Pular para o conteúdo principal

Arquivo X - "E.B.E" (1x17): O episódio onde Mulder e Scully começam a desconfiar de suas fontes


"E.B.E" é um termo abreviado entidade biológica extra terrestre. O episódio foi escrito por Glen Morgan e James Wong, e dirigido por William Graham. O episódio aborda mais o grupo The Lone Gunmen, interpretados por  Bruce Harwood, Dean Haglund e Tom Braidwood. O caso de hoje mostra os agentes Mulder e Scully investigam a possível queda de um UFO (objeto voador não identificado). Eles se encontram cheios de dúvida sobre a autenticidade das informações dadas pelo FBI, até mesmo por seus informantes secretos.

Disponível na Star+ e na Rede Brasil as sextas-feiras, 21h


Veja aqui a análise do episódio anterior, 1x16 "Young at Heart"


Crítica do episódio


Gente, o que foi aquela aparição de alienígenas? Muito bem feito o efeito do início do episódio. Outra cena incrível é a cena do Deep Throat no aquário com Mulder, muito bem pensada. 



O episódio foi inspirado no clássico dos filmes sobre informantes, All the President's Men. E.B.E é o primeiro episódio do arco mitológico centrados nos personagens do chamado The Lone Gunmen (que foi um spin off gerado pela série dos três amigos anarquistas de Mulder).O episódio foi escrito por Glen Morgan e James Wong. 


É muito interessante ver Scully debatendo teorias da conspirando quando ela mesma é uma cética ferrenha. Mulder quer saber sobre a questão da síndrome da Guerra do Golfo. Os amigos dele mais de esquerda que ele zoam Mulder por acreditar que a Guerra do Golfo ser causada por ovnis. Aí Scully percebe que a caneta que emprestou tinha uma câmera dentro. 


Os amigos John Fitzgerald Byers (Bruce Harwood), Richard Langly (Dean Haglund) e Melvin Frohike (Tom Braidwood) são super a favor de  todas as teorias da conspiração contra o governo que existem, os personagens foram criados para dar mais credibilidade de Mulder como um personagem herói, já que em vários episódios, sua personalidade crédula gerou perigoso para os dois. Muito boa a questão da metáfora de política da Guerra do Golfo, uma referência que ás vezes ovnis são metáforas de conflitos políticos ou de informações que são ocultadas por nações e governos. 



Vale lembrar que o Max Fenig (Scott Bellis) tinha aparecido antes como um membro da NICAP (Comité Nacional de Investigação de Fenômenos Aéreo), esse comité junto com o Mufon são associações de estudo de fenômenos não identificados aéreos. Jerry Hardin dá sua aparição como Deep Throat e deixa o episódio mais "sério" segundos os produtores que ficaram um pouco infelizes com o resultado do episódio. Scully acha que o caminhoneiro estava alucinando por estar exausto de serviço (dando uma lógica racional a aparição). 


Scully pergunta se não há uma ligação entre quem vê ovnis e quem participou da Guerra do Golfo (um conflito complexo no oriente médio nos anos 1990), é também nessa cena que alguém pede a caneta de Scully emprestada e coloca um aparelho de espionagem ali. Scully também consegue perceber que as fotos eram falsas.



Na reunião com os amigos de Mulder, um deles comenta sobre a disposição eleitoral do partido Social Democrata russo em tom de piada, falando sobre uma dominação política, o tom de brincadeira continua quando Mulder brinca que deve ser coisa do Barney (um desenho infantil). Tudo no enredo dos amigos de Mulder sugere que eles tem uma postura mais radical de pesquisa e ação do que Scully, por exemplo, e que eles só ajudam Mulder por ele ser um "policial anti-fascista que 'quer acreditar'". 


Scully também fala algo muito poético, que a "verdade está lá fora", e que "as mentiras também estão", e que usariam a paixão dele contra ele, um ótimo conselho, já que várias informações dadas tanto pelo Deep Throat, quanto pelo Smoking Man eram apenas manipulações vinda do deep state do FBI. 


Na fronteira da Turquia com o Iraque, um jet atira em um objeto voador não identificado. Mais tarde, no Tennessee, um motorista de caminhão de nome Ranheim atira em algo no escuro enquanto outro objeto não identificado voa sobre sua cabeça. Fox Mulder e Dana Scully investigam uma área, enquanto Ranheim é liberado elos autoridades locais que não querem cooperar. 



Scully empresta sua caneta, depois ela fica sabendo que colocaram um aparelho de vigilância na caneta. Mulder encontra com Deep Throat, que dá uma documentação sobre o abatimento do UFO no Iraque. Scully continua investigando um acidente no Tennessee, descobrindo que duas toneladas de peso extra foram adicionadas ao caminhão de Ranheim. Ela também descobre a identidade real de Ranheim, que é Frank Druce. Mulder e Scully argumentam sobre a validade da fonte de Mulder, Scully acha que ele mentiu para Mulder. 



De volta para Washington, Mulder apresenta Scully para o trio de amigos dele. Mulder tenta rastrear o caminhão de Druce, que está indo em direção ao Colorado. 


Entretanto, depois que ele vai embora, Deep Throat chega em seu apartamento, oferecendo uma foto de um objeto não identificado no Fort Benning. Mulder acredita que o caminhão de Druce é um disfarce feito para distrair ele dos UFOs. Mas descobre depois através de Scully que a foto era fake. 


Quando Mulder confronta Deep Throat, ele admite a decepção e confirma que a transmissão tinha sido genuína antes. Ele também diz que o caminhão estava transportando um extra terrestre (vida alienígena), um E.B.E como diz o título do episódio. Mulder e Scully fogem de seus perseguidores e seguem para Las Vegas, a última localização do caminhão. 



Mulder e Scully tentam achar o caminhão, enquanto se deparam com um clima estranho. O caminhão para, mas quando eles olham lá dentro e acham Druce e E.B.E desaparecidos. Quando eles investigam o caminhão e a área, eles concluem que foi tudo parte de uma pegadinha, feita para dispersar a atenção dos agentes. 

Com a ajuda do grupo dos Mufon e dos Nicap (organizações que realmente tratam de informação de UFO), Mulder rastreia o E.B.E. para uma usina em Mattawa, eles entram na usina com credenciadas falsas, logo são descobertos pouco antes de encontrar a criatura presa. 



Eles perceberam que o rastro do caminhão era o rastro das aparições detectada das pelos centros de estudo de ovnis em Chicago. Eles encontram por lá um grupo de entusiastas da causa dos UFOs fazendo uma festinha em frente a instalação. Eles passam pela segurança por pouco e pegaram credenciais na entrada da usina. 



Deep Throat aparece e liga para os guardas, dizendo para Mulder que E.B.E está morto. Ele revela o acordo feito entre vários países para encobrir a questão do caso Roswell, (que foi um corpo achado em 1947, que foi encoberto até 1978). Mulder conta que acha que ele está mentindo para ele de longa data. 



Mesmo não sabendo se tinha alguma verdade em todas as informações dadas por Deep Throat, mesmo assim, eles são libertados por ele por fim. Ele disse que China, Alemanha, França, União Soviética deveriam exterminar todo aquele que seria "extra terrestre", e que isso vinha desde o fim da guerra-fria como um grande acordo de mentiras entre as nações. 


História por trás do episódio


A produção do episódio foi feita em torno de uma ideia de mitologia. Escrito por Glen Morgan e James Wong. Morgan mesmo disse que o episódio foi inspirado no clássico All the President's Men. Algumas das cenas foram inspiradas em fotografias mandadas para Morgan e Wong de imagens de uma usina (BC Hydro, em Vancouver, no Canadá), que foi usada realmente para filmar o episódio. O laboratório vazio usado era na verdade uma estação de pesquisa usada para testar eventos de eletricidade.


O episódio termina em suspenso, com a dúvida sobre toda a questão dos informantes, sendo um episódio clássico da mitologia dos ovnis da série. 


O grupinho de amigos de Mulder volta de novo no episódio "Blood" da segunda temporada. A inspiração para a criação do The Lone Gunmen (que tem o sentido de "atiradores solitários" como cowboys que trabalham sozinhos), foi quando Glen Morgan Marilyn Osborn se encontraram em uma convenção em junho de 1993. O trio de amigos de Mulder fariam também um spin off de Arquivo X com os três. 



Tom Braidwood que interpreta Melvin Frohike foi o primeiro diretor assistente da série, depois que ele passou no escritório onde estavam fazendo testes para a escolha de Frohike e acharam que ele combinava com o personagem, ou seja, o cara era da produção e foi escolhido para ser um personagem quase regular da série. 


O escritor James Wong ficou um pouco decepcionado com o episódio, e que ele talvez não tenha feito seu melhor trabalho. Queríamos fazer um programa sobre paranoia e teorias da conspiração, mas senti com    o se não tivesse aprendido nada de novo. Brincamos com a testura, e não com a substância.  Apesar disso, o episódio foi bem gostado pela crítica especializada, e gerou um romance para jovens vinculada a série por Les Martin em 1996 "X Marks the Spot" (O X marca a o lugar). 


Outras imagens do episódio:














Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: