Pular para o conteúdo principal

Breaking Bad - "Cancer Man" (1x04): Análise e curiosidades do quarto episódio da primeira temporada




Hank coloca seu time em ação atrás de novos nomes do tráfico em Albuquerque. Domingo Molina (o Krazy-8, morto por Walt) está na mira do DEA. Eles percebem que tem uma nova droga super potente nas ruas, supondo que tem um novo chefão do crime na região. Enquanto isso, Walt escova seus dentes no banheiro de sua casa de cueca

 

Breaking Bad está disponível na Netflix e sendo exibida semanalmente pela Band na televisão, domingos, às 22:30h

Veja aqui a análise do episódio anterior, " …And the Bag's in the River " (1x03)


Walt, Hank, Skyler, Marie, e Junior estão fazendo um churrasco na casa de Walt, quando Walt lembra sobre a primeira vez que viu Skyler, o que faz ela chorar e correr para dentro de casa. Quando Marie pergunta para Walt qual seria o problema, ele conta sobre seu diagnóstico de câncer. A família fica em choque, Marie propõe um caro oncologista (Doutor Delcavoli), e eles não sabem como pagar a taxa de 5 mil para o tratamento de Walt. A família conversa sobre a situação e Walt prefere não querer se tratar. 



Crítica do episódio


Algumas referências são boas do episódio, como Hank comparando Krazy-8 ao "The Jeffersons" por estar sempre se movendo. Hank também chama Walt de "Emeril" depois dele queimar a galinha no churrasco, enquanto ele lembra de limpar o corpo de Emilio. Primeiro episódio que mostra os amigos de Jesse Combo e Skinny Pete, já Badger é apresentado no próximo episódio. Junior e Walt assistem ao programa Earth vs. the Flying Saucers na televisão (um programa sobre invasão alienígena). 



O que é interessante por conta do nome do episódio. Sendo uma outra referência de novo de Arquivo X, que Gilligan trabalhou por anos. Cancer Man foi um personagem da série clássica, também o mesmo nome desse episódio. O carro BMW do tipo corporativo que Walt explode, é um modelo famoso BMW 318i Cabrio, de 1996. 


Gilligan diz que o episódio marca uma grande mudança na série, por Walter revelar que ele tem câncer. O ato de explodir o carro de Ken foi o primeiro ato de violência explícito involuntária de Walter, depois das mortes de Emilio e Krazy-8 (que podem ser vistas como "legítimas defesas" de alguma maneira). 


Outra curiosidade é o personagem do Ken pode ter citado Saul no celular, ao falar no celular de um "um time de ninjas" ao se referir ao "melhor porra de advogado". Mas na verdade, o que vimos é que Kim e Saul na segunda temporada de Better Call Saul puxaram um golpe de deixar ele pagar bebidas caras "Zafiro Añejono" bar (o personagem foi usado duas vezes). Skyler fala sobre arrumar um advogado para conseguir o financiamento para o tratamento do câncer de Walter. 



As músicas "Étienne de Silhouette" de Black Feather toca na hora que Walt Junior está escutando no fone quanto os adultos conversam). "Fly" dos "The Pack"  toca na hora que Jesse e os amigos, Pete e Combo estão juntos)."Walt Bandages His Leg" por Dave Porter. "Baby Girl, I'm A Blur" dos Say Anything tocava enquanto Ken rouba a vaga de estacionamento de Walter. 


A música clássica que toca na cena dos pais é "Quarteto Número 53 em D maior", The Lark, Op.64, No.5, Segundo movimento, Adagio cantabile por Joseph Haydn, por Amadeus Quartet.  


"You're All They Talk About" por Dave Porter (enquanto Jesse tenta dormir a noite). Última música foi "Didn't I" por Darondo (enquanto Walt sabota o carro de Ken). 



É o primeiro episódio que a família sabe um pouco mais sobre os problemas de saúde de Walt, e também é o episódio onde sabemos como Walt conheceu Skyler, nos anos 1990, quando ela era uma secretária. Também é o episódio que Junior confronta o pai sobre ele "querer morrer logo" e não ligar para como os outros se sentem em relação a sua vida. 


Enquanto isso, os jovens estão curtindo com seus dois amigos, Combo e Skynny Pete. Jesse se gaba de produzir metanfetamina pura. Depois de tentar ficar sem usar, mas logo depois acaba usando com seus amigos. Jesse sofre alucinações e vê dois missionários mormons (parecendo uma referência a Arquivo X, que Gilligan contribuiu durante muito tempo).



Skyler marca uma consulta com um grande oncologista para Walt. Inicialmente, Walt não quer pagar $5,000 no depósito para seu tratamento, dizendo que ele vai pegar o dinheiro de sua pensão. Ele retira do dinheiro de droga que ele tem escondido na sua casa. Walt finge que está fazendo armadilhas para pegar ratos quando é interrompido por Junior. 


Enquanto Walt visitava seu banco atrás de empréstimo, uma BMW conversível que se lia "KEN WINS" pega sua vaga no estacionamento, o cara é um babaca ao estilo coorporativo e Walt se confronta com o tipo, enquanto ele visita o banco e inventa uma história para lavar o dinheiro para seu tratamento fazendo um cheque fantasia para o grupo dos médicos oncologistas. 


A família de Jesse está junta jantando em um clima social democrata super irritante, é uma estética da cultura do "over achievement" em relação ao irmão mais novo, os pais e seu irmão mais novo, quando Jesse aparece do nada e irrita os pais que não gostam muito dele. Eles não queriam deixar o filho dormir lá, mas acabam deixando por fim, pedindo para ele ir em grupos de reunião ara cuidar de seu vício, e que eles tinham medo de sua "má influência" no seu irmão mais novo. Na escola, Junior vê a sala de seu ai vazia. Walt corrige trabalhos da escola ao lado do filho, e fala para o filho que as coisas vão se resolver sozinhas, e seu filho não responde.



Na residência dos Pinkman, Jesse visita o quarto do irmão Jake e observa todos os seus prêmios educacionais, de matemática e de "consciência ambiental". Ele parabeniza o irmão, mas o alerta que nem todo conhecimento "vem dos livros", Jesse é um empirista, podemos dizer, já que ele só aprendeu química empiricamente, sendo reprovado por Walt na época do ensino médio (da teoria). Jesse diz que é óbvio que os pais só ligam para Jake, mas para Jake, eles só falam o dia inteiro sobre Jesse. A mãe se oferece para lavar sua roupa, mas ele recusa. O pai não quer integrar o filho mais velho a família. 


Sozinho em seu antigo quarto, Jesse acha uma prova de química da época do ensino médio, que Walt havia dado F para ele, dizendo na prova "se aplique mais", e Jesse na época fez uma caricatura de Walt com a prova (é mostrado várias vezes o lado "artista" de Jesse, ele desenha). 


Jesse vai até a casa de Walt e conta a novidade sobre a organização que está fazendo com seus amigos, Walt fica paranoico e acha que Jesse está usando uma escuta contra ele. Walt diz para ele ir embora, mas antes de ir, ele deixa  $4,000 dólares que conseguiu vendendo a meta que eles tinham feito. 


O novo oncologista, Dr. Delcavoli, conta para ele e Skyler que o câncer de Walt está no estágio 3A, o que significa que se espalhou para seu pulmões e para seus nódulos linfáticos. Skyler pergunta se é curável, e Delcavoli prefere a palavra "tratável". Walt pergunta sobre os efeitos colaterais, mas ele mesmo não presta atenção enquanto o médico descreve o que ele começa a sentir no dia-a-dia aquilo que ele estava acabando de dizer. Tontura, vômitos, ansiedade, enjoo, sangramento na gengiva todo o pacote de ter câncer. 


Enquanto isso, uma empregada que está arrumando o quarto de Jesse acha um baseado de maconha, o resultado é que seus pais pedem para ele ir embora de novo. Enquanto ele espera o táxi, Jake vem dizer adeus ao irmão, e pergunta se Jesse pode dar o baseado de volta para ele. Jesse joga fora e diz que é porque é "maconha de má qualidade" (bad weed, ou seja, "faz mal"). 



Skyler pede Walt começar seu tratamento na próxima semana, mas Walt expressa certa relutância para se comprometer com $90,000 mil dólares em um tratamento que poderia não funcionar e deixar eles ainda por cima, falidos ao fim de seu câncer. Irritado por seu pai desistir cedo, Junior diz a clássica frase "Porque você não desiste e morre logo?", que é uma das frases marcantes da saga Breaking Bad, uma dos primeiros momentos de choque da série. 


Walt também sabota a BMW do tipo executivo, gerando um choque no sistema elétrica do carro do cara. Enquanto ele caminhava para o seu carro, vimos o carro do executivo em chamas. 


As filmagens foram localizadas  na rua  509 11th Street NW, em Albuquerque na vida real. O local onde Walter queima o carro na Dannys Auto Service, na vida real é localizada em 5019 Lomas, Albuquerque.



História por trás do episódio


O episódio foi escrito por Vince Gilligan, e dirigido por Jim McKay; foi ao ar na AMC nos Estados Unidos e Canadá em 17 de fevereiro de 2008.


O título "Homem do Câncer" é uma referência ao personagem de Arquivo X, "Cigarette Smoking Man", no Brasil "O Canceroso", a quem Mulder chamou pela primeira vez de "Homem do Câncer". Vince Gilligan foi anteriormente um escritor e produtor de Arquivo X, explicando tudo.



Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

Um Morto Muito Louco (1989): O problema de querer sempre "se dar bem" em uma crítica feroz à meritocracia e ao individualismo no mundo do trabalho



Curta nossa página: