Pular para o conteúdo principal

Breaking Bad - "Cat's in the Bag..." (1x02): O episódio onde Walter White fuma maconha


Walter e Skyler transam, ele se olha no espelho. 12 horas antes, Walter e Jesse contratam um motorista de caminhão indígena para puxar o RV(trailer) para fora de onde estava emperrado. Depois disso, eles concordam em ser parceiros do crime, quando se unem para decidir como iriam lidar com o enterro dos corpos de Emilio e Krazy-8, mas de repente, eles descobrem que um dos corpos estava vivo, e eles tem que resolver se vão matá-lo ou não. 

Breaking Bad está disponível na Netflix e sendo exibida semanalmente pela Band na televisão, domingos, às 22:30h 




Na manhã seguinte, Walter acorda nu e tonto no banheiro, e Walter tem sua café da manhã de margarina com a família interrompido por uma ligação de Jesse. 



Depois de Walter ir trabalhar na escola, Skyler fica desconfiada do telefonema e escuta uma mensagem da caixa postal de Jesse e fica "assustada" com seu perfil de traficante e playboy. Walter também vai até o armário de produtos da escola e pega ácido fluorídrico para dissolver o corpo de Emílio no recipiente de plástico. Krazy-8 acorda na casa de Jesse e tenta fugir vagando pela rua todo debilitado. Enquanto dirigia de volta na casa de Jesse, ele vê Krazy-8 vagando pela rua, ele reconhece a voz de Walter e corre morrendo de medo dele, ele corre em direção a um árvore, e Walter coloca o traficante inconsciente dentro de seu carro. 


Skyler também descobre quem é Jesse e o que ele faz da vida, ficando preocupada com a influência do garoto nas atitudes estranhas de Walter. Walter coloca Krazy-8 de volta no porão da casa de Jesse e debatem muito sobre o que fazer com o corpo de Emílio, e quem iria levar a cabo a vida de Krazy-8. 



Eles amarram uma corrente de bike no pescoço dele junto a um poste dentro do porão. Eles concordam em matar Krazy-8, mas ninguém quer fazer, acabam decidindo no cara ou coroa. 







No terceiro arco do episódio Walter dá um sanduíche para Krazy-8, água e um lugar para ir ao banheiro (um balde).



Skyler aparece enquanto Jesse tentava mover o corpo de Emílio. 



História por trás do episódio 


O nome do episódio é uma referência a frase "cat is out of the bag" do inglês, que significa que um segredo foi revelado, no caso, o segredo da relação de Jesse e Walter, que Walter disfarçou dizendo que era porque ele era "seu traficante". 


Outra curiosidade é que os Mythbusters (Caçadores de Mito) testaram a hipótese do derretimento da banheiro no piso com ácido, e depois de 8 horas perceberam apenas derretimento do revestimento de cerâmica e não dissolução da banheira completa como na série aconteceu.  A dupla também conclui no episódio que tem a participação dos dois astros da série , eles provaram também que eles deveriam ter usado ácido sulfúrico para dissolver o corpo. 



Os locais de filmagem foram na rua 16th e na Silver Ave em Oxnard Park. As músicas do episódio foram "You're Movin' Me" de Clyde McPhatter (que toca enquanto Walter dirige para a casa de Jesse), "The Bike Lock" de Dave Porter (na cena onde Jesse escolhe a corrente da bike para amarrar Krazy-8). 



 "Keep Ballin'" de Trump durante a abertura da página de Jesse na internet, enquanto Walter fuma maconha pela primeira vez escutamos "Nine Years" de Ticklah, a música do fim do episódio de quando as crianças brincam com as máscaras é  "The Hole" de Glenn Phillips. 



Crítica do Episódio 


Walter termina de transar com sua esposa grávida, o que foi uma forma de disfarçar que ele estava agindo de maneira estranha. Walter ainda não havia contado para Skyler sobre o câncer. Os primeiros algozes que Walter e Jesse encontram  são Krazy-8 e um amigo dele, que iam matar os dois no deserto por Emílio achar que Jesse havia o traído. 



Walter, Skyler e Walter Junior estão tomando café da manhã (a clássica composição de cenas no café da manhã da série), quando Walter cita algo sobre sutiãs de alunas que posaram calendário, ele fala em tom de crítica, e logo Skyler, com certa razão, ignora ele totalmente como um cara inapropriado. Jesse liga e finge que é ligado a At&t (empresa de comunicação americana) para falar com o Walter, para contar que o cara que estava na vã tinha acordado e estava preso na casa de Jesse. 


Depois disso, vemos o dia comum de Walter como professor. O pior de tudo aqui é ver que sua aula nem era ruim (ele era bom professor e bem intencionado de maneira geral), apesar do Walter White se tornar depois um sociopata sinistro, nessa época, ele estava vivendo o fim do ideário de ascensão do sonho americano padrão. Quando Walter comprou sua casa comprou com o dinheiro da empresa de tecnologia que ajudou a fundar, pagando 5 mil dólares iniciais pelo contrato de pagamento de sua casa, ou seja, em 2008, ele se encontra cheio de dívidas, e com a necessidade de gastar dinheiro no tratamento de câncer dele (mostrando como a saúde é privatizada nos Estados Unidos). 


Na aula, ele tenta ensinar sobre Chiral (da química orgânica), que são imagens opostas e iguais, como pares de mãos e pernas. Nesse sentido, Breaking Bad se diferencia por ser uma ideia de "ascensão e queda". Apesar de sua aula ser boa, os alunos não ligam para química, e não respeitam ele, tratando a matéria como chata, e os exames, um dos  alunos chama o midterm (exame de qualificação) de "assassinato", na dublagem ficou como "chacina", o estudante e pergunta se isso vai cair, e Walter diz que não decepcionado que ninguém escuta o que ele fala. 



Jesse coloca maquiagem na cara para disfarçar seus ferimentos. Krazy-8 foge e Jesse fica desesperado. Walter está andando de carro e vê Krazy-8 andando na rua, enquanto fugia deles. Uma cena marcante e sinistra demais, onde começamos a ver até onde iria Walter White para encobrir seu novo negócio. 


Skyler usa um desses sites antigos de espionagem, onde você coloca um número para rastrear as pessoas, depois ela acha o site de Jesse, cheia de referências a drogas, sexo e "milfs"(coroas). 


Jesse explica que Krazy-8 é um traficante que fica acima da escala dos caras comuns de rua, e o mais engraçado aqui é que Krazy-8 é era filho de donos de uma loja de móveis, a mesma loja que Walter White havia anos antes comprado o berço de Walter Junior. Jesse e Walter discutem sobre deixar se deixam ou não Krazy-8 ir embora enquanto sequestram ele no porão da casa de Jesse. Eles viram a moeda para saber quem iria lidar com a situação do corpo, e quem iria "apagar" Krazy-8. 


Jesse vai na loja de utilitários e tenta comprar uma bacia de plástico, Jesse acha muito frágil, mas Walter White diz que esse seria o ideal. Enquanto eles conversam e Jesse está na loja comprando produtos para a fazer a limpeza, o Walter vê uma mesa cheia de cannabis de Jesse, e como ele não estava em casa, resolveu "apertar um".



O que é algo completamente fora de sua personalidade de direita conservadora tradicional que veremos nas temporadas a frente, ou seja, essa tentativa de fumar no início foi uma vibe da série que acompanhou os tempos nos Estados Unidos, com vários estados, inclusive republicanos aprovando os produtos medicinais com base, plantação e até mesmo comercialização de cannabis liberada e regulariza. 



Mas isso não é uma coisa comum, e logo, Walter volta a ser o moralista padrão (até porque é o que o Gilligan queria, uma forma de crítica bruto ao heroi). Na cena que Walter fuma maconha, ele apenas faz isso por estar sem saber o que fazer na decisão de matar alguém de novo. Ele liga o fogão, e quando Jesse chega todo estressado vê seu antigo professor fumando sua maconha. Ele fica puto com isso, claro. Walter diz que se Jesse não achou um plástico que coubesse um corpo, bastaria comprar dois e ele sugere com as mãos como se fosse para serrar, corpos em duas partes e Jesse fica enojado. 


Enquanto pondera sobre sua vida e suas escolhas, Jesse pondera sobre comprar o recipiente de Polietieno, mas acabou achando o plástico não ia aguentar um corpo humano. Walter vai decidido a matar Krazy-8 com uma arma em punho. O plástico que Walter queria comprar é um LDPE, inventando em 1933, é um plástico comum (termoplástico feito do monômero etileno).  Walter White e Skyler vão até a médico para um ultrassom e descobrem que vão ter uma menina. Walter conta para Skyler que a ligação com Jesse que ele tinha era que Jesse vendia maconha para ele (coisa que não aconteceu, foi apenas uma desculpa dele). 



Skyler fica super irritada com Walter, pergunta se ele tem 16 anos, e lembra que o cunhado deles é um agente do DEA (da delegacia de narcóticos), e aí ele pede para ela parar de encher seu saco, e ela fica super irritada. Jesse aparece fumando e vendo os "Os Três Patetas" (um programa de comédia da Columbia Pictures muito famoso dos anos 1930). 




Jesse fica dizendo para si mesmo que é apenas um monte de carne, mas o cheiro de cadáver putrefato no verão de Alburquerque toma conta do lugar cada vez mais, e do nada, Skyler vem fala com ele para se afastar de seu marido. Jesse promete que vai se afastar de White, enquanto se preocupa com o cadáver escuta de Skyler que ele talvez poderia trabalhar em "outra área". 


Jesse e Walter brigam no fim do episódio pela narrativa de Walter de dizer que ele era seu traficante. Eles discutem tem ficou com a pior tarefa, Jesse colocou o corpo na banheira, e aí a banheira derrete com o ácido e cai do assoalho tirando todo o piso de cima da casa de Jesse, uma cena medonha e assustadora, que lembra muito os plots clássicos de CSI de sopa de corpo e coisas assim. No fim, aparece uma menina brincando com uma máscara de equipamento de laboratório que Walter jogou fora, como aquela ideia de "as crianças que brincam em volta da violência alheias".














Comentários

  1. A série terminou como prevista. Só acho que deveriam deixar uma pontinha para uma possível continuação pois é uma série muito boa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: