Pular para o conteúdo principal

Quando um Homem É Homem (McLintock!, 1963): Filme adapta "A Megera Indomável" de Shakespeare em formato de faroeste


O durão barão do gado e chefão da cidade, George Washington "G.W." McLintock (John Wayne). vive como se fosse solteiro em seu rancho. Sua esposa, Katherine "Kate" McLintock (Maureen O'Hara), o abandonou sem nenhuma explicação e se tornou uma socialite no Leste. Sua filha, Rebecca "Becky" McLintock, está terminando a faculdade. Na cidade, McLintock não gosta do burocrata local Matt Douglas e do governador territorial Cuthbert H. Humphrey. No entanto, ele é amigo de muitos, incluindo o xerife Lord, o dono da loja geral Jake Birnbaum e as populações locais de mendigos e índios Comanche. A paz da cidade acaba quando começa uma grande disputa pelo nível da participação estadual na cidade, acirrando ainda mais as disputas do antigo casal


Assista ao filme no final do artigo


G.W. dirige-se a um grupo de colonos, avisando-os de que a terra provavelmente não é adequada para a agricultura. Devlin "Dev" Warren, um jovem com mãe e irmã para sustentar, pergunta a G.W. se ele tem trabalho disponível. G.W. inicialmente recusa; incitado pelo velho vagabundo Bunny, Dev começa a implorar, mas fica frustrado quando G.W. cede por pena. No entanto, G. W. ainda o contrata. Ele também contrata a mãe viúva de Dev, a Sra. Warren, após provar sua comida, isso depois vai incomodar a Kate, ela diz a ele que quer o divórcio, para que possa levar Becky, a filha deles de volta para o leste com ela, mas G.W. recusa. Kate então decide voltar para o rancho e começa a mandar em todos ao redor, mirando imediatamente na Sra. Warren.



O Comanche chega à cidade para encontrar um trem, e o xerife Lord os acomoda perto dos colonos. Quando a filha de um fazendeiro vai dar umas voltas com seu namorado, Douglas e os fazendeiros assumem que o Comanche a levou e tentam linchar o 'Running Buffalo' em retaliação. 


G.W. e seus homens chegam para tentar acalmar a situação, e uma briga enorme e lamacenta começa, com Kate inesperadamente se juntando ao lado de G.W. Mais tarde, Becky chega da faculdade com um pretendente, o filho de Douglas, "Junior". G.W. desaprova Junior, então Kate faz questão de aprovar. Na parte de trás do trem de Becky estão quatro chefes Comanche, que chegaram para uma audiência para determinar se seu povo será ou não enviado para uma reserva em Fort Sill, Oklahoma. G.W. concorda em falar na audiência em seu nome.





Crítica do filme

Esse filme é divertido demais, ótimo para assistir com a família, apesar de algumas cenas politicamente incorretas para os padrões atuais. Com toda pegada de faroeste spaghetti e tons de comédia sublime. A minha cena favorita do filme, uma das cenas épicas é da briga generalizada depois de uma garota local sair para namorar, onde todos começaram a se sujar de lama e a tacar lama um no outro. 



Mostrando que o lado "arquétipo" do filme de faroeste não precisa de dramático ou a "ferro e fogo" em todos os filmes. Nessa cena, John Wayne salva um indígena que seria executado sem ter cometido nenhum crime. Nessa mesma cena da lama, a mulher do filme ainda bate nos caras, participando da briga de igual para igual.



O roteiro foi desenvolvido depois que John Wayne expressou sua desaprovação para com a maioria das representações de nativos americanos no faroestes. Sua opinião de relativização de conflitos domésticos também ia em relação a desaprovação em relação aos dois partidos, tanto o republicano como o democrata. Ele fez esse filme para apagar a imagem de cowboy racista de filmes como The Searchers. Em 1991, o filme entrou em domínio público.


Se lembrarmos da peça original, o casamento principal era com uma mulher indomável que estava se casando a força, o outro casal romântico se casava escondido. A moral final da peça é dizer que o casamento que era planejado e chato passa a ser o "melhor casamento", já que a esposa foi "amansada" pela rotina do casamento. Enfim, todos podem debater o quanto é datado ou não a peça ou a moral do fim. Mas encaixa como inspiração histórica para filmes de faroeste que já retratam em si uma forma de vivência que ficou muito clássica, o gênero dos faroestes em geral mostram muito sobre a história da sociedade americana e sobre alguns costumes rústicos. 


Mesmo com a acusação de ser um gênero de filmes masculino, é exatamente por isso que temos que gostar de filmes dúbios relaxantes como estes, já que o filme é um spaghetti western e esse gênero já nos logrou com o contato com algumas mulheres, apesar da fama de ser "coisa de homem" e ser um clube fechado nesse sentido de gênero, como nos faroestes bang bang, ou nos "faroestes de tese" que falam sobre algo social e político importante. Filmes que bebem da mesma fonte são Johnny Guitar com a atriz Joan Crownford, e também Destry Rides Again com Jimmy Stewart e Marlene Dietrich.



Como no filme as mulheres são consideradas meio raivosas em relação a brutalidade da cultura faroeste, podemos pensar que as mulheres não estão muito no meio do faroeste. A mãe odeia ficar na casa do ex marido, e em resposta, o cowboy é machista com ela, como um ciclo onde quanto pior e mais machista o homem for, mais cruel e do feminismo liberal será a mulher em resposta. No filme, essa estrutura fica engraçada quando a ideia de ter amigos políticos vem da mulher dele, que mora na cidade e é amiga de políticos locais, já o cowboy John Wayne é um cara que jamais sairia de seu "fim de mundo" local. Na volta de dar um beijo no garoto que tocou violão para ela, a filha de Wayne briga com o jovem empregado por ter beijado ele na volta, causando a ira do garoto. 


O filme gira em torno dessas brincadeiras de "os opostos se atraem" clássica do gênero das comédias românticas, enquanto filme de faroeste também há reflexões do social e do político, como a briga pelo gado e pelas fronteiras e a procura de trabalho, como também casamento e expectativas em geral. Mas o filme também caçoa do cowboy brutão que acaba ficando sozinho no final por conta da independência das mulheres. O jovem do filme que depois fica com sua filha veio pedir emprego e dali notamos a estrutura dos "tropos" do jovem e velho cowboy. 



Apesar do lado errado de retratação dos conflitos entre velho cowboy tradicional da região e sua ex esposa que se mudou para a cidade grande por ser liberal demais. Parece uma história boba. não é? Mas os tons de comédia são históricos e lembram a peça clássica "A Megera domável (The Taming of the Shrew)". Ou seja, se o filme pode ser acusado de politicamente incorreto, é por seguir alguns preceitos da comédia clássica de Shakespeare. 



História por trás do filme


McLintock! é um filme estadunidense de 1963 do gêneros Western e Comédia, dirigido por Andrew V. McLaglen. Vagamente baseado na peça de Shakespeare A megera domada. Richard Wormser escreveu a romantização do roteiro, de autoria de James Edward Grant. Produção da Batjac Productions (de propriedade de John Wayne) para a United Artists.


Outra mudança radical é a entrada do elemento de comédia, por isso escolheu um diretor filho de um antigo ator Victor McLaglen, que era conhecido por dirigir filmes de baixo orçamento e tinha trabalhado bastante com televisão antes. O filme também foi produzido por um dos filhos de Wayne, Michael Wayne, e o jovem do filme Dev foi interpretado por Patrick Wayne. Ou seja, John Wayne fez esse filme em família, com algumas cenas filmadas em seu rancho. 



O filme teve suas alocações em Old Tucson Studios, oeste de Tucson, e no Rancho San Rafael na Patagônia, no Arizona. A região de Mesa Verde (alguém lembra que esse era o nome do banco que a Kim de Better Call Saul trabalhou?) onde o filme foi ambientada é  na verdade localizado no Colorado, New Mexico, e Utah, na cena do tribunal, a bandeira do Arizona é vista junto com a a bandeira dos Estados Unidos, mas a bandeira na vida real não foi criada na realidade até 1917. 


Vários membros do casting eram conhecidos de longa data de Wayne, Andrew McLaglen, William H. Clothier, Bruce Cabot, Chill Wills, Edward Faulkner, Hank Worden, Strother Martin, e Maureen O'Hara. Outra curiosidade é que ele emprego a Yvonne de Carlo, já que seu marido havia ficado ferido no set de filmagem de How the West Was Won. No total, o orçamento foi entre $3.5 até $4.0 milhões de dólares.

John Wayne também usa seu cinto favorito nesse filme 'Red River D". Outra curiosidade é que na cena onde ele dá tapas na bunda da esposa, ele bateu na atriz de verdade e ela ficou semanas com as costas roxas. Na cena final, outra cena de briga conjugal, dessa vez na frente da vila inteira. Mas o tom não é sério, como disse acima, tem esse tom cômico de na verdade o homem ser no fim das contas coordenado por vontades femininas. 

"Love in the Country" cantados pelo grupo The Limeliters, composta pelo coordenador de música foi Dunham e Frank DeVol. Também tocou a música Love in the Country e "Just Right for Me", "Cakewalk", e "When We Dance". O filme arrecadou $14,500,000 na América do Norte e  $7.25 milhões em vendas alugadas. Andrew McLaglen disse que esse filme foi seu grande break que o colocou na rota de grandes filmes. Ele fez com Wayne, Hellfighters (1968), The Undefeated (1969), Chisum (1970), e Cahill, U.S. Marshal (1973).

O roteiro foi desenvolvido depois que John Wayne expressou sua desaprovação para com a maioria das representações de nativos americanos no faroestes. Sua opinião de relativização de conflitos domésticos também ia em relação a desaprovação em relação aos dois partidos, tanto o republicano como o democrata. Ele fez esse filme para apagar a imagem de cowboy racista de filmes como The Searchers. Em 1991, o filme entrou em domínio público.



Houve um novo lançamento do filme em Blu-Ray em março de 2013 por um trabalho que envolvia a Biblioteca do Congresso americano, essa nova roupagem tem copyright da Paramount e é de distribuição exclusiva. Algo curioso é que houve uma conversa sobre os bastidores do filme recentemente em um programa de podcast do filho mais novo de Wayne, que comentou alguns fatos desconhecidos do filme com Patrick. 


A maioria dos tombos do filme de O'Hara foram feitos por ela mesma, teve também uma cena que o estúdio queria dublê por achar perigosa demais, mas John Wayne fez ele mesmo. Quando Wayne assusta Maureen O'Hora, que cai do balcão em uma pilha de palha. Wayne fez isso porque o movimento "parecia divertido" de se tentar. O estúdio exigiu uma versão da cena com o dublê apenas para já ter registrado caso desse errado a cena filmada por Wayne. 


Assista ao filme aqui:





Comentários

Em Alta no Momento:

O Dólar Furado (1965): Faroeste italiano retrata o pós Guerra Civil para comparar com o contexto seguinte a Segunda Guerra Mundial

Bravura Indômita (True Grit, 1969): Um faroeste clássico sobre vingança tão impactante que ganhou sequências e um remake

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971): Uma distopia capitalista que reflete como a sociedade industrial modifica as tradições culturais

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme



Curta nossa página: