveram o primeiro contato com a urna eletrônica. Nas Eleições Municipais de 1996, os votos de mais de 32 milhões de brasileiros – um terço do eleitorado da época – foram coletados por cerca de 70 mil urnas eletrônicas.


Radiografia


As radiografias foram inventadas por um brasileiro. O médico Manuel de Abreu pesquisou durante muitos anos uma forma de radiografar órgãos do corpo humano. Suas pesquisas deram resultado em 1936, quando criou o sistema que permitia ?fotografar?, por meio de chapas radiográficas, os pulmões. Isso propiciou que o diagnóstico de doenças como a tuberculose fosse muito mais rápido. A técnica foi batizada como abreugrafia.


Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: