Pular para o conteúdo principal

A Felicidade Não Se Compra (1946): Como o clássico de Natal de Capra marca a mudança de expectativas com o "sonho americano"



Filme de drama e fantasia, dirigido por Frank Capra. Acompanhamos a trajetória de George Bailey, um homem que desistiu de seus sonhos para ajudar as e ser uma personalidade na sua cidade natal Bedford Falls. Quando está pensando em se matar se jogando de uma ponte, surge para George, Clarence, um anjo da guarda (fantasma do Natal passado) que aparece para o mostrar como seria a vida da cidade e de seus habitantes se George nunca tivesse existido. Baseado no conto natalino The Greatest Gift, escrito por Philip Van Doren Stern e publicado em 1943, inspirado por sua vez no conto de Charles Dickens A Christmas Carol, de 1843. O filme foi estrelado por James Stewart como George Bailey, Clarence Odbody (Henry Travers), o elenco também conta com Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchell, Beulah Bondi, Ward Bond, Frank Faylen Gloria Grahame


Clique aqui e veja onde assistir A Felicidade Não se Compra


Durante sua infância, George Bailey salva seu irmão do afogamento e da morte e por isso ficou surdo de um ouvido e depois não pôde se alistar durante a Segunda Guerra. George Bailey era um jovem, filho de uma família com diversos negócios na área de imóveis na cidade e que são vistos como membros integrantes da comunidade como um todo, como pessoas que ajudavam no investimento social de quase todo mundo na cidade. Possuindo uma família grande, tradicional popular.





George planejava viajar pelo mundo e fazer faculdade, quando é apresentado a Mary Hatch no baile de formatura em 1928, que tem uma queda por ele. A atração é mútua e logo ele leva ela em casa e Mary conta para ele que um dia quer morar na casa abandonada da quadra, isso depois do banho na piscina do ginásio e dela voltando de roupão.





 Quando seu pai morre de infarto, George adia seus planos de viajar para cuidar dos negócios da família, que estavam ameaçados pela figura de Henry Potter, banqueiro, acionista que controla a maior parte da cidade. 


Ele desiste de ir para faculdade, e seu irmão vai em seu lugar, acaba sendo um cara local, e quando seu irmão volta formado, acaba indo trabalhar como pesquisador na empresa do pai de sua futura esposa. O que deixa George ressabiado com o peso de sempre ser o responsável pela empresa. 




Durante a Segunda Guerra, George é considerado inapto para servir, mas seu irmão, Harry se torna um piloto da marinha e ganha uma medalha de honra no presidente. 



Quando Billy, o tio de George vai depositar $8000 no banco da empresa, ele se encontra com Potter e acaba esquecendo o envelope com ele, que é claro, rouba imediatamente. 



Deixando George e sua empresa mais uma vez em uma situação péssima. Quando vai para casa, ele encontra todos os seus filhos e não consegue relaxar preocupado com as dívidas e com o futuro da empresa, e acaba sendo muito grosso com eles e sua esposa também.  




É então que na muito fria noite do Natal de 1945 em Bedford Falls, George Bailey pensa em se jogar no rio e cometer suicídio. Ele vê imagens de quando salvou o irmão do afogamento e perdeu a audição em uma dos ouvidos por isso. 




Mas aí o anjo Clarence se joga na água, e George não se mata para salvar uma pessoa desconhecida. Aí George fala como nunca queria ter existido, aí Clarence mostra para ele o que teria acontecido com a cidade e as pessoas em sua volta se ele não tivesse existido. Nesse universo a cidade seria privatizada pelo senhor Potter e tudo seria punitivo e vazio sem sua ação social. 




A história por traz do filme e os bastidores



A história foi baseada no conto The Greatest Gift, escrito por Philip Van Doren Stern, em novembro de 1943. Em Abril de 1944, a RKO Pictures , junto com Cliford Odets e Marc Connely compraram versões de roteiro, enquanto a RKO engavetou o projeto. Depois o próprio Frank Capra comprou os direitos do roteiro e isso custou para ele, $50,000 dólares.  Também foi um filme sem a contribuição de Riskin, o outro grande responsável pelo sucesso da primeira fase de Capra, onde seus filmes antigos continham uma expectativa e esperança por "tempos melhores", o que It's a Wonderful Life não possui, por refletir sobre as perdas do período pós Segunda Guerra, jogar uma bomba no Japão, e o começo da Guerra Fria e do blacklist que começou a afetar Capra, por mais que falasse que não era nem um pouco comunista. 




Apenas por dizer que não ligasse de fossem ou não comunistas gerava desconforto. Por exemplo, John Wayne era como se fosse uma agente indireto da censura da blacklist, preocupado com a "infiltração comunista" em Hollywood. Capra pensava que ter que perguntar se alguém estaria "ok" para Wayne como um pouco autoritário, havendo conflito entre os dois. John Wayne acreditava que filmes fascistas como Matar ou Morrer (High Noon) eram comunismo (o que é insano), Capra se negou dizendo que não ligava a mínima se alguém era comunista ou não. Essa manifestação no pós guerra por Capra demonstra alguns valores de decadência da cultura americana tradicional face aos novos tempos.


No rascunho do roteiro antigo, George Bailey era para se um político aspirante que ficaria cínico ao decorrer da vida e que tentava se matar depois de perder a eleição. Aí faz até mais sentido, se pensarmos o elemento de "god ex machina" de uma intervenção direta, que pode ser vista pelos críticos como intervenção do próprio diretor, que dividia grandes características biográficas dele próprio com o personagem de James Stewart.



A inspiração para a pequena cidade de Bedford Falls teria sido a pequena cidade de Seneca Falls, em New York também. Até hoje a cidade tem o festival "It's a Wonderful Life Festival" em dezembro, e em 2009 foi inaugurado o Hotel Clarence (nome do anjo de George Bailey). Apesar disso, membros de uma universidade falaram que passaram a limpo "todas" as anotações de Capra e a cidade teria "mentido" sobre o evento. 


Apesar de sua escrita complicada e de alto nível, o texto se desenrola e perde o ritmo pela quantidade de fases da vida e mudanças que percebemos. No inicio, observamos o jovem George indo para o baile e ficando com Mary, que tinha 18 anos da época, isso um pouco antes de estourar a Grande Depressão, em 1929. 



Quando Mary volta da faculdade e eles se casam, aqui os autores concordam sobre a expectativa do homem no pós Segunda Guerra, que a mulher voltasse aos papeis domésticos antigos, que teriam sido corrompidos pelo carácter "pra frente" das cidades e dos novos costumes.




Talvez aqui concordamos um pouco em um certo reacionarismo. Mas não da perspectiva do aspecto político, desse debate de ricos e pobres, campo e cidade e etc... 


Capra por exemplo, queria estar no front da guerra e também como George Bailey teve que ficar, sendo membro do comité fílmico na Cruz Vermelha. Quando a guerra acabou e as tensões políticos da Guerra Fria transformaram em hostis o clima nos Estados Unidos, a HUAC (House Committee on Un-American Activities, Comité Sobre Atividades não americanas), criada na presidência de Harry Truman para investigar possíveis comunistas já precipitava o clima de paranoia dos anos seguintes, esse órgão tinha arquivos sobre vários artistas, entre eles, Frank Capra, alguns datando de 1932! Contando também um suposto apoio a uma greve em Hollywood que Capra teria apoiado, a inteligência do exército também mantinha um arquivo sobre ele, como também o FBI tinha.


Os sindicatos em Hollywood ficou mais organizado em geral e as atividades anteriores do período da guerra, onde Capra era bem mais militante e esperançoso sobre o american way of living (sonho americano) em prol da sindicalização dos estúdios através da Screen Directors Guild.





Minha leitura do filme


Quando observamos a estrutura do filme, vemos que ele se comporta como um longa épico, que busca resolver tudo por fim. Lembrando um certo carácter de filosofia existencialista. Esse tipo de premissa baseou diversos filmes posteriores que imitaram a fórmula, como o filme Um Homem de Família (2000), com Nicolas Cage que tem a mesma premissa de chocar uma realidade onde você não teria existido e nada do que você conhece também. Como também na história original, come essa ideia do "espírito do natal passado" que assombra a reflexão das escolhas e fases da vida que podem nos deprimir, como mensurado no filme. 


O anjo (Clarence)é o god ex machina que intervém diretamente na narrativa para demonstrar que o problema de George era mais depressão e pressão por ser o principal investidor de sua cidade, como uma visão "paternalista", que homenageia homens como o próprio Capra que queriam estar no olho da ação na guerra e que ficaram em casa garantindo a estabilidade. A reflexão de que ele nunca teria existido como ser lida de diversas maneiras, uma delas é como uma metáfora econômica e social em relação a reputação de homens como George. Em períodos de ascensão econômica, são altamente queridos por sua comunidades, em períodos de crise, podem até ser presos acusados de desfalques e engenharias do tipo.



 

Outra reflexão que fica é que esse filme é um meme famoso hoje em dia! As pessoas originalmente viram o filme em preto e branco, dando a película um tom mais dramático do que aqueles que hoje em dia podem ver a versão restaurada do filme, em tecnicolor.  Além disso,  tem vários memes feitos que foram feitos através desse filme. Quem nunca viu o meme do funk, onde uma moça coloca um disco e depois, com raiva, ela joga ele fora. 




O contexto do filme era que ela colocou o disco da música que cantava com ele no baile e ele tinha dado um fora nela por não querer se casar. Então ela pega o disco e atira longe. Na cena do baile, por exemplo, vemos uma metáfora de florescimento da sexualidade quando a piscina do ginásio abre em baixo do baile e todos mergulham na piscina. Existiram várias tentativas de restaurar o, o que ocorreu pela Paramount Pictures em ultra definição e 4K. 



O filme estrela James Stewart que atua de maneira sensacional segurando um longa com flutuações geracionais e inflexões profundas. Para ajudar os outros em sua comunidade, ele desistiu de seus sonhos, pelo menos o que parecia para o personagem do filme. Já o banqueiro representa um tipo específico do filme, o  acionista maldoso da firma que parece o arquétipo do "dog heavy" dos negócios. Enquanto não foi chamado exatamente de "filme comunista", certamente mostra o poder do dinheiro usado tanto para oprimir quanto para ajudar. 


Quando George se desespera achando que sua vida tinha acabado por uma divina, é preciso a intervenção do anjo para mostrar para ele tudo que ele tinha. Quando George cai na pressão do grande empresário, ele se desespera e quase aceita o empréstimo em péssimas condições. Mas quando George volta da experiência com o anjo, descobre que não importa se ele tivesse má reputação ou pouco dinheiro, considerando ele ser alguém tão importante da comunidade. Quando ele volta, ele não liga mais de ser preso, de ter má fama, ou ter dinheiro. Seria essa a ideia filosófica por traz da virada do filme. Na cena abaixo ele vai até a janela de seu maior inimigo e fala com ele alegremente através do vidro. Como se nada pudesse atrapalhar sua felicidade. 




O anjo simboliza na literatura simbólica de Charles Dickers a figura do "fantasma do natal passado, do presente, como também o futuro, o que reflete sobre o carácter de repetição da data, uma figura que mostraria o que teria ocorrido se ele não tivesse existido. Imaginar a figura de um líder normalmente gera a acusação de fetichismo, ou populismo. Segundo o livro "A Catástrofe do Sucesso", publicado na Universidade do Mississipi  em 2010. O livro argumenta que esse filme resume uma importante interpretação do discurso do partido populista, ou "peoples's party", criado em 1890 por fazendeiros preocupados em garantir suas terras originários do homestead act, lei promulgada 20 de maio de 1862, e que constituía na "lei da propriedade" que garantia as terras dos pequenos agricultores. Pintando uma figura de conflito entre Davi e Golias, Bailey-Potter, manifesta-se de maneira um pouco anacrônico o típico conflito entre a elite e o "little guy", ou "little people". 




Segundo esse autor, ele lê que essa volta desses ideias pro contexto de 1946 como reacionária. Segundo Richard Hofstadter, que escreveu em The Age of Reform, que ele demonstrava uma tendência de explicar eventos impessoais com grandes notas de pessoalismo, demonstrando um "pensamento populista", principalmente pelo filme e desenvolver em uma cidade pequena, lugar que para Capra seria o lugar do povo tradicional e trabalhador em uma cidade pequena, que luta contra a "opressão dos monopolistas". Essa ideia é expressa quando Bailey toma um choque ao ver a cidade sem sua intervenção. Essa parte é criticada por uma retórica populista que vê a modernidade, a cidade e a privatização como a desmoralização dos costumes. 




Quando o anjo vem mostrar como seria a sua cidade sem ele, não teria o mesmo nome, sendo nomeada como cidade do Potter e não mais Bedford Falls, todas as casas estariam privatizadas, a garota liberta e namoradeira do bairro, agora era prostituta e a cidade passou a ser privatizada e capitalista em seus investimentos. Sua esposa Mary, teria virado rata de biblioteca e solteirona, e quando ele a vê e grita na rua que ela é sua esposa, ela acha que ele estava a atacando.




Apesar de ter virado um filme clássico de natal, ele não teve um bom retorno no box office (lucro total do filme), depois se tornou domínio público, o que impediu o lucro. Foi nomeado para cinco prêmios, e é considerado o filme mais inspirador dos filmes americanos. Sendo também o filme favorito para o ator James Stewart, que estava 5 anos sem fazer filmes por servir o exército. 


Aventuroso e de espírito livro, o banco italiano, católico e democrata chamado Bank of Italy, que eram vistos com certo preconceito ético, como aquele papo antigo de que eram os banqueiros judeus que financiavam Hollywood, enquanto o dono do bank of italy A.P. Giannini foi um dos primeiros magnatas a perceber o potencial do investimento em filmes. O filme em questão que teve muito investimento, sendo o mais caro que Capra já fez foi A Felicidade Não Se Compra


Disponível no Amazon Prime Video.



Comentários

Em Alta no Momento:

O Dólar Furado (1965): Faroeste italiano retrata o pós Guerra Civil para comparar com o contexto seguinte a Segunda Guerra Mundial

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971): Uma distopia capitalista que reflete como a sociedade industrial modifica as tradições culturais

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano



Curta nossa página: